sábado, junho 25, 2011

Huawei apresenta novo "tablet" com "Android"

Image Hosted by ImageShack
O Huawei Media Pad com Android

A Huawei, um dos maiores fabricantes chineses de dispositivos móveis e respectivos acessórios apresentou um novo modelo de "tablet" com sistema operativo "Android", que será disponibilizado no terceiro trimestre deste ano.

O novo "tablet" terá instalado um sistema operativo "Android" 3.2, e estará equipado com um processador dual-core 1.2 GHz desenvolvido pela Qualcomm, suportará de vídeos em full HD e Flash 10.3, e inclui diversas aplicações pré-instaladas, entre as quais as do Google, mas também integração com o Facebook e o Twitter.

Es modelo, com écran de 7 polegadas, terá um peso de 390 gramas, uma espessura de 10.5 milímetros, podendo ser acompanhado por uma versão de maiores dimensões e com um écran de 10 polegadas.

O Media Pad tem uma câmara frontal de 1.3 megapixel, uma de 5 megapixel na rectaguada, com auto-focus e capacidade de gravar vídeo em HD e ligação via HSPA+, correspondendo a 14.4 Mbps, bem como Wi-Fi, sendo uma alternativa interessante aos modelos existentes no mercado.

sexta-feira, junho 24, 2011

Nova aplicação do Facebook para partilhar fotos

Image Hosted by Imageshack
Um écran do Facebook

Segundo o portal TechCrunch, que se baseia num conjunto de documentos, o Facebook lançará em breve uma nova aplicação destinada a partilhar de forma mais simples as fotografias provenientes de dispositivos móveis.

Est nova aplicação irá não apenas facilitar o envio das fotos, mas também a sua partilha, a adição de etiquetas ou descrições, tornando mais intuitivo um processo que apresenta algumas dificuldades para muitos utilizadores.

A aposta do Facebook nos dispositivos móveis é óbvia desde há muito, com implementações específicas que acompanham o aumento do número de utilizadores que os utilizam no acesso a esta rede social, vindo agora suprir uma dificuldade que limitava algumas adesões.

GPS CompeGps TwoNav Delta com certificação IP57 - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
o GPS CompeGps Delta com certificação IP57

Um dos problemas com que nos temos deparado na utilização de GPS, mesmo em veículos, tem sido a sua falta de resistência física e ambiental, nele incluindo os elementos naturais, o que os torna inadequados para diversos usos, sobretudo em ambientes hostís.

A CompeGPS apresentou recentemente um modelo, o TwoNav Delta, que está certificado segundo a norma IP57, que implica ser resiste ao choque, à prova de água e de poeira, tornando-o apto a ser utilizado tanto no interior como no exterior de veículos, incluindo aqui motociclos e "quads".

A CompeGPS aliou este novo modelo ao seu "software", incluindo conjuntos de mapas, de modo a oferecer uma solução completa, devidamente testada, que seja considerada como fiável e facilmente actualizável, adequada a uma utilização em situações mais extremas.

O GPS baseia-se num receptor SiRF Atlas IV e possui um processador ARM11 a 500 MHz, disponde de uma memória "flash" de 128 Mb + 4 Gb e 64 de RAM, podendo ser expandida por um cartão micro SD de até 8 Gb.

quinta-feira, junho 23, 2011

Protecção contra neve para Defender

Image Hosted by ImageShack
Uma protecção contra neve para Defender

Esporadicamente, deparamo-nos com peças de origem militar para os Land Rover Defender, as quais foram concebidas para proteger os veículos quando estes operam em zonas com maior número de projecções ou sob condições climatéricas mais extremas, tendo recentemente encontrado algumas protecções para a asa dianteira.

Estas protecções, de origem militar e associados aos Land Rover "Wolf", são colocadas sobre as grelhas de ventilação dos guarda-lamas dianteiros de modo a que neve, chuva e outros detritos não entrem por aí, protegendo desta forma o motor.

Estas peças são novas, mas provenientes de "stocks" antigos, e são à prova de ferrugem, estando algumas pintadas em verde militar, mas mantendo por debaixo da tinta o revestimento que as protege de humidades.

O preço fica um pouco abaixo dos 70 Euros, acrescendo portes a partir de Inglaterra, e na encomenda deve ser mencionado se é pretendida uma protecção para o lado esquerdo ou direito do veículo, sendo este um valor algo elevado que apenas se justifica pela raridade da mesma.

quarta-feira, junho 22, 2011

Isqueiros ou maçaricos a gás butano

Image Hosted by ImageShack
Um isqueiro de gás butano

Mencionamos em textos anteriores os isqueiros "Turboflame", que podem ser usados como maçaricos de bolso, permitindo efectuar diversos trabalhos, inclusivé de soldadura, e seguindo na mesma linha, apresentamos uma versão muito mais barata.

Este modelo tem uma tampa e mecanismo de protecção, uma base que permite manter-se em posição sobre uma superfície plana e um travão, que mantém a chama activa, podendo esta atingir perto de 1.200º.

Tal como outros modelos, funciona com gás que pode ser adquirido em qualquer tabacaria, mas tem a capacidade de fundir pequenas moedas, plástico ou efectuar cortes, para além de poder ser usado nas tarefas normalmente associadas a um isqueiro, com a vantagem de poder ser usado em qualquer direcção.

Este isqueiro, com exterior em plástico negro, com reservatório transparente, tem uma dimensão de 10 x 6 x 3 cm e o preço, incluindo portes a partir da Ásia, é de apenas 3 Euros, correspondente a um quarto de um "Turboflame" equivalente.

6.000.000 de Euros da Protecção Civil transferidos para a PSP - 3ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um Canadair combate um fogo florestal em Portugal

Indiscutivelmente, seja numa rúbrica, seja noutra, o facto é que esta é uma redução de verbas que inevitavelmente terá reprecussões e um impacto a nível dos compromissos assumidos, os quais não são apenas a nível de pagamentos, mas também da operacionalidade de meios, traduzidos na eficácia do combate aos fogos, considerando este como o principal problema com o qual a Protecção Civil se vai deparar nos próximos meses.

O Estado tem, implicita e explicitamente, um conjunto de responsabilidades e de deveres inalienáveis, entre os quais se encontra a segurança dos cidadãos, nas suas várias vertentes, bem como o dos seus bens, protegendo-os de ameças a vários níveis, as quais são, tendencialmente, asseguradas por diversas entidades.

Ao privar uma destas entidades, e as que delas dependem de um determinado montante, sem que o mesmo resulte de uma racionalização de meios, que implica necessariamente um estudo e o assegurar, pelo menos, do mesmo nível de operacionalidade, o Estado assume implicitamente que está a colocar num patamar de risco mais elevado as populações, bem como todos os que operam nas entidades atingidas por esta redução de verbas.

Esta não é, portanto, uma decisão legítima, e as consequências, se as houver, excedem a simples responsabilidade política, passando para patamares onde a sanção terá, necessariamente, de ser decidida pelos Tribunais, dada a previsibilidade da ocorrência de efeitos negativos capazes de atingir pessoas e bens, cuja responsabilidade da segurança cabe ao Estado através dos seus decisores.

terça-feira, junho 21, 2011

Alimentador com 4 portas USB para tomada de isqueiro

Image Hosted by Imageshack
Um alimentador com 4 portas USB para tomada de isqueiro

Apresentamos recentemente um carregador com 4 portas USB e uma tomada de isqueiro, destinada a ser usado nas tomadas de isqueiro padronizadas dos veículos, propondo agora uma alternativa que, em vez do conector para isqueiro possui uma porta DC adicional.

Tal como o modelo que mencionamos previamente, este adaptador converte a corrente eléctrica proveniente do sistema de um veículo, com 12 ou 24 volts, para os 5 utilizados pelos conectores USB, com um máximo de 3000 MA.

Os sistemas de protecção são os habituais, incluindo contra excesso de temperatura ou de voltagem, carga excessiva e curto-circuito, permitindo carregar em segurança até 4 dispositivos USB, como câmaras, luzes de leitura de mapas, ou telemóveis, podendo ainda carregar um dispositivo adicional através de um cabo próprio.

Este carregador, com exterior em plástico ABS negro, mede 8 x 4 x 2.5 cm, pesa apenas 50 gramas e custa perto de 7 Euros, incluindo portes a partir da Ásia. sendo um pouco mais barato e de menores dimensões e peso que o modelo que inclui a tomada de isqueiro.

6.000.000 de Euros da Protecção Civil transferidos para a PSP - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um fogo florestal em Portugal

Esta opção, que contraria os discursos onde se incentiva ao regresso ao Interior do País, e acaba por complementar uma série de decisões absurdas e comprometedoras da sustentabilidade de extensas áreas rurais e da própria solidariedade nacional, demonstra que a realidade nua e crua pouco tem a ver com o universo imaginário onde se move grande parte da classe política, manifestamente incapaz de traduzir por actos o que parece ser uma boa intenção.

Por outro lado, está-se a adiar o problema, dado que se continua a assumir que a segurança prestada pelas forças policiais é necessária durante todo o ano, enquanto o esforço maior da protecção civil é sazonal, pelo que o adiar da entrega de verbas parece surgir como uma solução temporária que pode, efectivamente, comprometer o esforço do combate aos fogos.

