sábado, março 01, 2014

Fardas militares no EBay - 2ª parte


Image Hosted by Google
Uma farda tropical que lembra o Camel Trophy

Os preços para um casaco variam entre os 30 e os 70 dólares, correspondendo a cerca de 23 a 55 euros, a que acresce perto de 25 a 40 dólares para portes via correio aéreo e eventuais despesas alfandegárias.

Os acessórios são igualmente pouco dispendiosos, com os "shemagh" a custar menos de um par de Euros, chapéus a condizer por uma dúzia, aproximadamente o mesmo preço de um cinto de cabedal com fecho duplo, para citar apenas algumas das inúmeras opções disponíveis.

Confessamos que não encontramos justificação para tais diferenças de preço, salvo por qualquer razão de realismo histórico que desconheçamos, pelo que os modelos mais económicos são, provavelmente, a escolha a ter em conta.

Para quem necessitar de vestuário prático para a Primavera e Outono, deixamos aqui a sugestão de dar uma vista de olhos no EBay e pesquisar as várias opções que se podem encontrar num dos maiores mercados do Mundo, tendo sempre atenção para que o vestuário não seja conotado com origens indesejáveis.

sexta-feira, fevereiro 28, 2014

ELM 327 com ligação WiFi - 5ª parte

Image Hosted by Google Um ELM 327 com WiFi

Chamamos a atenção para a necessidade de tentar averiguar se o protocolo a utilizar com um veículo específico se encontra entre os suportados pelo "interface", dado que existem numerosos protocolos e que nem todos os programas os suportam integralmente ou correctamente, podendo dar origem a problemas de comunicação.

Recordamos, mais uma vez, que os Land Rover com motor TD5 e ECU NNN suportam os protocolos ISO9141-2 / ISO14230-4, implementados com características específicas, pelo que deve ter sido tida uma especial atenção na selecção do equipamento e do respectivo "software" de suporte.

Quase todos os modelos que encontramos incluem, para além do equipamento, um CD com "software" diverso, que tipicamente pode ser encontrado na Internet, seja em versão livre, seja como demonstração, com funcionalidades ou período de funcionamento limitados, mas também, por vezes, incluindo programas que deviam ser distribuidos ou licenciados de outra forma.

Os preços, incluindo portes, começam abaixo da quinzena de Euros, podendo atingir valores francamente mais elevados, que se podem aproximar da centena, para as soluções mais completas e que incluem "software" e um equipamento mais sofisticado e de melhor qualidade de fabrico.

quinta-feira, fevereiro 27, 2014

Equipamentos "Android" como substitutos de câmaras em veículos - 2ª parte

Image Hosted by Google Écran do "DailyRoads Voyager" para "Android"

Existem numerosos programas destinados a este efeito, pelo que o que usamos como exemplo, a versão gratuita do "DailyRoads Voyager", poderá não ser aquele cujas funcionalidades melhor correspondam às necessidades dos nossos leitores, tendo, no entanto, a vantagem de ser representativo deste tipo de aplicação.

Todos estes programas se baseiam e tiram partido dos recursos de "hardware" do equipamento em que são instalados, sobretudo a nível da câmara, aqui incluindo o armazenamento, do GPS e do circuito de dados, sendo aconselhável recorrer a um telemóvel ou "tablet" com um desempenho razoável e espaço suficiente para gravar os volumosos ficheiros de vídeo, pelo que parte da configuração tem a ver directamente com as características do equipamento e as opções neste selecionadas.

Basicamente, temos um sistema que filma, preferencialmente em HD, enquanto vai sobrepondo sobre as imagens a informação posicional proveniente do GPS, a qual inclui, para além das coordenadas geográficas, a data e a hora também enviada pelo sistema de satélites, podendo, ainda, proceder à integração num mapa digital.

Esta última possibilidade nem sempre está presente, sendo de ter em conta que, quando o écran é de dimensões reduzidas, tal é impraticável, dada a impossibilidade de incluir toda a informação disponível de forma visível num écran que pode ter apenas a capacidade para apresentar as imagens provenientes da câmara.

quarta-feira, fevereiro 26, 2014

ELM 327 com ligação WiFi - 4ª parte

Image Hosted by Google Um ELM 327 com WiFi

Os 16 pinos do conector OBDII usam os seguintes sinais canais para transmissão dos sinais provenientes do veículo, que deverão corresponder aos do equipamento, significando o n/a não ser utilizado o respectivo pino:

1. n/a
2. Bus + (SAE J1850 PWM, VPW)
3. n/a
4. Bateria -
5. Sinal -
6. CAN High (ISO 15765-4)
7. K Line (ISO 9141-2, SAE J2234)
8. n/a
9. n/a
10. Bus - (SAE J1850 PWM, VPW)
11. n/a
12. n/a
13. n/a
14. CAN Low (ISO 15765-4)
15. L line (ISO 9141-2, ISO 14230-4)
16. Bateria +

