O Google alterou o algoritmo do seu motor de pesquisa de forma a que os primeiros resultados apresentados sejam os mais recentes, dando assim maior ênfase à actualidade, algo inerente às pesquisas na Internet.
Como resultado desta alteração, perto de 35% dos resultados são reordenados, com base na sua actualidade, podendo surgir conteúdos disponibilizados apenas escassos minutos antes da operação de pesquisa.
Após alterações que penalizam "sites" que copiam conteúdos alheios ou que refescam conteúdos sem os actualiza apenas para surgir no topo dos resultados das pesquisas, o Google introduz agora mais algumas alterações que o tornam mais convidativo e a mantêm no topo dos mecanismos de pesquisa a nível mundial.
sábado, novembro 05, 2011
sexta-feira, novembro 04, 2011
Território nacional sob alerta de mau tempo - 2ª parte
A vulnerabilidade de diversas infraestruturas é assim patente, mesmo perante uma chuva que se pode considerar normal, e levanta questões quanto ao que podemos esperar quando o tempo for mais rigoroso e as chuvas mais prolongadas e de maior intensidade.
Igualmente grave, é a falta de perspectiva de uma rápida reconstrução ou reparação dos equipamentos danificados, sendo previsível que em muitos casos esta não decorra atempadamente ou seja feito de forma provisória, o que implica gastos acrescidos com reparações temporárias antes de ser possível efectuá-las de forma defenitiva.
Noutros casos, nem será reposta a situação anterior, perdendo-se assim um conjunto de infraestruturas ou equipamentos, alguns dos quais necessários para a vida das comunidades, as quais se vêm privadas de serviços essenciais, que podem incluir vias de comunicação, escolas ou serviços de atendimento público.
Haverá ainda situações, algumas delas noticiadas, nas quais os equipamentos se mantêm em serviço em condições de funcionalidade e de segurança completamente inadequadas, com risco para os utentes, que podem incluir crianças em idade escolar, com possibilidade de tal se prolongar durante o período invernal, detriorando-se para além de uma perspectiva razoável de recuperação.
Igualmente grave, é a falta de perspectiva de uma rápida reconstrução ou reparação dos equipamentos danificados, sendo previsível que em muitos casos esta não decorra atempadamente ou seja feito de forma provisória, o que implica gastos acrescidos com reparações temporárias antes de ser possível efectuá-las de forma defenitiva.
Noutros casos, nem será reposta a situação anterior, perdendo-se assim um conjunto de infraestruturas ou equipamentos, alguns dos quais necessários para a vida das comunidades, as quais se vêm privadas de serviços essenciais, que podem incluir vias de comunicação, escolas ou serviços de atendimento público.
Haverá ainda situações, algumas delas noticiadas, nas quais os equipamentos se mantêm em serviço em condições de funcionalidade e de segurança completamente inadequadas, com risco para os utentes, que podem incluir crianças em idade escolar, com possibilidade de tal se prolongar durante o período invernal, detriorando-se para além de uma perspectiva razoável de recuperação.
quinta-feira, novembro 03, 2011
Território nacional sob alerta de mau tempo - 1ª parte
Grande parte do território nacional, incluindo os Açores, encontra-se sob um alerta de mau tempo, sendo a situação mais grave junto do litoral, onde se espera agitação no estado do mar.
Para além das habituais recomendações da Protecção Civil difundidas nestas circunstâncias, a descida de temperatura e a menor luminosidade aumenta os riscos, sobretudo durante a noite, altura em que pode haver formação de nevoeiros e neblinas.
Apesar de não se ter verificado nem uma chuva, nem ventos excepcionalmente fortes, a falta de obras de manutenção, inerentes à falta de verbas que afecta numerosas entidades, resultou numa série de incidentes que afectou desde escolas, onde a actividade foi suspensa, a vias de circulação, onde se verificaram diversos acidentes.
Também foram numerosas as ruas alagadas, nomeadamente em Lisboa, com dificuldades de circulação em zonas baixas ou confluências de vias com inclinação, nas quais se verificou uma maior acumulação de águas, o qual pode resultar de uma menor limpeza dos sistemas de escoamento de águas.
Para além das habituais recomendações da Protecção Civil difundidas nestas circunstâncias, a descida de temperatura e a menor luminosidade aumenta os riscos, sobretudo durante a noite, altura em que pode haver formação de nevoeiros e neblinas.
Apesar de não se ter verificado nem uma chuva, nem ventos excepcionalmente fortes, a falta de obras de manutenção, inerentes à falta de verbas que afecta numerosas entidades, resultou numa série de incidentes que afectou desde escolas, onde a actividade foi suspensa, a vias de circulação, onde se verificaram diversos acidentes.
Também foram numerosas as ruas alagadas, nomeadamente em Lisboa, com dificuldades de circulação em zonas baixas ou confluências de vias com inclinação, nas quais se verificou uma maior acumulação de águas, o qual pode resultar de uma menor limpeza dos sistemas de escoamento de águas.
quarta-feira, novembro 02, 2011
Gmail tem nova apresentação
O Gmail, o popular serviço de correio electrónico do Google, tem uma nova aparência, seguindo a evolução previamente anunciada, no sentido de um aspecto mais simples e funcional, onde os vários elementos sejam mais facilmente visíveis.
