sábado, fevereiro 27, 2021

Próxima actualização da Microsoft é em função do trabalho remoto - 1ª parte

A Microsoft já prepara a próxima grande actualização do Windows 10, designada por 21H1, na qual o trabalho remoto, uma necessidade premente nos dias de hoje, ganha um novo relevo, sendo implementadas diversas novas funcionalidades para melhorar esta vertente.

O suporte para múltiplas câmaras, internas e externas, no Windows Hello, vai passar a previlegiar, por omissão a câmara externa, algo que será particularmente útil quando se conecte uma câmara com capacidade de reconhecimento facial, ultrapassando algumas limitações actuais, sentidas, sobretudo, num conjunto de equipamentos específicos.

O sistema Windows Defender Application Guard apresenta melhoramentos de desempenho, optimizando o tempo de abertura de documentos, mas também permitindo a quem gere redes um maior controle e mais fácil percepção de problemas de segurança.

O Windows Management Instrumentation (WMI) Group Policy Service (GPSVC) recebe diversos melhoramentos, tornando-se mais rápido e mais capaz de lidar com os cenários e situações que ocorrem durante o trabalho remoto, adequando-se mais às dinâmicas e necessidades deste tipo de trabalho.

sexta-feira, fevereiro 26, 2021

Routers 5G já disponíveis - 1ª parte

Enquanto em Portugal o 5G, a mais recente geração de comunicações via rede de dados, continua a marcar passo, noutros países europeus os operadores de telecomunicações já oferecem soluções capazes de substituir por completo uma ligação física.

Alguns operadores de telecomunicações, como a Vodafone, já apresentam soluções baseadas neste tipo de "router", com propostas bastante interessantes a serem disponibilizadas em diversos países, como a Inglaterra, onde os preços se revelam bastante competitivos mesmo face a uma solução mais clássica que recorre a fibra.

Um dos modelos já disponíveis é o Huawei 5G CPE Pro, um equipamento compacto, com apenas 99 x 107 x 215 milímetros e um peso de 700 gramas, excluindo o transformador, e que suporte ligação 5G e, quando esta não está disponível, 4G, o que se traduz numa velocidade superior à dos modelos mais comuns e que, via fibra, atingem 1 Gbps.

Em 5G, a velocidade de transmissão atinge os 1.65 Gbps / 250 Mbps, enquanto em LTE, fica pelos 1.6G bps / 150 Mbps, dependendo a velocidade exacta do operador e das condições de rede, dispondo de dois conectores para serem adicionadas antenas 5G suplementares, de modo a optimizar as comunicações, com a velocidade em laboratório a atingir os 2.3 Gbps.

quinta-feira, fevereiro 25, 2021

Taxa de imunidade efectiva - 3ª parte

Para simplificar, e porque o nosso objectivo não é efectuar cálculos para os quais não dispomos de valor rigorosos que justifiquem operações mais complexas, imaginemos que metade das vacinas adquiridas tem uma eficácia de 60% e a outra metade oferece 90% de protecção, isto de acordo, naturalmente, com os estudos entregues pelos fabricantes.

Neste exemplo, haveria 75% de imunização no universos de quem foi vacinado e que, no nosso exemplo, corresponde a 70% da população, pelo que, em termos brutos, tal se irá traduzir em 52.5% do universo de indivíduos, aos quais se deve adicionar, de forma directa, os 10% que consideramos imunizados de forma natural, tal como estabelecemos neste exemplo.

Assim, teriamos uma taxa de imunização efectiva que em pouco ultrapassa os 60%, ficando substancialmente abaixo dos 70% estimados necessários para quebrar as cadeias de transmissão, pelo que, mesmo que em menor número e de forma mais controlada, estas, pelo menos em teoria, continuariam a existir, impactando directamente os quase 40% ainda vulneráveis.

Naturalmente, o recurso a vacinas que garantam uma eficácia abaixo dos 70% parece-nos inadequado, sendo uma muito fraca alternativa, porque, mesmo que toda a população fosse vacinada, não se alcançaria a imunidade de grupo, podendo criar situações ilusórias de segurança, levando muitos a comportamentos de risco.

quarta-feira, fevereiro 24, 2021

Princesinha, cinco anos de ausência e saudade

Passaram cinco anos desde que a Princesinha partiu, e a ausência desta gatinha tão especial, cuja vida complexa e tumultuosa, seja como gatinha nascida numa família alargada, como excelente mãe, grande caçadora ou uma companhia ternurenta, continua a ser recordada com saudades.

A Princesinha nunca perdeu um conjunto de características típicas de um gato de rua, e a mais original seria, quase certamente, o passar de uma divisão da casa para outra pela rua e não pelo corredor, sendo óbvio que tinha aversão a espaços mais no interior, sem dúvida pelo receio de ficar fechada, algo que aconteceu por diversas vezes quando habitava uma moradia abandonada, o que obrigou a diversas operações de salvamento.

Também a sua entrada na que foi, durante anos, a sua residência, permanece inesquecível, por ser necessário subir por uma árvore e, a partir de um ramo que oscilava, saltar através de uma janela que tinha um vidro partido, numa operação delicada e que, em dias de chuva e vento forte, por vezes transportando comida para os filhotes, era arrepiante de ver.

São inúmeras as recordações desta gatinha verdadeiramente única e extraordinária, que nunca fez muitos amigos entre a sua espécie, e que era considerada como lindíssima, a ponto de alguns turistas perguntarem se era necessário pagar para a fotografar, e cuja vida preencheu de alegria a de todos quantos tiveram o previlégio de com ela conviver.

terça-feira, fevereiro 23, 2021

Dificuldades de reembolso no eBay - 3ª parte

Finalmente, pode-se apresentar a devida reclamação junto da entidade que forneceu os meios de pagamento, que pode ter sido efectuado a partir de uma conta bancária ou de um cartão de crédito ou débito, explicando o sucedido e requerendo a sua intervenção, caso nenhuma das opções anteriores tenha resultado.

Outra vertente a ter em atenção, e da qual resulta uma certa impunidade, é que o prazo para dar "feedback" de uma transação se mantém, igualmente, nos dois meses, ou seja, mais uma vez, é um prazo inferior ao estabelecido como limite para entrega, deixando o comprador perante uma opção difícil.

Se, por um lado, nos parece injusto deixar "feedback" antes de terminar o prazo limite para entrega, por outro a espera pode implicar a impossibilidade de o fazer, o que permite a vendedores menos escrupulosos terem uma menor atenção pelos clientes, certos de que a sua atitude não será exposta publicamente.

Ao reduzir de 90 para 60 dias o prazo para deixar "feedback", o eBay prestou um péssimo serviço à comunidade, sobretudo aos compradores, que, caso esperem pelo termo de prazo de entrega previsto, podem, num cada vez maior número de casos, deixar de dar "feedback", do que resulta uma grande impunidade para alguns vendedores e uma comunidade muito menos segura, já que muitos casos de incumprimento deixam de ser publicos.

segunda-feira, fevereiro 22, 2021

Taxa de imunidade efectiva - 2ª parte

Assim, teremos que ter em conjunto, pelo menos, três grupos de indivíduos que, simplificadamente, serão os imunizados naturalmente, e aqui vamos considerá-los como efectivamente imunes, aqueles que foram vacinados, onde os cálculos serão mais complexos, e os que, não estando imunizados, recusarem a vacina e, portando, contaram sempre como não imunizados para efeitos de cálculo.

Com um grupo que, de forma simplista, se considera imunizado na sua totalidade e outro que podemos considerar como não imunizado, a atenção terá que se centrar no conjunto daqueles que foram vacinados, efectuando um cálculo ponderado onde entra a percentagem que é vacinado com cada tipo de vacina e a probabilidade de, através desta, ter sido alcançada imunidade.

Com percentagens de eficácia que vão desde os 60% até pouco mais de 90%, é absolutamente necessário efectuar este tipo de cálculo em permanência, aferindo continuamente a validade dos dados e alternado as fórmulas de cálculo de modo a que traduzam o mais fielmente possível a realidade e permitam dispor de projecções para o futuro com a credibilidade necessária para servirem de instrumento de apoio à decisão.

Em termos meramente exemplificativos, vamos considerar que 10% da população se encontra naturalmente imunizada e 20% não será vacinada, pelo que ficamos com 70% do total de indivíduos cuja imunidade depende da eficácia das vacinas que serão administradas e cujo cálculo, mais uma vez, necessita de ser devidamente ponderado.

domingo, fevereiro 21, 2021

Land Rover Owners de Abril de 2021 já nas bancas

Já se encontra nos locais de venda habituais a edição de Abril de 2021 da Land Rover Owners International, com o destaque a recair sobre um artigo que descreve aquelas que poderão ser as melhores compras de veículos da marca durante o ano de 2021, o que, tendo em conta o Brexit e todas as alterações resultantes da pandemia, pode ter muito pouca utilidade prática, sobretudo quando a base é o mercado britânico.

Também são interessantes, e sinais dos tempos, o primeiro Land Rover completamente eléctrico previsto para 2024, com a marca a prever que em 2030 os modelos eléctricos vão corresponder a 60% da produção, bem como uma conversão de um Discovery num "double cab", resultando num veículo que, mantendo o luxo e habitabilidade, se revela agora muito mais flexível, podendo substituir modelos mais vocacionados para o transporte de carga.

A edição limitada de um Defender V8, do modelo antigo, equipado com um motor de 5.0 litros a gasolina, capaz de desenvolver 400 cv, e com numerosos melhoramentos, como travões mais eficazes, uma caixa automática de 8 velocidades, com uma finalização no conhecido amerelo "Camel", justifica um artigo com uma descrição detalhada, mas a uma excursão em África num Range Rover P38, também despertará o interesse de quantos apreciam este modelo mal-amado e que, sendo bem mantido se revela acima das expectativas.

Complementam este número as secções habituais, incluindo a extensa publicidade temática, a participação dos leitores, bem como a divulgação das actividades de clubes, e um conjunto de artigos menos extensos, entre os quais o que descreve um Discovery 2 como um novo clássio, merece especial destaque, por se tratar de um modelo que se tem vindo a valorizar e cuja utilização, muito flexível, lhe tem valido novos adeptos mais de uma vintena de anos após a sua apresentação.