Passados 20 anos sobre os trágicos ataques do 11 de Setembro de 2001, para além de lamentar a enorme perda de vidas humanas e a destruição causada, muito ainda está por apurar, inclusivé a nível de cumplicidades internacionais, cujos interesses dos próprios Estados Unidos, parecem querer ocultar.
O nível de preparação exigido para um atentado desta dimensão, para além de um extenso trabalho de planeamento e coordenação, da aquisição de conhecimentos técnicos de de meios, ainda hoje levanta dúvidas, dando origem não apenas a inúmeras teorias da conspiração, na sua esmagadora maioria, aburdas, mas também a sérias suspeitas de envolvimento de terceiros, que poderão ter auxilidado ou, mesmo que indirectamente, contribuído para o ataque.
Um conjunto de documentos recentemente desclassificados, e agora publicamente acessíveis, podem contribuir para clarificar alguns aspectos do ataque, mas possível o envolvimento de protagonistas de relevância estratégica para os Estados Unidos e seus aliados, continua a levantar dúvidas impossíveis de dissipar face aos segredos que, por razões de segurança ou privacidade, continuam a ser mantidos.
Neste 20º aniversário, a melhor homenagem que se pode prestar a quase três milhares de mortos e a uma infinidade de vidas que foram para sempre afectadas, algumas de forma devastadora, é revelar a informação disponível, punir os responsáveis que ainda não foram presentes à justiça e fazer todo o possível para que tal não se repita, promovendo as medidas estruturais para que tal se revele impossível.
sábado, setembro 11, 2021
sexta-feira, setembro 10, 2021
Bolsas "molle" em Defender - 2ª parte
O preço deste modelo pode rondar as duas centenas de Euros, sendo certo que, recorrendo a um simples painel "molle" com as dimensões adequadas e adquirindo separadamente as bolsas, se pode obter um resultado funcionalmente equivalente, com a vantagem de os elementos instalados serem escolhidos individualmente pelo proprietário e não comprados em conjunto.
Um painel "molle" rígido, em plástico HDPE de alta resistência com 376 x 598 milímetros custa perto de uma centena de Euros e pode ser aparafusado numa superfície plana, garantindo uma muito maior rigidez, o que permite transportar cargas mais pesadas dentro das bolsas nele instaladas.
Existem numerosos modelos destes paineis, com dimensões distintas, mas todos eles permitem acondicionar os inúmeros sacos e demais acessórios que recorram ao sistema "molle" para fixação, tornando esta opção particularmente flexível e adequada às necessidades individuais de cada um.
No caso das portas laterais, a alternativa destina-se aos modelos que possuem vidros de correr, tal como acontecia nos antigos Serie e que, portanto, não possuem o sistema de elevação do vidro, que ocupa espaço no interior, pelo que, com excepção de alguns modelos militares ou de veículos cujas portas foram trocadas pelas dos Serie, não serão utilizáveis.
Um painel "molle" rígido, em plástico HDPE de alta resistência com 376 x 598 milímetros custa perto de uma centena de Euros e pode ser aparafusado numa superfície plana, garantindo uma muito maior rigidez, o que permite transportar cargas mais pesadas dentro das bolsas nele instaladas.
Existem numerosos modelos destes paineis, com dimensões distintas, mas todos eles permitem acondicionar os inúmeros sacos e demais acessórios que recorram ao sistema "molle" para fixação, tornando esta opção particularmente flexível e adequada às necessidades individuais de cada um.
No caso das portas laterais, a alternativa destina-se aos modelos que possuem vidros de correr, tal como acontecia nos antigos Serie e que, portanto, não possuem o sistema de elevação do vidro, que ocupa espaço no interior, pelo que, com excepção de alguns modelos militares ou de veículos cujas portas foram trocadas pelas dos Serie, não serão utilizáveis.
quinta-feira, setembro 09, 2021
Equipamentos de "reset" para a suspensão dos P38 - 3ª parte
Após a conexão física estar assegurada, o "software" assegura a ligação em termos lógicos e fornece o "interface" para que seja possível interagir com o EAS, procedendo à sua configuração ou ajuste, bem como à remoção de erros, num procedimento que, sendo simples, deve ser efectuado por quem tenha os conhecimentos essenciais quanto ao funcionamento da suspensão de um P38.
