sábado, abril 04, 2015

Três em cinco condutores usam a bateria para carregar outros equipamentos - 3ª parte

Obviamente que esta atenção deve ser maior quando seja utilizado um inversor de corrente, alimentando um equipamento a 220V, ou quando se mantenha em funcionamento equipamentos de consumo particularmente elevado, como frigorífico, sobretudo se a estes for de adicionar climatização e dispositivos de comunicação e navegação, como acontece com os veículos que participam em expedições em locais com clima particularmente quente ou frio.

Colocar uma bateria de maior capacidade, naturalmente, ajuda, mas será o mesmo que dispor de um reservatório de maiores dimensões, ou seja, não repondo o consumo, a capacidade irá esgotar-se, com a diferença de que tal acontecerá mais tarde, mas de forma igualmente inexorável, pelo que não dispensa uma carga adequada que, pela capacidade acrescida, também demorará mais tempo.

Mais importante do que aumentar a capacidade, será de equacionar uma bateria de melhor qualidade, com menor descarga e que tenha maior desempenho no arranque, altura de maior esforço, sendo de observar o valor que o fabricante aponta em termos de CCA ou "cold cranking ampere", que medem a corrente fornecida a -18º, e que nunca deverá ser inferior ao do modelo de origem.

Uma bateria de boa qualidade, com o valor de CCA idêntico ou superior ao modelo de origem, mesmo que com menor capacidade, devidamente instalada num veículo cuja instalação eléctrica tenha sido verificada, evitando fugas, e com o alternador em bom estado, recarregando adequadamente a bateria, tem todas as possibilidades de ter uma vida longa e um fim anunciado, sem deixar de funcionar subitamente, notando-se o seu declínio por uma crescente mas subtil diferença no arranque do veículo.

sexta-feira, abril 03, 2015

Revista Código 4x4, uma publicação grátis

Porque nem tudo custa dinheiro, é de recordar que a revista espanhola "Código 4x4" pode ser lida "on line" ou descarregada da Internet em formato PDF, de forma a ser lida a partir de um suporte magnético local, sem quaisquer custos ou a necessidade de uma inscrição.

No último número disponível na Internet, de Março de 2015, chamou a nossa atenção o artigo sobre a preparação de um Land Rover Defender 90 Td5 para competição, com todos os detalhes devidamente fotografados e descritos ao longo de 18 páginas, incluindo-se ainda um vídeo, visível na edição "on line", e que pode inspirar alguns proprietários de veículos deste modelo.

Também um artigo sobre o Pinzguauer, um modelo raro entre nós, desenvolvido para uso militar, que de algum modo lembra o "Unimog", conhecido entre nós pelo seu uso no Exército, artigos sobre expedições, como o "Sahara Desert Chalenge 2014" e mesmo na zona de Serpa, no Alentejo, que se desenvolvem ao longo de dezenas de páginas, são particularmente interessantes e podem servir de base a diversas expedições.

Sendo gratuita, e com artigos de interesse, justifica-se descarregar e ler este número 14 da "Código 4x4", onde o panorama do todo o terreno em Espanha, incluindo a nível de mercado, muito maior do que o nosso, pode ser avaliado, encontrando-se diversas ideias que podem inspirar, bem como um conjunto de locais onde é possível adquirir material a preços competitivos.

quinta-feira, abril 02, 2015

"Pods" para tomadas e conectores - 2ª parte

O "pod" tem 150 milímetros de largura na parte da frente, 113 na rectaguarda, 50 de altura e uma profundidade de 79, sendo fixo numa superfície plana por um par de parafusos, um de cada lado, podendo ser necessário efectuar furações para passagem de cabos eléctricos, oferecendo uma certa flexibilidade a nível de posicionamento.

Uma óbvia vantagem do "pod" é dispensar grandes alterações, podendo, nalguns veículos, ser posicionado de forma discreta e com um mínimo de modificações, as quais poderão ser virtualmente invisíveis, caso, por exemplo, a montagem seja efectuada sob o "tablier" e os furos para parafusos e passagem de cabo eléctrico sejam efectuados sob este.

Mesmo sobre o "tablier", as pequenas dimensões e sobretudo o baixo perfil não diminui a visão do condutor, sendo de notar que o "pod" só em casos específicos necessita de ser visualizado, nomeadamente para obter esporadicamente informação proveniente do voltímetro ou para ligar ou desligar cabos.

O preço, tal como na maioria dos casos, é bastante variável, mas podemos fazer uma estimativa de 18 a 25 Euros, incluindo portes, verificando-se uma pequena variação a nível dos modelos disponíveis, que podem incluir ou não o isqueiro para colocar na respectiva tomada ou a troca de deste por outro par de conectores USB.

quarta-feira, abril 01, 2015

Óleo Galp em promoção no Continente

Durante uma semana, a partir de ontem, a passada 3ª feira, estão em promoção diversos tipos de óleo para motor num conjunto de lojas da cadeia Continente, devendo-se aferir da disponibilidade em caso de interesse, dado que nem todos os estabelecimentos terão estes produtos.

Entre os vários tipo de óleo destaca-se o 5W40 100% sintético, com o reservatório de 5 litros a ser vendido por 59.99 Euros, a que corresponde 12 Euros por litro, um valor francamente baixo quando comparado com o praticado no mercado, e que é usado por diversos motores, como o dos Land Rover Td5.

