sábado, março 09, 2019

Fixar extintor num veículo

Muitos dos extintores comercializados para veículos incluem um sistema de suporte, seja para aparafusar, seja para apertar em torno de uma estrutura, mas, caso este acessório não venha incluído, e dado que este deve ser construído à medida do modelo específico que vai suportar, a opção é por um suporte universal, que será, inevitavelmente, ajustável.

Uma das opções mais comuns, e com preços que ficam abaixo dos 5 Euros, é o conjunto de aperto usado em competição e que permite fixar um extintor portátil a uma das estruturas anti-capotamento, ou "roll bar", existente nestes veículos, mas quem num modelo onde tal não exista, pode ser, por exemplo, uma grade de separação da caixa de carga.

Este acessório é composto, essencialmente, por dois pares de laços, ajustáveis e com um sistema de abertura rápido, sendo um destes pares para abraçar uma estrutura rígida, e o outro, naturalmente, para o extintor, pelo que a instalação dispensa alterações ou furações, bastante proceder aos apertos e ajustes necessários.

Devem ser tomadas algumas precauções, nomeadamente em termos de acessibilidade, de modo a que o extintor fique ao alcance da mão, e de segurança, posicionando-o de forma a que, na eventualidade de uma falha de material ou instalação deficiente, este não seja projectado contra os ocupantes, algo que, a acontecer, poderia ter consequências da maior gravidade, mas todo o processo, desde que conduzido com bom senso, é rápido e os resultados são positivos.

sexta-feira, março 08, 2019

O Umidigi UMI Z2 - 5ª parte


Em termos técnicos, a câmara principal consiste numa Samsung S5K3P8, com sensor do tipo isocell e ISO entre os 100 e os 1.600, abertura f/2, distância focal de 3.5 milímetros, resolução de 4.672 por 3.504, atingindo os 16.37 megapixels, com o flash a consistir num sistema duplo de "leds", estando presente uma câmara secundária igualmente da Samsung, modelo S5K4H7, também com sensor do tipo isocell.

A câmara frontal é uma Sony IMX371 com um sensor do tipo CMOS, com o mesmo tipo de resolução da primária, sendo suportando por uma segunda câmara com 8 megapixels, interpolada a partir de 0.3, baseada um sensor SuperPix SP0A09 e que permite desbloquer o equipamento.

Em termos de vídeo, a resolução máxima é de 1.920 x 1.080, resultando em 2.07 megapixels, com 30 imagens por segundo, gravando em alta defenição, para o que é necessário dispor de um cartão de memória com velocidade U3, e com capacidade que pode ir até aos 256 Gb, caso se pretenda evitar o recurso à memória interna.

Estão presentes características como a focagem automática, disparo contínuo, zoom digital, estabilização de imagem, geo referenciação, imagem panorâmica, HDR, detecção de face, balanço de brancos, compensação da exposição, ajuste ISO, temportizador ou modo cenário.

quinta-feira, março 07, 2019

A impressão 3D ao alcance de todos - 2ª parte

Naturalmente, apenas utilizadores com alguma experiência e apetência pela electrónica e com vocação para este tipo de montagem poderão usufruir destes preços, mas o facto é que a própria impressão, embora simples, é mais complexa, em termos de ajuste de parâmetros, do que uma impressão em papel, pelo que estes equipamentos têm, pelo menos por enquanto, uma clientela muito específica.

Entre estes modelos encontram-se os produzidos pela Anet ou pela CTC e que possuem como base, ou inspiração, as Prusa i3, que continuam a ser a referência deste segmento, mas cujo preço, bem como a qualidade e suporte, resultam num preço várias vezes superior, o que as coloca fora do alcance de muitos dos que se querem iniciar na impressão tridimensional.

Para muitos destes modelos, estão disponíveis diversos melhoramentos, sobretudo para as Anet, que, partindo de um ponto relativamente baixo, possuem inúmeras opções e uma comunidade muito activa, onde é possível encontrar aconselhamento e a partilha de experiências.

Algumas características são determinantes na escolha de um equipamento, por não serem alteráveis, pelo menos sem custos injustificáveis, encontrando-se entre estes a área de impressão e a precisão mecânica dos componentes, que pode ser alterada pela estrutura e materiais de construção, cuja menor rigidez tem consequências negativas.

quarta-feira, março 06, 2019

O Umidigi UMI Z2 - 4ª parte

O processador gráfico é um ARM Mali-G71 MP2, de elevado desempenho, essencial para que o écran capacitivo de 6.2" e resolução de 2246 x 1080 proporcione gráficos de alta resolução, mesmo em modo vídeo, e os programas mais exigentes em termos de imagens respondam com fluidez, mesmo na sua máxima defenição.

Estão disponíveis um total de quatro câmaras, duas na rectaguarda, com 16 e 8 megapixels, e duas frontais, com características semelhantes, destinadas a permitir imagens com profundidade, algo que é parcialmente obtido, embora seja óbvio que este equipamento não se destina aos amantes da fotografia que, naturalmente, terão outras prioridades e, obviamente, pagarão um preço superior para dispor de uma melhor qualidade nas fotografias que tiram.

