É de notar que este tipo de capa resulta bem em assentos com dimensões dentro do mais habitual, o encosto de cabeça fixa, sem "airbags" laterais, mas que não será o mais adequado noutros casos, para os quais existem modelos específicos, que permitem um conjunto de ajustes diferentes e não interferem com a utilização do "airbag", resultando, naturalmente, num preço bastante superior.
Por exemplo, o modelo básico da Tirol é compatível com os assentos de um Discovery 1, não apresentando problemas de instalação ou questões de conforto, mas já não tem o mesmo nível de compatibilidade com os assentos de um Defender e resulta mal nos modelos mais recentes, como os últimos Range Rover, incluindo o Evoque, ou os Discovery "Sport", que possuem assentos bem mais volumosos e sofisticados.
Disponíveis em diversas combinações de cores, mas com predominância para o negro, eventualmente combinado com cinzento ou creme, vendidos em conjuntos completos ou individualmente, os forros da Tirol custam, em média, 5 Euros por assento individual, incluindo o forro e o respectivo conjunto de moldas de fixação em plástico.
Do mesmo fabricante, e na mesma área, estão disponíveis conjuntos mais complexos, com encosto de cabeça separado, num total de 11 peças, protecções, para transporte de animais ou esteiras com sistema de aquecimento, todos com diversas combinações de cores e mesmo de finalização, acrescendo diversos acessórios para veículos destinados a fins completamente distintos.
sábado, dezembro 19, 2015
sexta-feira, dezembro 18, 2015
Último Defender vendido por 549.000 Euros
O último Defender, com o número 2.000.000, foi arrematado por 549.000 Euros, sem dúvida o valor mais alto alguma vez pago por um exemplar deste modelo, com esta soma a reverter para instituições de solidariedade, incluindo a Cruz Vermelha e o Crescente Vermelho.
O processo de construção deste exemplar, leiloado pela Bonhams, estiveram envolvidas diversas personalidades ligadas à Land Rover, tornando-no num veículo único em termos de detalhes, da documentação, e do simbolismo, representando toda uma tradição e um longo percurso iniciado nos anos quarenta.
Era absolutamente inevitável que o último exemplar de uma longa linha de veículos, e estima-se que durante a última metade do século XX, o primeiro veículo a motor visto por metade dos habitantes deste planeta tenha sido um Land Rover, tenha tido como destino ajudar obras de solidariedade e de assistência, muitas das quais, desde há muito, utilizam modelos semelhantes nas mais difíceis condições.
Fecha assim, com chave de ouro e sem sucessor à vista, a produção do Defender, terminando uma longa linhagem que teve origem nos anos quarenta do século passado, sabendo-se que qualquer que seja o modelo que lhe suceda, independentemente da sua qualidade e carisma, terá muito pouco em comum com um veículo cuja forma de construção está hoje completamente em desuso.
O processo de construção deste exemplar, leiloado pela Bonhams, estiveram envolvidas diversas personalidades ligadas à Land Rover, tornando-no num veículo único em termos de detalhes, da documentação, e do simbolismo, representando toda uma tradição e um longo percurso iniciado nos anos quarenta.
Era absolutamente inevitável que o último exemplar de uma longa linha de veículos, e estima-se que durante a última metade do século XX, o primeiro veículo a motor visto por metade dos habitantes deste planeta tenha sido um Land Rover, tenha tido como destino ajudar obras de solidariedade e de assistência, muitas das quais, desde há muito, utilizam modelos semelhantes nas mais difíceis condições.
Fecha assim, com chave de ouro e sem sucessor à vista, a produção do Defender, terminando uma longa linhagem que teve origem nos anos quarenta do século passado, sabendo-se que qualquer que seja o modelo que lhe suceda, independentemente da sua qualidade e carisma, terá muito pouco em comum com um veículo cuja forma de construção está hoje completamente em desuso.
quinta-feira, dezembro 17, 2015
"Kits" de medição de gases de escape por 15 Euros - 1ª parte
A medição da temperatura de gases de escape já foi abordada em textos anteriores, mas a importância de que se reveste, sobretudo quando estão em causa motores com algum tipo de modificação, da qual pode resultar um aumento de temperatura, leva-nos a voltar ao assunto, propondo o "kit" mais barato que encontramos no mercado.
Alertamos para o facto de este tipo de leitura ser efectuada de forma completamente diferente à do habitual termómetro, que mede a temperatura do líquido de refrigeração, enquanto neste caso a medição é dos gases de combustão, portanto traduzindo a temperatura interna do motor, que pode subir de forma desfazada relativamente ao líquido de refrigeração.
Tal como outros "kits", este é composto por uma sonda em aço inoxidável 304, com um diâmetro de 5 milímetros e um comprimento de 3 centímetros no respeitante à zona a ser exposta ao calor, e um comprimento total de 8 centímetros, à qual vem ligado um cabo de 2 metros, isolado e devidamente terminado.
A sonda tem uma roscagem 1/8" NPT, de compressão ajustável, e que pode ser colocada, tal como sugerimos, recorrendo a uma das placas que destinada a substituir a válvula de recirculação de gases de escape, ou EGR, devidamente modificada, que deve ser furada e roscada de forma adequada, eventualmente usando uma simples porca com a roscagem da sonda.
Alertamos para o facto de este tipo de leitura ser efectuada de forma completamente diferente à do habitual termómetro, que mede a temperatura do líquido de refrigeração, enquanto neste caso a medição é dos gases de combustão, portanto traduzindo a temperatura interna do motor, que pode subir de forma desfazada relativamente ao líquido de refrigeração.
Tal como outros "kits", este é composto por uma sonda em aço inoxidável 304, com um diâmetro de 5 milímetros e um comprimento de 3 centímetros no respeitante à zona a ser exposta ao calor, e um comprimento total de 8 centímetros, à qual vem ligado um cabo de 2 metros, isolado e devidamente terminado.
A sonda tem uma roscagem 1/8" NPT, de compressão ajustável, e que pode ser colocada, tal como sugerimos, recorrendo a uma das placas que destinada a substituir a válvula de recirculação de gases de escape, ou EGR, devidamente modificada, que deve ser furada e roscada de forma adequada, eventualmente usando uma simples porca com a roscagem da sonda.
quarta-feira, dezembro 16, 2015
Gorro com "kit" de mãos livres
Um dos "kits" de mãos livres mais baratos, e talvez dos mais práticos, pelo menos no Inverno, é o simples gorro de vigía, muitas vezes designado por "watch cap", no qual se encontra incorporado um sistema de alta voz que comunica via "bluetooth" com um equipamento móvel.
Recorrendo ao protocolo "Bluetooth" V3.0+EDR, o pequeno sistema integrado tem um alcance de 10 metros, possuindo no seu interior uma pequena bateria de iões de lítio de 3.7 volts e 120mA, carregada via USB, que, após duas horas e meia de carga, permite um tempo de "standby" de 60 horas e até três horas e meia de uso activo.
Na parte lateral encontra-se um pequeno painel de controle, que permite activar o sistema, seja para atender chamadas e falar com mãos livres, seja para ouvir música, e aumentar ou diminuir o volume, com toda a electrónica a poder ser removida, de modo a que o gorro possa ser lavado com facilidade.
Disponível em diveras cores, sobretudo neutras, e em combinações de cores, neste caso em padrões algo vistosos, este gorro serve em cabeças com circunferência entre os 56 e 62 centímetros, tendo um preço a partir dos 7 Euros, incluindo portes a partir da Ásia, bem como o cabo para alimentação, o que o transforma num dos sistemas de mãos livres mais acessíveis do mercado.
Recorrendo ao protocolo "Bluetooth" V3.0+EDR, o pequeno sistema integrado tem um alcance de 10 metros, possuindo no seu interior uma pequena bateria de iões de lítio de 3.7 volts e 120mA, carregada via USB, que, após duas horas e meia de carga, permite um tempo de "standby" de 60 horas e até três horas e meia de uso activo.
Na parte lateral encontra-se um pequeno painel de controle, que permite activar o sistema, seja para atender chamadas e falar com mãos livres, seja para ouvir música, e aumentar ou diminuir o volume, com toda a electrónica a poder ser removida, de modo a que o gorro possa ser lavado com facilidade.
Disponível em diveras cores, sobretudo neutras, e em combinações de cores, neste caso em padrões algo vistosos, este gorro serve em cabeças com circunferência entre os 56 e 62 centímetros, tendo um preço a partir dos 7 Euros, incluindo portes a partir da Ásia, bem como o cabo para alimentação, o que o transforma num dos sistemas de mãos livres mais acessíveis do mercado.
terça-feira, dezembro 15, 2015
Land Rover vai ter fábrica na Eslováquia
Confirma-se que a Land Rover irá ter uma fábrica na Eslováquia, onde, a partir de 2018, serão produzidos os veículos construídos em alumínio e, muito possivelmente, o sucessor do Defender, estando estimada uma produção inicial de 150.000 unidades por ano.
Na fábrica da cidade de Nitra, estará disponível a tecnolgia mais avançada, com indicações de que o novo Defender não usará o chassis T5, usado nos Discovery 3 e 4 e nos primeiros Range Rover Sport, abrindo caminho a um modelo completamente novo, cujos contornos ainda se desconhecem.
Depois de um investimento adicional de 450 milhões de Libras no centro de construção de motores de Wolverhampton, a nova fábrica vai elevar substancialmente o total de investimentos da Jaguar Land Rover, que deverá atingir os 11.000 milhões ao longo dos últimos 5 anos, como forma de aumentar a produção a níveis nunca antes atingidos.
Não obstante uma produção cada vez mais disseminada por todo o Mundo, a Land Rover continua a afirmar-se como uma marca inglesa, que pretende manter um estilo muito próprio, sendo para isso essencial que o sucessor do Defender esteja à altura das tradições de um dos mais icónicos modelos da marca, assegurando assim uma continuidade desde a apresentação dos primeiros série.
Na fábrica da cidade de Nitra, estará disponível a tecnolgia mais avançada, com indicações de que o novo Defender não usará o chassis T5, usado nos Discovery 3 e 4 e nos primeiros Range Rover Sport, abrindo caminho a um modelo completamente novo, cujos contornos ainda se desconhecem.
Depois de um investimento adicional de 450 milhões de Libras no centro de construção de motores de Wolverhampton, a nova fábrica vai elevar substancialmente o total de investimentos da Jaguar Land Rover, que deverá atingir os 11.000 milhões ao longo dos últimos 5 anos, como forma de aumentar a produção a níveis nunca antes atingidos.
Não obstante uma produção cada vez mais disseminada por todo o Mundo, a Land Rover continua a afirmar-se como uma marca inglesa, que pretende manter um estilo muito próprio, sendo para isso essencial que o sucessor do Defender esteja à altura das tradições de um dos mais icónicos modelos da marca, assegurando assim uma continuidade desde a apresentação dos primeiros série.
segunda-feira, dezembro 14, 2015
O localizador TK206 para portas ODB2 - 2ª parte
É de notar que este localizador, muito simplificado, usa a porta ODB2 para alimentação, não para obter dados, pelo que, caso o pino de alimentação seja padronizado, os restantes protocolos usados são irrelevantes, por esta informação, usada por localizadores mais sofisticados, não ser utilizado por este modelo.
Com apenas 7.3 x 4.8 x 2.5 centímetros, funcionando com alimentação a 12 ou 24 volts, este localizador suporta as habituais bandas GSM a operar em 850, 900, 1800 e 1900 MHz e GPRS classe 12, usando TCP/IP, o que permite ser utilizado em todo o Mundo, desde que as temperaturas sejam entre os -20º e os 70º.