Também se desconhece se esta é uma transferência temporária de verbas alocadas, as quais serão repostas atempadamente, ou se é defenitiva, diminuindo ainda mais um orçamento já de sí reduzido e que vai dificultar a realização de operações de combate aos fogos, diminuindo a operacionalidade dos meios disponíveis, os quais podem, por razões orçamentais, não poder actuar.

Existe também a possibilidade de se verificar um atraso a nível do pagamento a efectuar aos elementos incluidos no dispositivo de combate aos fogos, algo que, infelizmente, apenas replica inúmeras situações nas quais o Estado não cumpre atempadamente os seus compromissos, tal como acontece com defensores oficiosos ou quem esteve presente nas mesas eleitorais, para mencionar apenas dois casos amplamente conhecidos.

segunda-feira, junho 20, 2011

Época de comprar no EBay - 2ª parte

Image Hosted by Imageshack
Uma Sony H3 adquirida no EBay

Logicamente, que em items de maior valor a poupança será maior, e será nesses que nos tendemos a fixar, mas o facto é que esta é extensível mesmo aos mais baratos, onde a percentagem de poupança atinge valores francamente surpreendentes.

Mesmo items de valor que será quase insignificante, mas que quando adquiridos nalguma quantidade, quase sem se dar por tal, representam um valor a ter em conta, acabam por ser francamente mais baratos adquiridos no EBay.

Um exemplo, é o de um cabo de ligação USB para mini-USB, cujo preço no EBay, incluindo portes, ficou pelos 30 cêntimos, sendo vendido entre nós por perto de um Euro em lojas de artigos de baixo custo, valor que, sendo baixo, acaba por ser três vezes superior ao que pagamos.

Temos verificado, por experiência própria, que, sempre que é possível planear e não existe urgência, o valor de poupança dos equipamentos adquiridos via EBay, quando comparados com os praticados entre nós, tendem a ficar abaixo dos 50%, mesmo incluindo portes e, quando aplicável, despesas alfandegárias, tendo os sistemas de protecção contra fraudes sendo mais eficazes do que o de troca presencial em Portugal.

6.000.000 de Euros da Protecção Civil transferidos para a PSP - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Bombeiros no combate a um fogo florestal em Portugal


A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) denunciou a transferência por parte do Ministério da Administração Interna (MAI) de 6.000.000 de euros destinados à Protecção Civil para a Polícia de Segurança Pública (PSP).

Este corte verifica-se no ano em que se verifica um corte de 23% a nível orçamental e uma redução de 15 meios aéreos no dispositivo de combate aos fogos florestais e quando se sabe que as autarquias enfrentam maiores dificuldades no apoio aos bombeiros, situação que se agrava devido a uma menor contribuição dos particulares.

Sabe-se que a PSP enfrenta graves problemas financeiros, com as verbas a escassear e a comprometer a operacionalidade de meios, mas o retirar verbas à Protecção Civil apenas muda o tipo de insegurança com que as populações se vão defrontar, previlegiando os centros urbanos em detrimento de zonas rurais, onde ocorrem a maioria dos incêndios florestais.

Mais uma vez, são as populações mais expostas, com menor capacidade reivindicativa, as quais vivem em zonas deprimidas e abandonadas, as que serão mais penalizadas, dado que a PSP actua essencialmente nas grandes áreas urbanas, onde se concentra a maioria da população nacional.

domingo, junho 19, 2011

Depósito de água potável para Defender

Image Hosted by ImageShack
Depósito de água potável para Defender

O transporte de água em expedições, necessário em locais mais remotos onde o abstecimento seja difícil, obriga a cuidados e uma atenção especial que pode passar por um sistema de purificação, caso haja água não potável acessível, ou pelo seu transporte em recipientes adequados, quando tal não exista.

Este depósito destinado a expedições tem uma capacidade de 50 litros de água e é construido em plástico de alta resistência, incluindo válvulas e um tubo flexível para passar a água para outros recipientes.

Este tanque tem o formato adequado para ser colocado junto da divisória nos modelos 90 e atrás da última fila de bancos nos 110, contornando os guarda lamas traseiros, um local onde tendem a ser instalados diversos tipos de equipamento e que poderá já se encontrar ocupado.

O preço fica um pouco abaixo das duas centenas de Euros, a que acrescem portes a partir de Inglaterra, um valor que talvez se justifique para quem participe frequentemente em expedições com etapas longas em locais onde o abastecimento de água potável seja complicado, mas que parece excessivo para a maioria dos praticantes desta modalidade.
Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin