sábado, julho 02, 2011

Forquilhas de fixação para cabos metálicos - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
As dimensões das forquilhas de fixação

Assim, uma única peça faz a ligação do cabo ao olhal, permitindo ao mesmo tempo alguma regulação ou ajuste da extensão do cabo, dispensando outros acessórios, os quais, mesmo que de boa qualidade, constituem sempre pontos de maior vulnerabilidade.

Estão disponíveis forquilhas deste tipo para os diâmetro de cabo mais habituais, com dimensões que, para cabos de 5 mm, rondam os 10 cm de comprimento por dois de diâmetro, acrescendo um pouco mais para o pino de fixação, que para este modelo tem 8 mm.

Mas se em termos funcionais estamos diante de um conjunto de vantagens, em termos económicos verifica-se o inverso, com cada uma das quatro forquilhas a custar perto de uma quinzena de Euros, a que acresce o preço do cabo, que poderá ser de 5 ou 6 mm de diâmetro.

Esta é uma solução prática, de elevada qualidade, mas com um preço final várias vezes superior ao da que se pode obter com peças mais convencionais, como esticadores, serra cabos ou mosquetões, pelo que, por muito atractiva que seja, deve ser equacionada com ponderação.

sexta-feira, julho 01, 2011

Image Hosted by ImageShack
Um écran do novo Gmail

O correio electrónico do Google, o conhecido Gmail, vai ser revisto, de forma a implementar novas funcionalidades e a ter um aspecto mais intuitivo, de visualização mais simples e que se torne mais fácil e agradável de utilizar.

A quantidade ou densidade de informação dependerá do utilizador, de acordo com as suas preferências e a dimensão do écran, e as alterações, como a gestão de anexos, será facilitada de forma progressiva.

Estas mudanças serão implementadas de forma faseada, com as alterações a serem introduzidas individualmente ou em pequenos grupos, mas existe já a possibilidade de prever o resultado escolhendo a opção "Preview" nos "Temas" do écran de configuração.

Forquilhas de fixação para cabos metálicos - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
As forquilhas de fixação para cabos metálicos

Abordamos em textos anteriores algumas das peças necessárias para construir um sistema de cabos afasta-ramos, optando sobretudo por soluções de baixo custo, que permitem dispender menos de uma vintena de Euros, mas não queremos de mencionar uma opção de maior qualidade e que resulta num preço mais elevado.

No centro desta solução encontram-se as forquilhas de fixação, disponíveis para diversos diametros de cabo metálico e contruidas em aço inoxidável tipo 316, concebidos para uso náutico, pelo que alia resistência, durabilidade e facilidade de utilização.

De um dos lados existe um sistema de serra cabos, com roscagem, que permite fixar um cabo internamente sem a necessidade de fixações externas, ficando apenas visível a entrada do cabo, o que reduz a possibilidade de atritos ou mesmo de este de algum modo ficar preso.

Do lado oposto, temos uma manilha de aspecto convencional, com um pino que se destina a uma fixação e remoção rápida, prendendo nos olhais que existem sobre os guarda lamas e no topo do parabrisas.

quinta-feira, junho 30, 2011

Land Rover Owner de Julho já nas bancas

Image Hosted by ImageShack
A capa da Land Rover Owner de Julho

Já se encontra disponível em Portugal o número da Land Rover Owner correspondente ao mês de Julho, com um total de 252 páginas, nas quais se incluem as secções habituais, bem como um substancial componente de publicidade temática.

Neste número, o nosso destaque vai para o extenso artigo sobre condução fora de estrada, a preparação para expedições de um Defender Td4 110, a comparação e testes de tendas de tejadilho e a apresentação de novos produtos.

Também destacamos o artigo sobre diagnósticos electrónicos, cada vez mais necessários perante a sofisticação crescente dos veículos, e que complementa as habituações secções ou artigos sobre mecânica.

Neste número, bastante vocacionado para o Verão, também são incluidos diversas propostas de excursões, sobretudo em Inglaterra, bem como sugestões de aquisição de alguns equipamentos que se podem revelar bastante úteis durante as férias que se aproximam.

Routers Cnet CQR-981 3G/4G no EBay por 25 Euros - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um "router" 3G/4G

Como complemento, um sistema "wireless", obedecendo às normas mais recentes, como a 802.11N, mas com compatibilidade com as normas anteriores B e G, de modo a utilizar todas as gerações de placas de rede sem fios, sem reduzir o desempenho, foi considerado como primordial, permitindo uma solução mais global.

Acresce, obviamente, a implementação de normas de encriptação, bem como a possibilidade de configurar o "router" de forma intuitiva, recorrendo a um "browser", estando presentes muitas das características típicas de modelos mais dispendiosos.

O "router" CQR-981, incluindo fonte de alimentação, cabo USB em "Y", com duplo conector numa extremidade, e o manual de operação custa menos de 25 Euros, sendo necessário uma "pen" ou um "modem" para acesso à Internet, de modo a completar a solução.

Para quem pretenda partilhar um acesso móvel à Internet ou dispor de um sistema fixo com uma alternativa móvel caso o acesso primário falhe, este é um modelo a ter em conta, podendo ser a base de uma solução eficaz e de custo muito reduzido.

quarta-feira, junho 29, 2011

Acessórios e preparação de Land Rovers na Binart

Image Hosted by ImageShack
Um suporte de sobressalente

A Binart é uma empresa nacional que produz peças e equipamentos para Land Rover, utilizando as mais recentes tecnologias e prepara veículos para expedições, de acordo com as especificações dos seus proprietários, oferecendo soluções completas e integradas.

Entre os diversos equipamentos produzidos encontram-se desde espaçadores até suportes de pneus ou grades de tejadilho, passando por jantes, sistemas de arrumação interior, "intercoolers", para-choques ou tirantes, sempre obedecendo a elevados critérios de qualidade.

Os equipamentos podem ser instalados localmente, de forma a assegurar compatibilidade com cada veículo específico, sendo possível solicitar o fabrico de peças ou equipamentos de acordo com os planos do cliente, ou alterar modelos existentes de modo a adequarem-se o mais possível ao pretendido pelo destinatário.

A Binart está localizada em Felgueiras, podendo ser contactada através da informação presente no "site", onde também se pode visualizar diversos produtos desenvolvidos pela empresa, bem como efectuar encomendas, neste momento ainda de forma não automatizada, dado a loja virtual ainda não se encontrar activa.

Routers Cnet CQR-981 3G/4G no EBay por 25 Euros - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um "router" 3G/4G

As "pen" para acesso à Internet via rede móvel, actualmente 3G, mas que brevemente poderá ser 4G, são cada vez mais utilizadas, dispensando uma ligação física e permitindo navegar mesmo em locais remotos, dependendo da qualidade do sinal.

A partilha deste tipo de conexão por diversos computadores implica dispor de um "router" que, por um lado, deverá utilizar a "pen" existente, e, por outro, suportar a ligação de diversos computadores, seja ligados fisicamente por cabo, seja através de uma ligação sem fios.

Existem modelos disponíveis nas operadoras, destinados a uso nas próprias redes, muitos deles a preços bastante atrativos, mas pretendemos evitar condicionalismos e um conjunto de características mais alargadas, que incluem a possibilidade de usar também uma ligação fixa, conectada através de um vulgar cabo de Ethernet.

Também optamos por um modelo com uma saída de rede Ethernet, na qual podemos ligar um "hub", de forma a que vários computadores possam ser ligados por cabo, uma solução útil quando ainda se utilizam modelos mais antigos ou em casos onde se pretende uma segurança acrescida, inerente a uma ligação física.

terça-feira, junho 28, 2011

GPS CompeGps TwoNav Delta com certificação IP57 - 3ª parte

Image Hosted by ImageShack
o GPS CompeGps Delta montado numa moto

Acresce ainda o sistema de montagem RAM-174-TOM1 em alumínio náutico para uso em suportes tubolares, que pode ser um guiador de moto ou bicicleta e um cupão que permite adquirir o CompeGPS Land/Air na sua versão completa com um desconto de 50%.

O preço, dependente dos mapas instalados, varia entre os 499 e os 649 Euros, um valor que, sendo algo elevado, traduz a resistência e qualidade do produto, bem como todos os mapas e acessórios incluidos no conjunto.

A escolha de um GPS tem que ser necessariamente efectuada em função da sua utilização, sendo indispensável que este obedeça a um conjunto de critérios rigorosos, sobretudo se do equipamento depende a segurança de utilizadores ou o desempenho de uma missão, situações onde alguns dos modelos mais baratos se revelam como inadequados, seja em virtude da sua resistência, seja da qualidade da cartografia incluida.

Esta última vertente, muitas vezes negligenciada e por vezes difícil de avaliar, é onde o CompeGPS se destaca, dada a robustez da solução e a exactidão dos mapas incluidos, com actualizações que permitem manter a necessária confiança nas indicações prestadas pelo GPS.

LBP quer extinção dos GIPS - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um fogo florestal em Portugal

Manifestamente, existe falta de verbas nas corporações, mas não será nesta altura, com o dispositivo enfraquecido pela falta de meios aéreos quando comparado com anos anteriores, que se deve equacionar a extinção dos GIPS, os quais, mesmo que não representem a melhor solução face ao investimento, não podem ser substituidos num curto espaço de tempo, nem a verba que a sua extinção libertaria teria efeitos imediatos.

Ainda menos sentido faz este pedido da LBP quando bombeiros e GIPS terão que cooperar entre sí e com quem apresentou esta proposta, algo que, mesmo dentro do mais estrito profissionalismo, não deixa de criar algum tipo de incómodo ou constrangimento na pior altura possível do ano.

Se, mesmo que os GIPS fossem extintos, esta situação seria apenas, eventualmente, positiva a médio prazo, caso as verbas com eles dispendidas fossem aplicadas nos bombeiros, algo que não aconteceria nos próximos meses, uma decisão neste sentido iria desmotivar os militares da GNR que prestam serviço nestas unidades, com repercussões na sua eficácia.

Nestes dias, as temperaturas já subiram o suficiente para que o número de fogos registados ultrapasse as duas centenas, sendo, portanto, uma altura em que este tipo de proposta, já rejeitada pelo Ministro da Administração Interna, não faz qualquer tipo de sentido, sendo apenas prejudicial para todos os envolvidos no combate aos incêndios florestais.

segunda-feira, junho 27, 2011

GPS CompeGps TwoNav Delta com certificação IP57 - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
o GPS CompeGps Delta com certificação IP57

A ligação é efectuada por "bluetooth" ou através de um conector mini USB 2.0, presente no compartimento onde se encontra a bateria de iões de lítio de 1050 mAh, que permite um funcionamento de até 4 horas em autonomia.

As dimensões são de 130 x 92.2 x 29 mm, pesando 288 gramas, com bateria, tendo um écran táctil com visibilidade sob a luz solar de 4.3" Casio Blanview, com uma resolução de 480x272 pixels.

O conjunto incluiu, para além do GPS, um conjunto de mapas topográficos, a defenir na altura da encomenda, que inclui zonas específicas correspondentes a determinados países e mapas vectoriais da TeleAtlas de um país específico de entre os disponíveis.

Estáo também incluidos o suporte, com ligação ao carregador bem como a conexão série a um computador pessoal, um carregador para veículo destinado a ser utilizado numa tomada de isqueiro normalizada de 12 volts, um cabo UART NMEA 183 e outro mini-USB.

LBP quer extinção dos GIPS - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um fogo florestal em Portugal

A Liga dos Bombeiros Portugueses pretende a extinção do Grupo de Intervenção Protecção e Socorro (GIPS) da Guarda Nacional Republicana (GNR), alegando o elevado custo e o escasso período de actividade anual desta força especial.

A possível extinção do GIPS já fora equacionada no passado, e a LBP já manifestara descontentamento perante o investimento nesta unidade e pelo difícil relacionamento que se verificara em diversas situações, mas nunca o pedido de extinção fora formulado de forma tão clara.

Presumimos que perante as dificuldades que atravessam as corporações, a sugestão de extinção do GIPS, de que resultaria a transferência de verbas para os bombeiros, pelo menos supomos que seja esta a ideia que está por detrás da sugestão da LBP, seria uma forma de manter a operacionalidade perante uma crise que terá um impacto grave e pode comprometer o desempenho de missões.

Em contrapartida, o mesmo não foi pedido em relação a outras forças, como a Força Especial de Bombeiros, igualmente dotada de um orçamento importante, pelo que surgem dúvidas quanto à coerência do pedido e à oportunidade do mesmo.

domingo, junho 26, 2011

Faleceu o Padre José de Freitas

Image Hosted by ImageShack
Promessa de caminheiro perante o Monsenhor José de Freitas

Faleceu na passada 5ª feira o antigo pároco de S. Jorge de Arroios, Monsenhor José de Freitas, que durante anos presidiu aos destinos da paróquia, acumulando com cargos de Chefe e Assistente do Agrupamento 43 do Corpo Nacional de Escutas.

O corpo será velado na Igreja Paroquial a partir das 16:00 deste domingo, sendo a missa das 19:00 de corpo presente, após o que se seguirão cerimónias fúnebres, presididas pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, pelas 10:30 de 2ª feira.

O Padre Freitas foi dos grandes impulsionadores do Escutismo na Paróquia, dirigiu o Agrupamento durante vários anos, sempre com grande envolvimento pessoal, imbuído de um verdadeiro espírito escutista, que nunca será esquecido por todos quantos tiveram o previlégio da sua presença.

Este é sobretudo um momento de recordar o nosso Chefe de tantos anos e prestar uma mais que merecida homenagem, recordando os ensinamentos que transmitiu a todos quantos com ele partilharam etapas de vida e de crescimento.