sábado, março 16, 2019

Sucessores do Google Plus

Com o anunciado fim do Google Plus, surgiram novas redes sociais, algumas ainda em fase experimental ou de lançamento, que visam ocupar o lugar daqueles que, pelas mais diversas razões, preferem manter-se fora do Facebook ou do Instagram, sendo exemplo destas novidades o MeWe.

Anunciado como sem anúncios, sem "spyware" e sem tretas, numa expressão mais inglesa, o MeWe pretende ser uma rede social do futuro, sendo óbvia a oposição ao universo Facebook, bem patente em artigos de opinião publicados, podendo ser acedido via "browser" ou através da aplicação para dispositivos móveis, disponível para "Android" e IOS.

Fundado por Mark Weinstein, um adepto e partidário da privacidade e um dos visionários das redes sociais, fundador da "SuperFamily" e "SuperFriends", que estiveram na origem de muitas redes no final do milénio passado, é garantida privacidade, a segurança dos dados dos utilizadores, que não serão partilhados com terceiros, oferecendo um número crescente de funcionalidades, algumas interessantes, como a importação de dados do Google Plus.

No fundo estamos diante de uma plataforma onde os utilizadores podem interagir, individualmente ou em grupos, de forma directa ou pública, com um "feed" de "posts", "interface" simples e disponível em diversas línguas, e que, em parte graças à opção do Google em extinguir o Plus, já conta com mais de 4 milhões de utilizadores.

sexta-feira, março 15, 2019

Próxima grande actualização do Windows 10 prevista para Abril

Apesar de oficialmente designado por 1903, a próxima grande actualização do Windows 10 está prevista para Abril, em data ainda por defenir, incluindo um conjunto interessante de novas funcionalidades, para além das inevitáveis correcções e melhoramentos, sendo, provavelmente, a maior evolução deste sistema operativo durante o corrente ano.

Uma das novidades mais interessantes é o suporte para o sistema de ficheiros do Linux, que passam a poder ser acedidos de forma transparente através do actual explorador de ficheiros, bem como de linha de comandos, permitindo as operações habituais, o que aumenta em muito a compatibilidade entre sistemas operativos.

A preocupação com aplicações instáveis ou problemáticas, bem como as que são provenientes de fontes não seguras, está igualmente presente, com a "Sand box" a permitir correr este tipo de programas num ambiente fechado, evitando contaminações que possam alastrar a todo o sistema.

Um novo tema vai trazer alterações visuais a muitas funções básicas do sistema operativo, incluindo o "start menu", "taskbar" ou "action centre", mas o novo "Edge", baseado no "Chromium" está previsto apenas para a segunda grande actualização do Windows 10 deste ano, prevista para Setembro ou Outubro.

quinta-feira, março 14, 2019

A impressão 3D ao alcance de todos - 4ª parte

A temperatura da cabeça varia entre os 170 e os 260 graus, enquanto a cama, em alumínio e com camada protectora, atinge os 100 graus, sendo ajustável e configurável de acordo com o tipo de material exacto, a resolução selecionada e os diversos parâmetros que podem ser configurados no sentido de obter os melhores resultados.

A velocidade dos eixos X e Y, horizontais, é de 3.000 milímetos por minuto, enquando no eixo do Z, em altura, se fica pelos 200 milímetros por minuto, com uma precisão de posicionamento de 0.01 milímetros nos eixos XY e 0.004 no eixo Z, valores que estão na média da classe para este tipo de tecnlogia.

Com dimensões de 510 x 400 x 415 milímetros, a que acresce o espaço para o rolo de filamento, pesando perto de 9 quilos, este não é um equipamento pequeno, pelo que é preciso espaço, sobre uma superfície rígida, num ambiente com temperaturas entre os 10 e os 30 graus e humidade entre os 20 e os 50%, essencial para obter os melhores resultados, sendo alimentadas por corrente eléctrica a 110 ou 220V e 18A.

Muitas impressoras recorrem apenas a um cartão de memória do tipo SD, onde ficam gravados os ficheiros a imprimir, tipicamente em formato STL e posteriormente processados, mas a CTC possui ligação via USB, sendo compatível com equipamentos com sistema operativo Windows, desde o XP até ao 10, e com MacOS.

quarta-feira, março 13, 2019

O Umidigi UMI Z2 - 7ª parte

Estão presentes os habituais sendores de proximidade, luz ambiente, acelerómetro, giroscópio, geomagnético, mas também para o reconhecimento facial e de impressão digital, sendo suportado o sinal de GPS, incluindo A-GPS e o Glonass, proporcionando uma localização muito rápida e precisa.

Com 153.4 milímetros de altura, por 74.4 de largura e 8.3 de altura, resultando num volume de 94.73 centímetros cúbicos, tem um peso de 165 gramas, possui uma bateria de polímeros de lítio de 3850 mAh, com carregamento rápido, mas não removível, tal como agora parece ser norma, e que proporciona uma boa autonomia.

