segunda-feira, agosto 23, 2010

Dois bombeiros mortos em dois dias - 4ª parte

Image Hosted by Imageshack
Bombeiro no combate a um fogo em Portugal

Mesmo a Liga dos Bombeiros Portugueses já apontou para uma crescente cansaço e diminuição da eficácia do dispositivo, sendo que existe uma relação preversa entre ambas, dado que uma implica um acréscimo na outra, que por sua vez aumenta a primeira.

Tipicamente, a um maior cansaço corresponde menor capacidade, que é compensado por um maior esforço, que aumenta ainda mais o cansaço existente, numa progressão geométrica que, caso não seja interrompida, leva rapidamente a um colapso, isto caso antes não se verifique um acidente resultante de uma menor concentração e aumento do tempo de reacção.

De certa forma, esta é uma reacção semelhante à do condutor que, à medida que se vai sentindo mais cansado, acelera, de modo a poder repousar mais rapidamente, mesmo que com isso, de forma mais ou menos consicente, a isso corresponda um substancial aumento do risco de acidente.

Quando o mesmo tipo de desgaste abrange todos os elementos de um grupo, algo normal quando não há rotação interna, a tendência é para a diminuição do discernimento e dos sinais de alerta, com uma situação que deve ser tida como excepcional a assumir contornos de normalidade, por partilhada por todos os envolvidos.

Sem comentários: