Um dos objectos interessantes e polivalentes que podem ser utilizados para diversos fins é a lente de Fresnel, em dimensão de cartão de crédito, que pode ser muito facilmente guardada numa carteira ou numa bolsa, eventualmente complementando alguma das ferramentas que temos vindo a descrever.
Destinados a serem utilizados como lupas, seja como forma de ampliação de objectos, seja como componente de diversos projectos, sendo exemplo aqueles que incluem energia solar, ou mesmo para dar início a uma pequena fogueira, estas lentes em plástico resistente podem ser ligeiramente dobradas ou deixadas cair sem que sofram danos.
Com 80 x 55 x 0.4 milímetros, e uma área útil ligeiramente inferior, é possível adquirir uma dezena destes pequenos espelhos por pouco mais de um Euro e meio, incluindo portes a partir da Ásia, o que permite utilizá-los não apenas na sua função original, mas também, depois de impressos, como cartões de visita.
Para quem trabalhe em artes visuais ou design, aconselhamos a adquirir alguns conjuntos, em diferentes cores, e fazer alguns testes, imprimindo algumas variantes, podendo obter um resultado interessante, completamente distinto do que hoje encontramos num mercado onde inovações são sempre bem acolhidas.
sábado, agosto 29, 2015
sexta-feira, agosto 28, 2015
A câmara para veículo F90G com GPS - 19ª parte
Obviamente, em estrada aberta, ou fora de estrada, o erro diminui muito substancialmente, tornando-se negligenciável, o que permite exportar uma rota muito precisa mas que não dispensa a observação muito atenta do solo e de pontos de referência, pelo que a conjugação com as imagens continua a ser essencial.
Mesmo com a maior atenção a nível de posicionamento da câmara, cuja adequação pode ser aferida pela rapidez a obter sinal de GPS e pela ausência de interferências com o rádio, independentemente do posicionamento da antena de GPS no interior ou mesmo no exterior do veículo, verificamos que apenas em locais com sinal desobstruido, o que implica receber sinal em boas condições de pelo menos 3 satélites, a posição é determinada com a exactidão expectável, agora que o "selective availability" deixou de estar activo.
Daqui decorre, nalgumas zonas, a perda temporária do sinal de GPS, do que resulta a ausência de registo posicional ou, pontualmente, um erro flagrante em termos de posição, sem que, com isso, o sinal de fixação de sinal deixe de estar verde, o que facilmente induz em erro qualquer observador, sendo a falha apenas perceptível após descarregar o conteúdo da câmara, na altura em que este for visualizado via "Registrator Viewer".
Tal como anteriormente referimos, esta é uma solução que, pelo seu interesse em diversas áreas, tanto lúdicas como profissionais, justifica que seja devidamente acompanhada, adicionando novas informações sempre que estas surjam, revelando algumas especificidades menos claras ou intuitivas, que apenas se revelem em testes mais prolongados ou numa utilização contínua.
Mesmo com a maior atenção a nível de posicionamento da câmara, cuja adequação pode ser aferida pela rapidez a obter sinal de GPS e pela ausência de interferências com o rádio, independentemente do posicionamento da antena de GPS no interior ou mesmo no exterior do veículo, verificamos que apenas em locais com sinal desobstruido, o que implica receber sinal em boas condições de pelo menos 3 satélites, a posição é determinada com a exactidão expectável, agora que o "selective availability" deixou de estar activo.
Daqui decorre, nalgumas zonas, a perda temporária do sinal de GPS, do que resulta a ausência de registo posicional ou, pontualmente, um erro flagrante em termos de posição, sem que, com isso, o sinal de fixação de sinal deixe de estar verde, o que facilmente induz em erro qualquer observador, sendo a falha apenas perceptível após descarregar o conteúdo da câmara, na altura em que este for visualizado via "Registrator Viewer".