Naturalmente que, para que este localizador cumpra adequadamente a sua função, a porta ODB2 tem que estar protegida, de modo a impossibilitar que o TK206 seja removido, do que resulta, naturalmente, a sua inutilidade funcional, a menos que seja mantido no interior do veículo, o que, graças à bateria interna, o mantém em acção.
O preço de um destes localizadores, incluindo portes, pode ficar abaixo da trintena de Euros, do que resulta não pagar direitos alfandegários, caso adquirido por um particular, constituindo uma alternativa interessante para quem possua um veículo com conector ODB2 e pretenda um sistema simples e prático de o localizar.
Com apenas 7.3 x 4.8 x 2.5 centímetros, funcionando com alimentação a 12 ou 24 volts, este localizador suporta as habituais bandas GSM a operar em 850, 900, 1800 e 1900 MHz e GPRS classe 12, usando TCP/IP, o que permite ser utilizado em todo o Mundo, desde que as temperaturas sejam entre os -20º e os 70º.
Naturalmente que, para que este localizador cumpra adequadamente a sua função, a porta ODB2 tem que estar protegida, de modo a impossibilitar que o TK206 seja removido, do que resulta, naturalmente, a sua inutilidade funcional, a menos que seja mantido no interior do veículo, o que, graças à bateria interna, o mantém em acção.
O preço de um destes localizadores, incluindo portes, pode ficar abaixo da trintena de Euros, do que resulta não pagar direitos alfandegários, caso adquirido por um particular, constituindo uma alternativa interessante para quem possua um veículo com conector ODB2 e pretenda um sistema simples e prático de o localizar.
domingo, dezembro 13, 2015
Novos produtos da MUD para Defender
Entre os novos produtos que podem ser tentadores neste Natal que se aproxima, encontra-se a luz interior para Land Rover Defender proposta pela MUD, vendida por perto de 75 Euros, e que substitui, de forma simples e sem implicar transformações, a original, conhecida por ser pouco eficiente.
Baseada na tecnologia "led" cerâmica, de alta qualidade, esta luz de 6.000K tem uma intensidade e tonalidade que a aproxima da luz do dia, facilitando a visão no interior, sendo complementado por um "led" de cor vermelho destinado a uma melhor visão durante a noite, selecionável por um simples "switch".
Para o Defender 110 "Utility Wagon", um modelo semelhante à "Station Wagon", mas com compartimento traseiro destinado a carga, a MUD disponibiliza um conjunto de paineis que encaixam nos recortes das janelas, cobrindo-as de forma eficar, melhorando a finalização e reduzindo o barulhor.
Estes paineis, cujo preço se aproxima dos 240 Euros, inclui bolsas em rede para pequenos objectos, sendo de muito fácil instalação e contribuindo de forma significativa para o conforto, sobretudo se o veículo for utilizado em expedições ou viagens longas e tiver sido convertido para permitir habitar no interior.
Baseada na tecnologia "led" cerâmica, de alta qualidade, esta luz de 6.000K tem uma intensidade e tonalidade que a aproxima da luz do dia, facilitando a visão no interior, sendo complementado por um "led" de cor vermelho destinado a uma melhor visão durante a noite, selecionável por um simples "switch".
Para o Defender 110 "Utility Wagon", um modelo semelhante à "Station Wagon", mas com compartimento traseiro destinado a carga, a MUD disponibiliza um conjunto de paineis que encaixam nos recortes das janelas, cobrindo-as de forma eficar, melhorando a finalização e reduzindo o barulhor.
Estes paineis, cujo preço se aproxima dos 240 Euros, inclui bolsas em rede para pequenos objectos, sendo de muito fácil instalação e contribuindo de forma significativa para o conforto, sobretudo se o veículo for utilizado em expedições ou viagens longas e tiver sido convertido para permitir habitar no interior.
Subscrever:
Mensagens (Atom)