sábado, setembro 04, 2010

"Nanocom Evolution" disponível a 13 de Setembro por 330 Euros - 1ª parte

Image Hosted by Imageshack
O "Nanocom Evolution"

O novo "Nanocom Evolution" estará disponível a partir de 13 de Setembro por 330 Euros, suportando actualmente os Land Rover Defender e Discovery com motor Td5, que será expandido aos Discovery II com motor V8 e aos recentes Defender Td4, também designados por "Puma"

São acessíveis e alteraveis os diagnósticos e mapas dos motores Td5, o alarme e ABS dos Defender, bem como os ABS-SLS, alarme e ACE dos Discovery II, após o que, em módulos sucessivos, serão adicionados o suporte ara o motor V8, caixa automática e SRS dos Discovery II e, finalmente, a gestão de motor de de mapas para os Td4.

Também está previsto, para data a anunciar, o desenvolvimento de um módulo de acesso às funções básicas dos Range Rover P38 e dos recentes Discovery 3.

O "Nanocom Evolution" tem um aspecto completamente diferente do modelo anterior, sendo a diferença mais visível o écran táctil a cores de 3.5" retro-iluminado, com intensidade regulável via "software".

sexta-feira, setembro 03, 2010

Disponibilizado o "Google Real Time"

Image Hosted by Imageshack
Um écran do motor de pesquisa do Google

O Google implementou recentemente uma variante do seu motor de busca cujos resultados resultam de uma pesquisa em tempo real sobre as redes sociais.

O "Google Real Time" resulta do aperfeiçoamento da anterior funcionalidade de pesquisa em tempo real, previamente disponibilizada, que recolhe informação de "sites" como o Facebook ou o Twitter.

A consulta de resultados em tempo real tanto serve para particulares, que sobretudo se centram em redes sociais, como em empresas que acompanham a resposta aos produtos e serviços que disponibilizam ou ascultam o mercado e sentem a sensibilidade deste, podendo intervir caso necessário.

Esperava-se que o Google respondesse ao Bing da Microsoft, que já disponibilizara esta funcionalidade, podendo agora a mesma ser testada e os resultados comparados com os obtidos através do seu principal rival.

Enxurradas após os fogos - 1ª parte

Image Hosted by Imageshack
Uma enxurrada

Os recentes incêndios florestais, para além da devastação causada, têm como consequência a destruição de elementos naturais essenciais para fixar os terrenos, tornando-os vulneráveis a deslizamentos ou aluimentos.

A situação ocorrida há apenas dois dias em Seia, com corte de uma estrada e destruição de bens, é exemplo desta consequência dos fogos que acrescentam prejuizos aos já verificados, os quais não são imputados directamente às suas causas reais.

O sucedido deve servir de alerta, sendo identificáveis inúmeros locais onde situações semelhantes se podem vir a verificar, devendo ser adoptadas as medidas que previnam situações graves ou de resolução complexa, antecipando, inclusivé, a possibilidade de efeitos colaterais.

Se o impacto directo de uma enxurrada é facilmente avaliável, determinar quais as consequências possíveis, mesmo que resultante de uma combinação de factores, pode ser menos intuitivo, mas, por isso mesmo, justifica uma análise atenta de modo a serem preparados planos de contingência.

quinta-feira, setembro 02, 2010

Disponível versão do Messenger com ligação ao Facebook

Image Hosted by Imageshack
Um écran da nova versão do Messenger

A mais recente versão do Live Messenger inclui uma ligação ao Facebook, seja a nível de novos tópicos ou fotos, seja como "interface" com o sistema de mensagens instantâneas, que pode ser acedido agora através do MSN.

Esta versão de MSN está integrada num conjunto que inclui diversos produtos da família "Live" da Microsoft, como o Live Mail 2011, versões recentes do "toolbar", do Photo Gallery ou do Movie Maker, todos eles ainda em versão "beta", portanto, nos estágios finais de desenvolvimento.

Ao ser contectado com o sistema de mensagens instantâneas do Facebook, a nova versão de MSN acaba por levantar algumas dúvidas quanto ao estado presencial do utilizador, já que nem sempre traduz o mesmo na integra, faltando o ocupado e apresentando um ligeiro desfasamento temporal, correndo-se ainda o risco de interrupções na conversação.

Tem, no entanto, na sua versão completa, um misto de integração em redes sociais, com actualizações e possibilidade de introduzir comentários, fotos ou textos, de mensagens instantâneas com outros utilizadores de MSN ou do Facebook, bem como com "blogs", incluindo os do Google.

Desfibriladores automáticos externos continuam por instalar

Image Hosted by Imageshack
Um desfibrilador automático externo

Um ano depois ter sido publicada legislação, a colocação de desfibriladores automáticos externos (DAE) em locais públicos e mesmo em ambulâncias de socorro continuam a ser raros, deparando-se com um pesado processo burocrático.

Esta medida visiva a colocação de DAE em locais de grande afluência de público, como estádios, centros comerciais, aeronaves ou estações, sendo dada formação pelo Instituto Nacional de Emergência Médica a voluntários que dessa forma ficariam habilitados para operar estes equipamentos.

No entanto, tal como acontece com muitas das boas ideias que surgem entre nós, o enquadramento legal veio dificultar a implementação, com um conjunto de passos e de exigência que, para a simplicidade de operação dos DAE e a sua necessidade, surge como exageradamente complexo, mesmo entendendo-se a precaução do legislador.

Mesmo sabendo que houve alguma resistência inicial quanto á operação destes equipamentos por não médicos, ultrapassado esse obstáculo era de esperar que a regulamentação do uso dos DAE, aliado a um preço que tem vindo a diminuir, permitisse que esta fosse uma visão comum nos locais mais movimentados, algo que, manifestamente, não acontece.

quarta-feira, setembro 01, 2010

Adaptadores "bluetooth" por euro e meio

Image Hosted by Imageshack
Um adaptador "bluetooth" com ligação USB

Com um número de equipamentos a suportar ligações "bluetooth", adicionar esta funcionalidade aos que a não possuem é uma tendência natural, para o que basta ter uma porta USB disponível onde instalar um pequeno adaptador.

Este modelo suporta ligações USB 1.1 e 2.0 e "bluetooth" 2.0, tem um alcance de perto de uma centena de metros, em condições ideais e opera na frequência padrão de 2.4 GHz, compatibilizando-o com os equipamentos existentes no mercado.

Os sistemas operativos suportados são os Microsoft Windows 2000, XP, Vista e o mais recente Windows 7, para o qual aconselhamos a instalação do "Windows Mobile Device Center", que pode ser obtido gratuitamente na Internet.

Para todos quantos necessitem de adicionar um ligação "bluetooth" a um equipamento que possua uma porta USB disponível, em vez de adquirí-lo em Portugal por um valor que anda pelos oito a dez euros, sugere-se a sua aquisição no EBay por apenas euro e meio.

15% da área ardida foi em zonas protegidas - 3ª parte

Image Hosted by Imageshack
Combate a um fogo florestal em Portugal

A incapacidade de conciliar a protecção com a sustentabilidade económica, que para além de uma exploração dos recursos, passa também pela disponibilização da sua riqueza natural a quem dela queira usufruir, optando-se por fechar as áreas protegidas, é um exemplo moderno daquele a quem é confiado algo de precioso e, não apenas se revela incapaz de o rentabilizar, como permite que parte seja furtado.

Com dados tão negativos em termos de áreas protegidas, as quais deviam merecer uma atenção especial por parte do Estado, a ideia de este poder expropriar terrenos privados supostamente abandonados assume contornos de absurdo que em muito ultrapassam as limitações legais existentes.

É manifesto que o Estado gere mal as áreas que lhe estão confiadas, seja por serem sua propriedade, seja por se revestirem de interesse público, não tanto por uma questão de ordem financeira, mas pela ausência de visão estratégica que é demonstrada pelos seus responsáveis, consbstanciada na falta de um modelo de desenvolvimento seja para a floresta, seja para o sector agrícola, seja para o País no seu todo.

Neste quadro, a elevada percentagem da incidência de fogos em áreas protegidas, acaba por ser perfeitamente natural, uma consequência directa de políticas erradas, que nenhumas condições atmosféricas, factor humano ou outras, que obviamente existem, podem justificar em toda a sua extensão.

terça-feira, agosto 31, 2010

Localizador de pulso TK-202 - 2ª parte

Image Hosted by Imageshack
O localizador de pulso TK-202

Podem ser configurados diversos alertas, que incluem o início de movimento, o ultrapassar uma determinada velocidade ou sair de uma zona delimitada, bem como quando a bateria começa a ficar perto da reserva ou mesmo quando a bracelete é aberta.

A bateria de Li-ion recarregável de 3.7 V e 850 mAh permite até 80 horas de autonomia, podendo o sistema ser carregado através de uma tomada eléctrica ou do conector de isqueiro de um veículo.

O conjunto inclui o localizador de pulso, um monitor de localização para interiores, duas baterias, dois alimentador, iman de instalação e CD com controladores e manuais, de modo a dispensar outros items para poder funcionar dentro e fora de portas.

O preço de um equipamento deste tipo, incluindo portes a partir da Ásia, ronda os 150 euros, sendo de prever que atinja perto dos 190 após o pagamento de direitos alfandegários, um valor superior ao de equipamentos de localização de maior dimensões, sabendo-se que existe um valor a pagar pela miniaturização e pelo bom desempenho dentro de portas.

