sexta-feira, dezembro 14, 2012

Montagem de câmaras em viaturas - 2ª parte

Image Hosted by Google Um sistema de mantagem de câmara para viatura

Este conjunto de três ventosas, que funcionam de forma redundante, permite resistir a uma força no sentido vertical de até 30 kg, e estabilizam o suporte, contribuindo para uma menor vibração da câmara instalada no suporte, que fica presa através do habitual parafuso de 1/4 de polegada.

O equipamento a utilizar deve ter até 500 gramas de peso, o que inclui sobretudo câmaras compactas, já que o peso de um DSLR excede um pouco este limite, podendo, com uma teleobjectiva instalada, atingir um quilo, sendo que, nesta configuração, se deve ter especial atenção caso se opte pelo suporte da VacMounts.

Naturalmente que um sistema deste tipo é bastante mais dispendioso que os modelos com apenas uma ventosa que facilmente se encontram no EBay por menos de uma dezena de Euros, atingindo um valor, com portes a partir de Inglaterra, que rondam a meia centena de Euros, e que refletem bem a diferença nas características e na qualidade, sendo uma opção a ter em conta para quem use uma máquina dispendiosa.

quinta-feira, dezembro 13, 2012

Montagem de câmaras em viaturas - 1ª parte

Image Hosted by Google Um sistema de mantagem de câmara para viatura

Já apresentamos alguns sistemas de montagem de câmaras em viaturas, sobretudo destinadas ao interior, sendo agora a vez de um sistema para exterior, bastante mais sofisticado e, obviamente, mais dispendioso, destinado a uma utilização mais profissional.

Este suporte da VacMounts é extremamente sólido, em metal e fica seguro numa supefície plana, ou ligeiramente curva, caso se opte por, cuidadosamente, dobrar uma placa, através de um conjunto de três bases com vácuo, accionadas por uma alavanca.

A instalação é extremamente simples, bastando selecionar o local adequado, que pode ser o capot ou o tejadilho de uma viatura, e accionar o sistema de sucção, usando o parafuso para segurar a câmara, que pode ser orientada conforme desejado.

Apesar de destinada essencialmente ao exterior, e capaz de suportar temperaturas até aos 20º negativos, este suporte pode ser utilizado seja no interior de um veículo, seja mesmo noutro tipo de superfícies, desde que planas, lisas e com a rigidez necessária para manter o vácuo.

quarta-feira, dezembro 12, 2012

Cabo vídeo VC-100 para Canon EOS

Image Hosted by Google Um cabo vídeo VC-100 para Canon EOS

Uma das funcionalidades implementadas em diversas câmaras digitais, entre elas as Canon EOS 350D e 20D, que consideramos bastante úteis em muitas situações, é a que permite apresentar imagens directamente numa televisão, ou mesmo num computador com placa TV e entrada adequada.

Para tal, basta recorrer a um cabo, designado por VC-100 pela Canon, que estabelece esta conexão directa, bastando proceder à ligação do cabo, selecionando na televisão a entrada correspondente, e na câmara o tipo de TV, que pode ser PAL ou NTSC, após o que se visualizam as imagens de forma semelhante à usada no pequeno écran da câmara.

Com um conector 3.5mm e outro RCA, medindo perto de 120 centímetros, este cabo é compatível com numerosos modelos não apenas da Canon, onde se incluem as 350D e 20D que utilizamos, mas também com câmaras de outros fabricantes que recorrem a uma tecnlogia semelhante.

Temos que alertas os nossos leitores para a enorme descrepância de preços que encontramos e que começam em pouco mais de cinco Euros, incluindo portes a partir da Ásia, demorando perto de um mês a chegar, e a vintena de Euros, quando adquiridos na Europa, e que podem ser recebidos em poucos dias.

terça-feira, dezembro 11, 2012

Extensões para macro para Canon EOS - 2ª parte

Image Hosted by Google Extensões para macro para Canon EOS

Em contrapartida, alguns modelos sem focagem automática deixam os contactos abertos e isso tem um retorno para a camara, o que, para esta, pode significar que não tem uma objectiva montada e implicar algumas configurações de forma a evitar mensagens de erro.

A instalação é simples e transparente, bastando desmontar a objectiva, montar no seu lugar uma ou diversas extensões, e montar novamente a objectiva, usando os mesmos procedimentos de sempre, cabendo aos tubos de extensão efectuar, para além da ligação física, a conexão eléctrica que permitirá operar a objectiva a partir da câmara de forma transparente.

Image Hosted by Google Uma Canon EOS 30D com extensões

Naturalmente, que, com o afastamento da objectiva, se verificarão diferenças a nível de imagem, mas todo o processo de operação se mantém constante, com as óbvias excepções técnicas inerentes a este tipo de fotografia, que implicam uma maior acção manual.

Este "kit" em concreto inclui cinco peças, nomeadamente, tubos de expansão de 13, 21 e 31 mm, com 62 mm de diametro, que podem ser utilizados separadamente ou em conjunto, e uma tampa para cada extremidade do conjunto, tendo um preço que, com portes a partir da Ásia, fica abaixo da meia centena de Euros.

segunda-feira, dezembro 10, 2012

Extensões para macro para Canon EOS - 1ª parte

Image Hosted by Google Extensões para macro para Canon EOS

A fotografia macro, para serem obtidos os melhores resultados, requer um conjunto de objectivas especialmente destinadas para o efeito ou que tenham a flexibilidade necessária para serem configuradas de forma a que delas se tire todo o partido.

Como alternativa, existem tubos de extensão, concebidos para os vários modelos de máquina fotográfica, que permitem utilizar objectivas convencionais como sendo macros, evitando assim introduzir novos elementos ópticos, tirando partido de uma reconfiguração da distância entre a lente e o sensor.

Estes tubos de extensão afastam as lentes do sensor, ou do filme no caso das câmaras não digitais, sem interferir com a óptica, dado que são ocos e sem lentes, transformando uma objectiva convencional, e possivelmente de baixo custo, numa macro.

Existem modelos com e sem focagem automática, mas, mesmo reconhecendo que o mais usado será a focagem manual, os modelos com focagem automática servem também para fechar o circuito, de modo a que a camara tenha a percepção de que tem uma objectiva.