sábado, setembro 19, 2020

A câmara de vigilância Escam QF-260 - 1ª parte

Uma das maiores dificuldade práticas na instalação de uma câmara de vigilância é a passagem de cabos, tanto de electricidade como de dados, que, para além das inerentes questões técnicas, têm implicações a nível de vulnerabilidade do sistema, bastanto, normalmente, cortá-los, para que este fique inactivo.

A Escam propõe como solução a câmara QF-260, um modelo que incorpora um painel de energia solar de alto rendimento, que carrega duas baterias internas de iões de lítio, com um total de 5200 mAh, o que dispensa ligação a uma rede eléctrica, transmitindo os dados via rede sem fios, enquanto também os armazena internamente num cartão de memória de até 32 Gb.

Baseado num "chip" Hi3518EV200, esta câmara tem um sensor do tipo CMOS de 1/2.9", com 2 megapixels efectivos, numa resolução máxima de 1920 x 1080, com ângulo de visão de 70º e um alcance do sistema de infra-vermelhos de aproximadamente 15 metros, dependendo das condições de luminosidade exteriores.

Um modo noturno, que pode ser via luz branca, para o que estão disponíveis dois "leds" de 2W e um infravermelho, igualmente com um par de "leds" com a mesma intensidade, é activavel manualmente ou de forma automática, dependendo das condições de luminosidade e da detecção de movimentos.

sexta-feira, setembro 18, 2020

Máscara facial com "kit" de mãos livres

Com o popularizar das máscaras destinadas a prevenir o contágio por parte de vírus, inevitavelmente começaram a surgir algumas soluções mais tecnológicas, inclusivé a integração nestas de um "kit" de mãos livres, conectado a um dispositivo via "bluetooth".

Essencialmente, estamos diante de uma máscara, de boa qualidade, confortável e lavável, composta por um total de seis camadas, na qual foi integrado um sistema "bluetooth", removível, e que se encontra disponível em cor preta por um preço que ronda a quinzena de Euros, incluindo portes.

O sistema inclui dois auriculares, com cabo, num dos quais se encontra um pequeno módulo de comando, que permite efecutar operações, como ligar, desligar, ajustar o volume, atender ou recusar chamadas e terminá-las, e microfone, que fica alojado dentro da máscara, da qual se vê sair os fios que unem os vários componentes.

O modelo que ilustra o texto é apenas um, de vários já disponíveis, parecendo que pode ser melhorado, integrando melhor os auriculares no sistema de retenção da máscara, o que diminuiria o número de fios e tornaria mais prático o colocar e retirar a máscara, algo que esperamos ver numa versão mais sofisticada que, certamente, aparecerá num futuro próximo.

quinta-feira, setembro 17, 2020

Disponível a versão 71 defenitiva do Opera

Encontra-se disponível a versão defenitiva do Opera 71, devendo, depois de actualizado, apresentar a indicação da compilação 71.0.3770.148, no qual se encontram poucas diferenças visíveis face à versão anterior, com as alterações a serem sobretudo a nível de detalhes, alguns respondendo a pedidos dos utilizadores, e a correcções de erros e melhoramento de desempenho.

Existem alterações na disposição e acesso aos botões dos serviços de mensagem instantâneas e dos espaços de trabalho, o sistema de pesquisa em tabs foi, mais uma vez, melhorado, obtendo mais resultados e centrando-se num tab específico, e a pesquisa de histórico foi melhorada, com novos filtros, inclusivé a nível horário, podendo-se apagar o histórico, preservando períodos específicos.

Outra novidade importante é o fim do suporte para o outrora popular "Flash Player", efectiva no final do mês, bem como a correcção de um conjunto de erros que surgiam em situações muito específicas, pelo que afectavam um número muito restrito de utilizadores, mas esses seriam, nalguns casos, particularmente afectados.

Esta actualização, que aconselhamos a efectuar, processa de forma automática e rápida, não se notando que afecte acessos a sites, tem como foco a correcção de erros e pequenos ajustes, sem que surja algo de realmente novo, mas permite que este continue a ser o nosso navegador favorito, com características e funcionalidades que valorizamos, aliadas a um desempenho de elevado nível.

quarta-feira, setembro 16, 2020

O carregador sem fios Bakeey Q8 - 2ª parte

Com apenas 90 x 90 x 10 milímetros e um peso de 150 gramas, este carregador é muito fácil de transportar, e pode ser instalado ou posicionado sobre qualquer superfície, desde que possa ser ligado a uma porta USB, revelando-se uma solução interessante e em conta para quem quiser colocar equipamentos deste tipo ao serviço de clientes.

Natualmente que apenas os telemóveis com um sistema interno de carregamento por indução podem tirar parte desta funcionalidade e que o equipamento deve estar conectado, para efeitos de carregamento, a uma porta USB com um mínimo de 2A, sem o que o processo de carregamento dos dispositivos nele conectados será bastante lento.

O conjunto inclui o carregado, um cabo USB e o manual de operações, mas não um transformador, o que significa que terá que ser ligado a uma porta compatível, tendo um preço que ronda a dúzia de Euros, incluindo portes a partir da Ásia, um valor que acaba por ser mais do que razoável para um equipamento deste tipo.

Sendo muito práticos e quase universais, tratando-se de telemóveis que suportem carregamento sem fios, é de ter em conta que o tempo de carregamento é superior ao obtido quando se recorre a um cabo USB, pelo que este tipo de equipamento pode ser interessante para repor alguma carga, num local de acesso público, por exemplo, mas consideramos que ainda não substitui o comum sistema por cabos, algo que pode ser feito através das portas que disponibiliza.

terça-feira, setembro 15, 2020

Bombeiro morre em Oliveira de Frades - 2ª parte

Já apontamos para possíveis causas em textos anteriores, numa altura em que o número de vítimas mortais já apontava para a excepcionalidade deste anos, mas o facto objectivo é que, entre autoridades ou entidades oficiais, reina o silêncio, ignorando esta situação, centrando-se apenas, e mal, na pandemia que, efectivamente, também não sabem como enfrentar.

Objectivamente, surgem cada vez mais dúvidas quanto à forma como esta campanha foi preparada e, sobretudo, quanto às condições em que decorre, não apenas aquelas que dizem directamente respeito ao combate, incluindo-se aqui o dispositivo nos seus vários componentes, mas também no respeitante ao estado do terreno, que neste ano de pandemia não foi limpo adequadamente, criando situações de risco acrescido.

Efectivamente, a pandemia não apenas fez esquecer grande parte dos problemas com que o País se depara, mas também serve como uma inaceitável e vergonhosa desculpa para tudo o que não foi feito, para a falta de decisões e para os óbvios erros de planeamento e avaliação, que se revelou de um optimismo tão irrealista que dificilmente podemos ver nele algum tipo de conexão com a realidade.

Numa 2ª feira complicada, em que também ardeu uma viatura de uma equipa de Análise e Uso do Fogo da Força Especial de Bombeiros, num fogo em Castro de Aires, felizmente sem causar ferimentos em nenhum dos elementos desta equipa, a perspectiva para o que falta do período mais crítico de combate aos é negativa, podendo-se antever que a tendência se mantenha e, infelizmente, a possibilidade da ocorrência de mais vítimas, seja uma triste realidade que contrasta com as ilusões de alguns decisores.

segunda-feira, setembro 14, 2020

Medidas para o "estado de contingência" - 2ª parte

Os estabelecimentos comerciais, com algumas excepções, apenas podem abrir a partir das 10:00 da manhã, tendo os supermercados, hipermercados e cafés a possibilidade de se manterem abertos até às 23:00, podendo a autarquia estabelecer restrições a partir das 20:00.

Vai ser mantido o teletrabalho, em rotação com o trabalho presencial, bem como o desfasamento de horários, em termos de hora de entrada e saída, bem como no horário de almoço, de modo a diminuir os contactos, faltando ainda acertar detalhes com as entidades empresariais para a implementação destas medidas.

O uso de máscara na via pública, talvez a medida mais aconselhada por especialistas, continua a não ser obrigatório, mantendo-se, naturalmente, a obrigatoriedade de uso em locais fechados de acesso público, tal como vigora actualmente, parecendo que esta opção tem mais a ver com gostos e apetências pessoais do que com dados científicos.

Não há, efectivamente, grandes surpresas nas medidas agora anunciadas, talvez com excepção da proibição de grupos de mais de 4 pessoas num raio de 300 metros em redor de estabelecimentos de ensino, o que, em termos práticos, abrange toda a cidade, levando a crer houve pouca reflexão imaginação no desenvolvimento de restrições, sendo patente que continua a faltar uma análise e um trabalho mais competente por parte de quem governa o País.

domingo, setembro 13, 2020

O carregador sem fios Bakeey Q8 - 1ª parte

Os sistemas de carregamento sem fios, por indução, têm-se vindo a popularizar, pelo que o seu preço tem diminuido, podendo, actualmente, serem adquiridos por poucos Euros, sendo exemplo deste tipo de equipamento, de baixo preço, o "Bakeey Q8 Universal Dual USB Qi Wireless Charger".

O sistema de carregamento sem fios detecta o equipamento a carregar e inicia e termina o processo de forma automática, sendo compatível com a maioria dos equipamentos que suportam este tipo de carregamento, mas algo lento, por funcionar a 5V, sendo, no entanto, bastante eficiente e económico.

Para além do carregamento por indução, este modelo inclui duas portas USB a 5V 1A, o que permite carregar, em simultâneo três dispositivos, podendo o processo ser monitorizado através de um sistema de indicadores luminosos colocados na parte frontal do equipamento.

A superfície superior é em silicone anti-deslizante, que cobre uma caixa em plástico, de boa qualidade, resistente, e que suporta bem o uso diário sem marcas particularmente visíveis, aguentando bem pequenos impactos e revelando-se muito fácil de limpar.