Nas imagens que anexamos, pode-se ver o aspecto deste tipo de programa, bem como as possibilidades acrescidas relativamente a um sistema de "reset" autónomo, que permite várias opções suplementares, essenciais numa operação mais complexa, mas que, numa emergência, tendencialmente podem ser dispensadas.
Os sistemas autónomos podem ter preços entre os 80 e os 150 Euros, incluindo portes e taxas, enquanto aquele que implica ligação a um computador terá um custo um pouco inferior, oferecendo um maior número de possibilidades, mas requerendo um computador para ser utilizado, o que, em muitas situações, pode resultar pouco prático.
Quem possua um P38 e tenha optado por manter a suspensão original, tão característica deste modelo da Land Rover, deve equacionar dispor de um equipamento para "reset" da EAS, utilizável quando seja preciso, o que, a menos que tenha acesso a um computador portátil com as características adequadas, pode fazer a escolha recair num dos vários modelos que funcionam autonomanente.
Nas imagens que anexamos, pode-se ver o aspecto deste tipo de programa, bem como as possibilidades acrescidas relativamente a um sistema de "reset" autónomo, que permite várias opções suplementares, essenciais numa operação mais complexa, mas que, numa emergência, tendencialmente podem ser dispensadas.
Os sistemas autónomos podem ter preços entre os 80 e os 150 Euros, incluindo portes e taxas, enquanto aquele que implica ligação a um computador terá um custo um pouco inferior, oferecendo um maior número de possibilidades, mas requerendo um computador para ser utilizado, o que, em muitas situações, pode resultar pouco prático.
Quem possua um P38 e tenha optado por manter a suspensão original, tão característica deste modelo da Land Rover, deve equacionar dispor de um equipamento para "reset" da EAS, utilizável quando seja preciso, o que, a menos que tenha acesso a um computador portátil com as características adequadas, pode fazer a escolha recair num dos vários modelos que funcionam autonomanente.
quarta-feira, setembro 08, 2021
Equipamentos de "reset" para a suspensão dos P38 - 2ª parte
Para além de equipamentos de diagnóstico mais sofisticados, estão disponíveis, em termos básicos, dois tipos de "kit", sendo um deles, essencialmente, um cabo que conecta a porta de diagnósticos a um computador pessoal, onde corre um programa a partir do qual se enviam comandos para a EAS, e um pequeno dispositivo autónomo que, uma vez introduzido na tomada de diagnóstico, apaga os erros e reinicializa o sistema.
Esta última solução, que tem a vantagem de ser autónoma, não dependendo de equipamentos exteriores, e de muito fácil utilização, bastando colocar o equipamento de "reset" na porta e, após alguns segundos, os erros serão apagados, sem que seja necessário proceder a interacções ou configurações, num processo ao alcance de todos quantos disponham de um dispositivo deste tipo.
Em alternativa, o sistema que depende de um computador, a correr o sistema operativo Windows, no qual tem que ser instalado o "software" que permite aceder e configurar a EAS, revela-se mais flexível, mas menos intuitivo, para além de depender sempre de um computador.
Neste caso, é preciso ter o "software" instalado, conectar o cabo na porta de diagnósticos do P38, que fica sob o "tablier", do lado do passageiro, e ao computador, seja directamente a uma porta série de 9 pinos, seja a uma porta USB, recorrendo ao adaptador que costuma ser incluído juntamente com o cabo, devendo-se verificar se a conexão foi efectuada.
