sábado, junho 06, 2020

Tampa deslizante para câmara

Numa época em que o trabalho remoto implica o recurso a um conjunto de opções de comunicação, entre estas as vídeo conferências, ou outras situações onde a transmissão de imagem é utilizada, bem como a necessidade de utilizar plataformas que podem apresentar vulnerabilidades a nível de segurança, tem mudado os hábitos de muitos portugueses, algumas opções a nível de segurança fazem todo o sentido.

Um dos opcionais a ter em conta é a simples tampa deslizante que permite tapar uma câmara vídeo integrada quando esta não está em uso, evitando que, em caso de apropriação remota do controle do equipamento, efectuada por um program instalado sem o conhecimento do utilizador, possam ser obtidas imagens sem autorização deste.

Este tipo de tampa, de custo muito baixo, um pouco mais de um Euro por exemplar, consiste numa pequena peça autocolante, com uma espessura quase insignificante, de modo a que não interfira com a operação e transposte do equipamento, que se instala com a maior facilidade, removendo a película protectora e pressionando no local pretendido, de modo a que, quando fechada, tape a lente da câmara.

É de notar que já existem equipamentos, nomeadamente computadores portáteis, que incluem esta opção já de fábrica, mas, para todos os outros, este pequeno opcional, fácil de instalar, utilizar e que nenhum "software" pode controlar, será sempre uma opção a ter em conta, podendo evitar situações particularmente desagradáveis.

sexta-feira, junho 05, 2020

DroidCam Wireless Webcam - 1ª parte

A DroidCam permite utilizar um vulgar "smartphone" com Android ou iOS, como uma vulgar "webcam" ligada a um computador pessoal, suportando os programas de video-conferência mais comuns, entre estes o Skype, Zoom ou Teams, e programs de "streaming" de vídeo.

Estão presentes as características comuns numa "webcam", incluindo a transmissão de som e imagem, com a ligação ao computador, que pode ter um sistema operativo Windows ou Linux, a ser efectuada via WiFi ou através de um cabo USB, após a instalação do "software" de suporte, que inclui os controladores necessários.

Usando Android, pode-se utilizar o DroidCam como uma camara IP, sem necessidade de instalar "software" adicional, usando um vulgar "browser", bem como usar o programa em "background", o que permite continuar a utilizar o telemóvel para outros fins enquanto o programa está activo.

Em termos de instalação e configuração, este é um programa acessível a todos, bastando seguir os passos indicados e verificar, atentamente, se os identificadores no telemóvel e no computador coincidem, sendo que o passo que pode revelar-se de maior complexidade corresponde à ligação física do telemóvel ao computador via USB, o que implica controladores normalmente fornecidos pelo fabricante do telemóvel.

quinta-feira, junho 04, 2020

Máscaras KN95 já se encontram a 3 Euros - 1ª parte

Mesmo sendo esteticamente menos apelativas do que outros modelos disponíveis no mercado, as máscaras com válvula, ou respiradores, que obedecem a normas KN95 ou FFP2 encontram-se agora em quantidades apreciáveis e a preços que começam nos três Euros, o que permite um optar por este tipo de protecção.

As máscaras KN95 têm uma eficiência de filtragem, segundo as especificações, de 95%, sendo apenas ultrapassadas pelas FFP3, que atingem os 96%, sendo compostas por um total de quatro camadas e, no caso dos respiradores, dispondo de uma válvula, que permite expirar com menos dificuldades ou acumulações do ar expelido no interior da máscara.

Com um "clip" metálico de ajustamento e uma textura agradável, fornecidas em embalagens individuais, estas máscaras são confortáveis de usar, salvo para aqueles que sintam alguma impressão nas orelhas e que possam optar por um sistema de retenção diferente, como uma peça que facilite um apoio atrás da cabeça, que pode ser adquirida com facilidade em numerosas lojas onde as máscaras também se vendem.

O melhor ajuste e a válvula, para além de melhorarem a protecção, controlam e dirigem o fluxo do ar expelido, pelo que a tendência para embaciar óculos, que, caso usados como protecção, devem igualmente obedecer a especificações e normas, é menos, do que resulta uma menor manipulação de máscara e óculos, um gesto natural, instintivo, mas que acarreta óbvios riscos.

quarta-feira, junho 03, 2020

O carregador sem fios "Blitz Wolf" - 2ª parte

Para além do carregamento remoto, três portas USB, com características diferentes, permitem o carregamento via cabo, proporcionando diversos tipos de "output", com a porta 1 a oferecer vários modos, concretamente 3.6-6.5V/3A, 6.5-9V/3A, enquanto as portas 2 e 3 proporcionam DC 5V/2.4A e DC 5V/3A, num total combinado de 8W.

Existem diversas combinações possíveis em termos de carregamento, mas sempre respeitando um máximo de 5V e, dependente da combinação em uso, com limites de 18W ou 15W, e sempre sem exceder o número de três equipamentos a serem carregados em simultâneo.

