sábado, abril 07, 2012
Folheto com modificações da Terrafirma
A Terrafirma disponibilizou na Internet um folheto com instruções para modificações na suspensão de alguns modelos de Land Rover, incluindo os Defender e Discovery, recorrendo a algumas das peças que fabrica.
Ao longo de 5 páginas muito ilustradas, o artigo publicado na Land Rover Monthly (LRM) explica algumas das modificações mais comuns com referência não apenas às peças utilizadas mas também a situações decorrentes da sua aplicação, como o desgaste acrescido na transmissão quando se eleva muito o veículo.
Para quem não adquire a LRM e se interessa por este tipo de modificação, tendo-a ou não em vista, sugerimos que descarregue e grave este folheto em formato PDF, de forma a poder ser consultado sempre que necessário.
sexta-feira, abril 06, 2012
Intel vai disponibilizar um "tablet" de baixo custo
No seguimento do projecto "Classmate", o portátil de baixo custo destinado ao ensino e que em Portugal resultou no conhecido "Magalhães", a Intel prepara-se para lançar uma "tablet" de baixo custo destinado a mercados emergentes.
Este equipamento disporá de um écran táctil de 10" e o "hardware" suportará dois sistemas operativos, um deles o "Android", baseando-se no processador Medfield, desenvolvido pela Intel para "tablets" e "smartphones", sendo óbvio que esta é uma forma de rentabilização por parte do fabricante.
É ainda desconhecido o conjunto completo de características desta "tablet", bem como os mercados a que se destina, mas Índia, China ou Brasil serão fortes candidatos, esperando-se que este modelo ou derivados possam a ser comercializados entre nós.
quinta-feira, abril 05, 2012
Mortes em acidentes de viação caem 25% - 2ª parte
Dado que a grande maioria das vítimas mortais resulta dos acidentes com viaturas particulares, a substancial redução no tráfego originário por estas será a que mais influi no menor número de vítimas mortais, o que contraria factores que podem apontar no sentido contrário.
Também o elevado preço dos combustíveis tem influência, sendo de esperar que muitos automobilistas reduzam a velocidade e a mantenham mais constante, praticando uma condução mais económica, que acaba por ser francamente mais segura, mesmo não sendo esse o objectivo inicial deste comportamento.
Entre estes últimos, a título exemplificativo, apontamos para a menor manutenção dos veículos, uma menor atenção na condução derivada do stress ou depressão, bem como o recurso a estradas nacionais, menos seguras, como alternativa a vias portajadas de muito maior qualidade, mas cujo custo atinge valores absurdos.
quarta-feira, abril 04, 2012
Mortes em acidentes de viação caem 25% - 1ª parte
Segundo os dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), desde o início do ano perderam a vida 127 pessoas nas estradas nacionais, correspondendo a uma diminuição de 44 mortes comparando com o mesmo período de 2011, onde ser registaram 171 vítimas mortais.
Em termos percentuais, esta é uma redução muito substancial, que permite apontar para um total inferior às 700 mortes no ano de 2012, caso esta média se mantenha, um número que, sabendo que representa um enorme sofrimento humano, tem que ser acolhido como muito positivo em termos evolutivos.
É evidente que o número de vítimas mortais tem vindo a diminuir ao longo dos últimos anos, fruto de um conjunto de factores que analizamos previamente e vão desde a evolução dos veículos à qualidade das vias, passando pela consciencialização dos condutores, mas esta redução, muito superior às anteriores, implica outros factores.
A substancial redução no consumo de combustíveis implica, naturalmente, uma enorme diminuição no tráfego, que incidirá sobretudo no das viaturas particulares, já que empresas ou transportes públicos terão uma muito maior dificuldade em fazê-lo.
terça-feira, abril 03, 2012
Contra os preços da electricidade...
O recente dia da Terra, mas sobretudo os aumentos absurdos do preço da energia eléctrica, agravados pelo aumento da taxa de IVA que sobre eles incide, não pode deixar de provocar alguma revolta e a procura de alterativas.
Uma delas, de muito baixo custo, é o recurso aos antigos candeeiros a petróleo, muito típicos nas aldeias, e que hoje em dia se podem adquirir por dois Euros e meio nas lojas geridas por chineses, onde, tipicamente, não se encontra o respectivo combustível.
De utilização muito simples, bastando usar o petróleo vendido para o efeito em muitas drogarias, capaz de iluminar uma pequena divisão de uma casa, este tipo de candeeiro, ou em alternativa, candeias, bem podem ser um símbolo do protesto que os actuais preços devem implicar, pelo que o uso destes candeiros, para além de prático, seria igualmente simbólico.
Naturalmente que aconselhamos cuidados no uso deste tipo de candeeiro, sobretudo nas utilizações iniciais, de forma a acautelar eventuais falhas ou falta de qualidade de construção, e a usar querosene branco, nunca o substituindo por qualquer outro tipo de combustível.
segunda-feira, abril 02, 2012
Tubo de substituição do catalizador para 300 Tdi - 2ª parte
Naturalmente, existem outras soluções, como remover o interior do catalizador, o que permite manter o aspecto exterior, ou cortar o tubo, removendo-o, e soldando uma nova secção, mas ambos os processos são basicamente irreversíveis além de mais trabalhosos que a substituição da peça.
Por outro lado, caso haja necessidade, e tal acontece cada vez mais dadas as restrições legais que vão surgindo, existe uma óbvia vantagem em poder reverter o processo com um mínimo de custos, algo só possível caso se opte por uma substituição sem alterações.
Os tubos mais simples, e que são os necessários, custam perto de 25 Euros, a que acrescem portes, neste caso a partir de Inglaterra, incluindo todas as juntas necessárias à sua montagem, prevendo-se que os parafusos e porcas originais sejam reutilizados.
domingo, abril 01, 2012
Alterações no Blogger e no Imageshack - 2ª parte
Foi possível descarregar as imagens ainda existentes e gravá-las localmente, mas as mesmas não ficarão online a menos que sejam manualmente carregadas, algo que, pelo seu volume, será efectuado a pedido, ou seja, caso algum leitor o solicite e a imagem tenha sido salvaguardada.
Brevemente disponibilizaremos um texto explicando o processo para o facto de algum dos nossos leitores pretender descarregar a totalidade das respectivas imagens alojadas no Imageshack ou num "site" similar.
Nos textos mais recentes temos vindo a optar pelo serviço de alojamento do próprio Google, o que implica um maior trabalho, mas, esperamos, uma segurança acrescida, dado ser pouco expectável que as imagens sejam removidas ou indisponibilizadas.
Lamentamos sinceramente estas duas situações, que infelizmente coincidem no tempo, e tentaremos minimizar o seu impacto, mas estamos conscientes de que tal implica uma disponibilidade que nem sempre se verifica com a prontidão desejável.
Subscrever:
Mensagens (Atom)