As fraquezas do sistema de câmara verifica-se, sobretudo, com baixa luminosidade, situações de elevado brilho ou cintilação ou objectos a grande velocidade angular, mas, para a maioria dos utilizadores, que não está disposta a pagar mais para possuir uma melhor câmara, e para uso corrente, será o suficiente para se obter fotografias de qualidade aceitável.

Em contrapartida, a filmagem, mesmo em HD, é de qualidade elevada, algo que deriva não apenas da câmara, que faz os 1080p sem problemas, mas do desempenho global do equipamento, bastante superior ao da sua classe de preço, com os resultados a serem bastante positivos, sendo necessário, caso se use o cartão de memória, que este tenha a velocidade adequada, ou seja, que seja classe U3.

terça-feira, março 05, 2019

A impressão 3D ao alcance de todos - 1ª parte

A evolução tecnológica nestes últimos anos tem sido particularmente rápida, e com tendência para acelerar, pelo que equipamentos ou dispositivos apenas ao alcance de muito poucos, e normalmente apenas para uma utilização profissional muito restrita, são, nos dias de hoje, comercializados por valores acessíveis à maioria.

Entre estes equipamentos, por considerarmos que vão revolucionar muitas actividades, encontram-se as impressoras 3D, capazes de imprimir objectos tridimensionais em diversos materiais e recorrendo a distintas tecnologias, destinadas a diferentes fins, as quais começam a ser populares nos lares, onde permitem construir pequenos objectos, alguns dos quais particularmente úteis ou interessantes.

Dificilmente poderemos neste espaço abordar todas as mudanças a nível de toda a cadeia produtiva, desde a elaboração de protótipos, passando pela construção de objectos e terminando na forma de distribuição, mas aconselhamos os nossos leitores a analizarem estas questões, porque terão um impacto determinante em muitas actividades, com consequências que ainda estão relativamente pouco estudadas face às alterações que podem introduzir.

Nestes textos vamos abordar um dos modelos de entrada, capaz de imprimir em múltiplos materiais, como PLA, ABS ou HIPS, e que, como tantas impressoras cujo preço, incluindo portes a partir de um país europeu, o que dispensa pagamento de direitos alfandegários, fica abaixo dos 150 Euros, necessita de ser montada pelo comprador.

segunda-feira, março 04, 2019

O Umidigi UMI Z2 - 3ª parte



Este é um modelo destinado ao mercado global, o que implica suportar as diversas frequências dos vários operadores, que nem sempre coincidem, sobretudo a nível de 4G, possuir um sistema operativo padrão e licenciado, que instala as aplicações via "Play Store", e não ter qualquer tipo de restrição a nível da programação interna, algo que sucede com versões destinadas a mercados específicos.

O Z2 é agradável ao tacto, dando uma sensação de solidez, com o écran a ocupar uma percentagem muito elevada da superfície frontal, incluindo um protector de écran pré-instalado e uma capa protectora em borracha de origem, do que resulta não apenas um maior grau de protecção, mas também uma mais fácil manipulação em todas as situações.

Baseado num processador MTK6763 de oito núcleos, quatro a 2.0 GHz e outros quatro a 1.5 GHz, é um dos raros equipamentos da sua classe a dispor de 6 Gb de memória RAM, dispondo de uma memória interna de 64 Gb que pode ser complementada por um cartão de memória com até 256 Gb, o Z2 tem memória para correr os programas mais exigentes, respondendo com rapidez e mantendo fluidez de utilização, mesmo com múltiplos programas activos.

Face a outros modelos da sua classe, o Z2 oferece um bom desempenho, tendo sido muito satisfatório com as aplicações mais comuns, transitando rapidamente de uma para a outra, sempre mantendo a estabilidade destas e o seu funcionamento em segundo plano, ou "background", sendo óbvio que, para quem pretenda uma utilização profissional e não um equipamento para jogos, esta será uma solução a ter em conta.

domingo, março 03, 2019

Land Rover Owners de Abril de 2019 já nas bancas

Já chegou aos locais de venda habituais a edição de Abril de 2019 da Land Rover Owners International, com o protagonismo a concentar-se num guia sobre o atravessamento de cursos de água, incluindo a preparação do veículo e as técnicas de recuperação, caso algo corra mal.

Em parte em ligação com o assunto principal, são sugeridos alguns cursos de água para atravessamento, bem como, na área técnica, a instalação de um sistema na caixa de ar, popularmente conhecido por "snorkel", que permite ultrapassar cursos com maior profundidade, mas também como veículos mais recentes e com sistemas eléctricos e electrónicos mais sofisticados se comportam neste tipo de situações.

O restauro de um Discovery, que ganha nova vida transformado numa útil "pick up", um pronto-socorro de 6 rodas ou alguns veículos que podem ser adquiridos por preços favoráveis, isto no mercado inglês antes do provável "Brexit", um P38 preparado para todo o terreno, são interessantes, tal como o é, noutra área, a forma de efectuar digitalizações tridimensionais, algo que tem um cada vez maior número de utilizações.

Tal como em edições anteriores, esta é complementada pela divulgação de actividades de diversos clubes, pela apresentação de novos productos, por testes a produtos com um maior período de uso e que os colaboradores da revista analizam, e pelo contributo de leitores, sob forma de fotos, cartas ou dúvidas a que a redação responde, num conjunto equilibrado que agradará aos adeptos da marca.