Com apenas 88.5 x 88.5 x 19.5 milímetros e um peso de 213 gramas, o "Blitz Wolf" é construído em metal, com revestimento superior em tecido, podendo operar entre os -10º e os 40º, efectuar carregamentos entre os 0º e os 40º e armazenado com temperaturas entre os -20º e os 60º.

Com um preço que ronda os 22 Euros, incluindo portes a partir da Ásia, preço válido para pré-encomendas, o "Blitz Wolf" é um equipamento robusto, bem concebido e com funcionalidades interessantes, que será uma opção a ter em conta por parte de quem pretende adquirir um sistema de carregamento sem fios portátil para os seus telemóveis.

terça-feira, junho 02, 2020

Ventilador a energia solar para veículos - 2ª parte

Um painel LCD permite monitorar a operação, mostrando a temperatura, tendo sob estes a luz avisadora de funcionamento, o botão de ligar e desligar o sistema, e que activa o carregamento, bem como os que controlam cada ventoinha.

Construído, essencialmente, em plástico ABS, de cor branca ou negra, com um painel solar de 2W, inclui um par de baterias internas de Ni-MH, com uma capacidade de 800 mAh, operando a 1.2 V, tem dimensões de apenas 165 x 101 x 75 milímetros, não carecendo de qualquer tipo de instalação, dado que fica encaixada numa janela com abertura horizontal.

Naturalmente, será sempre de escolher o local de instalação de acordo com a incidência da luz solar, ajustando o ângulo do painel e recorrendo às tiras de borracha para vedar o vidro, caso se pretenda que a circulação se faça de forma mais controlada, bastando accionar as ventoinhas, que possuem comandos independentes, para que o sistema comece a operar.

O preço deste tipo de sistema de ventilação, com os respectivos acessórios, ronda os 16 Euros, incluindo portes a partir da Ásia, sendo bastante mais eficiente do que os modelos com apenas uma ventoinha, de menores dimensões, e cujo fluxo de ar tende a ser insuficiente, mesmo para veículos de pequenas dimensões.

segunda-feira, junho 01, 2020

O carregador sem fios "Blitz Wolf" - 1ª parte

A funcionalidade de carregamento da bateria sem fios é cada vez mais popular, estando nos dias de hoje disponível em equipamentos de gama média, pelo que os carregadores, para além de incorporarem novas funções e um melhor desempenho, estão cada vez mais acessíveis.

O "Blitz Wolf" é um carregador que incorpora uma bateria interna de 10.000 mAh, podendo ser utilizado como um "power bank", proporcionando diversas possibilidades de carregamento a até três dispositivos em simultâneo, que pode ser carregados por cabo, de forma convencional, ou sem este, para o que basta colocar um equipamento suportado sobre este carregador.

Para além de servir como reserva de energia, graças à bateria e polímero interna, recarregável, de 10.000 mAh/37Wh, o "Blitz Wolf" carrega dispositivos que suportem os protocolos de carregamento rápido QC3.0 e PD3.0, suportando o carregamento rápido sem fios a 15W Wireless Fast Charging.

Um LED permite visualizar o nível da bateria interna, o sistema de protecções múltiplas evita sobrecargas ou curto-circuitos, e um desenho particularmente conseguido, com uma superfície anti-deslizamento em tecido protege os equipamentos quando pousados sobre o carregador, evitando riscos e pequenos danos.

domingo, maio 31, 2020

Câmara miniatura de alta resolução - 2ª parte

Um botão permite iniciar e terminar a gravação, outro activa e desactiva a detecção automática de movimentos, enquanto o sistema de iluminação, sendo possível usar gravação circular, ou seja sobrepondo as sequências mais antigas quando o cartão de memória está cheio e incluir nas imagens a informação horária, que tem que ser configurada manualmente.

A bateria interna permite gravar de forma autónoma durante um par de horas, embora o tempo total possa variar grandemente com a configuração, podendo-se ampliar a capacidade e autonomia através de um "power bank", ligado via porta USB, ou, numa utilização estática, recorrer a uma ligação via USB a um conector eléctrico.

O conjunto, para além da câmara, incluindo um cabo USB, usado para carregamento e transferência de dados, um leitor de cartões de memória micro SD, o manual do utilizador, e uma caixa, tendo um preço que, dependendo do fornecedor, pode rondar a dúzia de Euros, incluindo portes a partir da Ásia.

Esta é uma opção interessante, e um exemplo do que hoje está disponível em termos de câmaras miniatura, podendo ter múltiplas utilizações, mas sendo sobretudo útil para vigilância, dado que a falta de um sistema de estabilização de imagem compromete a qualidade destas caso se pretenda usá-la em movimento, na coleira de um animal, por exemplo, para o que existem soluções mais adequadas, embora mais dispendiosas.