sábado, setembro 27, 2025

A versão em flanela do TAD V4.0 - 2ª parte

Existem, no entanto, variantes com o mesmo tipo de punho, com ajuste, presente nos TAD V4.0, usando o mesmo tipo de velcro e borracha, sendo que temos má impressão desta solução, já que, com o tempo, a borracha vai ficando ressequida e, quando submetida a alguma tensão permanente, tende a desagregar-se.

Aliás, no blusão TAD V4.0 mais antigo de que dispomos, a primeira reparação de monta que efectuamos foi exactamente nos pulsos, tendo descosido as peças em borracha que substituimos por velcro, o que permitiu corrigir um problema que parece ser recorrente e que, com pouca diferença no preço, devia vir corrigida de fábrica, evitando um erro de projecto evidente.

Também estão disponíveis variantes construídas noutro tipo de tecido, mais grosso ou com propriedades mais avançadas, permitindo a transpiração ou oferecendo melhor protecção contra a chuva, alguns com diferenças no colarinho, outros sem capuz, pelo que os interessados podem selecionar o modelo mais adequado às suas necessidades, mesmo sabendo que existem variações no preço.

As maiores fraquezas deste blusão são os fecho éclair, que deviam ser de melhor qualidade, e na espessura do tecido, cuja espessura desilude, compromentendo o uso com temperaturas mais baixas, e que deviam ser corrigidas, mesmo sabendo que daí decorre um aumento do preço, que aceitariamos pagar de bom grado, caso a diferença não fosse exagerada.

sexta-feira, setembro 26, 2025

Arrancador multi-funcional por 30 Euros - 2ª parte

A saída USB é de 5V/2A, permiting carregar a maioria dos dispositivos USB do mercado, sendo este arrancador muito fácil de utilizar, com cinco botões para navegação e um écran onde facilmente se visualizam as informações mais importantes, o que permite monitorizar o dispositivo e saber quando este pode ser utilizador ou deve ser carregado.

Encher pneus é, igualmente simples, começando-se por conectar a mangueira ao arrancador, ligá-lo e pressionar o botão de modo para escolher a bomba de pressão, após o que se escolhe qual a pressão que se pretende atingir, com o processo a ser automático e a bomba a desligar quando a pressão defenida é alcançada.

Este modelo é extremamente compacto, muito fácil de acondicionar, seja dentro da bolsa fornecida, caso se pague um pequeno acréscimo no preço, seja num espaço interior do veículo, suporta um período longo antes de uma nova carga ser necessária, tem uma operação simples, ao alcance de qualquer um, e inspira confiança, o que é essencial quando se trata de um dispositivo que efectua descargas eléctricas substanciais.

O preço da versão mais potente, incluindo IVA e portes a partir de Espanha, o que garante uma entrega muito rápida, ronda os 30 Euros, um valor bastante baixo e competitivo face a outras alternativas e que pode justificar uma aquisição a ser efectuada antes do Inverno que se avizinha, sendo certo que o tempo frio é penalizador para as baterias dos veículos.

quinta-feira, setembro 25, 2025

A versão em flanela do TAD V4.0 - 1ª parte

Com o aproximar do tempo frio, e antes da época das chuvas, uma peça de vestuário que tem merecido a nossa preferência é a versão em "fleece" ou flanela do blusão TAD V4.0, um modelo prático, muito confortável, e que se adequa bem ao Outono, pretegendo bem das temperaturas mais frias da noite e proporcionando bolsos que podem acomodar um bom número de objectos.

Este blusão pode ter várias proveniências, sendo óbvio que existem diversas fábricas a produzí-lo, do que resulta alguma variação a nível de qualidade e de detalhes, sendo patente que há fabricantes que escolhem tecidos mais espessos do que outros, o que será uma vantagem, com o peso médio a rondar as 500 gramas para tamanhos pequeno a médio.

Devido ao tipo de tecido, uma flanela baseada em poliéster, algumas das caracteristicas do TAD V4.0 foram alteradas, sobretudo a nível dos ajustes nos pulsos e na cintura, deixando de estar presente o sistema de aperto, que dá lugar a elásticos complementados por um orifício para polegar nos pulsos, com a extremidade da manga a cobrir parcialmente a mão.

Não apreciamos particularmente esta solução, que protege pouco a mão e é incompatível com luvas mais espessas, sobretudo as que possuem reforços no exterior, admitindo-se que esta solução se destina mais a manter a manga esticada e ajustada, e lembramos que não existe um sistema de ajuste ou aperto no punho, do que para manter as mãos um pouco mais quentes.

quarta-feira, setembro 24, 2025

Arrancador multi-funcional por 30 Euros - 2ª parte

O arrancador, com corrente de pico de 1200A, destina-se a fazer arrancar veículos com corrente de 12V, com cilindradas que, tipicamente, serão de até 6.0 litros para motores a gasolina e 4.0 litros para motores a diesel, podendo operar com temperaturas que vão desde os -20º aos +60º, adequado para a maioria dos climas, embora se possa verificar alguma degradação de desempenho quando a temperatura se aproxima dos limites.

