sábado, março 20, 2021

Animação de fotos no "My Heritage"

Como progresso da tecnologia e da inteligência artificial, é agora possível e acessível, fazer a animação de fotografias antigas, muito anteriores à existência de imagens animadas, ou do cinema, obtendo resultados muito realistas, que reproduzem adequadamente a realidade.

No "site" "My Heritage" está disponível este tipo de tecnologia, que pode ser utilizada gratuitamente, bastando para tal proceder à inscrição na plataforma e, naturalmente, carregar uma fotografia, cujo processo de animação depende dos algoritmos do sistema.

Assim, é o próprio "software" que determina quais os movimentos que darão origem à animação da fotografia, pelo que o utilizador não tem nenhuma opção, limitando-se a apreciar o resultado que, pelo que se pode ver nos exemplos e vídeos disponibilizados, nos parece bastante positivos e naturais, superando em muito as nossas expectativas.

Apesar das limitações, esta é uma oportunidade para conhecer este tipo de tecnologia, que, num futuro próximo, estará muito mais disseminado, sugerindo-se aos nossos leitores que visitem o "My Heritage", na página "Deep Nostalgia" e façam as suas experiências, cujos resultados podem revelar-se positivamente surpreendentes.

sexta-feira, março 19, 2021

Utensílio de salvamento em tomada de isqueiro USB

Os adaptadores que permitem utilizar a tomada de isqueiro presente na maioria dos veículos para carregar equipamentos via USB é especialmente popular, mas alguns incorporam outras funcionalidades, como, neste caso concreto a capacidade de cortar cintos de segurança ou partir vidros.

Para além de uma dupla conexão USB, que permite carregar um par de dispositivos em simultâneo, este pequeno carregador USB, com apenas 80 por 65 milímetros e 25 de largura, é solidamente construído, com peças em policarbonato e aço endurecido, ambos materiais resistentes ao fogo.

Naturalmente, um utensílio destas dimensões tem limitações, nomeadamente quando se pretende partir um vidro com um objecto tão pequeno, o que, para além de não ser particularmente fácil de empunhar, implica alguma convicção no uso, já que a mão se aproxima muito do vidro a partir, o que pode limitar a sua utilização por parte de quem nisso vê um obstáculo.

O preço deste utensílio supera um pouco os cinco Euros, incluindo portes a partir da Ásia, sendo uma boa alternativa a carregadores USB mais convencionais, oferecendo funcionalidades acrescidas, tendo como senão o ser um pouco maior e mais pesado do que produtos mais simples que, naturalmente, são menos polivalentes.

quinta-feira, março 18, 2021

Cabo múltiplo para programação de rádios

Sendo um equipamento muito específico, este cabo com conectores múltiplos, destinado a efectuar a programação de equipamentos electrónicos, como rádios de comunicações, pode ser apenas do interesse de alguns, mas, para quem utiliza este tipo de dispositivo, estará diante de uma solução particularmente interessante.

Essencialmente, este é um cabo que se liga a uma porta USB de um computador com sistema operativo Windows e que, do lado oposto, tem um conjunto de oito conectores diferentes, destinados a comunicar com equipamentos cujas portas são, fisicamente, completamente distintas, indo desde o comum RJ-45 aos "jacks" duplos.

São suportados rádios de diversas marcas, podendo-se destacar os da Motorola, Icom e Baofeng, muito utilizados entre nós, num total de centenas de modelos listados, a que acrescem numerosos outros que são compatíveis com estes, seja em termos de conexão física, seja a nível lógico, facilitando em muito a tarefa de programação com recurso a uma única plataforma.

Este cabo produzido pela Abbree, incluindo um CD com "software" para programação, tem um preço que, incluindo portes a partir da Ásia, fica um pouco abaixo da dúzia de Euros, podendo substituir diversos cabos, pelo que, para quem dispõe de diversos rádios, ou necessita programá-los, este será, sem dúvida, um investimento a ter em conta, obtendo, de uma só vez, soluções para um vasto conjunto de modelos.

quarta-feira, março 17, 2021

Planeia-se um novo desconfinamento - 4ª parte

Nota-se que continuam muitas das incoerências que se tornaram patentes no passado e que os recursos continuam a ser escassos, sendo cada vez mais óbvio que estes não estarão disponíveis de forma atempada e nas quantidades necessárias, sendo exemplo disso os testes destinados aos estabelecimentos de ensino.

Por outro lado, por razões que todos nos conhecemos e são alheias, o programa de vacinação continua atrasado, a que acrescem as desconfianças com a vacina da Astrazeneca, a mesma que agora é proposta para professores e funcionários escolares, mas que, efectivamente, escasseia no mercado, sendo insuficiente para vacinar todos os prioritários que continuam à espera.