Outros, como o 10W40, igualmente muito utilizado, vende-se por 14.99 e 39.99 Euros, para 1 e 5 litros, o 15W40, por 12.49 e 37.99, igualmente para 1 e 5 litros, estando ainda disponível o óleo mineral 2T e 4T, por 7.49 e 9.49 Euros por embalagem de 1 litro, preenchendo o total da oferta desta semana.

Para quem necessite de óleo para motor, esta pode ser uma oportunidade a ter em conta, sendo estes preços atrativos para uma marca conhecida, com um valor que pode rondar a metade do praticado noutras lojas, nomeadamente naquelas que estão agregadas aos postos de abastecimento e pertencem à própria cadeia do fabricante.

terça-feira, março 31, 2015

Localizadores via porta OBD II - 1ª parte

A maioria dos veículos recentes inclui uma porta OBD II, destinada a diagnósticos, que, normalmente, se encontra sem uso, pelo que utilizá-la, bem como aos dados fornecidos e á fonte de alimentação que proporciona para instalar um localizador faz todo o sentido, sobretudo se pretendermos um adicional de informações.

Existem, naturalmente, diversos modelos, sendo os que abordaremos em primeiro lugar, os mais simples, que dispensam instalação, e que, no caso dos derivados de Xexun, serão muito semelhantes aos TK-102, com excepção do aspecto físico, mas obedecendo à mesma lógica de funcionamento, passando, posteriormente, para os sistemas mais sofisticados e modulares, que implicam instalação no veículo.

Não nos vamos alongar relativamente aos princípios de funcionamento e características dos localizadores da Xexun, caso dos modelos TK-102 e TK-103, dado que os mesmos foram abordados diversas vezes no passado, bastanto efectuar uma pesquisa neste "blog" para obter as informações necessários, pelo que nos focaremos, essencialmente, nas diferenças e novidades destes modelos que usam o conector OBD II.

A instalação deste tipo de localizador é extremamente simples, em termos físicos, bastando encaixá-la no conector OBD-2 e, nalguns casos, deslizar o botão de ligação, seguindo-se a configuração de forma muito semelhante à de outros modelos, recorrendo a um conjunto de comandos enviados via SMS, inicialmente, e, caso seja essa a opção, via GPRS numa segunda fase.

segunda-feira, março 30, 2015

"Pods" para tomadas e conectores - 1ª parte

Uma solução barata e prática para adicionar conectores para alimentação de dispositivos é recorrer a paineis ou "pods", de alguma forma modulares, que permitam colocar, no local pretendido, um conjunto de unidades, as quais podem ser seleccionadas pelo utilizador ou encomendadas sob a forma de conjunto.

Encontram-se disponíveis no EBay e em diversas lojas "on line" paineis ou "pods" com três receptáculos para equipamentos eléctricos ou electrónicos, que incluem voltímetro, tomada de isqueiro e conector USB, em conjuntos de dois, com saidas de 1 e de 2.1 A, ambas a 5 Volts.

Nos receptáculos podem ser colocados, na disposição e orientação pretendida, um total de três destes dispositivos, tipicamente um de cada, mas, eventualmente, podendo-se trocar o conector para isqueiro por outro USB, obtendo-se, dessa forma, um total de 4 destes conectores, dois com cada amperagem, pagando um acréscimo no preço.

Naturalmente que o painel, com 150 milímetros de largura por 50 de altura, implica o corte de uma superfície, nem sempre disponível, pelo que, para quem não tenha essa opção, o caminho a seguir será o de optar pelo "pod", que pode ser colocado, por exemplo, sobre o "tablier", mas também sob este ou, nalguns veículos, em posição lateral, ao alto, orientando os módulos de acordo com o pretendido.

domingo, março 29, 2015

Concurso para o calendário de 2016 da Land Rover Owner

Tal como em anos anteriores, a Land Rover Owner abriu um concurso de fotografias, obviamente com veículos da marca incluidos, para o seu calendário de 2016, realizado em parceria com a Britpart, com as entradas a serem aceites até ao dia 02 de Setembro.

Os 12 prémios de 200 Libras inglesas, que totaliza o prémio total de 2.400 libras, em "vouchers" para aquisição de material da Britpart serão para os protagonistas dos vários meses do ano, escolhidos entre os esperaos mais de 1.000 participantes, a avaliar por edições anteriores, pelo que, para além de alguma sorte, é essencial uma excelente fotografia.

Destinando-se a uma impressão em grandes dimensões, naturalmente que existem requesitos técnicos em termos de defenição, o que implica o recurso a um equipamento de qualidade, pelo que é de utilizar uma câmara digital e não um simples telemóvel, o qual, não obstante o elevado número de pixels, nem sempre os utiliza da melhor forma e não consegue competir com uma máquina concebida especificamente para tirar fotografias.

A selecção será efectuada por um painel da Britpart, a quem caberá, igualmente, distribuir as fotos pelos vários meses do ano, sendo aconselhável visitar o "site" do concurso, de modo a aferir do tipo de fotos premiadas, bem como daquelas propostas pela concorrência, e onde se encontram todas as informações necessárias.