Também é de lembrar que muitas destas câmaras, sobretudo as mais sofisticada, possuem uma programação interna própria, habitualmente designada por "firmware", que deve, caso surjam versões mais recentes, ser actualizado, do que podem decorrer o acesso a novas funcionalidades, mas também um melhoramento das existentes ou correcção de erros, justificando-se estar alerta para esta possibilidade.
stamos convencidos de que este tipo de câmara, com as aplicações associadas, serão cada vez mais populares, estando presentes nos veículos mais recentes, mas podendo, com algumas limitações que decorrem da não existência de alguns componentes, como sensores ou electrónica adequada, serem instaladas em modelos mais antigos, podendo aumentar a segurança dos mesmos.
Tal como referimos anteriormente, estamos a falar de pequenos investimentos, bastante acessíveis, que, dependendo dos componentes, podem ir desde poucas dezenas de Euros até perto de duas centenas, para soluções mais completas e que incluem navegação, e que podem fazer toda a diferença a nível de segurança e mesmo de conforto durante as viagens.
Iremos continuar a acompanhar a evolução deste tipo de tecnologias que podem contribuir para diminuir a sinistralidade rodoviária, um dos flagêlos deste país, e que, complementada por sistemas que actuam em caso de acidente, promovendo um socorro mais rápido, podem ter um impacto positivo, contribuindo para estradas mais seguras, onde os seus utentes se sintam mais protegidos e acompanhados.
sábado, maio 06, 2023
sexta-feira, maio 05, 2023
O guincho Vevor de 13.500 libras - 2ª parte
Por este valor, estamos diante de um modelo convenvional, sem grandes inovações, com uma qualidade razoável, patente nos materiais utilizados e que tem no interior um motor de 4.8 KW ou 6.8 cavalos, com uma taxa de redução de 265:1, planetários de 3 estágios com embraiagem em anel deslizante e um sistema de travagem automático por tambor.
Todos os componentes, e aqui incluimos os cabos de ligação, fornecidos, bem como o cabo sintético, que tem 24 metros e um diâmetro de 9.5 milímetros, são, aparentemente sólidos e bem acabados, dentros dos padrões habituais, o que, só por sí, não garante uma longevidade semelhante à de modelos mais dispendiosos e nota-se alguma lentidão, mas o movimento é constante e não há percepção de falta de força.
Os comandos, que parecem standard, iguais aos de outras marcas, funcionam bem e a potência é mais do que suficiente para um veículo como o Defender, relativamente leve entre os todo o terreno, o que significa que o guincho opera sem grande esforço, muito longe dos seus limites, o que permite um funcionamento com segurança e fiabilidade, sendo óbvio que as 13.500 libras anunciadas chegam e sobram para um todo o terreno desta classe.
Obviamente, existe uma sensação de "dèjá vu", este guincho parece igual a tantos outros existentes no mercado, diferenciando-se por pormenores e pela marca inscrita, mas tal não deixa de nos deixar a dúvida quanto à existência de peças para reparação fora de uma marca que não tem representante em Portugal, sendo possível, naturalmente, que existam componentes compatíveis de outros fabricantes, algo que só investigando pode ser confirmado.
Todos os componentes, e aqui incluimos os cabos de ligação, fornecidos, bem como o cabo sintético, que tem 24 metros e um diâmetro de 9.5 milímetros, são, aparentemente sólidos e bem acabados, dentros dos padrões habituais, o que, só por sí, não garante uma longevidade semelhante à de modelos mais dispendiosos e nota-se alguma lentidão, mas o movimento é constante e não há percepção de falta de força.
Os comandos, que parecem standard, iguais aos de outras marcas, funcionam bem e a potência é mais do que suficiente para um veículo como o Defender, relativamente leve entre os todo o terreno, o que significa que o guincho opera sem grande esforço, muito longe dos seus limites, o que permite um funcionamento com segurança e fiabilidade, sendo óbvio que as 13.500 libras anunciadas chegam e sobram para um todo o terreno desta classe.
Obviamente, existe uma sensação de "dèjá vu", este guincho parece igual a tantos outros existentes no mercado, diferenciando-se por pormenores e pela marca inscrita, mas tal não deixa de nos deixar a dúvida quanto à existência de peças para reparação fora de uma marca que não tem representante em Portugal, sendo possível, naturalmente, que existam componentes compatíveis de outros fabricantes, algo que só investigando pode ser confirmado.
quinta-feira, maio 04, 2023
Aplicações para câmaras ADAS - 3ª parte
Nas imagens que acompanham estes textos, podem-se ver algumas das informações disponibilizadas no écran de um dispositivo Android, conectado a uma câmara ADAS via WiFi, e que servem apenas como exemplo, dado que a cada modelo de câmara, dispositivo a que esta é conectada e aplicações em uso correspondem distintas funcionalidades e a forma como a informação é graficamente apresentada.
Algumas destas aplicações são inteiramente gratuitas, mas nalguns casos podem surgir anúncios intrusivos, o que neste tipo de aplicação é tão inaceitável quanto perigoso, enquanto outras só na versão paga está disponível a totalidade das funcionalidades, resultando, por vezes, em limitações que resultam numa quase inutilidade prática, devendo, igualmente, ser evitadas aquelas que, na versão gratuita, têm um período de funcionamento limitado, como meia hora ou uma hora de cada vez, dado que este pode ocorrer na pior altura possível.
Obviamente, este tipo de aplicação tem que se escolhida e testada com todo o cuidado, tais as implicações a nível de segurança, mas também no respeitante à privacidade, sendo de verificar se funcionam de forma isolada ou se, de alguma forma, partilham dados, mesmo que de forma anónima, como forma de facilitar esse tipo de informação a outros condutores, algo que acontece nalgumas plataformas.
Instalar este tipo de câmara, para além da instalação e configuração do equipamento e aplicações de suporte, necessita de uma atenção especial em termos de alinhamento e de ângulos, num procedimento algo complexo e que tem que ser rigoroso, sob pena de a informação enviada ter falhas ou deficiências, pelo que as instruções do fabricante, bem como a de especialistas, devem ser escrupulosamente seguidas.
Algumas destas aplicações são inteiramente gratuitas, mas nalguns casos podem surgir anúncios intrusivos, o que neste tipo de aplicação é tão inaceitável quanto perigoso, enquanto outras só na versão paga está disponível a totalidade das funcionalidades, resultando, por vezes, em limitações que resultam numa quase inutilidade prática, devendo, igualmente, ser evitadas aquelas que, na versão gratuita, têm um período de funcionamento limitado, como meia hora ou uma hora de cada vez, dado que este pode ocorrer na pior altura possível.
Obviamente, este tipo de aplicação tem que se escolhida e testada com todo o cuidado, tais as implicações a nível de segurança, mas também no respeitante à privacidade, sendo de verificar se funcionam de forma isolada ou se, de alguma forma, partilham dados, mesmo que de forma anónima, como forma de facilitar esse tipo de informação a outros condutores, algo que acontece nalgumas plataformas.
Instalar este tipo de câmara, para além da instalação e configuração do equipamento e aplicações de suporte, necessita de uma atenção especial em termos de alinhamento e de ângulos, num procedimento algo complexo e que tem que ser rigoroso, sob pena de a informação enviada ter falhas ou deficiências, pelo que as instruções do fabricante, bem como a de especialistas, devem ser escrupulosamente seguidas.
quarta-feira, maio 03, 2023
O guincho Vevor de 13.500 libras - 1ª parte
Com um cada vez maior número de fornecedores asiáticos, a maioria provenientes da China, a instalar-se na Europa, muitos deles construindo grandes armazéns dentro do espaço comunitário, o acesso a equipamentos de maior volume e peso ficou grandemente facilitado, dado que os preços foram substancialmente reduzidos devido ao transporte por mar em contentores.
Com portes comparativamente baixos e impostos pagos, estes equipamentos, agora a preços acessíveis, passaram a ter uma variedade que inclui acessórios para veículos, inclusivé para o todo o terreno, entre estes guinchos com boa capacidade, concretamente de 13.500 libras e cabo sintético, que se podem agora encontrar por um preço que excede em pouco os 300 Euros, com todas as despesas incluídas.
O Vevor de 13.500 libras, com funcionamento a 12V e que inclui um cabo sintético de 27 metros, controle por cabo e remoto, cabos de ligação e acessórios de fixação, é apenas um exemplo de um guincho que se encontra nesta gama de preços, onde a concorrência tem vindo a aumentar, com a consequente diminuição dos preços.
Pouco conhecida entre nós, a Vevor é um fabricante de equipamentos e ferramentas que conta com milhares de empregados, vendendo produtos em mais de 200 países e regiões e tendo perto de 10.000.000 de clientes, o que atesta bem a sua dimensão e implementação, algo a que os baixos preços, entrega rápida e oferta da possibilidade de devolução sem custos durante 30 dias não será indiferente.
