sábado, agosto 28, 2010

GPS com retorno ao ponto de partida - 1ª parte

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O GPS com retorno ao ponto de partida

Já não é a primeira vez que apresentamos um GPS com retorno ao ponto de partida, mas a queda dos valores deste tipo de equipamento e a sua utilidade justificam voltar a insistir num sistema que aumenta o nível de segurança em diversas circunstâncias.

Este equipamento tem múltiplas funções, sendo uma delas a de substituir um relógio convencional, dando informação horária, bem como os vulgares receptores de GPS que se ligam via "bluetooth" a um qualquer equipamento de navegação que suporte este tipo de conexão, mas vai bastante para além destas simples possibilidades.

São as funções de registo de percursos, com dados que podem ser gravados segundo critérios selecionados, como um intervalo de tempo, distância percorrida, velocidade, ou a combinação destes factores, que posteriormente podem ser visualizados sobre um mapa digital, como o Google Maps, bem como a indicação da direcção do ponto de partida que distinguem este equipamento.

Se a primeira destas funções permite um estudo e uma análise posterior de uma actividade, é sobretudo esta última função que constitui uma evidente mais valia em termos de segurança, por permitir uma rápida tomada de decisão, mesmo quando as condições ambientais ou vivenciais dificultam uma análise objectiva.

sexta-feira, agosto 27, 2010

Manutenção dos Land Rovers na Land Francesa

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Capa do número de Setembro da "Land" francesa

Já está nas bancas o número de Setembro da revista "Land" francesa, com especial destaque para a negociação de seguros auto, dada a especificidade dos veículos todo o terreno, mas incluindo muitos outros temas.

Entre os vários artigos salientamos a preparação de um Defender, os teste dos novos Range Rover TDV8, realizados em Portugal, bem como diversas sugestões de passeios, sobretudo na Europa.

O suplemento incluido com o último número da "Land" francesa, versa a manutenção periódica que se deve fazer aos Land Rover, de modo a torná-la tão acessível e compreensível quanto possível aos seus proprietários, evitando problemas resultantes de desgastes excessivos.

Apesar de não ser tão extensa como as suas congéneres inglesas, a "Land" francesa continua a oferecer um bom equilíbrio de conteúdos e um grafismo agradável, complementando bem as revistas britânicas e contribuindo para esquecer a falta de uma publicação portuguesa.

A25, automatismos em vez de pessoas - 2ª parte

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Um acidente de viação em Portugal

Encontrar explicações para um acidente específico ou para o aumento da sinistralidade nunca é fácil e implica uma análise cuidada de inúmeros factores, sendo alguns deles intuitivos, outros que podem ser apurados através de uma relação causa-efeito, de forma essencialmente empírica e com base nas estatísticas disponíveis.

Certamente, existem factores cuja análise é mais simples ou imediata, ou para os quais a sensibilidade é maior, nomeadamente aqueles que dizem respeito ao comportamento humano ou às condições climáticas, enquanto causas estruturais ou a concepção das vias tende a escapar desapercebida.

É óbvio que muita, se não maior parte da responsabilidade, recai sobre os condutores, os quais devem ajustar a velocidade às condições existentes, mas, sabendo-se que existem diferentes comportamentos e que mesmo entre os que reduzem a velocidade, este pode variar substancialmente conforme a percepção de cada um, o risco mantém-se elevado.

Para além de um especial cuidado no planeamento das vias, evitando tanto quanto possível áreas propensas a variações rápidas em termos meteorológicos, a existência de locais onde todos aqueles que optam por não transitar quando as condições sejam menos favoráveis, deve ser incluida ou adicionada nos locais mais críticos.

quinta-feira, agosto 26, 2010

Cintos militares de 2 polegadas

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Cinto militar de 2 polegadas

Entre os vários cintos que podem ser utilizados em operações, para além do modelo mais clássico, adoptado há muito por diversas instituições nacionais, surgem cada vez mais alternativas que oferecem um maior conforto e flexibilidade, como os que derivam de modelos de origem americana.

O sistema de ajuste é efectuado através de velcro de ambos os lados do fecho de alta resistência, sendo complementado por um par de presilhas de cada lado, que contribuem para o respectivo ajuste.

Construído em nylon de alta densidade, em diversas cores, que incluem o castanho amarelado ou o negro, com um peso de 190 gramas, este cinto tem duas polegadas ou cinco centímetros de largura e o comprimento é ajustável entre os 65 e os 105 cm.

O preço deste cinto ou de um modelo equivalente, que pode ter uma largura inferior ou superior em meia polegada, fica abaixo da dezena de euros, incluindo portes, sendo compatível com um conjunto de equipamentos que incluem diversos tipos de bolsas ou cantís.

A25, automatismos em vez de pessoas - 1ª parte

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Uma ambulância do INEM

Os recentes acidentes na A-25, ocorridos numa zona de traçado difícil e onde as mudanças rápidas das condições climáticas podem resultar na queda de um nevoeiro espesso, obrigam necessariamente a reflectir sobre as condições de segurança que resultam na crescente substituição de meios humanos por sistemas automáticos.

Durante anos, a vigilância nas estradas nacionais esteve a cargo da Brigada de Trânsito (BT), uma unidade especializada da Guarda Nacional Republicana, que, pela sua presença no terreno, tinha uma capacidade de intervenção a vários níveis no ordenamento do trânsito e no envio de alertas quando se verificasse uma situação anormal.

A dissolução da BT e a manifesta diminuição dos quilómetros feitos em patrulhamento, algo que consta dos dados oficiais, tem acompanhado uma inversão da redução do número de acidentes, algo que não deveria acontecer quando a circulação, calculada através do consumo de combustíveis, tem diminuido de forma substancial.

Assim, constata-se que a um menor número de quilómetros percorrido pelos condutores portugueses, tem correspondido a um maior número de vítimas, algo que nunca devia acontecer face à melhoria do parque automóvel e à menor densidade de circulação.

quarta-feira, agosto 25, 2010

As NNN no "Galleto 1260"

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Um écran do Galletto

Após receber o "Galetto 1260", que apresentamos em textos anteriores e que aconselhamos reler, e num primeiro teste ao programa que acompanha este dispositivo, pudemos verificar que está previsto o suporte para alguns modelos da Land Rover com modelo Td5.

Dado que só as centralinas NNN possuem o programa num "chip" que pode ser reescrito, concretamente uma "eprom" 29FF200BB, é este o modelo que surge no "software" que acompanha o "Galletto 1260", o que não implica que não detecte automaticamente outras versões de centralinas sem, no entanto, a possibilidade de as escrever.

Assim, convidamos que tiver um Defender com uma centralina NNN e pretender o seu conteúdo num suporte magnético, seja para o modificar, seja para ter uma segurança do mesmo, a contactar-nos de modo a efectuar este teste.

Arderam 92.000 hectares até meados de Agosto - 4ª parte

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Um incêndio em Portugal

É manifesto que, mais do que as acessibilidades, é a paisagem e um conjunto de infraestruturas locais no âmbito da hotelaria e serviços, que devem incluir um atendimento permanente na área da saúde, que potenciam turisticamente uma região, sendo em muitos casos o caminho a seguir de forma a conter o estado de ruina de muitos concelhos no Interior.

Tal implica, no entanto, uma visão estratégica e global do País, algo que tem faltado aos nossos governos ao longo destes anos mais recentes, nitidamente mais preocupados com uma vitória nas próximas eleições do que com uma perspectiva de longo prazo que pode ser eleitoralmente penalizadora.

Só assim se compreende o imediatismo das medidas políticas a que estamos habituados, misto de controle de danos e de navegação à vista, onde o adiar de um problema equivale, aos olhos de muitos, à sua resolução, sobretudo quando este fica oculto até depois do próximo acto eleitoral.

terça-feira, agosto 24, 2010

Placas de chassis para Land Rover

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Placas de chassis para Land Rover Serie 2 A

Após terem desaparecido do EBay, adquirir as placas de chassis para Land Rover, necessárias para uma reconstrução fiel dos modelos mais antigos, obrigou a procurar outros fornecedores que procedam à sua expedição para Portugal.

A "Land Rover Chassis Plates" é uma empresa inglesa que, para além de produzir os vários modelos de placas usadas pelos veículos desta marca, que incluem não apenas aquelas onde consta o número de série, as grava de forma semelhante às originais, reproduzindo-as integralmente.

Estão disponíveis placas apropriadas para os vários modelos dos Serie, acompanhando a sua evolução, bem como as diferenças introduzidas pelas marcas nas várias versões ou evoluções, de forma a que seja sempre possível adquirir a placa correcta para cada veículo.

Por perto de uma trintena de euros, a que acresce o valor da gravação, caso assim se pretenda, e portes para Portugal, com possibilidade de pagamento via Paypal, volta assim a ser possível obter uma destas placas que completam um restauro e devolvem a um Land Rover antigo toda a sua originalidade.

Arderam 92.000 hectares até meados de Agosto - 3ª parte

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Bombeiros combatem um incêndio em Portugal

É sobretudo na área da prevenção que se verificam as maiores falhas e uma análise comparativa entre os investimentos dos vários municípios face à extensão da sua área florestal e aquela que foi devastada pelos fogos pode revelar alguns dados importantes.

