quarta-feira, setembro 24, 2025

Arrancador multi-funcional por 30 Euros - 2ª parte

O arrancador, com corrente de pico de 1200A, destina-se a fazer arrancar veículos com corrente de 12V, com cilindradas que, tipicamente, serão de até 6.0 litros para motores a gasolina e 4.0 litros para motores a diesel, podendo operar com temperaturas que vão desde os -20º aos +60º, adequado para a maioria dos climas, embora se possa verificar alguma degradação de desempenho quando a temperatura se aproxima dos limites.

Existe um conjunto de procedimentos para utilizar este tipo de arrancador, sendo de o descarregar após a recepção, ligando a lanterna e, quando completamente descarregado, proceder a uma carga completa, até atingir os 100%, sendo que, mesmo que não seja utilizado, se deve recarregar a bateria interna a cada três meses, como forma de prolongar a longevidade.

Também são feitos alguns avisos, como o não carregar e descarregar a bateria em simultâneo, recordar que a função de banco de energia não é prioritária e não está optimizada, e que o nível da bateria cai de forma muito substancial sempre que é usada como arrancador, devendo ser recarregada após cada arranque proporcionado.

A operação é extremamente simples, bastando ligar os cabos ao arrancador, conectar os grampos à bateria do veículo, ligar o arrancador e, seguidamente, ligar o motor do veículo, que deve pegar imediatamente, caso não tenha outros problemas, sendo então de desconectar os grampos da bateria e desligar o arrancador.

Sem comentários: