sábado, março 02, 2019

O Umidigi UMI Z2 - 2ª parte

Face ao preço máximo estabelecido, só durante uma promoção seria efectivamente possível efectuar esta compra e, manifestamente, nunca num estabelecimento nacional, onde os preços praticados para uma configuração deste tipo facilmente ultrapassam os 300 Euros, do que decorre automaticamente que, para efectuar a compra em Portugal, mesmo recorrendo aos sistemas de pontos dos operadores ou às ofertas e promoções que estes efectuam periodicamente.

Também era óbvio que um equipamento dos fabricantes mais conceituados estaria fora de causa, pelo que nos centramos nas marcas emergentes, de que a Xiaomi, Umidigi ou Doogee são exemplo, evitando opções menos conhecidas, relativamente às quais existem menos informações que permitam uma avaliação da respectiva qualidade, e um menor número de acessórios, como protectores de écran ou capas, que podem contribuir para aumentar a longevidade do equipamento.

Do processo de comparação, consideramos que melhor opção disponível na altura era o Umidigi UMI Z2, que corresponde ao pretendido, tendo 6 Gb de memória RAM, portanto mais 2 do que o mínimo estabelecido, e cujo preço, em promoção, era de 169.99 Euros, ficando assim junto do limite superior do orçamentado, algo que, face às características pretendidas, seria inevitável.

Lançado em Junho de 2018 e aparecendo nos vários mercados no Outono desse ano, o Z2 apresenta uma qualidade de contrução superior ao esperado para um equipamento deste preço, com o corpo em metal e vidro e um acabamento com reflexos de diversos tons que apenas seria expectável num modelo de gama alta.

sexta-feira, março 01, 2019

"Timeline" do Windows 10 no "Opera" - 2ª parte

Na gestão de aplicações do "Opera" é necessário proceder manualmente à autorização para activação, dado que, por ser de uma fonte diferente, é considerada como não segura, sendo, igualmente, necessário dar acesso à conta do Windows, de modo a que a sincronização seja efectuada.

Nesta altura, juntamente com o ícon do "Chrome" na barra de endereços, mas fora desta, surge um novo ícon, com as cores da Microsoft, e que informa que a sincronização do "Opera" com a "timeline" associada à conta da Microsoft do utilizador do equipamento está activa, o que permite a sua coordenação com dispositivos onde seja efectuado o mesmo "login".

Naturalmente, apenas os equipamentos onde estes passos foram efectuados serão sincronizados, sendo necessário repetí-los naqueles que se pretenda serem incluídos no processo de sincronização, sendo que nos restantes a utilização do "Opera" não constará do "timeline" do Windows.

Este é um processo simples, desde que feito na sequência certa e escolhendo as opções correctas, e que vai ser de bastante utilidade para quem utiliza uma mesma conta da Microsoft em diversos equipamentos, permitindo que as interacções via "Opera", e via "Chrome", para o que o passo necessário para a compatibilização é dispensável, sejam incluídas na "timeline", mantendo assim um registo mais completo da actividade.

quinta-feira, fevereiro 28, 2019

Painel da Mud para porta traseira de Defender

Um acessório interessante e, efectivamente, polivalente, que se pode montar num Land Rover Defender comercial é o painel para a janela da porta traseira fabricado pela "Mud Stuff", que serve simultaneamente como protecção contra intrusões e para suportar e transportar cargas.

Disponível em três variantes, para veículos até 2002 e para posteriores, com ou sem luz avisadora de travagem, este painel é construído em aço, cortado a laser, pintado em cinzento e texturado, incluindo as fixações, que o prende na porta, resultando numa instalação sólida e segura, capaz de suportar cargas importantes, sempre tendo em conta a resitência da porta e a própria volumetria dos objectos transportados.

Este painel está preparado para receber equipamentos, sejam sacos, peças de fixação ou outros acessórios que obedeçam ao sistema "Molle", abreviatura de "Modular Lightweight Load-carrying Equipment", muito popular entre os militares por padronizarem fixações, o que permite adicionar a um painel qualquer acessório, desde que de dimensões compatíveis, que obedeça ao mesmo "standard".

Por perto de 85 Euros, a que podem acrescer portes, dependendo do local de aquisição, este é um acessório muito interessante, que protege um dos possíveis acessos ao interior da caixa de carga de um Defender, proporcionando um conjunto de pontos de fixação onde podem ser colocados alguns dos inúmeros acessórios concebidos para este sistema, os quais estão disponíveis a preços cada vez mais baixos.

quarta-feira, fevereiro 27, 2019

O Umidigi UMI Z2 - 1ª parte

Com o advento de um grande número de fabricantes baseados na China, muitos dos quais produzem equipamentos ou componentes para marcas conhecidas, as opções disponíveis na altura de adquirir um telemóvel aumentaram de forma exponencial, enquanto o preço de aquisição tem vindo a diminuir muito significativamente.

Tal como em situações anteriores, a opção foi selecionar um equipamento cujo preço final, incluindo portes e outros encargos, caso aplicáveis, rondasse os 150 Euros, com uma margem inferior ou superior de 20 Euros, de modo a permitir comparações entre um número de modelos mais restrito, e com um sistema operativo "Android" puro, cuja versão nunca fosse inferior à 8, eliminando assim modelos mais antigos.

Também estabelecemos que pretendiamos uma memória RAM nunca inferior aos 4 Gb, memória interna de, pelo menos, 64 Gb, expansível via cartão de memória, um processador de 8 núcleos a não menos de 2GHz, suporte para 4G e para ligações a rede local na banda dos 5 GHz e capacidade para visualizar vídeos em alta defenição, pelo que o écran, para além da resolução necessária para este efeito, teria que ter, pelo menos 5.5".

