sábado, janeiro 07, 2017

Military 1st baixa tarifas internacionais

A Military 1st baixou as suas tarifas para a Europa Ocidental, válido para o envio ilimitado de artigos, o que permite aquisições a um preço total particularmente competitivo, sobretudo quando comparado com os habitualmente praticados entre nós, onde a elevada fiscalidade e pequena dimensão prejudicam seriamente as empresas nacionais.

Num texto anterior, que relembramos, incluímos ligações para o "site" e para o catálogo, que se justifica consultar, mesmo que de forma rápida, de modo a ter uma ideia das linhas de produtos incluídas e mesmo de alguns preços, algo que se revela sempre útil quando se equaciona uma aquisição, permitindo aferir melhor o interesse da transação, comparando preços e disponibilidades.

Este fornecedor baseado no Reino Unido, e portanto em vias de deixar de estar inserido em território da União Europeia, optou por melhorar a sua oferta, fidelizando o maior número de clientes possível antes que as barreiras alfandegárias tenham um impacto negativo nas suas vendas, algo que também afectará muitos dos seus clientes internacionais.

A saída do Reino Unido, o chamado "Brexit" terá consequências ainda imprevisíveis, apenas clarificadas no termo das negociações previstas para o corrente ano, com um impacto directo nas empresas britânicas e nos seus clientes, que em muitos sectores optam pelas condições favoráveis obtidas nesse mercado, esperando-se que muitas venham a instalar-se em território comunitário, seja directamente, seja por via de associação ou parcerias.

sexta-feira, janeiro 06, 2017

Antenas 4G e 3G - 1ª parte

Tal como acontece com os "hotspots", existe uma multiplicidade de modelos de antenas, com preços que começam abaixo da dezena de Euros e atingem as várias centenas, dependendo das respectivas funcionalidades, capacidades e qualidade, numa escolha que pode ser complexa, tal a multiplicidade de factores envolvidos.

Estas antenas destinam-se a permitir uma melhor qualidade de conexão com a rede móvel, sendo sobretudo úteis em zonas onde o sinal é mais fraco, ou quando é necessário um melhor desempenho, como, por exemplo, quando a um "hotspot" estão conectados diversos equipamentos, dividindo entre si a largura de banda, do que resulta uma menor disponibilidade individual.

Uma primeira selecção baseia-se no tipo de conector suportado, evitando a necessidade de adaptadores ou conversores, não apenas pelo aumento do preço da solução, mas porque adicionar elementos nas conexões físicas introduz mais ruido e aumenta a possibilidade de degradação do desempenho.

Assim, será de verificar qual o tipo de conector disponível no "hotspot", e naturalmente que a nossa opção e abordagem vai no sentido dos modelos que possuam esta possibilidade, sendo bastante popular a TS9, mas que, por não ser universal, podendo ser SMA, deve ser cuidadosamente verificada.

quinta-feira, janeiro 05, 2017

"Scho-Ka-Kola" - 2ª parte

Cada caixa de 100 gramas tem aproximadamente 200 miligramas de cafeína, distribuídas por 16 porções individuais, o que significa que cada porção tem perto de 12.5 miligramas de cafeína, o que significa que 6 porções correspondem a uma bebida energética de 250 centilitros e 4 a um vulgar café expresso.

Numa versão diferente, vendida em caixas azuis em vez de vermelhas, um tipo diferente de "Scho-Ka-Kola" é simplesmente um chocolate de leite, de sabor amargo, tendo uma versão de nozes, em caixa verde, deixado de ser comercializada.

Uma caixa pode custar perto de 4 Euros, a que acrescem portes, dado que o fabricante do "Scho-Ka-Kola" não tem representante em Portugal, com os custos de transporte a terem uma substancial redução unitária caso sejam adquiridas diversas unidades, o que, sendo mais do que um chocolate comum, pode ter uma utilização completamente diferente e que se quer moderada.

Obviamente, nada substitui um sono reparador, e o uso de estimulantes pode ter efeitos nocivos, seja a nível directo, seja indirecto, com alterações comportamentais nem sempre previsíveis e que podem incluir vertentes perigosas, pelo que a ingestão deste "Scho-Ka-Kola" deve ser equacionada sempre com cuidado e apenas em caso de necessidade, quando previna males maiores.

quarta-feira, janeiro 04, 2017

Testes da Deco dão vantagem a rede móvel da Vodafone - 3ª parte

O recurso a "hotspots" e não a "pens" encarece pouco a solução, cujo custo se centra, essencialmente, no pagamento do serviço de dados, e flexibiliza-a, permitindo que diversos dispositivos, independentemente da plataforma, partilhem a ligação e, caso se utilize um equipamento de boa qualidade com antena externa, se possa obter uma velocidade e estabilidades bastante superiores às normais num vulgar telemóvel.

