sábado, fevereiro 01, 2014

Conectores para tomada de isqueiro com fusível

Image Hosted by Google Um conector para tomada de isqueiro com fusível

O proliferar de equipamentos e dispositivos eléctricos a bordo dos veículos, muitos deles ligados através da tomada de isqueiro, e que podem ser adquiridos por valores sucessivamente mais baixos, traduz-se, muitas vezes, num risco para o veículo, não obstante ter circuitos de protecção, bem como para o próprio dispositivo.

Na maioria dos dispositivos de baixo custo temos verificado que não está presente nenhum sistema de protecção, nomeadamente um fusível, nem um "led" avisador de carga, que acende sempre que existe passagem de corrente da tomada para o equipamento através do conector.

Image Hosted by Google Um conector para tomada de isqueiro com fusível

A substitução de um modelo sem protecção por outro que a tenha é mais que aconselhável, sendo uma operação extremamente simples, mesmo quem tenha pouca ou nenhuma experiência de ligações eléctricas, e pode ser efectuada por um custo muito baixo, dado que um destes conectores custa pouco mais de um Euro, incluindo portes a partir da Ásia.

Em termos de operações a realizar, temos que cortar o conector incluido com o equipamento, descarnando os condutores e um pouco do revestimento, de modo a que os contactos sejam soldados no novo conector, após o que o mesmo é montado, sendo fechado por um simples parafuso.

sexta-feira, janeiro 31, 2014

Produtos para automóvel no Lifecooler

Image Hosted by Google Um sistema de bloqueio para veículo

Apresentamos muito recentemente um conjunto de produtos para automóveis disponíveis na cadeia Lidl, que tendem a repetir-se periodicamente, deixando em aberto espaço para outros fornecedores que, directamente ou através de um agregador de descontos, ofereçam preços competitivos.

A Lifecooler, um desses agregadores, enviou recentemente uma mensagem onde se podem encontrar diversos acessórios para veículos, que vão desde os comuns tapetes ou capas para bancos, semelhantes ou equivalentes aos do Lidl, a sistemas de bloqueio, que podem ser para colocar no interior ou no exterior da viatura, bem como equipamentos para oficinas ou garagens.

Alguns dos equipamentos, como o inclinómetro, diversos tipos de faróis, carregadores, gambiarras, bomba para troca de óleo, altifalantes, cobertura exterior, entre outros, raramente aparecem no Lidl, pelo que chamamos a atenção dos nossos leitores para esta oportunidade.

Numa área muito distinta da oferta do Lidl, estão incluidos na promoção do Lifecooler um conjunto de serviços, que incluem revisão, polimento de faróis, tratamentos para automóveis ou motociclos, os quais devem ser devidamente avaliados, verificando-se se são compatíveis com o modelo do adquirente.

quinta-feira, janeiro 30, 2014

Número 33 da revista Land Portugal chega às bancas

Image Hosted by Google A capa do nº 33 da Land Portugal

Já se encontra nos locais de venda habituais, entre os quais nas lojas "Tangerina" da Galp, o número 33 da Revista Land Portugal, onde se podem encontrar diversas reportagens sobre o "mundo" Land Rover português, sendo visíveis diversas caras e veículos bem conhecidos neste meio.

O passado dos Land Rover, em associação com a "Born Free Fundation", as expedições de António Cerejo pelo Mundo, bem como as actividades conjuntas com os "Nature Lovers", merecem, entre outras, a atenção dos adeptos não apenas da marca, mas do todo o terreno em geral.

Está presente a publicidade temática, algo escassa, revelando o estado do mercado nacional, bem como artigos técnicos, o anúncio e divulgação de actividades de clubes, bem como uma secção de classificados e a divulgação de produtos de interesse para quem possui veículos da marca.

O preço continua nos 3.90 Euros, sendo este um dos meios de comunicação e divulgação essenciais entre a comunidade Land Rover nacional, que aqui encontra uma forma de partilha de informações e uma fonte de notícias que dificilmente se podem encontrar noutros meios de comunicação social.

quarta-feira, janeiro 29, 2014

Multa na hora para quem não limpar as matas - 4ª parte

Image Hosted by Google Extensão de terreno queimado em Portugal

Não sendo, por princípio contra a ideia de impor o pagamento de multas pela ausência de limpeza de terrenos agrícolas na hora, consideramos que, na actual conjuntura, com inúmeras explorações agrícolas arruinadas como consequência de medidas governamentais, muitas das quais implicam a desertificação do Interior, outras aumentam esmagadoramente a carga fiscal, esta medida parece-nos extemporânea.

Devia o Estado e autarquias, em primeiro lugar, dar o exemplo, começando pela limpeza dos seus próprios terrenos, dar aos proprietários meios e condições de sustentabilidade e rentabilidade para os seus terrenos, e, finalmente, agir contra quem não cumpra a lei, de forma proporcional, justa e adequada.