Ao contrário de aquisições anteriores, onde optamos por equipamentos de um operador, e que, portanto, apenas permitem utilizar um cartão SIM dessa rede, decidimos que o telemóvel a adquirir seria livre, preferencialmente suportando dois cartões SIM, de distintos operadores, o que confere uma muito maior liberdade caso se queira mudar de prestador de serviço.

terça-feira, fevereiro 26, 2019

"Timeline" do Windows 10 no "Opera" - 1ª parte

Uma das inovações do Windows 10 é a "timeline", uma linha de tempo onde fica registado um conjunto de acções por parte do utilizador de uma mesma conta da Microsoft, o que permite, entre outras funcionalidades, uma coordenação entre dispositivos e plataformas, mantendo assim um histórico único e consistente que permite uma imagem da actividade num dado instante, como se fosse uma "caixa negra".

Esta sincronização funciona dentro dos produtos da Microsoft, com alguns "browsers" a adicionar suporte para esta funcionalidade, algo que sucede com o "Chrome", de modo nativo, e com o "Opera", caso se opte por adicionar a extensão que permite utilizar as extensões concebidas para o "Chrome".

Em primeiro lugar, é preciso instalar a extensão do próprio "Opera" que permite a utilização das extensões do "Chrome", usando o procedimento normal para adicionar este tipo de "add on", após o que surge no canto direito da barra de endereços um pequeno ícone que identifica a compatibilidade com as extensões do "Chrome".

Pode-se, a partir desta altura, ir loja de extensões do "Chrome" e pesquisar aquelas que nos interessam, neste caso concreto a que permite coordenar a "timeline" do Windows 10 e a navegação no "Opera", procedendo à sua instalação da forma habitual, clicando no butão destinado a proceder a esta operação, sendo quase certo que irá surgir um aviso que deixa este "add on" inactivo.

segunda-feira, fevereiro 25, 2019

Aquisição de dispositivo móvel - 4ª parte

Dentro da União Europeia já se encontram estabelecidos diversos grossistas, como a Geekbuying, a TMart ou a EFox, com armazéns em países como a Alemanha, Espanha ou Inglaterra, que fornecem equipamentos recentes, com especificações europeias, a preços competitivos, sobretudo durante os períodos de promoção, tipicamente associados a datas como a "Black Friday" ou o ano novo chinês, alturas em que os interessados poderão efectuar os melhores negócios.

Em termos indicativos, um Umidigi UMI Z2, com 6 Gb de RAM, 64 Gb de ROM, processador Helio P23 MTK6763 2.0 GHz de oito núcleos, um écran de 6.2" FHD+, quatro câmaras, suportando redes móveis 4G e locais 802.11ac, com o sistema operativo "Android" 8.1, pode ser adquirido, dentro do espaço europeu, incluindo portes e sem outros encargos adicionais, por 169.99 Euros, bastante menos do que um equivalente vendido por um operador de comunicações e bloqueado ao mesmo.

Comparando as características base deste modelo, que analizaremos de forma mais detalhada proximamente, com as dos que são vendidos entre nós, mesmo por empresas ligadas a grandes cadeias de distribuição ou por operadores por valores aproximados, a diferença é evidente e esmagadora, com uma manifesta vantagem do UMI Z2 face aos seus concorrentes e a diferença de preço a atingir, nalguns casos, centenas de Euros, o que nos parece absolutament injustificável.

Mesmo incluindo os operadores, o preço dos equipamentos móveis vendidos em Portugal é particularmente elevado, fruto de um mercado que, efectivamente, é pouco concorrencial, de impostos muito elevados, e de custos de contexto demasiado pesados, algo que afecta toda a economia portuguesa que, manifestamente, é incapaz de ser competitiva quando enfrenta cadeias internacionais, onde o preço é argumento primordial.

domingo, fevereiro 24, 2019

Princesinha, três anos de saudade

Já passaram três anos e quase parece que foi ontem que a Princesinha partiu, de forma inesperada, depois de dois dias em que a sua saúde se degradou com uma rapidez impressionante, dado que poucos dias antes parecia bem, tal como nesta foto, tirada poucos dias antes da sua morte, que todos os esforços realizados no Hospital Veterinário do Arco do Cego não puderam evitar.

Todos os gatos, para quem os conhece e com eles convive, têm uma personalidade única e irrepetível, com características muito próprias, estabelecendo as suas próprias regras de convivência e priorizando os seus afectos, estabelecendo um conjunto de ligações, desenvolvendo hábitos e rotinas, muitas vezes difíceis de entender, mas que possuem uma lógica e consistência que os mais atentos e interessados conseguirão perceber.

A Princesinha tinha, naturalmente, uma personalidade complexa, consequência de uma experiência de vida integrada numa comunidade que foi evoluindo, nos vários locais onde residiu ou na interacção que foi tendo com os raros seres humanos que aceitou na sua vida, sendo ao mesmo tempo terna e rebelde, recusando sempre os hábitos de um gato doméstico comum, enquanto mantinha a sua autonomia e independência.

Ao recordar a Princesinha, lembramos também um conjunto vasto de gatos que se cruzaram connosco, alguns dos quais deixaram recordações inesquecíveis e momentos únicos que ainda hoje fazem sorrir com quem teve o previlégio de com eles conviver, e que durante anos constituiram uma comunidade que se abrigava nas várias casas abandonadas e alegrava a vida deste bairro.