Recorrendo a "hotspots" que incluem bateria interna e podem ser alimentados via USB, o que permite serem carregados num veículo, desde que disponha de um conector adequado, que pode ser simplesmente um adaptador numa tomada de isqueiro, esta solução é bastante móvel e francamente menos penalizadora para o equipamento terminal, que deixa de alimentar o dispositivo que efectua a transmissão de dados na rede móvel.

Existe uma multiplicidade de soluções, cada uma mais adequada a um determinado fim e a um perfil de utilizador específico, mas todas elas devem ser devidamente estudadas e efectuados testes prévios, sempre que possível, evitando decisões baseadas apenas em teorias ou em dados publicados que, podendo ser exactos, também podem não traduzir uma realidade concreta, revelando-se enganadores.

Esta é uma abordagem que aconselhamos a quem pretenda selecionar um operador e que deverá ser efectuada com um equipamento que suporte a rede que pretende utilizar, seja 3G ou 4G, aproximando-se, tanto quanto possível, das condições reais, o que permitirá obter resultados muito mais esclarecedores e que suportarão mais eficazmente uma futura decisão.

terça-feira, janeiro 03, 2017

"Scho-Ka-Kola" - 1ª parte

Alguns dos nossos leitores, sobretudo os que cumpriram o serviço militar, ainda se recordam do "Café dos Astronautas", uma pequena pastilha incluída nas rações de combate e que, em teoria, providenciaria a dose de cafeína de um café, sendo uma alternativa a este em situações onde este não estivesse disponível.

Na verdade, a dose de cafeína era superior e o facto de haver pouca consciência do facto e a possibilidade de ingerir um número excessivo de unidades, com todos os problemas para a saúde que tal implica, levou a que este "Café dos Astronautas" desaparecesse, sem que daí resultasse uma ausência de alternativas.

Já nos anos 30, uma empresa alemã, a "Hildebrand, Kakao und Schokoladenfabrik", fundada por Theodor Hildebrand que viveu de 1791 a 1854, com longa experiência no fabrico de chocolate, criou um produto a que chamou "Scho-Ka-Kola", apresentado durante os Jogos Olímpicos de 1936 e que ainda hoje se produz, numa composição e embalagem metálica que reproduz a original.

Conhecido como o "chocolate dos aviadores", a inclusão de cafeína, proveniente de diversos componentes e que corresponde a 0.2% do peso, implicava que, mais que um simples alimento, este era um autêntico estimulante, destinado a manter quem o ingeria acordado durante alguns dias.

segunda-feira, janeiro 02, 2017

Testes da Deco dão vantagem a rede móvel da Vodafone - 2ª parte

Também é conveniente verificar a estabilidade do sinal, que tem implicações não apenas na velocidade, mas também na conexão, que pode ser perdida ou ter falhas momentâneas, enquanto o equipamento terminal, caso tenha essa capacidade, oscila entre os 4G e os 3G, conforme a disponibilidade de sinal, o que nem sempre se revela vantajoso.

Alguns modelos de "hotspot" possuem um conector para antena externa, o que será sempre de considerar, não apenas em caso de estrita necessidade, mas como uma característica que pode melhorar em muito o desempenho e manter uma ligação 4G, com um acréscimo de preço bastante módico, que pode ficar por uma dezena de Euros.

A Vodafone possui os modelos 216 e 216-Z, o primeiro da Huawei e o segundo da ZTE, com características ligeiramente diferentes, favoráveis em relação ao segundo, com conexões TS9 para antenas externas 4G e 3G, o que, só por sí, pode ser determinante em termos de escolha caso se pretenda utilizar este acessório que pode ser adquirido numa casa da especialidade ou via EBay, onde os preços são francamente baixos.

Naturalmente, existem diversos outros modelos, alguns deles podendo ser adquiridos livres de operador, bastando contratualizar o serviço de tráfico de dados e introduzir o cartão para que possam ser utilizados, o que aumenta em muito a escolha, tendo como inconveniente um menor suporte e uma maior dificuldade na determinação da origem de eventuais problemas, algo que se torna mais fácil de apurar, e de responsabilizar, quando se adquire uma solução completa.

domingo, janeiro 01, 2017

Feliz 2017

No início de um novo ano, não podemos deixar de agradecer aos nossos amigos e leitores a sua presença e apoio, nalguns casos ao longo de anos, e fazemos votos de um Ano Novo muito feliz, com tudo de bom e durante o qual os vossos sonhos se tornem realidade.

Temos um conjunto de projectos para o ano que agora se inicia, na sequência de outros que temos apresentado, mas também algumas ideias inovadoras, integrando diversas vertentes que se interligam e potenciam, tendo vindo a preparar materiais e equipamentos para lhes dar seguimento, esperando poder apresentar conteúdos inovadores numa forma que permitirá aos nossos leitores um tipo de participação diferente.

Finalmente, reiteramos a nossa gratidão pela presença de todos quantos seguem este "blog", que também é vosso, e para o qual contamos sempre com sugestões, comentários ou críticas, que nos ajudam a ir mais ao encontro dos interesses que todos partilhamos.

A todos, desejamos um 2017 muito feliz, com muita paz e alegria.