O modelo da Vgate implementa os protocolos:

ISO 15765-4 (CAN-B 125 Kbps)
ISO 15765-4 (CAN-C 500Kbs, 11bit ID, 29bit ID)
ISO 14230-4 (KWP2000)
ISO 9141-2 (5 baud init. 10.4 kbaud, substituido pelo 14230-4)
SAE J1850 VPW (10.4 kbaud, substituido pelo 14230-4 e descontinuado em 2008)
SAE J1850 PWM (41.6 kbaud, substituido pelo 14230-4 e descontinuado em 2008)
SAE J1939 como padrão ou "standard" de estabelecimento de ligação

terça-feira, fevereiro 25, 2014

Fardas militares no EBay - 1ª parte


Image Hosted by Google
Uma farda tropical que lembra o Camel Trophy

Têm-se vindo a popularizar no Ebay réplicas de fardamento militar, propostas por vendedores sedeados no Oriente, capazes de aliar uma excelente versatilidade e qualidade de fabrico a um baixo preço.

Chamou-nos a atenção o facto de estarmos diante de peças versáteis, capazes de rivalizar com vestuário semelhante feito por marcas conceituadas ou destinado a eventos ou actividades específicas, cujo preço muito superior parece só encontrar justificação no logotipo do fabricante.

O exemplo que consta da imagem é em algodão, inclui punhos e suporte para cinto ajustáveis e quatro bolsos exteriores e um interior, todos fechados por botões presos através de um sistema de "clip", o que permite a sua fácil substituição ou remoção durante a lavagem.

Estão disponíveis praticamente todos os números, havendo pequenas variações de um para outro fabricante, de modo a que mesmo tamanhos intermédios possam ser encontrados, o que permite escolher com facilidade o modelo mais adaptado a cada um.

segunda-feira, fevereiro 24, 2014

Equipamentos "Android" como substitutos de câmaras em veículos - 1ª parte

Image Hosted by Google Écran do "DailyRoads Voyager" para "Android"

Apesar de a nossa preferência ir no sentido de usar modelos dedicados, construídos para o efeito, sabemos que nem todos os nossos leitores possuem a disponibilidade, ou o interesse, em instalar uma câmara nas respectivas viaturas, pelo que, quem pretenda uma utilização ocasional, pode encontrar alternativa num telemóvel com "Android".

Para este tipo de solução é necessário um equipamento baseado na plataforma "Android", que tanto pode ser um telemóvel como um "tablet", sendo essencial que possua uma câmara com capacidade de gravar vídeo, de preferência em formato de alta defenição, espaço de armazenamento suficiente, GPS e suporte de comunicação de dados, o que pode implicar um contrato adequado com um operador.

Igualmente necessário é um suporte para o equipamento que permita fixá-lo solidamente e evite, tanto quanto possível, vibrações exageradas, devendo ainda ser orientável e capaz de manter essa posição em permanência, de modo a que a imagem seja constante e consistente, bem como a possibilidade de o manter alimentado através da tomada de isqueiro, já que gravar vídeos esgota rapidamente a bateria.

Finalmente, é necessário instalar, via "Play Store", um programa que efectue as operações de gravação e a inclusão de dados, havendo para o efeito numerosas opções, sendo algumas gratuitas, normalmente com funcionalidades limitadas ou suportadas por publicidade, enquanto outras, habitualmente as mais completas, são pagas, mas de baixo custo.

domingo, fevereiro 23, 2014

ELM 327 com ligação WiFi - 3ª parte

Image Hosted by Google Um ELM 327 com WiFi

Por esta razão, queremos particularizar, usando como exemplo, o modelo da Vgate, que pode ser original, com os logotipos do fabricante e caixa individual, ou compatível, mas sempre com características e funcionalidades idênticas do que resulta um desempenho equivalente.

Os modelos da Vgate, ou compatíveis, custam perto de uma vintena de Euros e baseiam-se na versão 1.4b do ELM 327, recorrendo a um processador ARM de 16 bits em vez de um RISC de 8 bits, sendo muito mais rápido e eficaz, implementando normas de encriptação de dados, algo que consideramos essencial tratando-se de um equipamento cujas comunicações podem ficar expostas.

Sendo francamente mais rápidos que a maioria dos seus rivais, será aconselhado serem utilizados conjuntamente com equipamentos com bom desempenho, seja em termos de processador e memória, seja a nível de comunicações, suportando assim os programas mais completos e sofisticados que existem no mercado.

Tal como os seus congéneres, o modelo da Vgate usa o mesmo tipo de conector OBD2 padronizado na indústria automóvel, usando a mesma conexão física e o mesmo tipo de sinais eléctricos, os quais servem de suporte a um nível de conexão lógica implementada pelos vários protocolos suportados.