sábado, julho 03, 2021

O Windows 11 e o TPM 2.0 - 4ª parte

Sendo certo que a Microsoft vai produzir versões que dispensam o TPM, destinadas a situações ou ambientes muito específicos, ou para países onde este requisito não possa ser implementado, por questões legais ou acordos existentes, estas não serão distribuídas publicamente, nem serão consideradas alternativas aquelas que exigem a presença do TPM.

No entanto, é certo que o Windows 11 sem exigência de TPM irá existir, oficialmente, e que, mais cedo ou mais tarde, estas chegarão ao domínio público através de canais alternativos, ficando em aberto a questão da activação ou actualizações, que podem levantar problemas, sobretudo tratando-se de versões que não se destinam ao utilizador comum e para as quais pode ser necessária uma chave de activação própria.

Apesar de a Microsoft garantir actualizações do Windows 10 até 2025, é natural que muitos utilizadores pretendam proceder à respectiva actualização para o Windows 11, acedendo às novas funcionalidades que este encerra, sem que tal implique substituir computadores que, não obstante a idade, têm um desempenho aceitável, correspondendo de forma positiva às funções que lhes estão atribuídas, pelo que seria um desperdício, e um custo inaceitável, deixar de os utilizar.

Face a expectativas conflituantes, de um lado os utilizadores, que pretendem actualizar o sistema operativo para o Windows 11, de outro os fabricantes, para os quais, mantendo-se as actuais exigências, será de prever um aumento das vendas, destinadas a quem pretenda um equipamento compatível com a nova plataforma da Microsoft, esta última hesita e adia decisões.

sexta-feira, julho 02, 2021

Restrições de movimento ao abrigo da Lei de Bases da Protecção Civil - 5ª parte

Neste caso concreto, das restrições impostas, que serão sempre penalizadoras para alguns, desconhecendo-se quantos são e em que extensão são prejudicados, o benefício é virtualmente nulo, sendo óbvio que do impedimento de sair e entrar na Área Metropolitana de Lisboa durante um fim de semana não resulta uma vantagem mensurável, ou mesmo intuitiva, no combate à pandemia.

É de realçar que a variante Delta já se encontra presente noutros pontos do País, pelo que estas restrições não a vão controlar, podendo apenas, muito marginalmente, restringir ou adiar a sua disseminação, sendo que, tratando-se de um fim de semana de apenas dois dias, e tendo em conta os hábitos da maioria dos residentes na área de Lisboa, com raras excepções, estes não iriam proceder a grandes deslocações.

Aliás, face à incerteza jurídica, durante o fim de semana onde existiram restrições as forças policiais com a missão de assegurar o cumprimento das mesmas tinham ordens para agir de forma pedagógica, evitando vertentes mais punitivas, o que confirma as dúvidas quanto à legitimidade destas medidas, tendo as autuações surgido, em situações que ainda não foram clarificadas, no segundo fim de semana com restrições.

O facto de perto de meio milhão de pessoas terem saído, antecipadamente, da área de Lisboa, evitando o período de restrições, bem como a diminuição do número de entradas, representa um aumento marginal, no primeiro caso, e uma redução substancial na segunda, ficando confirmado que estas medidas são virtualmente inúteis e o seu controle efectivo, face à capilaridade das rede viária, completamente ineficaz.

quinta-feira, julho 01, 2021

O Windows 11 e o TPM 2.0 - 3ª parte

No editor de registo do equipamento, na secção HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\Setup deve-se criar uma nova chave com o nome "LabConfig" da qual devem constar duas entradas com os seguintes conteúdos, o que permite ultrapassar a verificação do TPM e do arranque seguro:

BypassTPMCheck=dword:00000001
BypassSecureBootCheck=dword:00000001

Para finalizar esta operação, basta gravar o registo e voltar ao processo de instalação do Windows 11, com as questões do TPM e arranque seguro ultrapassadas, mas, naturalmente, podendo surgir problemas com outros requisitos, nalguns casos apenas a nível de aviso, caso do processador, noutros que podem impedir a instalação, caso, por exemplo, da placa gráfica, da memória instalada ou do espaço em disco.

Irão, sem dúvida, surgir outras alternativas, como emuladores de TPM por "software", alguns dos quais já existentes, destinados a desenvolvimento e programação, mas que ainda se revestem de alguma complexidade em termos de utilização, bem como as anunciadas versões do Windows 11 que dispensam este tipo de requisito.

quarta-feira, junho 30, 2021

Restrições de movimento ao abrigo da Lei de Bases da Protecção Civil - 4ª parte

A zona abrangida, para além da sua extensão geográfica, é aquela onde existe uma maior densidade populacional, pelo que o controle periférico, permitindo a movimentação de quase três milhóes de residentes de forma livre no seu interior durante o fim de semana e autorizando a circulação, de forma livre, a partir das 06:00 de segunda-feira, de e para esta Área, resulta em pouco mais do que uma mensagem de alerta, que se segue a uma série de mensagens contraditórias ou erradas.

Entre estas mensagens temos a complacência perante as comemorações do título de campeão nacional, ocorrida em Lisboa, a autorização da final da Champions no Porto, onde estiveram presentes milhares de adeptos estrangeiros, ou a resignação perante um arraial organizado por um partido político, em Lisboa, que recorreu a uma interpretação da lei que, sendo tão legal quanto abusiva, devia ter merecido outro tipo de abordagem.

Acrescem as mensagens contraditórias entre o Presidente da República e o Primeiro Ministro, a proibição de festejos dos Santos Populares em Lisboa, a organização de festejos do S. João no Porto, e insistência de médicos e especialistas que alertam para a possibilidade de nos encontrarmos, actualmente, numa nova vaga da pandemia, o que leva a crer que esta restrição de movimentos imposta à zona de Lisboa não contribuirá para fazer passar qualquer mensagem, eliminando esta possível utilidade nesta medida.

Também o princípio da proporcionalidade, tendo de um lado o objectivo que esta medida se proõe atingir, e de outro as restrições impostas, levanta questões, neste caso pela indefenição do propósito que, tendo em conta o âmbito da zona e população abrangidas, é inalcançável recorrendo às medidas em vigor durante o fim de semana.

terça-feira, junho 29, 2021

O Windows 11 e o TPM 2.0 - 2ª parte

Nalguns computadores, é possível adicionar um módulo TPM 2.0, que é necessário adquirir e instalar, enquanto nalguns casos pode ser feita um actualização do "firmware" que passe da versão de TPM instalada, tipicamente a 1.2, para a versão 2.0, ultrapassando-se assim este problema.

Em último caso, existe a possibilidade de enganar o instalador do Windows 11, substituindo o ficheiro appraiserres.dll de uma "pen" de instalação pelo que era utilizado no Windows 10, o que implica alguns passos que passam pela substituição do ficheiro original, que se encontra na pasta "sources" pela versão anterior.

Tal substituição implica descomprimir o ficheiro ISO de instalação para uma pasta, proceder à subsituição do ficheiro appraiserres.dll e correr o "setup", o que permite que esta decorra sem que seja efectuada a verificação do módulo TPM 2.0, de forma semelhante ao que sucedia com o Windows 10.

Em opção, durante o processo de instalação, na altura em que surge um écran com uma janela com a mensagem que menciona a incompatibilidade, pode-se premir as teclas "Shift" e "F10", o que permite aceder a uma linha de comando, o que permite correr o "Regedit.exe".

segunda-feira, junho 28, 2021

Restrições de movimento ao abrigo da Lei de Bases da Protecção Civil - 3ª parte

A alínea c), que menciona a possibilidade da "fixação de cercas sanitárias e de segurança" é desmentida pelo próprio Governo, que nega a existência de uma cerca sanitária em torno da Área Metropolitana de Lisboa, pelo que não nos alongaremos sobre esta hipótese, sendo certo que, pelo tipo de restrições, não estamos, efectivamente, perante qualquer tipo de cerca.

Podemos recordar as diversas cercas sanitárias que foram implementadas, a mais recente das quais em Odemira, saltando imediatamente à vista que estas não eram vigentes apenas durante os fins de semana e que o tipo de restrições nas zonas abrangidas iam para além das que dizem respeito à movimentação em termos de entrada e saída, para, independentemente das afirmações do Governo, termos a noção de que estamos perante um caso completamente diferente.

Aliás, na Lei de Bases da Protecção Civil não estão incluídas outras restrições, como as limitações de horário ou de ajuntamentos, que tornam bem patente que esta não se destina ao controle de pandemias, e que as cercas sanitárias e de segurança não visam o controle de uma doença transmissível da forma como sucede com a Covid 19, mas com as que decorrem de uma catástrofe onde o tipo de risco para a saúde tem origens, formas de propagação e contágio e efeitos completamente distintos.

No entanto, para além da questão legal, outras dúvidas surgem, nomeadamente o da adequação, ou seja, se desta restrição resulta, efectivamente, o efeito pretendido, neste caso o controle da pandemia e uma diminuição do alastramento da variante Delta, também conhecida como a variante indiana, para o resto do País, mantendo-a confinada, tanto quanto possível, à região de Lisboa.

domingo, junho 27, 2021

O Windows 11 e o TPM 2.0 - 1ª parte

O novo Windows 11 requer uma característica ou funcionalidade designada por Trusted Platform Module (TPM) versão 2.0, tipicamente presente em computadores a partir de 2016, o que pode excluir modelos mais antigos, mesmo que tenham ou excedam as restantes condições para instalar o novo sistema operativo da Microsoft.

Uma forma simples de testar a presença desta funcionalidade, que é implementada de forma física, é abrir uma linha de comando, usando as teclas "Win" e "R", digitar tpm e verificar qual a resposta dos sistema, que devolve a versão existente, caso exista, ou que o equipamento não tem implementado o TPM.

Nalguns casos, tal deve-se ao facto de este estar desactivado a nível do UEFI, que substitui o BIOS nos computadores fabricados nos últimos anos, o que será fácil de corrigir entrando no menú de configuração deste e activando o arranque seguro, ou "Secure Boot" e o TPM, sendo que o processo exacto difere de um modelo para outro, pelo que será de verificar no manual do equipamento.

Se for possível activar esta possibilidade, será de voltar a testar o equipamento, sendo de esperar uma resposta positiva, o que permitirá instalar o Windows 11, mas, em diversos equipamentos, tal não sucede, tipicamente nos computadores fabricados até 2016, o que implica pensar em alternativas.