A excessiva dependência de tecnologias, e o esquecimento de formas de orientação mais tradicionais, como a leitura de mapas ou a utilização de uma simples bússola, a confiança quase cega em sistemas de comunicações que raramente falham em meios urbanos, mas que longe destes são incertos, estão entre os erros mais comuns, muitos deles ligados a excessos de confiança.
Mais grave, é a insensibilidade face aos avisos, sobretudo aos alertas de mau tempo que desaconselham algumas actividades, bem como a incapacidade de reconhecer situações de perigo, como o aproximar da noite, com a consequente perda de visibilidade, queda de temperatura e, por vezes, queda de chuva ou chegada de nevoeiro, e que são comuns a muitas das situações mais graves já registadas.
Não avisar quanto ao trajecto a seguir e aos horários previstos é um erro grave tão grave como um mau planeamento ou uma preparação insuficiente, seja em termos físicos, seja do material, seja do próprio "know how" necessário, que implica não apenas a teoria, mas sobretudo a prática, única forma de não falhar em momentos de maior "stress", onde qualquer erro pode ter consequências particularmente graves.
A falta de alguns items essenciais, como, por exemplo, agasalho, preferencialmente impermeável, um cobertor de emergência, uma lanterna, um apito, alimentos e bebidas, eventualmente acompanhados de combustível sólido e fósforos, podem revelar-se fatais, sobretudo durante os meses mais frios, onde o risco de hipotermia aumenta substancialmente.
sábado, abril 15, 2017
sexta-feira, abril 14, 2017
Construir suportes para câmaras - 2ª parte
A maior vantagem de incluir uma cabeça de tripé é a possibilidade de orientar a câmara na direcção pretendida, mas tal só tem o efeito pretendido caso o modelo selecionado tenha a qualidade adequada e um travamento que impeça que se verifique alguma mudança de ângulo, do que resulta, inevitavelmente, um desalinhamento relativamente à orientação pretendida.
Outra vantagem resulta da característica existente nalguns modelos e que permite libertar rapidamente a câmara, o que torna desnecessário proceder à desmontagem desta ou à remoção do suporte, sendo suficiente accionar uma patilha e fazer deslizar uma base para soltar a câmara, num procedimento quase instantâneo.
A maioria dos tripés têm um parafuso de 3/8", enquanto as câmaras usam um de 1/4", pelo que, caso numa primeira fase seja dispensada a cabeça do tripé, sugerimos que seja efectuado um oríficio com o mesmo diâmetro e se utilize um parafuso conversor, existente em diversos modelos, o que permite uma fácil transição quando necessário.
Na sua versão mais barata, mas que exige um perne interior de 1/4", este parafuso adaptador custa menos de 1 Euro, com o preço do perne a ter um valor inferior, sendo difícil de justificar a sua opção pela não utilização deste tipo de solução em prol de uma mais restritiva que dificultará o recurso posterior a uma cabeça de tripé.
Outra vantagem resulta da característica existente nalguns modelos e que permite libertar rapidamente a câmara, o que torna desnecessário proceder à desmontagem desta ou à remoção do suporte, sendo suficiente accionar uma patilha e fazer deslizar uma base para soltar a câmara, num procedimento quase instantâneo.
A maioria dos tripés têm um parafuso de 3/8", enquanto as câmaras usam um de 1/4", pelo que, caso numa primeira fase seja dispensada a cabeça do tripé, sugerimos que seja efectuado um oríficio com o mesmo diâmetro e se utilize um parafuso conversor, existente em diversos modelos, o que permite uma fácil transição quando necessário.
Na sua versão mais barata, mas que exige um perne interior de 1/4", este parafuso adaptador custa menos de 1 Euro, com o preço do perne a ter um valor inferior, sendo difícil de justificar a sua opção pela não utilização deste tipo de solução em prol de uma mais restritiva que dificultará o recurso posterior a uma cabeça de tripé.
quinta-feira, abril 13, 2017
Aumenta o número de missões de socorro no Gerês - 1ª parte
Queremos chamar a atenção para a reportagem exibida pela SIC onde o aumento do número de missões de socorros realizadas no Parque Nacional da Penada Gerês foi abordado, facto inerente ao crescente número de visitantes, bem como às dificuldades resultantes de um conjunto de condições específicas.