Com portes comparativamente baixos e impostos pagos, estes equipamentos, agora a preços acessíveis, passaram a ter uma variedade que inclui acessórios para veículos, inclusivé para o todo o terreno, entre estes guinchos com boa capacidade, concretamente de 13.500 libras e cabo sintético, que se podem agora encontrar por um preço que excede em pouco os 300 Euros, com todas as despesas incluídas.
O Vevor de 13.500 libras, com funcionamento a 12V e que inclui um cabo sintético de 27 metros, controle por cabo e remoto, cabos de ligação e acessórios de fixação, é apenas um exemplo de um guincho que se encontra nesta gama de preços, onde a concorrência tem vindo a aumentar, com a consequente diminuição dos preços.
Pouco conhecida entre nós, a Vevor é um fabricante de equipamentos e ferramentas que conta com milhares de empregados, vendendo produtos em mais de 200 países e regiões e tendo perto de 10.000.000 de clientes, o que atesta bem a sua dimensão e implementação, algo a que os baixos preços, entrega rápida e oferta da possibilidade de devolução sem custos durante 30 dias não será indiferente.
terça-feira, maio 02, 2023
Aplicações para câmaras ADAS - 2ª parte
Muitas aplicações evoluiram a partir desta simples funcionalidade, começando a incorporar um maior número de funcionalidades, na medida em que os próprios dispositivos físicos começaram a disponibilizar mais informações, e mais complexas, tendo dado um novo passo com a maior acessibilidade de plataformas que recorrem à inteligência artificial, surgindo um conjunto de soluções simples mas práticas a partir de finais de 2022.
Entre as informações recolhidas e processadas encontram-se a detecção de sinais de trânsito, com os de limite de velocidade a terem especial relevo e serem apresentados como alerta, comparando o limite com a velocidade do veículo, caso disponibilizada pela câmara, directamente, ou por um dispositivo associado, assinalando ainda as linhas que delimitam a via e respectivas faixas de rodagem e emitindo alertas, sonoros ou visuais, quando estas são ultrapassadas.
Mais complexo, e dependendo do modelo ou do dispositivo associado, podem estar presentes informações que resultam da identificação do tipo de obstáculos, como veículos ou peões, bem como a distância a que se encontram e a velocidade a que se movem, alertando para os casos em que a proximidade e velocidade relativa possa resultar em perigo de colisão.
Na maior parte das aplicações estão presentes outras informações, incluindo a localização, data e hora, tipo de câmara e resolução da imagem, modo de operação, que pode diferir em estrada aberta, via rápida ou área urbana, um espaço para alertas e um acesso a configurações rápidas, dependendo, naturalmente, da especificidade de cada aplicação e mesmo da sua configuração.
Entre as informações recolhidas e processadas encontram-se a detecção de sinais de trânsito, com os de limite de velocidade a terem especial relevo e serem apresentados como alerta, comparando o limite com a velocidade do veículo, caso disponibilizada pela câmara, directamente, ou por um dispositivo associado, assinalando ainda as linhas que delimitam a via e respectivas faixas de rodagem e emitindo alertas, sonoros ou visuais, quando estas são ultrapassadas.
Mais complexo, e dependendo do modelo ou do dispositivo associado, podem estar presentes informações que resultam da identificação do tipo de obstáculos, como veículos ou peões, bem como a distância a que se encontram e a velocidade a que se movem, alertando para os casos em que a proximidade e velocidade relativa possa resultar em perigo de colisão.
Na maior parte das aplicações estão presentes outras informações, incluindo a localização, data e hora, tipo de câmara e resolução da imagem, modo de operação, que pode diferir em estrada aberta, via rápida ou área urbana, um espaço para alertas e um acesso a configurações rápidas, dependendo, naturalmente, da especificidade de cada aplicação e mesmo da sua configuração.
segunda-feira, maio 01, 2023
Android vai corrigir aplicações em falha - 2ª parte
Ao utilizador cabe apenas confirmar se pretende que o processo seja automático, e o Google vai tentar resolver o problema com uma versão diferente da aplicação, avisando que pode haver lugar ao pagamento de tráfico de dados, ou se o utilizador pretende resolver o problema posteriormente, de forma manual, dentro da Play Store, sendo de notar que esta funcionalidade não é válida para aplicações instaladas por outros meios.
Naturalmente, ao conduzir o processo, o Google pode recolher mais dados sobre a solução encontrada em cada caso específico e, com isso consolidar uma solução a aplicar a outros sistemas com problemas semelhantes, num processo de aprendizagem rápido, mas que necessita de um bom volume de informação, podendo, inclusivé, antecipar e corrigir situações antes de estas serem detectadas pelo utilizador.