Tal como anteriormente referimos, esta é uma solução que, pelo seu interesse em diversas áreas, tanto lúdicas como profissionais, justifica que seja devidamente acompanhada, adicionando novas informações sempre que estas surjam, revelando algumas especificidades menos claras ou intuitivas, que apenas se revelem em testes mais prolongados ou numa utilização contínua.
quinta-feira, agosto 27, 2015
Aumento de acidentes de viação chega à comunicação social - 1ª parte
Manifestamos diversas vezes preocupação com o aumento do número de acidentes de viação, bem como da gravidade dos mesmos, patente no crescente número de vítimas mortais, assunto que tem surgido nos noticiários, com alguns dados estatísticos que, revelando pouco, pois cada caso deve ser analizado individualmente, apontam alguma pistas.
O aumento do número de acidentados graves, mesmo em termos proporcionais, que ingeriram bebidas alcoólicas ou consumiram estupefaciente pode ser um dos aspectos mais relevantes, apontando no sentido de um aumento do consumo deste tipo de substâncias, algo que deve ser avaliado e analizado a nível da saúde mental e mesmo de um ponto de vista sociológico.
Constam das estatísticas os aumentos do consumo de anti depressivos e outra medicação prescrita em caso de problemas que implicam tratamento psiquiátrico, pelo que o aumento do número de condutores que conduzem sob o efeito dos mesmos é algo inevitável, tal como o facto de, assumindo que as prescrições fazem sentido, os mesmos possam não se encontrar nas melhores condições para o exercício da condução.
O aumento do consumo de álcool surge, pelo menos em parte, no seguimento desta vertente, com a possibilidade de corresponder não a uma opção, mesmo que discutível, pelo seu uso de forma relacionada com divertimento, mas como complemento, ou substituição, de algum tipo de medicação, facto que o torna duplamente perigoso.
O aumento do número de acidentados graves, mesmo em termos proporcionais, que ingeriram bebidas alcoólicas ou consumiram estupefaciente pode ser um dos aspectos mais relevantes, apontando no sentido de um aumento do consumo deste tipo de substâncias, algo que deve ser avaliado e analizado a nível da saúde mental e mesmo de um ponto de vista sociológico.
Constam das estatísticas os aumentos do consumo de anti depressivos e outra medicação prescrita em caso de problemas que implicam tratamento psiquiátrico, pelo que o aumento do número de condutores que conduzem sob o efeito dos mesmos é algo inevitável, tal como o facto de, assumindo que as prescrições fazem sentido, os mesmos possam não se encontrar nas melhores condições para o exercício da condução.
O aumento do consumo de álcool surge, pelo menos em parte, no seguimento desta vertente, com a possibilidade de corresponder não a uma opção, mesmo que discutível, pelo seu uso de forma relacionada com divertimento, mas como complemento, ou substituição, de algum tipo de medicação, facto que o torna duplamente perigoso.
quarta-feira, agosto 26, 2015
Despiste de auto tanque mata bombeiro - 2ª parte
O elevado número de acidentes com auto tanques, ou de potenciais acidentes, quando ocorrem falhas ou danos no veículo que comprometem a sua segurança, deve ser motivo de análise, na perspectiva de serem implementadas normas e medidas de segurança adequadas e periodicamente fiscalizadas, única forma de garantir que da utilização não resulta uma degradação excessiva da viatura.
A preocupação com os auto tanques resulta de diversos factores, sendo o peso o que surge como mais óbvio e de consequências mais conhecidas, não apenas a nível dinâmico, mas também no desgaste excessivo e rápido de diversos componentes mecânicos, mas também a nível dinâmico, alterando substancialmente distâncias de travagem e o comportamento em curva, particularmente perigoso quando o reservatório não esteja completamente cheio.
Um centro de gravidade elevado torna qualquer veículo, sobretudo os mais altos, difícil de controlar, mas quando acresce a deslocação do mesmo, o que sucede quando a água se movimenta dentro de um tanque parcialmente cheio, o perigo aumenta, algo que só um aumento a nível de segurança, que pode passar pela adição de uma estrutura de protecção, como um "roll bar", pode, de alguma forma, mitigar.
A obrigatoriedade de sistemas de protecção adicional, bem como do uso dos sistemas de retenção por parte de todos os ocupantes, não garantindo uma segurança absoluta, poderia evitar alguns dos desenlaces fatais de que o sucedido com o voluntário de S. Domingos de Rana é um exemplo do que a regulamentação tem que prevenir.
