Comum a virtualmente todos os modelos é o apito, destinado a sinais sonoros de localização, que alguns anunciam como chegando aos 100 decíbeis, e muitos incluem uma pederneira destinada a iniciar um fogo, o que implica alguma prática e o material combustível adequado, de modo a que as faíscas possam dar origem a chamas.
É complementado por uma pequena lâmina, que pode ser usada independentemente, como uma minúscula faca, e, nalguns modelos, por uma bússola, cuja precisão nos parece algo fraca, mas que, apesar disso, serve para fornecer uma informação aproximada quando ao posicionamento dos Pontos Cardeais.
Relativamente a esta bússola, sugerimos que a direcção apontada pela agulha seja aferida através de outra, ou de um equipamento com essa capacidade, e que tal seja efectuado com alguma periodicidade, prevenindo uma eventual desmagnetização, normalmente visível face a uma oscilação irregular e incapacidade de se fixar apontando uma direcção ou não se mantendo fixa quando se gire a bússola.
Estão igualmente disponíveis modelos em diversas cores, sobretudo negro, verde e diversos padrões de camuflagem, adequados ao uso na Natureza, com valores sensivelmente idênticos, que sobem quando se trata de produtos de melhor qualidade, nomeadamente a nível da resistência da corda, factor que pode ser decisivo numa aquisição.
sábado, janeiro 21, 2017
sexta-feira, janeiro 20, 2017
Opera apresenta "Neon"
O Opera, um navegador que rivaliza com o Chrome ou o Edge, tem agora uma nova versão, designada por "Neon", no que os programadores consideram um novo conceito, distinto da versão base, capaz de apontar na direcção do futuro, proporcionando uma navegação mais fluída e interactiva.
Novas funcionalidades, como o écran dividido, "pop-ups" de vídeo, funcionando em janela própria, a possibilidade de cortar áreas de écran para guardar imagens, os diversos sistemas de pesquisa, os botões que substituem os típicos "tabs" são exemplos do que este "browser" inclui de novo e que o distinguem da concorrência.
Apreciamos a janela que permite ver um vídeo do Youtube flutuando sobre o "browser", a integração com o "desktop", com o qual se mistura, a simplicidade das configurações e a rapidez de navegação, ficando a faltar um melhor sistema de importação de dados a partir de outros navegadores ou mesmo a integração com contas nos servidores do Opera.
Tal como outros produtos ou versões do Opera, também o "Neon" é gratuito, justificando bem ser testado e avaliado, dado que apesar da sua juventude revela-se robusto, com bom desempenho e, pelo desenho e funcionalidades, poderá ser o preferido de muitos daqueles que o experimentem.
Novas funcionalidades, como o écran dividido, "pop-ups" de vídeo, funcionando em janela própria, a possibilidade de cortar áreas de écran para guardar imagens, os diversos sistemas de pesquisa, os botões que substituem os típicos "tabs" são exemplos do que este "browser" inclui de novo e que o distinguem da concorrência.
Apreciamos a janela que permite ver um vídeo do Youtube flutuando sobre o "browser", a integração com o "desktop", com o qual se mistura, a simplicidade das configurações e a rapidez de navegação, ficando a faltar um melhor sistema de importação de dados a partir de outros navegadores ou mesmo a integração com contas nos servidores do Opera.
Tal como outros produtos ou versões do Opera, também o "Neon" é gratuito, justificando bem ser testado e avaliado, dado que apesar da sua juventude revela-se robusto, com bom desempenho e, pelo desenho e funcionalidades, poderá ser o preferido de muitos daqueles que o experimentem.
quinta-feira, janeiro 19, 2017
Tempo de espera para atendimento no 112 aumenta 350% - 1ª parte
Numa emergência cada segundo conta, e o aumento no tempo médio de atendimento quando se liga para o 112 em 350%, o que corresponde a mais do que triplicar, é alarmante e requer medidas imediatas no sentido de contrariar esta tendência que compromete o esforço do socorro, havendo vários factores que contribuem para esta degradação do serviço.
Mais importante do que uma percentagem, são os tempos observados, que passam de perto de 20 segundos para mais de um minuto, e serão estes perto de 45 segundos, muitas vezes vividos em grande angústia e sofrimento, numa situação que pode evoluir desfavoravelmente com muita rapidez, que é necessário pensar, sabendo que estes são valores médios, com todas as implicações daí resultantes.