Esta última solução, que tem a vantagem de ser autónoma, não dependendo de equipamentos exteriores, e de muito fácil utilização, bastando colocar o equipamento de "reset" na porta e, após alguns segundos, os erros serão apagados, sem que seja necessário proceder a interacções ou configurações, num processo ao alcance de todos quantos disponham de um dispositivo deste tipo.
Em alternativa, o sistema que depende de um computador, a correr o sistema operativo Windows, no qual tem que ser instalado o "software" que permite aceder e configurar a EAS, revela-se mais flexível, mas menos intuitivo, para além de depender sempre de um computador.
Neste caso, é preciso ter o "software" instalado, conectar o cabo na porta de diagnósticos do P38, que fica sob o "tablier", do lado do passageiro, e ao computador, seja directamente a uma porta série de 9 pinos, seja a uma porta USB, recorrendo ao adaptador que costuma ser incluído juntamente com o cabo, devendo-se verificar se a conexão foi efectuada.
terça-feira, setembro 07, 2021
Bolsas "molle" em Defender - 1ª parte
Um dos caminhos a seguir para aumentar os espaços de arrumação para pequenos objectos dentro de um Defender é recorrer aos organizadores desenhados especificamente para este modelo da Land Rover e que podem ser adicionados ao interior das portas, sejam estas as laterais, seja o portão de carga na traseira.
O organizador mais popular será o destinado ao portão traseiro, sendo tipicamente construído num tecido resistente e impermeável, composto por diversas bolsas e incluindo um sistema de fixação, que pode passar por efectuar furos no revestimento interior ou pela sua substituição pelo organizador.
O sistema mais eficiente é o de recorrer a um painel, em nylon de elevada resistência, com os laços padronizados do sistema "molle", como base, sendo disso exemplo o modelo da Nakatanenga, um fabricante de origem alemã que fabrica productos de alta qualidade.
Neste caso concreto, são incluídos um conjunto de seis sacos, todos com o sistema "molle", de múltiplos usos, com diversas dimensões, para além do conjunto de fixadores em metal, que, para efeitos de aplicação, obrigam a desmontar o painel interior da porta, furá-lo, e reposicioná-lo.
O organizador mais popular será o destinado ao portão traseiro, sendo tipicamente construído num tecido resistente e impermeável, composto por diversas bolsas e incluindo um sistema de fixação, que pode passar por efectuar furos no revestimento interior ou pela sua substituição pelo organizador.
O sistema mais eficiente é o de recorrer a um painel, em nylon de elevada resistência, com os laços padronizados do sistema "molle", como base, sendo disso exemplo o modelo da Nakatanenga, um fabricante de origem alemã que fabrica productos de alta qualidade.
Neste caso concreto, são incluídos um conjunto de seis sacos, todos com o sistema "molle", de múltiplos usos, com diversas dimensões, para além do conjunto de fixadores em metal, que, para efeitos de aplicação, obrigam a desmontar o painel interior da porta, furá-lo, e reposicioná-lo.
segunda-feira, setembro 06, 2021
Wikiloc apresenta Planet
Foi recentemente apresentado o Wikiloc Planet, um novo espaço do conhecido Wikiloc, composto por um conjunto de 5 secções com artigos sobre o planeta, a sua descoberta e protecção, o mundo ao ar livre, histórias partilhadas e dicas úteis, seguindo a mesma abordagem interactiva a que esta plataforma nos habituou.
Estas são novas funcionalidades que acrescem a todas aquelas que há muito estão disponibilizadas, onde os trajectos ou percursos são prioritários, e talvez o que mais atraia visitas à Wikiloc, tal como o é a interacção entre utilizadores, ou colaboradores, já que se espera que todos quantos participem no "site" tragam algo consigo.
Sendo, essencialmente, uma plataforma colaborativa, que segue o modelo da Wikipedia, a Wikiloc depende das contribuições de todos quantos nela participam, elaborando artigos, disponibilizando informações de vários tipos ou procedendo a correcções e ajustes, pelo que o sucesso desta nova iniciative, efectivamente, depende de todos quantos nela colaborarem.
