Tal como mencionamos num texto recente, existem versões de manga curta do UBACS, igualmente em diversos padrões e tamanhos, com características similares e que podem ser adquiridos, durante promoções, por uma dezena de Euros, incluindo IVA e portes a partir da Ásia no caso dos modelos menos dispendiosos, sendo certo que os de melhor qualidade têm preços muito superiores e que serão justificáveis para uma utilização mais intensiva ou profissional.
Embora uma das principais características do UBACS seja proteger os braços, para o que existem bolsas para protecções adicionais para os cotovelos, e a versão de manga curta, naturalmente, não o faz da mesma forma, a zona dos ombros oferece o mesmo grau de protecção, estando, igualmente, presentes os bolsos e o velcro, posicionados de forma muito semelhante.
Assim, a versão de manga curta do UBACS pode subsituir uma t-shirt, com algumas vantagens, sendo que o preço acaba por não ser penalizador, sobretudo quando comparado com vestuário de qualidade equivalente, mas sem as mesmas funcionalidades, mas adequando-se mais no caso de, tal como na origem do seu conceito, servir de base a um colete, qualquer que seja o modelo deste.
Remetemos para os textos sobre os UBACS de manga comprida quaisquer questões, sendo, que, apesar das limitações, esta versão de manga curta não deixa de ser útil e funcional durante o tempo quente, pelo que a dezena de Euros que custa pode revelar-se um investimento a ter em conta por parte de todos quantos necessitem deste tipo de vestuário e queiram testar as funcionalidades sem dispender uma quantia importante.
sábado, agosto 03, 2024
sexta-feira, agosto 02, 2024
"Choice Day" no Aliexpress
Está a decorrer no Aliexpress, um dos grossistas mais importantes da actualidade, o chamado "Choice Day", correspondendo a uma campanha promocional com descontros que podem chegar aos 60%, com os produtos incluídos a serem entregues num prazo de máximo de 7 ou 9 dias úteis.
Naturalmente, nem todos os produtos estão incluídos nesta promoção, e admitimos que, tal como acontece universalmente, possa haver vendedores que sobem os preços antes de aplicar descontos nominais vultuosos, mas que, em termos reais, se podem traduzir em muito pouco, mas uma pesquisa pode, mesmo assim, revelar oportunidades a ter em conta.
À medida que cada utilizador vai fazendo compras, o Aliexpress regista os respectivos interesses e vai criando um perfíl com ofertas especificamente orientadas, propondo items que, com base em compras, pesquisas e lista de desejos, tenham uma maior probabilidade de serem adquiridos, pelo que as ofertas durante as promoções acabam por ser individualizadas, o que, podendo ser limitativo, facilita a pesquisa de items potencialmente mais interessantes.
Recordamos que se justifica passar pelo "site" do Aliexpress mesmo quando não há intenção de comprar, apenas para clicar no botão de recolha de moedas, o que permite amealhar umas dezenas de cêntimos a cada dia, que, posteriormente, podem ser utilizadas para proceder ao pagamento de alguns produtos, o que significa que o investimento diário de alguns segundos pode ter algum retorno.
Naturalmente, nem todos os produtos estão incluídos nesta promoção, e admitimos que, tal como acontece universalmente, possa haver vendedores que sobem os preços antes de aplicar descontos nominais vultuosos, mas que, em termos reais, se podem traduzir em muito pouco, mas uma pesquisa pode, mesmo assim, revelar oportunidades a ter em conta.
À medida que cada utilizador vai fazendo compras, o Aliexpress regista os respectivos interesses e vai criando um perfíl com ofertas especificamente orientadas, propondo items que, com base em compras, pesquisas e lista de desejos, tenham uma maior probabilidade de serem adquiridos, pelo que as ofertas durante as promoções acabam por ser individualizadas, o que, podendo ser limitativo, facilita a pesquisa de items potencialmente mais interessantes.
Recordamos que se justifica passar pelo "site" do Aliexpress mesmo quando não há intenção de comprar, apenas para clicar no botão de recolha de moedas, o que permite amealhar umas dezenas de cêntimos a cada dia, que, posteriormente, podem ser utilizadas para proceder ao pagamento de alguns produtos, o que significa que o investimento diário de alguns segundos pode ter algum retorno.
quinta-feira, agosto 01, 2024
Google Maps passa a apresentar incêndios florestais
O Google desenvolveu uma ferramente, baseada em inteligência artificial, e implementada no Maps, que permite apresentar os limites ou áreas estimadas de incêndios florestais, disponibilizando-a em 15 países, entre os quais Portugal, que sabemos ser particularmente atingido por este tipo de flagêlo.
Esta funcionalidade está, igualmente, presente na pesquisa, vai descrever de forma visual a área abrangida pelos incêndios, estabelecendo os seus limites, com os modelos de inteligência artificial a complementarem a informação proveniente de satélites, do que resulta uma precisão e actualização relevantes, seguindo um sistema já em uso em diversos países do continente americano.
Quem estiver a conduzir e tiver os alertas activados, vai ser notificado de incêndios na zona, recebendo conselhos e, caso aplicável, trajectos alternativos, com o sistema de monitorização a actualizar dados de forma permanente, mantendo um fluxo de informações regular, às quais quem se desloque em zonas de maior risco deve estar atento, podendo, desta forma, circular em maior segurança.
Obviamente, esta funcionalidade do Google Maps, sendo importante em termos de alerta, não se destina a substituir, mas tão somente a complementar, as informações das entidades oficiais, que devem sempre ser consultadas em caso de incêndios, e às quais se devem reportar incidentes, mesmo que se interaja com a nova plataforma do Google.
Esta funcionalidade está, igualmente, presente na pesquisa, vai descrever de forma visual a área abrangida pelos incêndios, estabelecendo os seus limites, com os modelos de inteligência artificial a complementarem a informação proveniente de satélites, do que resulta uma precisão e actualização relevantes, seguindo um sistema já em uso em diversos países do continente americano.
Quem estiver a conduzir e tiver os alertas activados, vai ser notificado de incêndios na zona, recebendo conselhos e, caso aplicável, trajectos alternativos, com o sistema de monitorização a actualizar dados de forma permanente, mantendo um fluxo de informações regular, às quais quem se desloque em zonas de maior risco deve estar atento, podendo, desta forma, circular em maior segurança.
Obviamente, esta funcionalidade do Google Maps, sendo importante em termos de alerta, não se destina a substituir, mas tão somente a complementar, as informações das entidades oficiais, que devem sempre ser consultadas em caso de incêndios, e às quais se devem reportar incidentes, mesmo que se interaja com a nova plataforma do Google.
quarta-feira, julho 31, 2024
INEM não cumpre tempos de socorro previstos - 3ª parte
A título de exemplo, quando foram introduzidas profundas alterações na circulação de veículos na cidade de Lisboa, com a implementação da rede de ciclovias e o encerramento total ou parcial de artérias da maior importância ao trânsito automóvel, podendo aqui tratar-se da redução do número de vias, de um sentido, ou de ambas, o impacto no tempo de socorro é apreciável.
Desconhecemos se houve um estudo prévio que permitisse estimar o impacto deste tipo de alterações do trânsito no socorro, mas é óbvio, imediatamente intuitivo, que reduzindo de duas para uma faixa numa rua, do estrangulamento resulta uma maior demora na circulação e que, não podendo as viaturas desviar-se, o mais comum numa cidade, o impacto na velocidade média é enorme.
Sem esse estudo, que existindo, teria alertado para as consequências dramáticas de muitas alterações no trânsito a nível do socorro, seria criminoso avançar sem estabelecer planos alternativos realistas, algo que, manifestamente, não existem, tal como o é fazer alterações profundas num sistema viário cientes do impacto negativo para o socorro, com o risco para a segurança de todos, podendo colocar em risco a vida de quem sofra um acidente ou uma doença súbita.
Mesmo com reforço de meios, a falta de planeamento comprometerá um socorro atempado em muitas zonas ou locais do País, sendo conhecidos casos de demoras absurdas que não resultam do empenho e da funcionalidade dos meios, mas da impossibilidade de estes se deslocarem com a rapidez necessária, como consequência de um conjunto de condicionalismos que, sendo conhecidos, não são removidos.
Desconhecemos se houve um estudo prévio que permitisse estimar o impacto deste tipo de alterações do trânsito no socorro, mas é óbvio, imediatamente intuitivo, que reduzindo de duas para uma faixa numa rua, do estrangulamento resulta uma maior demora na circulação e que, não podendo as viaturas desviar-se, o mais comum numa cidade, o impacto na velocidade média é enorme.