Existe um conjunto de procedimentos para utilizar este tipo de arrancador, sendo de o descarregar após a recepção, ligando a lanterna e, quando completamente descarregado, proceder a uma carga completa, até atingir os 100%, sendo que, mesmo que não seja utilizado, se deve recarregar a bateria interna a cada três meses, como forma de prolongar a longevidade.

Também são feitos alguns avisos, como o não carregar e descarregar a bateria em simultâneo, recordar que a função de banco de energia não é prioritária e não está optimizada, e que o nível da bateria cai de forma muito substancial sempre que é usada como arrancador, devendo ser recarregada após cada arranque proporcionado.

A operação é extremamente simples, bastando ligar os cabos ao arrancador, conectar os grampos à bateria do veículo, ligar o arrancador e, seguidamente, ligar o motor do veículo, que deve pegar imediatamente, caso não tenha outros problemas, sendo então de desconectar os grampos da bateria e desligar o arrancador.

terça-feira, setembro 23, 2025

Óculos com ligação a Inteligência Artificial - 5ª parte

Com preços que, realisticamente, começam perto dos 35 Euros, incluindo IVA e portes, este tipo de óculos está, nos dias de hoje, ao alcance dos potenciais interessados, estando disponível uma enorme variedade, o que permite uma boa escolha, seja pelas características ópticas, seja pela electrónica, com a programação interna e a aplicação a instalar a serem decisivas para a escolha.

Consideramos decisivo na escolha a ou as plataformas de Inteligência Artificial que a aplicação permite aceder, sendo de dar prioridade aos óculos que interajam com as plataformas mais sofisticadas, sobretudo se permitirem aceder a serviços pagos, o que implica autenticação por parte do utilizador, algo que tem que estar devidamente previsto na aplicação de suporte.

Naturalmente, modelos provenientes de marcas conceituadas, que são francamente mais dispendiosos, têm uma óbvia vantagem em termos de suporte e, sobretudo, de actualizações, que são essenciais para que os óculos adquiram novas capacidades, baseadas no sistema de inteligência artificial que os suporta, mas também que implemente correcções, que podem ser críticas, caso seja necessário, por exemplo, recorrer a distintas plataformas ou estas passem a ser acedidas de forma diferente e apenas com alteraçoes aplicacionais o acesso se mantenha.

Não podemos deixar de aconselhar aos nossos leitores que se interessam por estas tecnologias, bem como aqueles que considerem interessantes as funcionalidades implementadas, e que recorram à Inteligência Artifical, que acompanhem o desenvolvimento destes equipamentos, cada vez mais acessíveis, sem por de parte a possibilidade de adquirir um equipamento deste tipo e proceder ao seu teste e, eventualmente, à sua utilização.

segunda-feira, setembro 22, 2025

Arrancador multi-funcional por 30 Euros - 1ª parte

Os arrancadores para motores a explosão são cada vez mais acessíveis, como consequência da evolução da tecnologia das baterias, hoje possíveis de adquirir por preços cada vez mais baixos, estando disponíveis inúmeros modelos com multiplas funcionalidades, o que permite escolher um modelo adaptado às necessidades específicas de cada utilizador por um valor bastante acessível.

É de notar que existem várias variantes deste modelo, com capacidades distintas, pelo que nos iremos centrar na que oferece uma maior capacidade, pela simples razão de que é o único que se destina a arrancar motores diesel com mais de 2.0 litros e que os Land Rover de que dispomos têm motores que, sendo diferentes, têm ambos cilindrada de 2.5 litros.

Este é um dispositivo de arranque com múltiplas funcionalidades, sendo a principal, naturalmente, a de arrancador, com uma potência de pico de 1200A, ou CCA, a que acresce um compressor de ar de 150 PSI, um banco de energia e uma lanterna LED.

Estão presentes diversos sistemas de segurança, contra tensão ou corrente excessivas ou insuficientes, inversão de polaridade ou excesso de temperatura, tornado o uso muito seguro, com o arrancador a desligar após um determinado período sem ser utilizado.

domingo, setembro 21, 2025

Cola substituta de solda para metal - 1ª parte

Um produto que temos utilizado em diversas variações é a cola de dois componentes que resulta numa espécie de solda fria e que pode ser utilizada em vários tipos de superfícies metálicas, suportando temperaturas elevadas e tendo uma resistência mecânica que se aproxima da do material sobre o qual é aplicada.

Este tipo de cola, proveniente de vários fabricantes, mas com características semelhantes, pode vir em simples bisnagas ou num aplicador duplo, com um sistema que pressiona simultaneamente os dois tubos e uma tampa rotativa que isola bem o conteúdo e que deve ser sempre colocado do mesmo lado, evitando misturas.

Em ambos os caso, os dois componentes devem ser bem misturados sobre uma superfície plana, recorrendo à espátula fornecida, sobre uma superfície bem limpa, preferencialmente lixada, sendo de esperar de um dia para o outro para que fique completamente seca e adquira as propriedades que constam das especificações do fabricante, após o que pode ser lixada, de modo a ficar com o aspecto pretendido.

A primeira utilização foi na reparação da secção traseira de um tubo de escape, concretamente o de um Discovery 1, mantendo-se a reparação sem problemas passados vários meses após a aplicação da cola, suportando bem o calor e as vibrações que se verificam no escape de um veículo.