sexta-feira, março 15, 2013

Estamos na 3ª fase do concurso de projectos "Acredita Portugal"

Alcançamos a 3ª fase do concurso "Realize o seu sonho", onde serão selecionados os 100 finalistas, algo que anteriormente acontecia na 4ª fase, e onde a avaliação será mais rigorosa e será decisiva para o apuramento dos concorrentes que serão apoiados pelos patrocinadores.

Nesta edição do concurso, concorremos com um projecto na área do turismo rural e de aventura, com algumas vertentes de solidariedade e de integração local que consideramos inovadoras, que não foi apurado, e com outro que visa documentar fotograficamente monumentos e edificações históricas arruinadas, publicando em livro e expondo publicamente a informação obtida.

Como mencionamos anteriormente, tem havido alguns incidentes neste concurso, sobretudo a nível de falta de informação, do que tem resultado a necessidade de interromper tarefas normais, dada a premência de responder aos questionários e preencher os estudos de viabilidade, dos quais temos sido notificados muito perto do fim do prazo.

No próximo dia 21 termina mais um prazo, sendo os resultados divulgados a 26, o que implica, para além do trabalho habitual para este concurso, reunir a equipa com a qual participamos, dispersa por vários pontos do País, o que tem impossibilitado a regular publicação dos textos deste "blog", alguns dos quais estão concluidos, mas faltando as fotos ilustrativas.

terça-feira, março 12, 2013

Em teste, o "Mobile Device Manager" - 2ª parte

Image Hosted by Google Uma lista de localização com erros assinalados

É de salientar que usando o GPS, a precisão pode ser de apenas alguns metros, o que conferimos pela posição do icon sobre o mapa, verificando a posição onde nos encontravamos a uma dada hora, mas também é verdade que em locais onde existem prédios altos, chegamos a ter erros que ultrapassam a centena de metros.

Esta situação, ou erros na ordem de algumas dezenas de metros, acaba por ser frequente, sobretudo quando os prédios são altos e as ruas estreitas, mas tende a ser bem menor do que o erro que pode surgir quando se recorre ao sinal das antenas da rede móvel.

Aqui, a situação tende a ser inversa, ou seja, dentro de cidades, mesmo com prédios altos, o sinal tende a ser bom e, dado o número de antenas de referência, a precisão pode ser superior à do próprio GPS, com o erro a poder ser inferior à meia centena de metros, com a vantagem de se manter activo mesmo no interior de edificações.

Em contrapartida, onde as antenas estão dispersas, com largas centenas de metros de intervalo, a precisão obtida por este método pode ser bem mais fraca, tendo, em casos limite, alegadamente ultrapassado os dois quilómetros, algo que basicamente impossibilitaria a localização do equipamento, se acreditassemos no erro reportado, sendo que, felizmente, o erro real é bem menor, dificilmente ultrapassando a centena de metros.

segunda-feira, março 11, 2013

Em teste, o "Mobile Device Manager" - 1ª parte

Image Hosted by Google Um mapa com a localização e o erro assinalado

Enquanto não temos disponíveis cartões SIM destinados a testar o localizador, optamos por efectuar testes com o "Mobile Device Manager", na sua vertente de localização, recorrendo a um telemóvel Samsung Galaxy Mini S5570, com o sistema operativo "Android", na sua versão 2.2.

Este telemóvel tem instalada a versão cliente do "software" e possui GPS integrado, pelo que efectuamos testes de precisão com base no sinal recebido pelos satélites de GPS, bem como através da rede móvel, neste caso, com o GPS desligado, algo que diminui em muito a precisão da localização.

Também é de notar que para utilizar o GPS, é necessário receber sinal de um mínimo de três satélites, algo que pode não suceder mesmo ao ar livre, quando existam muitos prédios altos nas redondezas, obstruindo o sinal, ficando a localização a cargo da rede móvel.

A plataforma de gestão informa qual o erro em cada leitura, algo que tem que ser verificado de forma independente, o que fizemos recorrendo ao mapa sobre o qual se encontra o icon, verificando a posição correcta, e efectuando as medições, vindo a obter valores que se encontram dentro do erro reportado pelo "software" ou com pequenas diferenças, como quando se passa, por exemplo, de 12 para 18 metros.