Sem esse estudo, que existindo, teria alertado para as consequências dramáticas de muitas alterações no trânsito a nível do socorro, seria criminoso avançar sem estabelecer planos alternativos realistas, algo que, manifestamente, não existem, tal como o é fazer alterações profundas num sistema viário cientes do impacto negativo para o socorro, com o risco para a segurança de todos, podendo colocar em risco a vida de quem sofra um acidente ou uma doença súbita.
Mesmo com reforço de meios, a falta de planeamento comprometerá um socorro atempado em muitas zonas ou locais do País, sendo conhecidos casos de demoras absurdas que não resultam do empenho e da funcionalidade dos meios, mas da impossibilidade de estes se deslocarem com a rapidez necessária, como consequência de um conjunto de condicionalismos que, sendo conhecidos, não são removidos.
terça-feira, julho 30, 2024
O rádio Baofeng DM-1701 - 2ª parte
Uma vez configurado, o que é fácil para quem tem conhecimentos básicos deste tipo de equipamentos e da forma como comunicam, o DM-1701 revela-se prático, funcional e com uma boa qualidade de transmissão, sobretudo em modo digital, sendo suficientemente sólido e tendo uma bateria que permitem uma utilização intensiva, mesmo em situações mais complexas, o que o torna um concorrente sério para modelos mais conhecidos e de fabricantes mais conceituados.
Com apenas 133 × 62 × 32 milímetros, não incluindo a antena, o conjunto inclui, para além do rádio, a antena, a bateria interna e respectivo carregador, um "clip" para cinto, uma correia e o manual de operação, tendo o conjunto um preço, durante promoções, que fica perto dos 50 Euros, incluindo IVA e portes rápidos para Portugal.
Um acessório não incluído, mas que devia ser obrigatório, é o cabo para programação, padronizado pela Baofeng para os seus equipamentos, e que permite efectuar actualizações da programação interna, para além de configurar o rádio de forma muito mais simples, recorrendo a um computador, em vez de navegar recorrendo ao teclado e com visualização no écran do rádio, de boa qualidade, mas sem as potencialidades presentes num écran de computador.
Não obstante a melhoria das redes móveis, que agora oferecem uma cobertura da grande maioria do território nacional, os rádios continuam a ser necessários para cobrir falhas de rede e mesmo por questões de segurança e redundância, sendo possível, nos dias de hoje, dispor de equipamentos de qualidade, com boas funcionalidades, e a um preço muito acessível.
Com apenas 133 × 62 × 32 milímetros, não incluindo a antena, o conjunto inclui, para além do rádio, a antena, a bateria interna e respectivo carregador, um "clip" para cinto, uma correia e o manual de operação, tendo o conjunto um preço, durante promoções, que fica perto dos 50 Euros, incluindo IVA e portes rápidos para Portugal.
Um acessório não incluído, mas que devia ser obrigatório, é o cabo para programação, padronizado pela Baofeng para os seus equipamentos, e que permite efectuar actualizações da programação interna, para além de configurar o rádio de forma muito mais simples, recorrendo a um computador, em vez de navegar recorrendo ao teclado e com visualização no écran do rádio, de boa qualidade, mas sem as potencialidades presentes num écran de computador.
Não obstante a melhoria das redes móveis, que agora oferecem uma cobertura da grande maioria do território nacional, os rádios continuam a ser necessários para cobrir falhas de rede e mesmo por questões de segurança e redundância, sendo possível, nos dias de hoje, dispor de equipamentos de qualidade, com boas funcionalidades, e a um preço muito acessível.
segunda-feira, julho 29, 2024
INEM não cumpre tempos de socorro previstos - 2ª parte
Com uma população que envelhece, meios escassos e dificuldades no atendimento nas urgências, é inevitável que os tempos de socorro aumentem, esta é uma tendência conhecida a que uma série de decisões erradas, ou o adiamento sucessivo de medidas, e uma gestão que nos parece inadequada, e basta analizar o processo de contratação dos helicópteros de socorro, não é alheia.
Esta situação, infelizmente conhecida desde há muito e que abrange não apenas a zona Centro, mas todo o País, tem um impacto negativo no socorro, com uma consequência directa na diminuição da probabilidade de sobrevivência das vítimas, impactando negativamente directamente não apenas no sistema de socorro, mas também nas urgências hospitalares, que enfretam dificuldades maiores, e muitas vezes insuperáveis, no tratamento das vítimas.