Entre outras surge a possibilidade de diferentes tipos de visualização, inclusivé uma compacta para écrans de menor dimensão, mas também com diferenres grafias ou composições, facilitando a sua personalização.
Esta evolução é, neste momento, opcional e reversível, sendo oferecida aos utilizadores a possibilidade de enviar comentários e sugestões, que podem ver a ser incorporadas numa próxima e mais defenitiva evolução.
Consideramos que esta é uma evolução positiva e que pode ser complementada com as funcionalidades adicionais a que se pode aceder através do "Google Labs", onde se encontram algumas opções que aumentam as capacidades deste serviço de correio.
Entre outras surge a possibilidade de diferentes tipos de visualização, inclusivé uma compacta para écrans de menor dimensão, mas também com diferenres grafias ou composições, facilitando a sua personalização.
Esta evolução é, neste momento, opcional e reversível, sendo oferecida aos utilizadores a possibilidade de enviar comentários e sugestões, que podem ver a ser incorporadas numa próxima e mais defenitiva evolução.
Consideramos que esta é uma evolução positiva e que pode ser complementada com as funcionalidades adicionais a que se pode aceder através do "Google Labs", onde se encontram algumas opções que aumentam as capacidades deste serviço de correio.
Módulos habitacionais para Defenders - 3ª parte
No mesmo veículo pode ser colocado um módulo que inclua um pequeno posto de comando ou coordenação de operações, uma célula sanitária, um reservatório de água e respectivos acessórios, como mangueiras ou agulhetas, ou um módulo de transporte de pessoal ou carga.
Estes são apenas alguns exemplos de módulos que podem ser utilizados, e consideramos que seria interessante para um empresário nacional que se dedicasse à sua concepção e fabrico, dado que a universalidade dos Defender não apenas em expedições, mas em missões de socorro, de manutenção da ordem ou da segurança e mesmo no ambito militar é quase universal.
Este aspecto também reforça a necessidade da continuação da produção de Defenders nos actuais moldes, mantendo a modularidade do veículo, algo que, infelizmente, não acontece com o sucessor proposto, o qual, independentemente das suas qualidades, não parece ser um substituto real para o modelo actual, ao prescindir de um conjunto de características ou funcionalidades que o tornam único.
Os preços, naturalmente, variam imenso, atingindo valores na ordem dos vários milhares de Euros, pelo que se justifica, mais do que noutros casos, uma ponderação e pesquisa prolongados e atentos, não apenas visando adequar o módulo às necessidades, mas também de forma a evitar pagar um preço superior ao estritamente necessário.
Estes são apenas alguns exemplos de módulos que podem ser utilizados, e consideramos que seria interessante para um empresário nacional que se dedicasse à sua concepção e fabrico, dado que a universalidade dos Defender não apenas em expedições, mas em missões de socorro, de manutenção da ordem ou da segurança e mesmo no ambito militar é quase universal.
Este aspecto também reforça a necessidade da continuação da produção de Defenders nos actuais moldes, mantendo a modularidade do veículo, algo que, infelizmente, não acontece com o sucessor proposto, o qual, independentemente das suas qualidades, não parece ser um substituto real para o modelo actual, ao prescindir de um conjunto de características ou funcionalidades que o tornam único.
Os preços, naturalmente, variam imenso, atingindo valores na ordem dos vários milhares de Euros, pelo que se justifica, mais do que noutros casos, uma ponderação e pesquisa prolongados e atentos, não apenas visando adequar o módulo às necessidades, mas também de forma a evitar pagar um preço superior ao estritamente necessário.
terça-feira, novembro 01, 2011
Módulos habitacionais para Defenders - 2ª parte
Outra vantagem, é a existência de sistemas de encaixe ou retenção, que permite ao proprietário uma maior flexibilidade de configuração, podendo ser o próprio a colocar divisórias, sistemas de armazenamento ou mobiliário integrado, existindo em alguns modelos aberturas laterais que podem ser usadas como simples janelas ou mesmo como plataformas.
As versões mais sofisticadas e complexas são, naturalmente, para os Defender 110 e 130 na versão HCPU ou "High Capacity Pick Up", as quais podem ter divisões internas, mantendo, no entanto, um peso baixo, na ordem dos 340 quilos, o que permite manter características dinâmicas, dentro e fora de estrada, que não se afastam muito das de origem.
A modularidade, seja dos Defender, seja dos próprios módulos permite que sejam possíveis diversas combinações, usando como base o mesmo veículo e fazendo variar o módulo, que poderá ser completamente distinto dos propostos, seja em termos de aspecto, seja a nível de funcionalidade.
Para os mais imaginativos e dispostos a pequenas modificações no veículo, a possibilidade de um painel destacavel na traseira da cabine e uma adaptação equivalente no módulo a instalar permitiria um espaço contínuo e um acesso interior, o qual poderia ser utilizado mesmo com o veículo em movimento.