15% da área ardida foi em zonas protegidas - 2ª parte

Image Hosted by Imageshack
Um fogo florestal em Portugal

Na zona da serra da Estrela, durante os primeiros 20 dias de Agosto perderam-se quase 5.000 hectares, distribuidos pelos concelhos de Celorico da Beira, Seia, Gouveia e Guarda, correspondendo a 5.52% da área do parque natural.

São diversas as causas desta incidência de fogos em zonas protegidas, que começam pela ausência de vigilância, as quais implicam gastos, mas que se prolongam até à falta de acessos, que resultam em grande parte das restrições à circulação, as quais, longe de proteger estes espaços, os vulnerabilizam.

Acresce ainda a incapacidade de rentabilizar estes espaços, promovendo actividades adequadas, enquanto se opta por taxar a circulação, obtendo valores residuais que não compensam o afastamento de potenciais visitantes, os quais tendem a optar por vias sem esta estranha forma de portagem.

Portanto, não se pode imputar exclusivamente, nem sequer como factor primordial, a falta de verbas disponíveis, mas o conjunto de opções de gestão que transforma estas áreas ecológicas em terra queimada ao mesmo tempo que veda ao público em geral o usufruto de algo que a todos pertence e que suportamos com os nossos impostos.

segunda-feira, agosto 30, 2010

GPS com retorno ao ponto de partida - 2ª parte

Image Hosted by Imageshack
O GPS com retorno ao ponto de partida

Num momento de pânico ou de desorientação, em que se impõe uma decisão imediata quanto à direcção a seguir, este modelo de GPS, se programado para apontar para um local seguro, pode fazer toda a diferença e representar um importante acréscimo de segurança.

A maior limitação, para além a inexistência de qualquer cartografia, é a impossbilidade de afixar no visor as coordenadas geográficas do local onde se encontra, o que dificulta o seu uso, mas a comunicação "bluetooth" com um telemóvel que inclua um programa de navegação pode suprir, ainda que parcialmente, esta falta.

O valor de um destes equipamentos, ou de um modelo similar, adquirido através do EBay, ultrapassa em pouco a meia centena de euros e, sendo algo volumoso quando comparado com um relógio convencional, tem as funcionalidades básicas deste, podendo substituí-lo sem problemas para quem o pretenda essencialmente para ver as horas.

15% da área ardida foi em zonas protegidas - 1ª parte

Image Hosted by Imageshack
Bombeiros no combate a um fogo em Portugal

Os incêndios florestais deste ano têm tido uma incidência particularmente relevante em áreas protegidas, proporcionalmente mais atingidas do que zonas que não têm especial interesse em termos ambientais e ecológicos.

Se em termos totais, segundo os dados disponibilizados pelo Sistema Europeu de Fogos Florestais, arderam em Portugal, até Sábado passado, mais de 100.500 hectares, só nas áreas protegidas da Peneda-Gerês e da serra da Estrela já arderam este mês de Agosto mais de 13.000 hectares, um valor que já supera os registados em 2009.

Os dados do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) revelam que em Agosto quase 12% da área do Parque Natural da Peneda-Gerês, num total de 8.162 hectares foram destruidas pelos fogos, que se prolongaram vários dias.

A mata do Cabril, de um enorme valor ecológico, foi consumida pelas chamas na sua quase totalidade, com o combate dificultado pela falta de acessibilidades a ser realizado sobretudo por meios aéreos.

domingo, agosto 29, 2010

Localizador de pulso TK-202 - 1ª parte

Image Hosted by Imageshack
Os componentes do localizador de pulso TK-202

Já apresentamos diversos sistemas de localização que obedecem aos mesmos princípios, com a posição geográfica a ser obtida graças a um receptor de GPS e a informação enviada através da rede de GSM, sendo que o modelo TK-202 é o mais pequeno e permite ser usado no pulso.

Com apenas 73 x 54 x 23 mm e um peso de somente 120 gramas, o localizador pode ser usado num pulso, mas provavelmente será mais confortável transportá-lo de outra forma, não obstante incluir no écran as informações normais de um relógio, a que acrescem as coordenadas e nível da bateria.

O "chip" do GPS é um SIRF III, de última geração e com um erro inferior aos 5 metros, enquanto o de GSM é um Simcom SIM300 ou SIM340, que suporta as redes a operar nas frequências padronizadas, bastando introduzir um cartão SIM para estabelecer comunicações que incluem suporte de voz.

O envio das coordenadas pode ser via SMS ou GPRS e afixado directamente sobre um mapa digital, como o Google Earth, ou simplesmente visualizadas num telemóvel comum, como qualquer mensagem de texto.