Obviamente, a falta de meios do INEM, com um efectivo que, segundo especialistas, ronda a metade do necessário, e com meios escassos, sendo óbvias as dificuldades de coordenação, pelo que a resposta a probelmas estruturais passa, segundo a tutela, pela refundação do Instituto, que podemos considerar como uma necessidade de uma reestruturação profunda.
No entanto, não é apenas aos meios de socorro que podemos imputar responsabilidades pelas demoras, as condições de deslocação, sobretudo em ambiente urbano, têm, igualmente, uma influência decisiva, podendo, em muitas situações, serem o factor preponderante nas demoras que se verificam.
Esta situação, infelizmente conhecida desde há muito e que abrange não apenas a zona Centro, mas todo o País, tem um impacto negativo no socorro, com uma consequência directa na diminuição da probabilidade de sobrevivência das vítimas, impactando negativamente directamente não apenas no sistema de socorro, mas também nas urgências hospitalares, que enfretam dificuldades maiores, e muitas vezes insuperáveis, no tratamento das vítimas.
Obviamente, a falta de meios do INEM, com um efectivo que, segundo especialistas, ronda a metade do necessário, e com meios escassos, sendo óbvias as dificuldades de coordenação, pelo que a resposta a probelmas estruturais passa, segundo a tutela, pela refundação do Instituto, que podemos considerar como uma necessidade de uma reestruturação profunda.
No entanto, não é apenas aos meios de socorro que podemos imputar responsabilidades pelas demoras, as condições de deslocação, sobretudo em ambiente urbano, têm, igualmente, uma influência decisiva, podendo, em muitas situações, serem o factor preponderante nas demoras que se verificam.
domingo, julho 28, 2024
Grades de carga para janelas de Defender
Existem ínumeras opções para acomodar carga nos Land Rover Defender do modelo original, conhecidos por, independentemente do espaço interior, terem poucos locais para acomodar objectos de menores dimensões, o que justifica encontrar as melhores formas de transportar cargas que se pretendem não estejam soltas, sob pena de se danificarem ou de o acesso às mesmas ser difícil.
Uma das opções é uma grade, construída em liga de alumínio de alta qualidade lacado a negro, e que se destina aos Land Rover Defender do modelo inicial, cobrindo as janelas laterais traseiras, o que exclui as versões de carga, havendo modelos para os modelos 90, 110 e 130, sempre com características funcionais idênticas.
Para além de proteger as janelas laterais, sobretudo em termos de projecções, estas grades permitem transportar volumes no exterior do veículo, sendo úteis para acondicionar objectos leves, como algum volume, e que se pretendam muito fáceis de aceder, sendo óbvio que, terminada a viagem, a menos que se estacione num local protegido, nada deve ficar expostos na grade.
O conjunto inclui os suportes e parafusos necessários, sendo de muito fácil instalação, ficando fixo nas goteiras e calhas laterais, tendo valores que, incluindo portes vão ficar perto dos 350 Euros, incluindo IVA e portes, com os preços a variar substancialmente entre os vários vendedores, o que justifica uma pesquisa atenta em caso de interesse.
Uma das opções é uma grade, construída em liga de alumínio de alta qualidade lacado a negro, e que se destina aos Land Rover Defender do modelo inicial, cobrindo as janelas laterais traseiras, o que exclui as versões de carga, havendo modelos para os modelos 90, 110 e 130, sempre com características funcionais idênticas.
Para além de proteger as janelas laterais, sobretudo em termos de projecções, estas grades permitem transportar volumes no exterior do veículo, sendo úteis para acondicionar objectos leves, como algum volume, e que se pretendam muito fáceis de aceder, sendo óbvio que, terminada a viagem, a menos que se estacione num local protegido, nada deve ficar expostos na grade.
O conjunto inclui os suportes e parafusos necessários, sendo de muito fácil instalação, ficando fixo nas goteiras e calhas laterais, tendo valores que, incluindo portes vão ficar perto dos 350 Euros, incluindo IVA e portes, com os preços a variar substancialmente entre os vários vendedores, o que justifica uma pesquisa atenta em caso de interesse.
Subscrever:
Mensagens (Atom)