A preocupação com os auto tanques resulta de diversos factores, sendo o peso o que surge como mais óbvio e de consequências mais conhecidas, não apenas a nível dinâmico, mas também no desgaste excessivo e rápido de diversos componentes mecânicos, mas também a nível dinâmico, alterando substancialmente distâncias de travagem e o comportamento em curva, particularmente perigoso quando o reservatório não esteja completamente cheio.
Um centro de gravidade elevado torna qualquer veículo, sobretudo os mais altos, difícil de controlar, mas quando acresce a deslocação do mesmo, o que sucede quando a água se movimenta dentro de um tanque parcialmente cheio, o perigo aumenta, algo que só um aumento a nível de segurança, que pode passar pela adição de uma estrutura de protecção, como um "roll bar", pode, de alguma forma, mitigar.
A obrigatoriedade de sistemas de protecção adicional, bem como do uso dos sistemas de retenção por parte de todos os ocupantes, não garantindo uma segurança absoluta, poderia evitar alguns dos desenlaces fatais de que o sucedido com o voluntário de S. Domingos de Rana é um exemplo do que a regulamentação tem que prevenir.
terça-feira, agosto 25, 2015
Óleos de motor Galp em promoção no Continente
Para além da associação entre as duas marcas e do sistema de descontos cruzados, os óleos para motor da Galp estão com um desconto de 30% nas lojas Continente, o que, caso se possa beneficiar de outro tipo de desconto adicional, resulta num preço francamente favorável.
Exemplos de preços são os 10W40 por 22.39 Euros e o 15W40 a 11.19, ambos para uma quantidade de 5 litros, estando disponíveis diversas outras especificações, com valores mais elevados para óleos 100% sintéticos, como o 5W40, que, não obstante os descontos, continua a superar os 40 Euros para a mesma quantidade.
Acresce, para os maiores compradores, a oferta, de um ano de combustível, prémios que serão atribuídos de acordo com o regulamento constante do folheto publicitário, sendo válidas as compras efectuadas durante a campanha, que decorre desde o dia 25 até ao dia 31 de Agosto.
Não obstante alguma falta de variedade, este desconto de 30%, com eventuais acréscimos ou rebates, não deixa de ser convidativo para todos quantos necessitem de adquirir óleo para motor e encontrem, entre a oferta disponível, um que corresponda exactamente às especificações recomendadas pelo fabricante do veículo.
Exemplos de preços são os 10W40 por 22.39 Euros e o 15W40 a 11.19, ambos para uma quantidade de 5 litros, estando disponíveis diversas outras especificações, com valores mais elevados para óleos 100% sintéticos, como o 5W40, que, não obstante os descontos, continua a superar os 40 Euros para a mesma quantidade.
Acresce, para os maiores compradores, a oferta, de um ano de combustível, prémios que serão atribuídos de acordo com o regulamento constante do folheto publicitário, sendo válidas as compras efectuadas durante a campanha, que decorre desde o dia 25 até ao dia 31 de Agosto.
Não obstante alguma falta de variedade, este desconto de 30%, com eventuais acréscimos ou rebates, não deixa de ser convidativo para todos quantos necessitem de adquirir óleo para motor e encontrem, entre a oferta disponível, um que corresponda exactamente às especificações recomendadas pelo fabricante do veículo.
segunda-feira, agosto 24, 2015
Quase 80% do país em seca extrema - 1ª parte
Com 79% do território nacional em seca extrema e os restantes 21% em seca moderada, a perspectiva de que a situação se agrave, caso não chova durante o próximo mês, e atinja níveis de seca grave no final do mês de Setembro, está a levantar preocupações e algum alarme, não apenas por parte de agricultores, dado que afecta toda a economia nacional e mesmo o bem estar e a segurança das populações.
Num ano particularmente seco, conforme os dados do primeiro semestre, mesmo que chova de acordo com o habitual durante o mês de Setembro, a situação de seca irá manter-se, confirmando uma perigosa tendência que se tem verificado nos últimos anos e que tem contribuído de forma muito negativa para a desertificação e despovoamento de parte do território nacional.
Dos três cenários criados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, apenas o menos previsível, que corresponde a um substancial aumento da pluviosidade terá algum impacto favorável, sabendo-se que, salvo situações absolutamente excepcionais ou anómalas, esta situação seria ultrapassada antes do termo de Outubro, altura em que a própria queda das temperaturas diminui a gravidade do problema.