A falta de cobertura de rede móvel, que dificulta o pedido de socorro por parte de quem se perde ou sofre acidentes, também impede o uso de muitos recursos habituais, como o sistema de mapas "on-line", sendo certo que raros são aqueles que descarregam os mapas da zona onde se deslocam antes de sairem da área de cobertura de rede.
A orografia levanta outras dificuldades, com zonas muito acidentadas, declives acentuados, numerosos cursos de água, piso escorregadio, neve ou gelo durante o Inverno, possibilidade de deslizamentos ou mesmo a paisagem, que pode ser difícil de identificar no respeitante a pontos de referência, constituem obstáculos sérios, mesmo para quem tem alguma preparação e o equipamento adequado.
Alguma imprevisibilidade do estado do tempo, que em áreas montanhosas pode sofrer alterações com rapidez, com o bom tempo a poder dar lugar a chuva ou nevoeiro, para além de dificultarem a orientação, resultam num rápido aumento da fadiga e mesmo em situações de hipotermia, sobretudo quando não existem abrigos por perto.
A falta de cobertura de rede móvel, que dificulta o pedido de socorro por parte de quem se perde ou sofre acidentes, também impede o uso de muitos recursos habituais, como o sistema de mapas "on-line", sendo certo que raros são aqueles que descarregam os mapas da zona onde se deslocam antes de sairem da área de cobertura de rede.
A orografia levanta outras dificuldades, com zonas muito acidentadas, declives acentuados, numerosos cursos de água, piso escorregadio, neve ou gelo durante o Inverno, possibilidade de deslizamentos ou mesmo a paisagem, que pode ser difícil de identificar no respeitante a pontos de referência, constituem obstáculos sérios, mesmo para quem tem alguma preparação e o equipamento adequado.
Alguma imprevisibilidade do estado do tempo, que em áreas montanhosas pode sofrer alterações com rapidez, com o bom tempo a poder dar lugar a chuva ou nevoeiro, para além de dificultarem a orientação, resultam num rápido aumento da fadiga e mesmo em situações de hipotermia, sobretudo quando não existem abrigos por perto.
quarta-feira, abril 12, 2017
O StarXtrem 6 - 8ª parte
A câmara, tal como esperavamos, não tem uma qualidade que permita fotografar em interiores com pouca luminosidade, sobretudo havendo grandes contrastes ou oscilações de luz, como as provenientes de um écran de televisão ou computador, enquanto o desempenho no exterior tende a ser satisfatório, podendo-se enquadrar dentro dos parâmetros normais para esta classe de equipamentos.
Em contrapartida, o som é de boa qualidade quando comparado com outros modelos da mesma gama de preço, com as conversas a serem facilmente perceptíveis mesmo em locais com ruído de fundo, e os ajustes são fáceis de efectuar, revelando uma amplitude adequada ao uso que fazemos deste equipamento.
Optamos por adquirir uma protecção em borracha destinada ao iPhone 7 Plus, com as mesmas dimensões, apenas um pouco mais estreito e que é necessário modificar ligeiramente para aceder ao botão lateral, destinada sobretudo a minimizar danos de impactos ao longo da superfície lateral e dos cantos, esperando que, brevemente, surjam alternativas concebidas especificamente para este modelo.
Também decidimos manter as películas incluídas de origem até surgir uma hipótese de substituição por uma protecção de écran, sobretudo para evitar pequenos riscos, dado que o vidro "gorilla 3" que vem de origem suporta usos mais exigentes e mesmo pequenos impactos, sendo, naturalmente, de não arriscar em demasia.
Em contrapartida, o som é de boa qualidade quando comparado com outros modelos da mesma gama de preço, com as conversas a serem facilmente perceptíveis mesmo em locais com ruído de fundo, e os ajustes são fáceis de efectuar, revelando uma amplitude adequada ao uso que fazemos deste equipamento.