Poucos são os concelhos que investem seriamente na prevenção, promovendo acções de silvicultura e limpeza das matas, enquanto apostam na contratação de equipas de sapadores florestais em regime de permanência, desconhecendo-se estudos que revelem os resultados desta opção através de números e dados objectivos.

Apesar destas inexistência de estudos, podem-se comparar áreas ardidas de concelhos com características semelhantes e, através dos dados existentes e de imagens de satélite, ter uma ideia aproximada dos efeitos resultantes do investimento na prevenção dos fogos.

Sobretudo para quem aposte no turismo, sempre dependente de uma paisagem aprazível e actividades múltiplas, entre as quais o contacto com a Natureza tem lugar primordial, o investimento na prevenção e protecção das áreas florestais pode determinar a própria viabilidade económica de cada concelho, sobretudo naqueles onde o abandono da actividade agrícola e a escassez de unidades industriais viáveis limita as alternativas.

segunda-feira, agosto 23, 2010

Guinchos chineses: compra conjunta - 3ª parte

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As dimensões do guincho Winchmax de 12.000 libras

Assim, estima-se que o valor final, com todas as despesas pagas, possa rondar os 250 euros, o que fica abaixo de modelos com menor capacidade e de menor qualidade que se podem adquirir em Portugal ou noutro país europeu, como em Inglaterra, onde um equipamento semelhante custa perto de 400 libras, a que acrescem 50 de portes para Portugal.

Dado que perto de 450 libras ultrapassam os 550 euros, estamos perante uma diferença de valores muito substancial, perto de dois para um, o que consideramos ser suficiente para justificar ir buscar estes equipamentos à fábrica, eliminando intermediários.

Esperamos que entre os fóruns mencionados e contactos neste "blog", consigamos alcançar o número de interessados que permitam efectuar esta aquisição, pelo que, caso estejam interessados, agradecemos que o manifestem num dos locais indicados.

Dado que este tipo de aquisição implica uma encomenda conjunta, só havendo o número suficiente de interessados se poderá concretizar, pelo que a mesma será proposta nos forums Land Rover e da Landmania, onde se averiguará do interesse dos utilizadores e da possibilidade de efectuar a aquisição.

Dois bombeiros mortos em dois dias - 4ª parte

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Bombeiro no combate a um fogo em Portugal

Mesmo a Liga dos Bombeiros Portugueses já apontou para uma crescente cansaço e diminuição da eficácia do dispositivo, sendo que existe uma relação preversa entre ambas, dado que uma implica um acréscimo na outra, que por sua vez aumenta a primeira.

Tipicamente, a um maior cansaço corresponde menor capacidade, que é compensado por um maior esforço, que aumenta ainda mais o cansaço existente, numa progressão geométrica que, caso não seja interrompida, leva rapidamente a um colapso, isto caso antes não se verifique um acidente resultante de uma menor concentração e aumento do tempo de reacção.

De certa forma, esta é uma reacção semelhante à do condutor que, à medida que se vai sentindo mais cansado, acelera, de modo a poder repousar mais rapidamente, mesmo que com isso, de forma mais ou menos consicente, a isso corresponda um substancial aumento do risco de acidente.

Quando o mesmo tipo de desgaste abrange todos os elementos de um grupo, algo normal quando não há rotação interna, a tendência é para a diminuição do discernimento e dos sinais de alerta, com uma situação que deve ser tida como excepcional a assumir contornos de normalidade, por partilhada por todos os envolvidos.

domingo, agosto 22, 2010

Guinchos chineses: compra conjunta - 2ª parte

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O guincho Winchmax de 12.000 libras

Desta forma, os problemas de manutenção e obtenção de peças fica largamente reduzido, podendo-nos concentrar sobretudo na relação preço/qualidade e na comparação com outros modelos de capacidade semelhante, sendo que o X.12, que realmente se parece muito com alguns modelos da Superwinch, surge como uma opção favorável.

O preço na origem é de 238 dólares, algo que se aproxima dos 180 euros segundo a taxa de câmbio actual, acrescendo, obviamente, portes e taxas alfandegárias, que incluem o IVA à taxa legal em vigor, bem como o pagamento ao despachante.

Para este modelo, a encomenda mínima na origem é de 20 unidades, o que implica uma encomenda conjunta, mas que permite dividir os portes e pagamentos ao despachante por todos os compradores, reduzindo-os substancialmente.

Neste momento ainda não se sabe o valor exacto dos portes, obviamente por via marítima, o que os reduz substancialmente, mas sabe-se que cada unidade pesa perto de 40 quilos, pelo que as 20 unidades, o mínimo que é possível encomendar, pesarão perto de 800 quilos, algo que em termos marítimos é relativamente pouco em termos de peso e mesmo de volume, sendo menos que um contentor.