Na actual conjuntura, perante a falência iminente de inúmeros proprietários, esta será uma forma camuflada de expropriação de terras que medidas governamentais desvalorizaram até ao limite, inutilizando-as do ponto de vista económico, vulnerabilizando os seus donos e, finalmente, expoliando-os dos seus escassos bens.

Mais do que proteger a floresta, porque se tal fosse a intenção o Estado começaria por limpar as suas matas, fazer cumprir a lei em vigor, dotar quem previne e combate os fogos de meios, só para citar algumas medidas em falta, esta ideia visa, essencialmente, obter verbas, seja directamente, através do pagamento de multas, seja indirectamente, expropriando quem as não possa pagar, numa manobra populista junto dos habitantes das grandes cidades, que pouco conhecem a realidade rural, sacrificando, uma vez mais as empobrecidas e abandonadas populações de um Interior que se afunda a cada dia que passa.

terça-feira, janeiro 28, 2014

Manuais de produtos do Lidl "on line"

Image Hosted by Google Manual de compressor em PDF

Os produtos vendidos pelo Lidl, independentemente da marca que os fabrica, e que incluam manual de operação, como um auto rádio, um sistema de mãos livres ou até um compressor, desde que comercializados a partir de 2011, já possuem uma versão "on line" das respectivas instruções.

No "site" do Lidl pode-se encontrar so lado direito do écran o acesso, a cópia do manual fornecido com um dado produto, em formato PDF, nas diversas línguas do original, podendo o mesmo ter sido revisto, corrigido ou melhorado desde a altura em que o equipamento original apareceu no mercado.

Os manuais "on line", para além de substituirem os originais, que se podem ter perdido, são de fácil leitura, dado que podem ser ampliados no computador, têm a vantagem de serem a versão mais recente, pelo que, mesmo para quem ainda disponha do manual de origem, uma consulta pode ser aconselhável, dado que podem ter sido introduzidas alterações.

Não existem custos de acesso, pelo que sugerimos a quem pretenda adquirir produtos do Lidl mais sofisticados, que descarregue os manuais antes de proceder à compra, sendo esta a forma mais fácil de verificar se as suas funcionalidades correspondem efectivamente ao pretendido.

segunda-feira, janeiro 27, 2014

Multa na hora para quem não limpar as matas - 3ª parte

Image Hosted by Google Floresta queimada num incêndio em Portugal

Surge, naturalmente, a ideia de que será, mais uma vez, a Autoridade Tributária (AT) a, no limite, ser a responsável pelas cobranças, algo que parece ser a tendência nos tempos que correm, e que abrange algo de tão diverso como a falta de pagamento de uma taxa ou imposto à de uma portagem numa via rápida, pelo que não nos espanta que essa incumbência fosse agora adicionada a tantas outras desempenhadas pela entidade que melhor cobra neste País.

Mais uma vez, duvidamos que a AT tenha os recursos para ser uma espécie de agência nacional de cobranças, afastando-se do seu propósito e missão fundamental, para se perder numa teia de funções e atribuições que, devendo estar centralizadas numa única entidade, seriam de atribuir a um orgão criado unicamente para esse propósito.

Existe ainda o problema dos terrenos pertencentes ao Estado e às autarquias, em muitos casos aqueles que apresentam maiores riscos dada a falta de limpeza e a óbvia e inerente impunidade dos seus proprietários, que se movem acima das leis que eles próprios criaram e fazem cumprir junto dos restantes proprietários.

Logicamente que multar quem vai receber a receita da multa fará pouco ou nenhum sentido, pelo que restaria a vertente criminal, sempre muito difusa, a qual tende a ser, no final, atribuida a alguém na base inferior da hierarquia e que, quase certamente, não terá responsabilidade e menos ainda culpa por este tipo de situação.

domingo, janeiro 26, 2014

Mais uma semana do automóvel no Lidl

Image Hosted by Google Um sistema de mãos livres

A partir da próxima 5ª feira, dia 30 de Janeiro, estarão disponíveis nas lojas da cadeia Lidl diversos acessórios e produtos para automóveis, a maioria dos quais já estiveram disponíveis anteriormente, mas que, pela sua importância, justificam um novo alerta para os nossos leitores.

Alguns dos items à venda aumentam o nível de conforto, outros, como o extintor ou o estojo de primeiros socorros facilitam o socorro em situações de emergência, enquanto um terceiro grupo auxilia operações de manutenção, nestes incluindo carregador e testador de bateria ou chave para filtro de óleo.

Com a introdução de alterações no Código da Estrada, alguns equipamentos relacionados com as comunicações móveis, como o sistema de mãos livres e um suporte adequado para telemóvel ou "tablet" devem ser tido em conta, custando, nesta promoção, 17.99 e 8.99 Euros, respectivamente.

Mesmo em periodo de crise, como aquele que atravessamos, o investimento na segurança, e o conforto na condução também contribui de forma decisiva para uma viagem segura, não deve ser descurado, tendo um retorno extremamente superior ao valor investido sempre que um dos equipamentos adquiridos seja necessário.