Optamos por adquirir uma protecção em borracha destinada ao iPhone 7 Plus, com as mesmas dimensões, apenas um pouco mais estreito e que é necessário modificar ligeiramente para aceder ao botão lateral, destinada sobretudo a minimizar danos de impactos ao longo da superfície lateral e dos cantos, esperando que, brevemente, surjam alternativas concebidas especificamente para este modelo.
Também decidimos manter as películas incluídas de origem até surgir uma hipótese de substituição por uma protecção de écran, sobretudo para evitar pequenos riscos, dado que o vidro "gorilla 3" que vem de origem suporta usos mais exigentes e mesmo pequenos impactos, sendo, naturalmente, de não arriscar em demasia.
terça-feira, abril 11, 2017
Construir suportes para câmaras - 1ª parte
O recurso aos suportes destinados a transportar vidros, compostos por um conjunto de ventosas de sucção ligados por um corpo, que sugerimos ser em metal, são a base de uma alternativa económica para os muito mais dispendiosos suportes concebidos especificamente para fixar câmaras numa superfície plana.
Aconselhamos modelos de suporte com um mínimo de duas ventosas, o que constitui uma segurança caso surja um imprevisto, e com um corpo metálico com o diâmetro suficiente para efectuar um furo que permita passar um parafuso padronizado compatível com uma cabeça de tripé ou com a câmara a utilizar.
Um modelo com estas características custa entre doze e quinze Euros, com os valores a subir substancialmente caso se pretenda um mais dispendioso e seguro suporte com três ventosas, que dificilmente cederá mesmo com uma câmara particularmente pesada e tem uma estabilidade notável, sendo adequado mesmo para as situações mais exigentes.
Embora mais dispendioso, colocar uma cabeça de tripé compatível com as características da câmara a utilizar sobre o suporte é a solução mais versátil, pelo que, mesmo em previsão de uma evolução futura, a opção deverá ir no sentido de um furo que permita viabilizar esta escolha.
Aconselhamos modelos de suporte com um mínimo de duas ventosas, o que constitui uma segurança caso surja um imprevisto, e com um corpo metálico com o diâmetro suficiente para efectuar um furo que permita passar um parafuso padronizado compatível com uma cabeça de tripé ou com a câmara a utilizar.
Um modelo com estas características custa entre doze e quinze Euros, com os valores a subir substancialmente caso se pretenda um mais dispendioso e seguro suporte com três ventosas, que dificilmente cederá mesmo com uma câmara particularmente pesada e tem uma estabilidade notável, sendo adequado mesmo para as situações mais exigentes.
Embora mais dispendioso, colocar uma cabeça de tripé compatível com as características da câmara a utilizar sobre o suporte é a solução mais versátil, pelo que, mesmo em previsão de uma evolução futura, a opção deverá ir no sentido de um furo que permita viabilizar esta escolha.
segunda-feira, abril 10, 2017
O StarXtrem 6 - 7ª parte
Após algumas semanas de utilização, o equipamento tem correspondido ao esperado, seja em termos de desempenho, respondendo de forma adequada a todas as solicitações, seja no respeitante à autonomia, sendo possível efectuar os carregamentos a cada 4 dias, dependendo do tipo de utilização, sendo que o WiFi e NFC estão permanentemente ligados, enquanto o GPS apenas o é em caso de necessidade.
Face a 300 horas de "stand by", que podem ser arredondadas para 12 dias, e 15 de conversação anunciadas, as 120 horas, incluindo 6 de conversação e navegação até praticamente esgotar a bateria fazem sentido, ficando, no total combinado, a perto de 20% do anunciado, ainda com uma pequena folga e numa combinação que será mais desfavorável em termos de consumos.
Com o "software" previamente instalado e actualizado, bem como um conjunto de programas comuns, como um anti-virus, Facebook e respectivo Messenger, acesso ao EBay e um conjunto de utilitários, o sistema mantém-se estável e responsivo, com um bom desempenho independentemente de estar conectado via WiFi ou por uma ligação 4G, não se notando hesitações ou demoras no carregamento de dados via Internet.