Apesar de corresponder a uma tendência actual, no respeitante ao aumento das dimensões do écran, o facto de este, mesmo com 6" ter quase o contorno do equipamento, permite manter as dimensões de modelos com écrans mais pequenos, para o que contribui os botões tácteis sobre a superfície do écran, e a não existência de botões físicos, evitando assim o aumento de dimensões.

Para quem pretende um equipamento de gama média, preveligiando a conectividade e funcionalidade, o Umidigi Z2, caso adquirido durante uma promoção, parece-nos uma boa opção, oferecendo uma boa performance global, solidez de construção e um "Android" puro, onde as alterações introduzidas por muitos fabricantes estão ausentes, do que resulta uma grande facilidade de utilização.

terça-feira, março 12, 2019

A impressão 3D ao alcance de todos - 3ª parte

Tipicamente, nesta classe, o volume de impressão tende a rondar os 200 a 220 milímetros de lado, num formato quadrado, e entre 180 e 250 de altura, com uma espessura de cada camada a ficar, normalmente, entre os 0.1 e os 0.4 milímetros, dependendo dos parâmetros escolhidos.

A estrutura pode ser em metal, madeira ou em diversos tipos de plástico, devendo-se, caso possível, optar pela que ofereça uma maior rigidez, tipicamente o metal, seguindo-se a madeira e, finalmente, o plástico, sendo certo que existe uma tendência para, com o tempo, haver uma ligeira melhoria na rigidez, resultando em melhores impressões.

O modelo da CTC que usamos como exemplo imprime até 200 x 200 x 180 milímetros, uma cabeça simples, com uma saída de 0.4 milímetros, que imprime camadas com espessuras entre os 0.1 e os 0.4 milímetros, tendo uma velocidade de impressão entre os 40 e os 120 milímetros por segundo.

A estrutura deste modelo, fornecido em componentes para montar, é em madeira, incluindo uma cama de impressão aquecida, e suportando os filamentos de 1.75 milímetros de diâmetro mais comuns, como o PLA, aquele que é mais habitual e o recomendado, ABS e HIPS e possuindo um écran LCD onde as configurações, introduzidas por um conjunto de botões, são visíveis, bem como a evolução do processamento ou eventuais erros.

segunda-feira, março 11, 2019

O Umidigi UMI Z2 - 6ª parte

A conectividade é a expectável para um equipamento a operar numa rede 4G, aproveitando a largura de banda disponível, com uma boa capacidade de manter a conexão, funcionando nas frequências dos vários operadores a nível mundial, caindo para os 3G quando não haja rede 4G, mas sempre mantendo a conexão e funcionalidades.

São suportados dois cartões nano SIM, ambos capazes de operar nos 4G, com operação autónoma e que o Z2 gere de forma transparente, pelo que, para que usa duas redes móveis, este poderá ser um argumento a ter em conta na altura de uma eventual aquisição, mas um deles ocupa o espaço para o cartão micro SD, pelo que o recurso a este implica o uso de um único SIM.

Ao contrário da grande maioria de equipamentos desta gama de preços, o Z2 suporta ligações a redes locais na banda dos 5 GHz, o que permite uma maior velocidade na transmissão de dados, essencial para "streaming" de vídeo de alta resolução, mas que também permite usar uma frequência normalmente mais desimpedida, dado que o número de dispositivos que a utiliza tende a ser menor do que os que operam nos 2.4 GHz.

Estão presentes os habituais sendores de proximidade, luz ambiente, acelerómetro, giroscópio, geomagnético, mas também para o reconhecimento facial e de impressão digital, sendo suportado o sinal de GPS, incluindo A-GPS e o Glonass, proporcionando uma localização muito rápida e precisa.

domingo, março 10, 2019

Fixação para baterias auto

Uma peça, ou conjunto, que por vezes se perdem ou danificam e necessitam de ser substituídas, são as que compoem o sistema de fixação das baterias, composto, normalmente, por um par de fixações em "J", e por uma peça horizontal, que serve de travão, mantendo a bateria imóvel sobre o seu suporte.

Disponível com larguras que variam entre os 75 e 190 milímetros, com ou sem as fixações em "J", podendo incluir os parafusos em "J" incluem porcas de orelhas e têm um comprimento, neste modelo, 205 milímetros, dos quais 75 correspondem à roscagem, este tipo de sistema de fixação resulta quase universal para modelos de veículos com alguns anos.

A instalação é, obviamente, muito simples, bastanto colocar a extremidade curva das fixações sob a base onde assenta a bateria enquanto a superior passa pelos orifícios da peça que serve de travão, apertando-se os parafusos, que, tendo orelhas, dispensam qualquer chave de aperto, para que o trabalho fique finalizado, num processo que demora alguns segundos.

O preço deste tipo de peça, na sua versão mais completa e para baterias de maiores dimensões, o modelo necessário para os modelos da Land Rover, bem como para muitos veículos com motor diesel, custa um pouco menos de uma dezena de Euros, incluindo portes a partir da Ásia, com as versões para baterias de menores dimensões e sem os parafusos de fixação a ficar por metade deste preço.