Desta forma, estamos diante de um equilíbrio muito difícil, onde se tenta, em primeiro lugar controlar, já que dificilmente se podem minorar, os danos e prejuízos resultantes de um conjunto de restrições que tem vindo a afectar de forma devastadora a economia e a saúde mental dos portugueses, sendo que este último aspecto parece continuar a ser ignorado, sem haver um estudo sério de quais os impactos no futuro daqueles que foram afectados e do País em geral.

Apesar de melhorias óbvias face aos desastrosos planos anteriores, cujos resultados trágicos todos conhecemos, este plano continua a apresentar demasiados problemas e, sobretudo, antevê-se uma execução deficiente, seja pela falta de recursos, seja pela fraqueza de quem se tem revelado incapaz de manter um rumo constante, não cedendo às pressões, e alterando decisões apenas quando tal resulta de uma fundamentação científica que deve ser seguida.

terça-feira, março 16, 2021

A Autotool - 3ª parte

O X60 fornece, de forma rápida, informações essenciais como velocidade, rotação, incluindo sugestão de mudança de velocidade, pressões e temperaturas, códigos de erro provenientes da gestão electrónica do veículo, podendo apagar esses erros, consumos médios ou voltagem corrente.

A instalação é extremamente simples, bastanto, tal como no x95, efectuar a ligação física, que neste caso é via porta OBD2 e não a uma porta USB, fixar o equipamento sobre o tablier, através de um autocolante de dupla face, e proceder às configurações iniciais, simples de aceder, após o que fica pronto a funcionar.

Com base num processador de 32 bits ARM CORTEX-M3 a operar a 72MHz, o X60 tem um consumo baixo, opera com temperaturas entre os -20º e os 75º, tendo apenas 70 x 55 milímetros, sendo incluídos no conjunto o manual e cabo de ligação à porta OBD2 do veículo.

Por depender sobretudo da informação via porta OBD2, tendo menos necessidade de processamento autónomo, o X60 é mais barato do que o x95, tendo um preço que se aproxima da trintena de Euros, caso adquirido na Europa, o que dispensa o pagamento de direitos alfandegários e encurta substancialmente o prazo de entrega.

segunda-feira, março 15, 2021

Planeia-se um novo desconfinamento - 3ª parte

Convém voltar a este tema após ter sido anunciado o calendário de desconfinamento, bem como um conjunto de parâmetros que servirão para controlar as várias fases, cujo progresso pode ser interrompido, ou mesmo regredir, de acordo com os dados entretanto recolhidos.

É de notar que, pela primeira vez, serão utilizadas métricas, que, mesmo provenientes de um conjunto de critérios insuficiente, pelo menos vão suportar o processo decisional de forma mais precisa e permitem conferir uma maior confiança nas decisões tomadas pelos decisores políticos.

Por outro lado, em vez de um calendário, seria de utilizar essas mesmas métricas de modo a que, quando se alcançasse um determinado patamar por um número pré-estabelecido de dias, as medidas de confinamento fossem alteradas, num processo quase automático, obviamente validado pelas autoridades de saúde e pelos decisores políticos, que seria mais eficaz e transparente.

Naturalmente, seguindo esta metodologia, a principal questão iria centra-se na prioridade dada a cada sector de actividade, seja pela importância para a economia, seja pelo nível de risco envolvido, sendo certo que a pressão dos vários sectores, que já se faz sentir, obriga a regras e critérios muito claros, baseados em dados rigorosos que, infelizmente, escasseiam.

domingo, março 14, 2021

A Autotool - 2ª parte

Também é proporcionada informação quando a excesso de velocidade, distância percorrida, tempo dispendido no percurso e alimentação do equipamento que, devido à sua concepção, deve rondar os 5V, aquela que é proporcionada por uma alimentção via USB.

Com apenas 75 milímetros de diâmetro e 50 de profundidade, o x95 tem um consumo muito baixo, possui sistemas de protecção eléctrica e pode operar com temperaturas entre os -20º e os 70º, sendo inteiramente configurável em termos de parâmetros de funcionamento e alerta, de modo a ser compatibilizado com o veículo e legislação em vigor.

O x95 inclui o manual, cabos de ligação a tomada de isqueiro ou USB, tendo um preço que ronda os 40 Euros, incluindo portes a partir da Ásia, pelo que pode incorrer no pagamento de direitos alfandegários, o que elevará substancialmente o preço, tendo em conta os valores praticados para desalfandegamento.

Do mesmo fabricante, o X60 tem uma concepção e funcões completamente diferentes, dependendo dos dados obtidos via porta OBD2 para processar e disponibilizar a informação, pelo que apenas é compatível com veículos que utilizem os protocolos standard, excluindo todos os restantes.