Sendo médias, convém ter em atenção não o valor encontrado, mas os desvios possíveis, que podem ultrapassar em muito o da média obtida, sendo estatisticamente compensados por outros, francamente mais baixos, os quais ocultam os atendimentos mais demorados como resultado da fórmula da qual resulta a média agora revelada.
Também será sempre de considerar o facto de haver chamadas perdidas ou não atendidas, que ficando excluídas da média por não terem sido concretizadas, têm implicações bem mais graves, sendo conhecidos diversos casos em que tal aconteceu, com os pedidos a serem feitos directamente para os quarteis de bombeiros ou outros números de entidades capazes de prestar socorro ou efectuar o reencaminhamento das chamadas.
Mais importante do que uma percentagem, são os tempos observados, que passam de perto de 20 segundos para mais de um minuto, e serão estes perto de 45 segundos, muitas vezes vividos em grande angústia e sofrimento, numa situação que pode evoluir desfavoravelmente com muita rapidez, que é necessário pensar, sabendo que estes são valores médios, com todas as implicações daí resultantes.
Sendo médias, convém ter em atenção não o valor encontrado, mas os desvios possíveis, que podem ultrapassar em muito o da média obtida, sendo estatisticamente compensados por outros, francamente mais baixos, os quais ocultam os atendimentos mais demorados como resultado da fórmula da qual resulta a média agora revelada.
Também será sempre de considerar o facto de haver chamadas perdidas ou não atendidas, que ficando excluídas da média por não terem sido concretizadas, têm implicações bem mais graves, sendo conhecidos diversos casos em que tal aconteceu, com os pedidos a serem feitos directamente para os quarteis de bombeiros ou outros números de entidades capazes de prestar socorro ou efectuar o reencaminhamento das chamadas.
quarta-feira, janeiro 18, 2017
"Jerry cans" provenientes da Alemanha - 2ª parte
Por questões de ordem prática, centramo-nos num mínimo de 3 unidades, que, mesmo com pesquisas rápidas, podem ser encontrados, em estado novo, por 45.99 Euros, a que acrescem outros 20 para portes, pelo que o total de 65.99 resulta num valor unitário de 22.00, ou seja, perto de metade do praticado entre nós.
Naturalmente, aumentando a quantidade, sem exageros de modo a evitar a necessidade de paletes, o preço unitário diminui um pouco, podendo ficar entre os 17 e os 18 Euros, sendo possível adquirí-los a valores ainda inferiores caso se opte pela versão em plástico, que tem a vantagem do peso e de incluir o tubo ou "spout" incluído, armazenado num recorte lateral, mas possui uma menor resistência e, sem dúvida, é menos atractivo esteticamente.
Recordamos que no caso dos "jerry cans" de origem militar, existem versões distintas para combustível e água, com o revestimento interno e o bocal a serem diferentes, sendo habitual que o modelo destinado a água tenha a zona do bocal pintada em branco, como forma de serem imediatamente identificados, evitando confusões que danificam o interior.
Por vezes ignorado, mas indispensável, o tubo que se adapta no bocal dos "jerry cans", geralmente designado por "spout", deve estar presente em todas as viaturas, sugerindo-se a sua presença mesmo no caso de não transportarem este tipo de reservatório, dado que em situações de emergência ou de empréstimo, este acessório é muitas vezes esquecido, do que resultam dificuldades no abastecimento do depósito do veículo.
Naturalmente, aumentando a quantidade, sem exageros de modo a evitar a necessidade de paletes, o preço unitário diminui um pouco, podendo ficar entre os 17 e os 18 Euros, sendo possível adquirí-los a valores ainda inferiores caso se opte pela versão em plástico, que tem a vantagem do peso e de incluir o tubo ou "spout" incluído, armazenado num recorte lateral, mas possui uma menor resistência e, sem dúvida, é menos atractivo esteticamente.
Recordamos que no caso dos "jerry cans" de origem militar, existem versões distintas para combustível e água, com o revestimento interno e o bocal a serem diferentes, sendo habitual que o modelo destinado a água tenha a zona do bocal pintada em branco, como forma de serem imediatamente identificados, evitando confusões que danificam o interior.