Possivelmente, a maioria dos nossos leitores conhece a Wikiloc, e muitos terão utilizado ou mesmo dado o seu contributo para esta plataforma, sugerindo a quem não a conheça que a visite, e a todos os que há muito não acedem à Wikiloc, que a redescubram e conheçam as numerosas novidades que têm surgido ao longo dos últimos meses.
Estas são novas funcionalidades que acrescem a todas aquelas que há muito estão disponibilizadas, onde os trajectos ou percursos são prioritários, e talvez o que mais atraia visitas à Wikiloc, tal como o é a interacção entre utilizadores, ou colaboradores, já que se espera que todos quantos participem no "site" tragam algo consigo.
Sendo, essencialmente, uma plataforma colaborativa, que segue o modelo da Wikipedia, a Wikiloc depende das contribuições de todos quantos nela participam, elaborando artigos, disponibilizando informações de vários tipos ou procedendo a correcções e ajustes, pelo que o sucesso desta nova iniciative, efectivamente, depende de todos quantos nela colaborarem.
Possivelmente, a maioria dos nossos leitores conhece a Wikiloc, e muitos terão utilizado ou mesmo dado o seu contributo para esta plataforma, sugerindo a quem não a conheça que a visite, e a todos os que há muito não acedem à Wikiloc, que a redescubram e conheçam as numerosas novidades que têm surgido ao longo dos últimos meses.
domingo, setembro 05, 2021
Equipamentos de "reset" para a suspensão dos P38 - 1ª parte
Os Range Rover P38 têm um conjunto de especificações muito peculiares, nem sempre bem aceites pelos seus proprietários, entre as quais, neste caso, queremos destacar a suspensão pneumática, que confere características que os distinguem de outros modelos da marca, referindo-nos à altura em que foram produzidos.
Esta suspensão oferece possibilidades distintas daquela que recorrem ao mais comum conjunto de molas e amortecedores, entre estas uma maior flexibilidade, mas, naturalmente, tem uma maior complexidade, dependendo de um conjunto de componentes que, tal como qualquer equipamento mecânico, pode falhar ou, por diversas razões, incorrer em erros.
Quando o sistema electrónico da EAS, designação desta suspensão, detecta erros, surge um aviso no painel de instrumentos, com o veículo a ficar limitado em termos de velocidade, podendo ter um comportamento incerto, podendo este erro resultar simplesmente de uma má informação de um sensor ou falha temporária que rapidamente desaparece.
Nestes casos, reiniciar a EAS, ou apagar os erros, será a solução imediata, o que não dispensa uma verificação mais atenta, no sentido de verificar qual o problema que originou o erro e se uma correcção defenitiva é necessária, o que implica uma reparação, para o que é necessário dispor de um equipamento adequado.
Esta suspensão oferece possibilidades distintas daquela que recorrem ao mais comum conjunto de molas e amortecedores, entre estas uma maior flexibilidade, mas, naturalmente, tem uma maior complexidade, dependendo de um conjunto de componentes que, tal como qualquer equipamento mecânico, pode falhar ou, por diversas razões, incorrer em erros.
Quando o sistema electrónico da EAS, designação desta suspensão, detecta erros, surge um aviso no painel de instrumentos, com o veículo a ficar limitado em termos de velocidade, podendo ter um comportamento incerto, podendo este erro resultar simplesmente de uma má informação de um sensor ou falha temporária que rapidamente desaparece.
Nestes casos, reiniciar a EAS, ou apagar os erros, será a solução imediata, o que não dispensa uma verificação mais atenta, no sentido de verificar qual o problema que originou o erro e se uma correcção defenitiva é necessária, o que implica uma reparação, para o que é necessário dispor de um equipamento adequado.
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