A falta de água, para além do impacto na agricultura e na pecuária, tem comprometido meios dos bombeiros no abastecimento de água a populações mais isoladas, sobretudo no Interior Norte, e a secura dos solos e baixo nível de humidade tem potenciado a propagação dos fogos florestais, dificultando seriamente o combate.
Num ano particularmente seco, conforme os dados do primeiro semestre, mesmo que chova de acordo com o habitual durante o mês de Setembro, a situação de seca irá manter-se, confirmando uma perigosa tendência que se tem verificado nos últimos anos e que tem contribuído de forma muito negativa para a desertificação e despovoamento de parte do território nacional.
Dos três cenários criados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, apenas o menos previsível, que corresponde a um substancial aumento da pluviosidade terá algum impacto favorável, sabendo-se que, salvo situações absolutamente excepcionais ou anómalas, esta situação seria ultrapassada antes do termo de Outubro, altura em que a própria queda das temperaturas diminui a gravidade do problema.
A falta de água, para além do impacto na agricultura e na pecuária, tem comprometido meios dos bombeiros no abastecimento de água a populações mais isoladas, sobretudo no Interior Norte, e a secura dos solos e baixo nível de humidade tem potenciado a propagação dos fogos florestais, dificultando seriamente o combate.
domingo, agosto 23, 2015
Novas grades de tejadilho da Terrafirma
A Terrafirma apresentou um conjunto de novas grades de tejadilho, construidas em alumínio aliando uma grande resistência a um baixo peso, revestidas por uma camada de pintura a pó de cor negra, destinadas aos Discovery 1 e 2 e aos Defender 90 e 110 com tejadilho rígido.
Estas grades, em alumínio extrudido, tratado a quente de modo a garantir um bom equilíbrio entre flexibilidade e rigidez, incluem um conjunto de barras com ranhuras, de forma a que equipamentos adicionais, como tendas, sistemas de armazenamento, luzes ou outros acessórios possam ser adicionados com facilidade, ficando devidamente seguros.
As grades para os Discovery, de referência TF977, medem 2.2 x 1.4 metros, as destinadas aos Defender 90, TF976, têm as dimensões de 1.8 x 1.4 metros e as constuidas para os Defender 110, TF975, atingem os 2.8 x 1.4 metros, estando disponíveis, como complemento, escadas de acesso para os vários modelos, com as referências TF981 e TF980, respectivamente.
Este tipo de grade forma uma plataforma completamente plana, não acompanhando os contornos dos tejadilhos, o que, para quem pretenda montar uma tenda, pode ser vantajoso, sobretudo no caso dos Defender 90, que, sendo relativamente curtos, podem ter alguma vantagem nesta configuração, enquanto para os restantes modelos, mais longos, uma grade que siga o tejadilho pode apresentar algumas vantagens a nível de acomodação de carga.
Estas grades, em alumínio extrudido, tratado a quente de modo a garantir um bom equilíbrio entre flexibilidade e rigidez, incluem um conjunto de barras com ranhuras, de forma a que equipamentos adicionais, como tendas, sistemas de armazenamento, luzes ou outros acessórios possam ser adicionados com facilidade, ficando devidamente seguros.
As grades para os Discovery, de referência TF977, medem 2.2 x 1.4 metros, as destinadas aos Defender 90, TF976, têm as dimensões de 1.8 x 1.4 metros e as constuidas para os Defender 110, TF975, atingem os 2.8 x 1.4 metros, estando disponíveis, como complemento, escadas de acesso para os vários modelos, com as referências TF981 e TF980, respectivamente.
Este tipo de grade forma uma plataforma completamente plana, não acompanhando os contornos dos tejadilhos, o que, para quem pretenda montar uma tenda, pode ser vantajoso, sobretudo no caso dos Defender 90, que, sendo relativamente curtos, podem ter alguma vantagem nesta configuração, enquanto para os restantes modelos, mais longos, uma grade que siga o tejadilho pode apresentar algumas vantagens a nível de acomodação de carga.
Subscrever:
Mensagens (Atom)