sábado, outubro 17, 2020

Portugal em estado de calamidade - 2ª parte

Foi recomendado o uso de máscaras mesmo na rua, bem como a instalação da aplicação "Stayaway Covid", tendo sido apresentada ao Parlamento, uma proposta, com carácter urgente, para que o uso de máscara passe a ser obrigatório na rua, sempre que exista uma concentração de pessoas.

Da proposta consta também a obrigação da aplicação "Stayawy Covid" em contexto laboral, escolar e académico, nas forças armadas e de segurança e na administração pública, algo que, passando pelo recurso a equipamentos e dispositivos privados e que não são utilizados por todos, parece mais do que discutível e inútil, caso esta não seja devidamente activada e introduzidos os códigos recebidos em caso de teste positivo.

Também foi determinado que os documentos que caducarem durante este período, incluindo-se aqui, o Cartão de Cidadão, certidões, Carta de Condução, vistos, etc, continuarão válidos até Março de 2021, enquanto os veículos de transporte de doentes deixarão de precisar de licença prévia do IMT.

Não foram impostas restrições adicionais a nível de transportes públicos, que o Governo continua, teimosamente, a considerar como pouco perigosos, ou a nível laboral, sendo óbvio que a maior preocupação se centra no funcionamento da economia e como esta pode funcionar sob um conjunto de restrições que, naturalmente, tenderá a aumentar na medida em que o número de infecções aumenta, algo que se pode esperar face ao conjunto de medidas adoptadas.

sexta-feira, outubro 16, 2020

Novas funcionalidades surgem no "Google Maps"

Sendo, indiscutivelmente, uma das plataformas em que o Google mais investe, o "Google Maps" tem vindo a receber de forma permanente actualizações e novas funcionalidades, incluindo zonas de confinamento de Covid-19, onde esses dados estão disponíveis, e um conjunto de melhoramentos funcionais e técnicos de forma contínua, algo de que nos podemos aperceber nas numerosas actualizações que efectuamos.

Para melhorar a precisão da direcção da seta, com a aplicação aberta, devem-se efectuar diversos movimentos em forma de "8", o que irá proceder à calibragem da bússola do equipamento, e selecionar o modo de maior precisão na localização, desactivando a poupança de bateria e escolhendo a opção que recorre ao GPS, Wi-Fi, "bluetooth" e outras redes.

Um novo ícon de "add on" surgiu no "Calendar", em diversas contas, o que vem confirmar a integração cada vez maior entre as aplicações do Google, e a visão que a empresa tem em termos de evolução, consolidando informação e tornando-a cada vez mais disponível de modo a que fique facilmente acessível e seja imediatamente utilizável.

Finalmente, torna-se possível substituir o icon, tipicamente uma seta, por uma imagem mais realista, que pode ser um veículo ligeiro, um todo o terreno ou um camião, num processo muito simples, que implica apenas clicar na seta azul e selecionar o icon pretendido.

quinta-feira, outubro 15, 2020

Portugal em estado de calamidade - 1ª parte

Com o agravamento do número de infecções por Covid-19, o Governo optou por um conjunto de medidas restritivas mais duras, ao abrigo do "estado de calamidade", tentando assim controlar os níveis de transmissão que começam a colocar sob uma grave pressão os serviços hospitalares.

Ao elevar o esta o estado de alerta em todo o país, do atual "estado de contingência" para "estado de calamidade", passam a ser proíbidos os ajuntamentos de mais de cinco pessoas na rua, em espaços comerciais e restaurantes, de cinquenta convidados em casamentos e batizados, devendo os presentes usar máscara e cumprir as regras vigentes, medida esta aplicável apenas a marcações efectuadas a partir de agora.

Também são proíbidos nos estabelecimentos de ensino os festejos académicos e restantes eventos que não sejam letivos, por ser este um dos locais e tipo de evento onde o aumento do número de contágios tem sido maior, incluindo-se aqui um vasto conjunto de actividades de recepção a alunos que seria completamente dispensável, da forma como têm sido promovidas, e no actual contexto.

O valor das coimas para estabelecimentos que não cumpram as regras em vigor é aumentado até aos 10.000 Euros, tendo sido dadas instruções às entidades competentes para aumentar o reforço da fiscalização, tanto a nível de estabelecimentos, como para pessoas individuais.

quarta-feira, outubro 14, 2020

"Stay away Covid" já operacionalizada - 11ª parte

À medida que o tempo vai passando, é cada vez mais óbvio que a nossa avaliação inicial estava correcta, apontando os dados mais recentes que deveriam ter sido aproximadamente 3.500 os utilizadores da aplicação a serem infectados, tendo apenas 113, nesta data, o que corresponde a uma percentagem que se aproxima dos 3% a fazê-lo.

Numa estimativa inicial, manifestamente optimista, recorrendo aos primeiros números e correndo o risco de estes serem imprecisos, dado que a aplicação era ainda muito recente, tinhamos estimado que apenas um utilizador em 20, o que corresponde a uma percentagem de 5% introduzia o código, verificando-se agora que a percentagem é inferior, ficando pelos 3%.

Aliás, estamos completamente convictos que uma larga parte dos utilizadores já removeu a aplicação, pelo que os números disponíveis, que se baseiam no número de descargas, podem ser completamente derrotados pela efectiva utilização, que tenderá a diminuir, confirmando as previsões que fizemos e que têm como base não apenas a estatística, mas o comportamento humano neste tipo de situações e circunstância, bem como os manifestos inconvenientes do uso desta aplicação.

Infelizmente, não é possível saber quantos utilizadores desinstalaram ou desactivaram a aplicação, nem dispor de dados quanto à sua real utilização, incluindo-se aqui aqueles que não introduzem os códigos, caso tenham efectuado um teste com resultado positivo, pelo que o alcance real desta iniciativa, nesta vertente concreta, permanecerá sempre impossível de avaliar

terça-feira, outubro 13, 2020

Suporte de pneu para "capot" de Defender - 2ª parte

Naturalmente, para além de questões legais, algo dúbias neste caso por tratar-se de uma opção de fábrica, que deve ter sido homologada pelo fabricante, a colocação de um pneu sobre um "capot" tem inconvenientes, sendo o mais evidente a perda de visibilidade, e esta pode ser substancial caso se trate de um pneu de maiores dimensões, mas também na altura de abrir o "capot" ou no esforço sobre este exercido.

O suporte tem um preço que ultrapassa um pouco a centena de Euros, a que acrescem portes, e, eventualmente, o preço de um segundo "capot", reforçado, proveniente, de um Defender Tdi, bem como, quase certamente, a pintura deste na cor do veículo, pelo que estamos diante de uma solução que, no final, pode exceder as duas centenas de Euros.

Existem alternativas mais sofisticadas, com reforços, que dispensam a substituição do "capot", as quais são francamente mais dispendiosas e podem elevar um pouco mais a posição do pneu, reduzindo ainda mais a visibilidade, mas que, do ponto de vista prático e de resistência, se revelam bastante mais eficazes e duradoras.

Este tipo de solução, apesar dos constrangimentos, continua a ser usada, sobretudo quando se trata de veículos utilizados em expedições, onde são necessários diversos pneus sobressalente, complementando aquele que, tipicamente, é instalado na porta traseira, e mesmo um que seja instalado numa grade de tejadilho onde nem sempre resta muito espaço disponível para um objecto tão volumoso quanto um pneu.

segunda-feira, outubro 12, 2020

"Stay away Covid" já operacionalizada - 10ª parte

De tal forma esta desconfiança, e consequente falta de utilização é real, que os próprios médicos parecem optar por ignorar a aplicação, possivelmente por saber qual o uso que a maioria dos utilizadores faz dela, mas serão estes que o devem introduzir, algo que não fazem, com os resultados que levaram Rui Rio a denunciar que, tendo estado num Conselho de Estado onde esteve presente um infectado, nunca foi notificado do facto.

Esta é a tradução prática de uma realidade que seria muito fácil de intuir por parte de quem conhece minimamente o comportamento humano, e facilmente demonstrável analizando os dados provenientes do uso de uma aplicação que será, sobretudo, contraproducente, em duas vertentes distintas e ambas perigosas.

Se por um lado, ainda há quem acredite que, tendo sido exposto ao vírus por ter estado na presente de alguém testado positivo, será alertado, por outro existe uma real possibilidade de um aumento da ansiedade para uma boa parte de quem instalou a aplicação, experimentando o que pode ser um autêntico terror sempre que chega uma mensagem que, naturalmente, pode alertar para uma possível exposição ao vírus.

Sem menosprezar o impacto directo desta pandemia na saúde das populações, os efeitos colaterais, patentes num ainda por explicar aumento da mortalidade, parecem francamente mais graves do que a doença em sí, o que nos leva a questionarmo-nos quanto aos efeitos de uma exposição permanente à ansiedade que resulta da possibilidade de um alerta a qualquer momento, e quais os efeitos daí resultantes no estado de saúde dos mais vulneráveis.

domingo, outubro 11, 2020

Carteira polivalente com protecção RFID - 2ª parte

Naturalmente, caso se opte por outro tipo de conteúdo, como substituir uma chave pela "pen" USB incluída, que possui uma capacidade de 16 Gb, ou por um outro utensílio, como um abre-latas, o número de chaves que pode ser transportado vai diminuindo, havendo, como opção, a possibilidade de expandir a capacidade tornando a carteira mais espessa.

A expansão passa, essencialmente, pela troca dos parafusos por outros, mais compridos, aumentando o espaço interior que é, em qualquer caso, complementado por um "clip" no exterior, o qual permite transportar notas ou pequenos papeis, sem risco de se soltarem.

Naturalmente, para além do aumento da espessura, e do preço, o acesso a chaves ou outros utensílios no compartimento central é mais complicado, sobretudo se estes ficarem um pouco apertados, pelo que a acessibilidade fica algo comprometida.

Na sua configuração base, esta carteira tem um preço que ronda a quinzena de Euros, incluindo portes a partir da Ásia, estando disponíveis diversas variantes, em termos de acabamentos e capacidade, a que correspondem pequenas diferenças de preço, mantendo sempre, no entanto, o conceito original do modelo que apresentamos.