Por vezes ignorado, mas indispensável, o tubo que se adapta no bocal dos "jerry cans", geralmente designado por "spout", deve estar presente em todas as viaturas, sugerindo-se a sua presença mesmo no caso de não transportarem este tipo de reservatório, dado que em situações de emergência ou de empréstimo, este acessório é muitas vezes esquecido, do que resultam dificuldades no abastecimento do depósito do veículo.
terça-feira, janeiro 17, 2017
Antenas 4G e 3G - 4ª parte
Infelizmente, testar muitas destas soluções antes da compra é virtualmente impossível, por serem provenientes da Ásia e a informação que se encontra na Internet ser dificil de filtrar, não apenas pela multiplicidade de modelos, mas também porque modelos idênticos são fabricados em diversos locais e possuem qualidade distinta, não obstante terem uma designação ou mesmo marca comuns.
Mesmo assim, o investimento num dos modelos mais comuns, que pode rondar a dúzia de Euros, representa um risco pequeno face às vantagens oferecidas, sobretudo quando se consiga encontrar uma crítica independente que ateste o desempenho do produto, para o que é necessário distinguí-la dos textos algo confusos e muito elogiosos que alguns vendedores menos escrupulosos publicam como forma de valorizar os produtos que vendem.
Sugerimos, portanto, um modelo multidireccional, com duas ligações TS9, caso sejam compatíveis com as do "hotspot", com base plana ou outro sistema de retenção que não implique acessórios, leve e de pequenas dimensões, com um custo módico, compatível com as redes 3G e 4G, o qual deve responder de forma positiva na maioria das situações.
Para aqueles que tenham sinal 4G e 3G fraco, esta é uma solução que sugerimos, independentemente do modelo exacto a selecionar, e que pode revelar-se especialmente útil sobretudo em deslocações a locais mais remotos, onde o sinal é mais fraco, sobretudo nos casos em que a Internet seja utilizada de forma profissional, alertando para o facto de que não tem influência nas ligações internas via "WiFi".
Mesmo assim, o investimento num dos modelos mais comuns, que pode rondar a dúzia de Euros, representa um risco pequeno face às vantagens oferecidas, sobretudo quando se consiga encontrar uma crítica independente que ateste o desempenho do produto, para o que é necessário distinguí-la dos textos algo confusos e muito elogiosos que alguns vendedores menos escrupulosos publicam como forma de valorizar os produtos que vendem.
Sugerimos, portanto, um modelo multidireccional, com duas ligações TS9, caso sejam compatíveis com as do "hotspot", com base plana ou outro sistema de retenção que não implique acessórios, leve e de pequenas dimensões, com um custo módico, compatível com as redes 3G e 4G, o qual deve responder de forma positiva na maioria das situações.
Para aqueles que tenham sinal 4G e 3G fraco, esta é uma solução que sugerimos, independentemente do modelo exacto a selecionar, e que pode revelar-se especialmente útil sobretudo em deslocações a locais mais remotos, onde o sinal é mais fraco, sobretudo nos casos em que a Internet seja utilizada de forma profissional, alertando para o facto de que não tem influência nas ligações internas via "WiFi".
segunda-feira, janeiro 16, 2017
"Jerry cans" provenientes da Alemanha - 1ª parte
No seguimento de um texto anterior, nomeadamente sobre suportes para "jerry cans", voltamos a apresentar uma solução para a aquisição deste popular reservatório, na habitual opção de 20 litros e em metal, de acordo com as especificações militares da NATO, o que permite obter exemplares padronizados, algo que é essencial na sua facilidade de acomodação.
Infelizmente, entre nós o preço dos "jerry cans" tende a ser bastante elevado, com preços unitários a ficar entre os 40 e os 50 Euros, um valor que consideramos absurdo, pelo que se justifica uma pesquisa atenta de lotes, sendo certo de que um mínimo de 3 unidades permite que o preço unitário, incluindo portes, comece a ser mais favorável.
Tendo em conta os portes, que são mais favoráveis do que da maioria dos países europeus, e a abundância, do que resulta uma diminuição do preço dos próprios "jerry can", o país onde centramos as nossas pesquisas tende a ser a Alemanha, onde se encontravam gigantescos depósitos de equipamentos militares, que incluiam inúmeros equipamentos a nível de logística.