As versões mais sofisticadas e complexas são, naturalmente, para os Defender 110 e 130 na versão HCPU ou "High Capacity Pick Up", as quais podem ter divisões internas, mantendo, no entanto, um peso baixo, na ordem dos 340 quilos, o que permite manter características dinâmicas, dentro e fora de estrada, que não se afastam muito das de origem.
A modularidade, seja dos Defender, seja dos próprios módulos permite que sejam possíveis diversas combinações, usando como base o mesmo veículo e fazendo variar o módulo, que poderá ser completamente distinto dos propostos, seja em termos de aspecto, seja a nível de funcionalidade.
Para os mais imaginativos e dispostos a pequenas modificações no veículo, a possibilidade de um painel destacavel na traseira da cabine e uma adaptação equivalente no módulo a instalar permitiria um espaço contínuo e um acesso interior, o qual poderia ser utilizado mesmo com o veículo em movimento.
segunda-feira, outubro 31, 2011
Módulos habitacionais para Defenders - 1ª parte
Muito popular entre os preparadores de veículos Land Rover para expedições, a Nene Overland dispõe de uma gama de acessórios e equipamentos que permitem uma autonomia prolongada, enquanto oferecem um nível de conforto aceitável, indispensável quando a duração da aventura obriga a várias dormidas sem tecto.
Estão disponíveis numerosos modelos de tendas de tejadilho, com numerosas opções em termos de configuração, dimensão e preço, sendo distribuidas gamas provenientes de diversos fabricantes, como a Hannibal ou a Maggiolino, mas a nossa atenção, desta vez, centra-se nos módulos que podem ser instalados nas caixas de carga das versões "pick up" dos Defender.
Uma das vantagens destes módulos, designados por "pop up campers" ou "pick up boxes", é a sua rapidez de instalação e o facto de não obrigarem a nenhuma modifição que comprometa o uso original do veículo, o qual pode retornar à configuração de origem em escassos minutos.
A construção destes módulos é em alumínio, podendo ser de folha dupla, isolando melhor o interior o que permite uma utilização dos mesmos no Inverno, sendo possível acoplar uma tenda em alguns modelos, alguns dos quais possuem um tejadilho extensível em altura, de modo a aumentar o espaço interior disponível.
Estão disponíveis numerosos modelos de tendas de tejadilho, com numerosas opções em termos de configuração, dimensão e preço, sendo distribuidas gamas provenientes de diversos fabricantes, como a Hannibal ou a Maggiolino, mas a nossa atenção, desta vez, centra-se nos módulos que podem ser instalados nas caixas de carga das versões "pick up" dos Defender.
Uma das vantagens destes módulos, designados por "pop up campers" ou "pick up boxes", é a sua rapidez de instalação e o facto de não obrigarem a nenhuma modifição que comprometa o uso original do veículo, o qual pode retornar à configuração de origem em escassos minutos.
A construção destes módulos é em alumínio, podendo ser de folha dupla, isolando melhor o interior o que permite uma utilização dos mesmos no Inverno, sendo possível acoplar uma tenda em alguns modelos, alguns dos quais possuem um tejadilho extensível em altura, de modo a aumentar o espaço interior disponível.
Italeri lança miniatura do "Pink Panther"
O S.A.S. Recon Vehicle "Pink Panther"
A designação "Pink Panther" deve-se à pintura rosada, que cobria todo o veículo e os próprios pneus, e que se destinava a camuflá-lo nas areias com o mesmo tom existentes em diversos países do Médio Oriente, como Omã, onde o SAS actuou.
O modelo da Italeri, com 108 mm de comprimento, é de fácil montagem e reproduz fielmente os populares "Pinkie" com base no Serie 2 109", ou seja, de chassis comprido, que estiveram ao serviço desde meados dos anos 70, incluindo o armamento e equipamento utilizado nestes veículos, mas sem as figuras presentes no modelo da Tamiya.
A opção da Italeri não deixa de ser curiosa, dado reproduzir um modelo já existente na mesma escala sem introduzir melhorias que o diferenciem, mas a popularidade do tema e o facto de possuirem a base do modelo, concretamente o Serie 2 109", pode ter sido determinante no sentido de disponibilizar esta miniatura, cujo investimento pode ter sido reduzido face a outras opções.
domingo, outubro 30, 2011
Faróis suplementares no Defender - 5ª parte
O verso da consola do Defender
Sobre a consola, não nos iremos pronunciar, dado que a mesma já foi descrita, pelo que nos limitamos a disponibilizar uma foto onde se podem ver os conectores de cada um dos interruptores onde serão efectuadas as ligações eléctricas.
A instalação implica não apenas passar os interruptores e tomada de isqueiro presentes na antiga consola, mas também, o que é mais trabalhoso, fazer a ligação dos novos faróis, sem esquecer que estes apenas podem funcionar com os máximos ligados, o que implica interceptar a cablagem destes.
Subscrever:
Mensagens (Atom)