Como se não bastasse, um terceiro mail vem corrigir o segundo, no qual um projecto cujo formulário se encontra completamente preenchido é dado como incompleto, incluindo um paragráfo que consideramos absurdo e insultuoso "Tropeçámos duas vezes, mas a resiliência necessária a um empreendedor faz-nos acreditar que à terceira é de vez".
Aqui não se trata de tropeçar, mas de falta de competência, inépcia e insensibilidade, sobretudo perante aqueles que, após um momento de alegria, se vêm desanimados por uma desqualificação que nunca é justificada, sabendo-se que quem tem menos experiência, nunca se defrontou com os erros da "Acredita Portugal", ou tem maiores expectativas e necessidades, será particularmente atingido.
Entre estes, estão, por exemplo, os desempregados, sobretudo os mais idosos ou de longa duração, para quem o concurso pode equivaler à obtenção de um emprego, e que investiram não apenas o seu tempo, mas parte da sua esperança num futuro melhor, e que sentirão muito mais os efeitos destes erros para os quais o pedido de desculpas incluído na mensagem de nada serve.
Toda esta lamentável sequência de erros, que infelizmente já ocorrera em concursos anteriores organizados pela mesma entidade, não pode deixar de nos fazer reflectir quanto à nossa participação, mas também quanto a tudo o que revela de um País a manutenção de tantas falhas, por um largo periodo de tempo, sem consequências óbvias, como a perda dos apoios e patrocínios que sustentam a "Acredita Portugal".
sábado, fevereiro 22, 2014
sexta-feira, fevereiro 21, 2014
ELM 327 com ligação WiFi - 2ª parte
Os modelos mais acessíveis não implementam o IEEE 802.11n, algo que pouca diferença faz, dado que o mesmo não é usado em pleno, nem se encontra presente em numerosos equipamentos informáticos, não usam encriptação de dados e, mesmo quando afirmam o contrário, podem não implementar a totalidade dos protocolos usados para comunicação com veículos via ODB2.
Mais grave, pode ser a falta de documentação adequada, o que complica muito a configuração, a qual não é tão linear quanto acontece com os modelos que usam USB ou o "bluetooth", dado ser quase tão complexo como configurar o acesso a um pequeno "router" ou ponto de acesso, com endereços e portas específicos, após o que se tem que configurar o "software" que irá gerir protocolos e interpretar a informação.
Quase todos os modelos possuem o mesmo endereço de IP, tipicamente 192.168.0.10 e máscara 255.255.255.0, acedido através de uma porta específica e pouco utilizada, como a 35000, um SSID onde costuma aparecer a palavra OBD ou outra que os identifique de forma intuitiva, sendo necessário configurar a respectiva ligação WiFi usando os parâmetros fornecidos.
Assim, a clareza da informação, essencial para as várias fases e níveis de comunicação, será quase tão essencial como a correcta implementação dos diversos protocolos, pelo que uma meia dúzia de Euros de diferença pode justificar a aquisição de um modelo de melhor qualidade.
Mais grave, pode ser a falta de documentação adequada, o que complica muito a configuração, a qual não é tão linear quanto acontece com os modelos que usam USB ou o "bluetooth", dado ser quase tão complexo como configurar o acesso a um pequeno "router" ou ponto de acesso, com endereços e portas específicos, após o que se tem que configurar o "software" que irá gerir protocolos e interpretar a informação.
Quase todos os modelos possuem o mesmo endereço de IP, tipicamente 192.168.0.10 e máscara 255.255.255.0, acedido através de uma porta específica e pouco utilizada, como a 35000, um SSID onde costuma aparecer a palavra OBD ou outra que os identifique de forma intuitiva, sendo necessário configurar a respectiva ligação WiFi usando os parâmetros fornecidos.
Assim, a clareza da informação, essencial para as várias fases e níveis de comunicação, será quase tão essencial como a correcta implementação dos diversos protocolos, pelo que uma meia dúzia de Euros de diferença pode justificar a aquisição de um modelo de melhor qualidade.
quinta-feira, fevereiro 20, 2014
O rádio PMR Motorola TLKR T80 - 2ª parte
A função VOX, configurável, permite que transmita acima de um dado volume, pelo que, em conjunto com os auriculares, fornecidos no conjunto, permite operar em mãos livres após selecionado um entre os 8 canais e 121 códigos possíveis, suportando comunicações em grupo, o que facilita o trabalho ou coordenação em equipa.
Estão também implementados tons de confirmação de recepção de mensagem, também designado por "roger beep", alerta por vibração, para além de uma dezena de tons audíveis, estando também disponíveis diversos tons para o teclado, bem como um sistema de bloqueio automático.
Com apenas 5.7 x 17.1 x 4 cm e 140 gramas de peso, sem a bateria de NiMH instalada, este rádio é fácil de transportar e possui "led" para iluminação, substituindo uma pequena lanterna, bem como um sistema de cronómetro integrado, cujas informações são facilmente visíveis no écran LCD retro iluminado.
Estes rádios podem ser comprados em conjuntos de dois, incluindo uma caixa de transporte, baterias, carregador duplo, auriculares, fixação no cinto e manual de instruções, por pouco mais de uma centena de Euros, ou em grupos de quatro, neste caso pagando um pouco menos de 200 Euros, a que acrescem portes a partir da Europa, pelo que não são adicionadas taxas alfandegárias.
Estão também implementados tons de confirmação de recepção de mensagem, também designado por "roger beep", alerta por vibração, para além de uma dezena de tons audíveis, estando também disponíveis diversos tons para o teclado, bem como um sistema de bloqueio automático.
Com apenas 5.7 x 17.1 x 4 cm e 140 gramas de peso, sem a bateria de NiMH instalada, este rádio é fácil de transportar e possui "led" para iluminação, substituindo uma pequena lanterna, bem como um sistema de cronómetro integrado, cujas informações são facilmente visíveis no écran LCD retro iluminado.
Estes rádios podem ser comprados em conjuntos de dois, incluindo uma caixa de transporte, baterias, carregador duplo, auriculares, fixação no cinto e manual de instruções, por pouco mais de uma centena de Euros, ou em grupos de quatro, neste caso pagando um pouco menos de 200 Euros, a que acrescem portes a partir da Europa, pelo que não são adicionadas taxas alfandegárias.
quarta-feira, fevereiro 19, 2014
ELM 327 com ligação WiFi - 1ª parte
Após um período em que o tema da electrónica auto foi raramente abordado, regressamos a esta temática com um "software", o EOBD Facile, que descrevemos em dois textos recentes, prosseguindo agora com os novos modelos do ELM 327, os quais representam uma evolução relativamente às gerações anteriores.
Com funcionalidades muito semelhantes às dos seus congéneres que comunicam via USB ou "bluetooth", já se encontram disponíveis equipamentos de diagnóstico para veículos baseados no conhecido "chip" ELM 327, para o qual estão disponíveis inúmeras aplicações, algumas das quais gratuitas.
Estes equipamentos com funcionalidade WiFi 802.11b/g/n, dada a independência física relativamente ao sistema onde corre o "software", é compatível com outros dispositivos que utilizam o mesmo protocolo de rede, que podem ser computadores pessoais ou telefones inteligentes, baseados em plataformas diversas, como Windows, IOS ou "Android".
Quase, se não todos os equipamentos, possuem diversos "leds", que informam o utilizador sobre o estado da ligação WiFi, por um lado, e ao veículo, por outro, podendo ainda ter um botão que permite ligar e desligar ou "leds" adicionais que fornecem informação sobre protocolos ou a velocidade de transmissão.
Com funcionalidades muito semelhantes às dos seus congéneres que comunicam via USB ou "bluetooth", já se encontram disponíveis equipamentos de diagnóstico para veículos baseados no conhecido "chip" ELM 327, para o qual estão disponíveis inúmeras aplicações, algumas das quais gratuitas.