Com o final da Guerra Fria, muito deste material, ainda novo, foi perdendo interesse e sendo vendido como excedente, pelo que modelos de proveniência militar, sem uso, concorrem com os de origem civil, resultando num preço que se fixa entre os mais baixos da Europa, sobretudo quando se opta por comprar algum volume, eventualmente para dividir entre diversos interessados.
Infelizmente, entre nós o preço dos "jerry cans" tende a ser bastante elevado, com preços unitários a ficar entre os 40 e os 50 Euros, um valor que consideramos absurdo, pelo que se justifica uma pesquisa atenta de lotes, sendo certo de que um mínimo de 3 unidades permite que o preço unitário, incluindo portes, comece a ser mais favorável.
Tendo em conta os portes, que são mais favoráveis do que da maioria dos países europeus, e a abundância, do que resulta uma diminuição do preço dos próprios "jerry can", o país onde centramos as nossas pesquisas tende a ser a Alemanha, onde se encontravam gigantescos depósitos de equipamentos militares, que incluiam inúmeros equipamentos a nível de logística.
Com o final da Guerra Fria, muito deste material, ainda novo, foi perdendo interesse e sendo vendido como excedente, pelo que modelos de proveniência militar, sem uso, concorrem com os de origem civil, resultando num preço que se fixa entre os mais baixos da Europa, sobretudo quando se opta por comprar algum volume, eventualmente para dividir entre diversos interessados.
domingo, janeiro 15, 2017
Lisboa, cidade fechada - 20ª parte
Com a entrada em 2017 a EMEL voltou a exercer a sua actividade fiscalizadora, patente nalguns veículos autuados, embora não tenha sido visto nenhum bloqueado, o que pode ser consequência das dificuldades em rebocar um veículo por ruas tão estreitas onde, facilmente, se verificaria um pequeno acidente numa curva mais apertada.
Particularmente afectado é sempre quem estaciona fora das marcações, o que, face à redução do número de lugares de parqueamento, é inevitável, sobretudo de noite, quando os moradores deste bairro residencial regressam numa altura em que ainda decorrem actividades nos estabelecimentos de ensino próximos, criando situações de alguma conflitualidade.
Curiosamente, em áreas específicas, tudo foi interrompido, desde sinalização vertical e horizontal aos célebres pilaretes, que impedem estacionamento sobre o passeio, dando a ideia de um certo abandono, eventualmente como resultado da má execução das obras e das inúmeras reclamações dos moradores, sendo incerto se a ideia é corrigir os erros ou apenas evitar novas reclamações, mais frequentes durante a execução de trabalhos.
Entretando, continuam as reclamações e abaixo-assinados dos moradores, pelas mais diversas razões, com primado para as péssimas opções de ordenamento do tráfego e para a falta de locais de parqueamento, com anúncios de processos nos tribunais caso à conclusão das obras, não tenham sido corrigidos os erros que todos, mesmo sem conhecimentos técnicos, facilmente vêm.
Particularmente afectado é sempre quem estaciona fora das marcações, o que, face à redução do número de lugares de parqueamento, é inevitável, sobretudo de noite, quando os moradores deste bairro residencial regressam numa altura em que ainda decorrem actividades nos estabelecimentos de ensino próximos, criando situações de alguma conflitualidade.
Curiosamente, em áreas específicas, tudo foi interrompido, desde sinalização vertical e horizontal aos célebres pilaretes, que impedem estacionamento sobre o passeio, dando a ideia de um certo abandono, eventualmente como resultado da má execução das obras e das inúmeras reclamações dos moradores, sendo incerto se a ideia é corrigir os erros ou apenas evitar novas reclamações, mais frequentes durante a execução de trabalhos.
Entretando, continuam as reclamações e abaixo-assinados dos moradores, pelas mais diversas razões, com primado para as péssimas opções de ordenamento do tráfego e para a falta de locais de parqueamento, com anúncios de processos nos tribunais caso à conclusão das obras, não tenham sido corrigidos os erros que todos, mesmo sem conhecimentos técnicos, facilmente vêm.
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