sábado, novembro 20, 2010

Localizadores portáteis com cartão SD - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Os componentes do localizador portátil TK-102-2

Os comandos podem ser enviados também via "hyper terminal" ou por GPRS, sendo agora suportados telemóveis inteligentes, bem como o uso de uma plataforma própria do fabricante, para além do Google Maps.

Um dos melhoramentos mais importantes é a gravação de dados num cartão SD, algo que sucede sempre que se perde a ligação via GPRS, mantendo-se a possibilidade de actualizar o "software" interno através de um computador ligado via porta USB.

Os dados alojados no cartão SD podem, posteriormente, ser acedidos através de um computador pessoal, encontrando-se neles os registos posicionais com o mesmo intervalo com que seriam enviados caso as comunicações permanecessem activas.

Para quem necessite de um localizador portátil ou pretenda um modelo que dispense instalação e possa ocultar no interior de um veículo, mesmo perdendo algumas funcionalidades, como o corte de ignição ou ligação ao alarme, esta é uma opção a ter em conta, sobretudo se nos lembrarmos que, por um investimento de perto de 70 euros, existe uma segurança acrescida resultante da maior probabilidade de recuperação do veículo em caso de furto.

sexta-feira, novembro 19, 2010

Obras completas no Scribd

Image Hosted by ImageShack
Um écran do Scribd

o Scribd é uma das maiores bases de dados com obras completas, que se podem descarregar integralmente, disponíveis na Internet, incluindo títulos sobre os mais diversos assuntos e oferecendo aos utilizadores a possibilidade de disponibilizar os seus próprios textos.

Uma das principais vantagens do Scribd é a de permitir descarregar, gratuitamente, obras recentes em formato integral, enquanto muitos concorrentes apenas permitem a leitura "on-line", ou disponibilizam um número limitado de páginas, de modo a permitir apenas a avaliação da obra, mas sem dispensar outra forma de aquisição.

A maioria das obras e documentos constantes do Scribd encontram-se no popular formato PDF, com uma minoria gravada como documentos de Word ou em formatos que, sendo menos populares, são facilmente acessíveis ou convertíveis.

O perfil no Scribd pode estar ligado ao de redes sociais, como o Facebook, de modo a que seja partilhada a informação relativa aos textos lidos por todos os seguidores de uma dada conta, com afixação da informação nos respectivos murais.

O mini GPS Wild Explorers H 4012 - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
O mini GPS Wild Explorers H 4012

A precisão do receptor é de 5 a 15 metros, mais do suficiente para a maioria das actividades para as quais está vocacionado, para o que a boa resistência física de um exterior em plástico ABS contribui de forma decisiva.

Este GPS, disponível em verde e laranja, com partes em negro, mede apenas 65 x 53 x 21 mm e pesa 97 gramas, sendo alimentado por uma bateria interna de iões de lítio, a qual pode ser recarregada através de uma simples conexão USB.

O preço deste equipamento ronda a trintena de Euros, incluindo portes para Portugal, podendo acrescer direitos alfandegários, o que o coloca numa gama de valores pouco superior ao de algumas bússolas electrónicas existentes no mercado, tendo, obviamente, funcionalidades e capacidades muito superiores.

Com o Natal a aproximar-se, esta é uma sugestão de um presente não muito dispendioso adequado para alguém que goste de caminhadas ou de excursões e necessite de um meio de orientação que aumente a segurança neste tipo de actividade.

quinta-feira, novembro 18, 2010

Delta apoia o Lobo Ibérico

Image Hosted by ImageShack
A colecção da Delta dedicada ao Lobo

A cafeeira Delta vai distribuir uma colecção de pacotes de açucar dedicada à protecção do Lobo Ibérico, uma espécie sucessivamente ameaçada pela acção humana e pela degradação dos seus "habitats" naturais, do que resulta uma diminuição das zonas de caça e uma redução do número destes grande predadores.

A apresentação desta colecção será no Centro de Recuperação do Lobo Ibérico (CRLI), na Malveira, concelho de Mafra, no próximo sábado, dia 20 de Novembro, pelas 10:00, numa "Tertúlia com Lobos", podendo os interessados descarregar a ficha de inscrição do "site" do Grupo Lobo.

Do programa, para além da tertúlia, consta ainda um almoço num restaurante local, bem como uma visita guiada ao CRLI, onde os participantes poderão conhecer alguns dos verdadeiros protagonistas desta iniciativa.

Perseguido pelo ser humano ao longo de séculos, o Lobo é uma das espécies mais fascinantes existentes na Natureza, pelo que iniciativas que visem a sua protecção merecem ser divulgadas e apoiadas, podendo estes predadores serem apoiados de diversas formas, que incluem o voluntariado no CRLI ou o apadrinhamento de lobos aí residentes.

O mini GPS Wild Explorers H 4012 - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
O mini GPS Wild Explorers H 4012

A miniaturização tem permitido que alguns equipamentos possam hoje ser transportados num porta-chaves e que o preço destes, a que os portes estão sempre associados, caia vertiginosamente, colocando-os ao alcance de todos.

Tal como outros modelos, o H4012 destina-se sobretudo a facilitar o retorno a um dos 16 pontos que podem ser gravados no interior do equipamento, sendo indicado visualmente a direcção a seguir, bem como a distância a que este se encontra.

Outras funcionalidades incluem a informação da distância percorrida, a velocidade instantânea, bem como o tempo dispendido no percurso e as coordenadas geográficas do local, tal como a data e hora aferida através de satélite.

Toda esta informação é afixada num pequeno écran LCD com perto de 3.5 cm, com retro-iluminação, bastando premir um botão para fazer mudar os dados apresentados, os quais ficam alojados na memória interna de 512 Mb do equipamento.

quarta-feira, novembro 17, 2010

Facebook disponibiliza endereços de correio electrónico

Image Hosted by ImageShack
Écran do Facebook

A rede social Facebook disponibilizou aos seus membros endereços de correio electrónico do seu próprio domínio, complementando e integrando assim a sua oferta de serviços com uma nova opção que, manifestamente, visa fazer frente ao Google.

A rivalidade com o Facebook iniciou-se, em termos efectivos, quando entre os produtos e funcionalidades disponibilizadas pelo Google surgiu o "Buzz" e com a intenção desta de alargar a sua oferta a uma vertente de rede social que, mesmo que partindo de uma versão limitada, pode expandir-se pelos seus milhões de utilizadores.

O facto de agora o Facebook disponibilizar endereços de correio permite evitar o recurso a outras empresas, que assim ficam com informação sobre os seus utilizadores, bem como a tentação de uma possível migração, caso estas ofereçam serviços rivais, dado ser tendência comum uma certa centralização.

A implementação é faseada, iniciando-se por uma fase de convites, pelo que nem todos os utilizadores terão acesso a uma conta de correio simultaneamente, situação análoga ao que tem sucedido com outras plataformas.

Localizadores portáteis com cartão SD - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
O interior do localizador TK-102-2

Os localizadores portáteis TK 102, que descrevemos anteriormente, têm agora uma evolução, que adiciona, para além de melhoramentos, novas funcionalidades, algumas das quais dependem do facto de agora suportarem um cartão de memória interno.

Todo o circuito impresso foi revisto, com o antigo processador a ser substituido pelo mais recente ARM, de maior capacidade de processamento, que permitir baixar o intervalo de posicionamento de 30 para 5 segundos e adicionar a localização através da identificação da célula da rede de GSM.

Entre os melhoramentos, encontra-se a indicação do estado de carregamento, informação relativa à carga da bateria, número de satélites conectados, altitude, etc, sendo este conjunto de informação uma das formas de distinguir o novo do anterior modelo do TK 102, que se pode encontrar à venda por valores que rondam os 50 Euros.

O tempo em "stand by" é agora superior a 80 horas, com envio de posição, quando em automóvel, apenas quando o mesmo se desloca mais de 50 metros, poupando energia e custos, estando previsto, como opcional, um sensor de movimentos.

terça-feira, novembro 16, 2010

Botas no Lidl

Image Hosted by ImageShack
Os dois modelos de botas do Lidl

Num período de crise, por alturas da chegada do Inverno, decidimos sugerir um modelo de botas que, não rivalizando em qualidade com as produzidas por marcas especializadas, como a Magnum, podem constituir alternativas económicas para efeitos de substituição.

Estas botas são feitas num material exterior resistente e impermeável, com o forro interior transpirável e, ao contrário de muitos modelos existentes no mercado, protegem a zona das canelas e possuem um rebordo que evita entrada de vento.

As solas têm um perfil antiderrapante e as palmilhas uma camada de alumínio para um isolamento térmico, evitando variações resultantes da temperatura do solo, sem com isso acrescer muito em termos de peso.

Os dois modelos, cuja principal diferença é a presença de atacadores ou de presilhas, em números do 40 ao 44 estarão disponíveis nas lojas Lidl a partir de 2ª feira, dia 22 de Novembro, pelo preço de 17.99 Euros.

Beneficiários do subsídio de desemprego vão ser convocados para limpar florestas - 3ª parte

Image Hosted by ImageShack
Uma floresta portuguesa

Também será de ter em conta que devem ser dadas a estes beneficiários, que participem neste tipo de acção, uma perspectiva de futuro, concretamente conferindo-lhes prioridade no acesso à carreira de sapadores florestais, classe profissional onde ainda faltam muitos efectivos, excluindo-se qualquer possibilidade de os usar como mão de obra barata e como forma de evitar contratações necessárias.

Temos ainda a questão dos beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI), que não foram mencionados nas declarações, mas cujo estatuto devia implicar um tratamento semelhante ao dos que benefeciam do subsídio de desemprego, sobretudo de nos lembrarmos que podem ter um contributo inferior em termos laborais para com a sociedade em que se inserem.

Faz todo o sentido que quem recebe prestações sociais por parte do Estado retribua, mas enquanto o subsídio de desemprego é atribuido, de forma temporária a quem contribui para o sistema, pelo que estamos diante de uma retribuição por parte do Estado pelas prestações pagas pelo beneficiário, no caso do RSI presume-se que este não terá contribuido da mesma forma, pelo que, em caso de compensação, deveriam ser os primeiros a ser chamados.

O equilibrio justo é, obviamente, complexo, mas é forçoso que o momento de crise que o País atravessa não leve a situações inaceitáveis, e a tentação de usar mão de obra barata, imediatamente disponível, coagida sob pena da cessação de um benefício essencial, que irá ocupar um posto de trabalho que deve pertencer a alguém com perspectiva de carreira, é inaceitável, mesmo num quadro de solidariedade, hoje mais que nunca necessário.

segunda-feira, novembro 15, 2010

Converter vídeos do Youtube para áudio

Image Hosted by ImageShack
Écran do Video2Mp3.net

Obter músicas em formato MP3, adequadas a serem escutadas em dispositivos móveis, pode ser grandemente facilitado recorrendo aos vídeos do popular Youtube, retirando a componente áudio, sem que para tal seja necessário descarregar o vídeo completo para um computador local.

São diversas as soluções, mas todas elas igualmente fáceis de utilizar e gratuitas, suportadas pelos inúmeros anúncios e "pop-ups" que surgem constantemente, bastando procurar através do Google por "youtube to mp3" para se obterem diversos resultados.

A opção que escolhemos, o "Video2Mp3.net", é apenas exemplificativa, bastanto colocar na caixa de diálogo a hiper-ligação ou "link" para o vídeo a converter e informar se o queremos em qualidade normal ou alta, após o que, com uma rapidez aceitável, é possível gravar localmente o ficheiro gerado.

Aconselhamos para quem tenha dispositivos com pouca memória disponível a optar pela qualidade normal, deixando a melhor defenição para equipamentos com mais espaço para gravação, como "pens" ou computadores, bem como a testar algumas da diversas plataformas existentes na Internet de forma a selecionar a que ofereça os resultados pretendidos.

Beneficiários do subsídio de desemprego vão ser convocados para limpar florestas - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Limpeza de uma floresta portuguesa

Estes beneficiários do subsídio de desemprego integrarão equipas às quais serão encumbidas tarefas a nível de silvicultura preventiva, bem como abertura de caminhos e limpeza de florestas, mas sem participação no combate directo aos fogos durante a primeira intervenção, subsistindo dúvidas quanto a outras formas de colaboração.

Quando se exclui apenas a primeira intervenção, cuja responsabilidade é atribuida a equipas específicas dos bombeiros e do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro da Guarda Nacional Republicana, embora com excepções, abre-se a possibilidade da participação nas subsequentes fases do combate, no rescaldo ou no apoio logístico, bem como num largo conjunto de tarefas complementares.

No entanto, não basta atribuir estas missões aos actuais benefeciários, é necessário que estes possuam a formação, o enquadramento e os meios para o seu desempenho, para além de uma selecção, dado que nem todos se encontrarão aptos para o desempenho deste tipo de trabalho que envolve um esforço físico considerável e, caso actuem na proximidade das chamas, de uma preparação psicológica adequada.

Por muito tentador que seja, sobretudo numa altura de crise, o recurso a estes beneficiários tem que ser equacionado com prudência, evitando-se situações complexas que, em momentos decisivos, se pode revelar como de consequências trágicas não apenas para os próprios, mas para quem os acompanha, com a possibilidade de pesados encargos para o próprio Estado.

domingo, novembro 14, 2010

Beneficiários do subsídio de desemprego vão ser convocados para limpar florestas - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Uma estrada florestal em Portugal

O secretário de Estado da Proteção Civil, Vasco Franco, anunciou que os governos civis vão começar a convocar beneficiários do subsídio de desemprego para participar em acções de limpeza das florestas, complementando o trabalho dos sapadores florestais.

O anúncio surgiu no final do I Encontro de Sapadores Florestais do Distrito da Guarda, destinado a promover troca e experiências e conhecimentos entre estes profissionais, cuja acção se prolonga ao longo de todo o ano, mas cujos efectivos continuam abaixo do necessário para a extensão do trabalho com que se deparam.

Pela sua configuração geográfica e pelas actividade nele desenvolvidas, o distrito da Guarda tem um conjunto de características que o tornam vulnerável aos fogos, muitos dos quais têm atingido o Parque Nacional da Serra da Estrela, sendo manifesto que vários incêndios decorrem de queimadas, destinadas a renovar pastos, que ficam fora de controle.

Assim se compreende que o reforço dos meios atribuidos a tarefas de prevenção é francamente insuficiente e, dada a escassez de verbas disponíveis, associado ao elevado número de desempregados, cujas baixas qualificações médias e falta de investimento em empregos locais adequados ao perfíl, leva a uma opção que muitos considerarão polémica.