Para quem utiliza versões Beta, ou de teste, esta funcionalidade é ainda mais importante, por enfrentarem um maior número de erros, e porque a solução é recorrer a um procedimento manual, com os riscos que tal implica, ou sair do programa de testes, o que permite instalar uma versão testada da aplicação, mas do que pode decorrer a impossibilidade de voltar a entrar no programa, já que os lugares são sempre limitados.
Este é, consideramos, um dos melhoramentos mais relevantes que o Google introduz no Android nos tempos mais recentes, sendo aplicável em versões 7.0 ou superior, e devendo começar a chegar, de forma faseada, como habitualmente, a todos os utilizadores dentro de pouco tempo.
Naturalmente, ao conduzir o processo, o Google pode recolher mais dados sobre a solução encontrada em cada caso específico e, com isso consolidar uma solução a aplicar a outros sistemas com problemas semelhantes, num processo de aprendizagem rápido, mas que necessita de um bom volume de informação, podendo, inclusivé, antecipar e corrigir situações antes de estas serem detectadas pelo utilizador.
Para quem utiliza versões Beta, ou de teste, esta funcionalidade é ainda mais importante, por enfrentarem um maior número de erros, e porque a solução é recorrer a um procedimento manual, com os riscos que tal implica, ou sair do programa de testes, o que permite instalar uma versão testada da aplicação, mas do que pode decorrer a impossibilidade de voltar a entrar no programa, já que os lugares são sempre limitados.
Este é, consideramos, um dos melhoramentos mais relevantes que o Google introduz no Android nos tempos mais recentes, sendo aplicável em versões 7.0 ou superior, e devendo começar a chegar, de forma faseada, como habitualmente, a todos os utilizadores dentro de pouco tempo.
domingo, abril 30, 2023
Aplicações para câmaras ADAS - 1ª parte
Como complemento das câmaras ADAS, começam a aparecer aplicações capazes de interpretar e apresentar graficamente os dados que estas enviam para um dispositivo Android, o que permite ao condutor de um veículo visualizar de forma rápida e intuitiva todo um conjunto de informações relevantes para a segurança na condução.
Ainda são escassas as aplicações destinadas a suportar este tipo de câmara, mas já se encontram disponíveis, algumas delas gratuitamente, o que permite efectuar testes e escolher aquela que apresentar melhores resultados, o que implica uma integração com a câmara instalada e a compatibilidade com o dispositivo e respectivo sistema operativo e aplicações de suporte.
Deve-se, igualmente, ter em atenção as limitações do equipamento, como as situações nas quais a operação é viável, o que pode excluir, por exemplo, condições meteorológicas adversas, baixa visibilidade, que impedem a detecção correcta de obstáculos ou dificultam a sua interpretação ou zonas muito congestionadas, que confundam o sistema que individualiza obstáculos.
Este tipo de aplicação tem, tipicamente, duas vertentes, sendo a primeira, mais simples, a de gerir a funcionalidade de gravação de vídeos, que, essencialmente, é uma forma de gerir o fluxo de dados enviados da câmara gravando-os num cartão de memória, normalmente de formado Micro SD e classe 10 ou superior, que deve estar instalado na câmara, dado que estes dados, sobretudo quando a conexão é via WiFi, não são enviados para o dispositivo associado.
Ainda são escassas as aplicações destinadas a suportar este tipo de câmara, mas já se encontram disponíveis, algumas delas gratuitamente, o que permite efectuar testes e escolher aquela que apresentar melhores resultados, o que implica uma integração com a câmara instalada e a compatibilidade com o dispositivo e respectivo sistema operativo e aplicações de suporte.
Deve-se, igualmente, ter em atenção as limitações do equipamento, como as situações nas quais a operação é viável, o que pode excluir, por exemplo, condições meteorológicas adversas, baixa visibilidade, que impedem a detecção correcta de obstáculos ou dificultam a sua interpretação ou zonas muito congestionadas, que confundam o sistema que individualiza obstáculos.
Este tipo de aplicação tem, tipicamente, duas vertentes, sendo a primeira, mais simples, a de gerir a funcionalidade de gravação de vídeos, que, essencialmente, é uma forma de gerir o fluxo de dados enviados da câmara gravando-os num cartão de memória, normalmente de formado Micro SD e classe 10 ou superior, que deve estar instalado na câmara, dado que estes dados, sobretudo quando a conexão é via WiFi, não são enviados para o dispositivo associado.
Subscrever:
Mensagens (Atom)