O écran proporciona um espaço de trabalho suficiente, com a definição a facilitar o uso, que é possível mesmo olhando mais lateralmente ou em condições de luminosidade adversas, como sob Sol intenso, com o sistema táctil a revelar-se preciso e de fácil controle nas aplicações testadas neste equipamento, o que não implica que tal suceda com todas, nomeadamente com jogos, onde o controle será mais exigente.
Face a 300 horas de "stand by", que podem ser arredondadas para 12 dias, e 15 de conversação anunciadas, as 120 horas, incluindo 6 de conversação e navegação até praticamente esgotar a bateria fazem sentido, ficando, no total combinado, a perto de 20% do anunciado, ainda com uma pequena folga e numa combinação que será mais desfavorável em termos de consumos.
Com o "software" previamente instalado e actualizado, bem como um conjunto de programas comuns, como um anti-virus, Facebook e respectivo Messenger, acesso ao EBay e um conjunto de utilitários, o sistema mantém-se estável e responsivo, com um bom desempenho independentemente de estar conectado via WiFi ou por uma ligação 4G, não se notando hesitações ou demoras no carregamento de dados via Internet.
O écran proporciona um espaço de trabalho suficiente, com a definição a facilitar o uso, que é possível mesmo olhando mais lateralmente ou em condições de luminosidade adversas, como sob Sol intenso, com o sistema táctil a revelar-se preciso e de fácil controle nas aplicações testadas neste equipamento, o que não implica que tal suceda com todas, nomeadamente com jogos, onde o controle será mais exigente.
domingo, abril 09, 2017
Lisboa, cidade fechada - 24ª parte
Após várias semanas de caos, sem sinalização, com veículos a encontrar-se frente a frente com frequência, começaram a ser colocados alguns dos sinais em falta, resultando num esquema de circulação que contraria completamente o propósito inicial, concretamente o de evitar que um bairro residencial seja utilizado como um atalho que permite aos automobilistas escapar ao tráfego mais intenso de vias principais.
Alguns casos, o posicionamento dos sinais é de tal forma inadequado que os condutores dificilmente os vêm, pelo que, sem o complemento de outra sinalética, nomeadamente horizontal, continuam-se a verificar numerosas situações de circulação em sentido proibido, sem que se possa atribuir a responsabilidade exclusiva a quem conduz.
Em paralelo, surgem nas vias os traços amarelos que indicam a proibição de estacionar, algo que seria mais que intuitivo face à escassa largura dos passeios e o facto de um veículo imobilizado bloquear a circulação, sendo igualmente assinalados, com uma linha em zigzag, locais onde, havendo espaço, o estacionamento é proíbido.
Curiosamente, foram removidos diversos pilaretes, sobretudo em locais onde inicialmente estavam previstos estacionamentos, mais tarde removidos, sem que os planos fossem alterados, do que resultava uma escassez de locais para parqueamento nas zonas mais próximas dos estabelecimentos de ensino, resultando num autêntico caos na altura em que os alunos iniciam e terminam o dia escolar, tal a imensidão de veículos que afluem ao local.
Alguns casos, o posicionamento dos sinais é de tal forma inadequado que os condutores dificilmente os vêm, pelo que, sem o complemento de outra sinalética, nomeadamente horizontal, continuam-se a verificar numerosas situações de circulação em sentido proibido, sem que se possa atribuir a responsabilidade exclusiva a quem conduz.
Em paralelo, surgem nas vias os traços amarelos que indicam a proibição de estacionar, algo que seria mais que intuitivo face à escassa largura dos passeios e o facto de um veículo imobilizado bloquear a circulação, sendo igualmente assinalados, com uma linha em zigzag, locais onde, havendo espaço, o estacionamento é proíbido.
Curiosamente, foram removidos diversos pilaretes, sobretudo em locais onde inicialmente estavam previstos estacionamentos, mais tarde removidos, sem que os planos fossem alterados, do que resultava uma escassez de locais para parqueamento nas zonas mais próximas dos estabelecimentos de ensino, resultando num autêntico caos na altura em que os alunos iniciam e terminam o dia escolar, tal a imensidão de veículos que afluem ao local.
Subscrever:
Mensagens (Atom)