Estes equipamentos com funcionalidade WiFi 802.11b/g/n, dada a independência física relativamente ao sistema onde corre o "software", é compatível com outros dispositivos que utilizam o mesmo protocolo de rede, que podem ser computadores pessoais ou telefones inteligentes, baseados em plataformas diversas, como Windows, IOS ou "Android".
Quase, se não todos os equipamentos, possuem diversos "leds", que informam o utilizador sobre o estado da ligação WiFi, por um lado, e ao veículo, por outro, podendo ainda ter um botão que permite ligar e desligar ou "leds" adicionais que fornecem informação sobre protocolos ou a velocidade de transmissão.
terça-feira, fevereiro 18, 2014
O rádio PMR Motorola TLKR T80 - 1ª parte
A utilização de rádios PMR 446, "Personal Mobile Radio", a operar na banda dos 446 MHz, de baixo custo e que não necessitam de licença, continua a ser a opção de muitos praticantes de actividades ao ar livre, aceitando a penalização de um alcance relativamente baixo, mas que será o suficiente em muitas circunstâncias.
A Motorola continua a investir neste segmento de mercado, tendo apresentado o modelo TLKR T80, destinado a uma utilização profissional em zonas onde a resistência física e ambiental seja superior ao normal, sendo ainda uma escolha a ter em conta por parte dos praticantes de actividades ou desportos radicais.
Este modelo tem um corpo metálico, suportando impactos, e está certificado segundo a norma IPx4, não sendo afectado por salpicos ou projecção ligeira de água, não podendo, no entanto, ser submergidos, é compatível com a linha de acessórios "Talkabout" da Motorola e permite comunicações até 10 km, dependendo das condições climáticas e ambientais e do terreno.
Com potência de transmissão de 500mW e uma largura de banda de 12.5khz, sistema de "squelch", ou supressão de emissão de ruído, automático, capacidade de monitorar salas ou outros espaços fechados, uma gestão inteligente de bateria, com indicação do estado no écran e possibilidade de desligar automaticamente, o TLKR T80, permite múltiplos usos durante um período de tempo prolongado.
A Motorola continua a investir neste segmento de mercado, tendo apresentado o modelo TLKR T80, destinado a uma utilização profissional em zonas onde a resistência física e ambiental seja superior ao normal, sendo ainda uma escolha a ter em conta por parte dos praticantes de actividades ou desportos radicais.
Este modelo tem um corpo metálico, suportando impactos, e está certificado segundo a norma IPx4, não sendo afectado por salpicos ou projecção ligeira de água, não podendo, no entanto, ser submergidos, é compatível com a linha de acessórios "Talkabout" da Motorola e permite comunicações até 10 km, dependendo das condições climáticas e ambientais e do terreno.
Com potência de transmissão de 500mW e uma largura de banda de 12.5khz, sistema de "squelch", ou supressão de emissão de ruído, automático, capacidade de monitorar salas ou outros espaços fechados, uma gestão inteligente de bateria, com indicação do estado no écran e possibilidade de desligar automaticamente, o TLKR T80, permite múltiplos usos durante um período de tempo prolongado.
segunda-feira, fevereiro 17, 2014
"Software" de diagnóstico EOBD-Facile - 2ª parte
A versão paga é bem mais completa, incluindo numerosas outras funcionalidades, que incluem sistemas automáticos de accionamento, monitorização de informação obtida através de 2, 4, 5, 6, 9 e 10, o que permite aceder a dados de fabrico do veículo e limpar os erros detectados.
Também a exportação de dados em formato .CSV, a elaboração de gráficos mais sofisticados, detecção de protocolos e de informações adicionais do próprio "interface", dando origem a outro tipo de apresentação de dados, muito mais completa e funcional.
O "site" é interessante, permitindo adquirir equipamentos, mas também obter explicações e indicações interessantes, incluindo os protocolos de comunicações disponíveis em diversos modelos automóveis, bem como informações mais genéricas relativamente a este tipo de sistemas de diagnóstico baseado no popular "chip" ELM 327.
Relativamente aos motores Td5 dos Land Rover, segundo a tabela de compatibilidade do "site", recorrendo ao protocolo ISO 9141, estão disponíveis os modos 1 (90188000), 2 (40000000), 7 e 9 (30000000), mas os modos 5 TIDs e 6 OBDMID não estão disponíveis, decorrendo estes resultados de testes com 3 Discovery dos anos de 2001 e 2002, com centralinas NNN.
Também a exportação de dados em formato .CSV, a elaboração de gráficos mais sofisticados, detecção de protocolos e de informações adicionais do próprio "interface", dando origem a outro tipo de apresentação de dados, muito mais completa e funcional.
O "site" é interessante, permitindo adquirir equipamentos, mas também obter explicações e indicações interessantes, incluindo os protocolos de comunicações disponíveis em diversos modelos automóveis, bem como informações mais genéricas relativamente a este tipo de sistemas de diagnóstico baseado no popular "chip" ELM 327.
Relativamente aos motores Td5 dos Land Rover, segundo a tabela de compatibilidade do "site", recorrendo ao protocolo ISO 9141, estão disponíveis os modos 1 (90188000), 2 (40000000), 7 e 9 (30000000), mas os modos 5 TIDs e 6 OBDMID não estão disponíveis, decorrendo estes resultados de testes com 3 Discovery dos anos de 2001 e 2002, com centralinas NNN.
domingo, fevereiro 16, 2014
Qualificados para a 3ª fase do concurso "Realize o seu sonho" - 1ª parte
Recebemos recentemente as mensagens que informam da nossa qualificação para a 3ª fase do concurso "Realize o seu sonho", promovido pela "Acredita Portugal", que corresponde ao processo de validação da ideia, após ter sido descrito o modelo de negócio proposto.
Não deixa de ser curioso o facto de a própria organização do concurso alertar para a complexidade deste passo sugerindo a visualização de um módulo de aprendizagem designado por "Como testar a sua ideia empreendedora", disponível na Internet, mas cujo acesso é pago, o que contraria a gratuitidade inerente ao anúncio do projecto.
Foi igualmente estranho ter sido sugerido, na sexta feira anterior ao limite do prazo de envio de respostas, o envio de um vídeo promocional da ideia, com o prazo de envio a terminar na 2ª feira seguinte, deixando, basicamente, um fim de semana para realizar um trabalho que tanto pode ser simples como complexo, dependendo do conteúdo e da qualidade do mesmo.
Pior ainda, foi a mensagem de qualificação enviada a todos os participantes, em muitos casos desmentida pouco depois, mas que criou em muitos falsas expectativas e, no limite, pode ter implicado a inscrição paga num módulo de formação quando tal não faria qualquer sentido, após a eliminação do projecto em causa, o que, mais uma vez, coloca em causa a seriedade do processo de selecção e a competência de quem o dirige.
Não deixa de ser curioso o facto de a própria organização do concurso alertar para a complexidade deste passo sugerindo a visualização de um módulo de aprendizagem designado por "Como testar a sua ideia empreendedora", disponível na Internet, mas cujo acesso é pago, o que contraria a gratuitidade inerente ao anúncio do projecto.
Foi igualmente estranho ter sido sugerido, na sexta feira anterior ao limite do prazo de envio de respostas, o envio de um vídeo promocional da ideia, com o prazo de envio a terminar na 2ª feira seguinte, deixando, basicamente, um fim de semana para realizar um trabalho que tanto pode ser simples como complexo, dependendo do conteúdo e da qualidade do mesmo.
Pior ainda, foi a mensagem de qualificação enviada a todos os participantes, em muitos casos desmentida pouco depois, mas que criou em muitos falsas expectativas e, no limite, pode ter implicado a inscrição paga num módulo de formação quando tal não faria qualquer sentido, após a eliminação do projecto em causa, o que, mais uma vez, coloca em causa a seriedade do processo de selecção e a competência de quem o dirige.
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