sábado, novembro 01, 2008

Motociclos vão ser inspecionados em 2009


Image Hosted by Imageshack
Exemplo de local de inspecção para motos

Apesar de ainda não haver certeza quanto a datas, o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT) está a preparar legislação e estabelecer contactos de modo a que a partir do segundo semestre de 2009 os motociclos sejam submetidos a uma inspecção periódica semelhante à que abrange actualmente os veículos automóveis.

Estamos a falar de um universo que abrange, em termos de estimativa, cerca de 150.000 motociclos e 250.000 ciclomotores, o que implica investimentos de monta por parte dos centros de inspecção, que terão que redimensionar-se e adquirir os equipamentos adequados a este tipo de inspecção.

O processo será semelhante ao dos automóveis, com data de inspecção associada à da matrícula, estando em aberto se abrangerá numa primeira fase apenas os motociclos ou abrangerá também os ciclomotores, sendo que neste caso, dado que a transição do pedido de atribuição de matrículas para o IMTT ainda decorre, os números ainda são difíceis de estimar.

Em termos de segurança rodoviária, esta é uma opção natural e que há muito se impunha, dado que as inspecções técnicas devem abranger todos os veículos motorizados autorizados a circular na via pública, evitando que defeciencias mecânicas ponham em risco todos quantos se deslocam na via.

sexta-feira, outubro 31, 2008

Cavalete com mola


Image Hosted by Imageshack
Cavalete com mola

Vai estar à venda na cadeia Lidl, a partir 06 de Novembro, um cavalete com mola destinado a apoiar veículos durante operações de manutenção ou reparação.

Este modelo inclui uma mola de de gás no interior, que fixa o equipamento de modo a garantir segurança ao colocar e retirar, possui uma base alargada para aumentar a estabilidade e suporta um peso de até 2.000 quilos.

Esta é um alternativa aos modelos mais convencionais, que funcionam através de um sistema de cavilhas, oferecendo maior conforto e segurança na utilização, pelo que, por 24.99 euros, poderá ser uma opção a ter em conta por parte de quem efectue pequenas reparações.

"Phishing" desvia 2.110.000 de euros em Portugal


Image Hosted by Imageshack
Uma tentativa de phishing

O "phishing", uma forma de fraude informática que consiste em enviar mensagens a solicitar dados, normalmente na área financeira, é responsável pelo desvio 2.110.000 de euros em Portugal, correspondendo a um importante aumento deste tipo de criminalidade.

A Polícia Judiciária recebeu num ano 230 queixas, com especial incidência nos distritos de Lisboa, Porto, Leiria e Faro, das quais resultaram três detenções.

São as denúncias, em primeiro lugar de entidades bancárias e em segundo de particulares, que estão na origem da maioria das investigações a este tipo de crime que pode vitimar qualquer utilizador de serviços bancários "on-line" menos cauteloso ou desconhecedor deste tipo de crime.

Lamentavelmente, as novas leis penais impedem o acesso ao tráfego electrónico, dado que a legislação em vigor apenas prevê esta possibilidade para crimes cuja moldura penal é superior a três anos, sendo a burla informática apenas é punida com até três anos ou pena de multa.

Em consequência, só desde Setembro mais de 300 inquéritos de crimes de burla informática foram arquivados pela PJ na comarca de Lisboa, mas a própria lentidão processual, sobretudo porque muitos crimes têm base no estrangeiro, pode impedir o sucesso das investigações, pois o próprio registo de tráfego poderá já não existir, dado que este é destruido pelos operadores após um a dois anos, conforme o caso.

Assim, restou à PJ alertar os cidadãos, algo que também fazemos regularmente, mas que não terá o carácter dissuasor necessário junto dos criminosos que, no actual quadro legal, dificilmente virão a ser condenados, não obstante a gravidade dos seus actos e os montantes que podem estar em causa.

quinta-feira, outubro 30, 2008

Conversor USB-Mini USB


Image Hosted by Imageshack
Conversor USB-Mini USB

Têm surgido a preços bastante convidativos diversos tipos de conversores para equipamentos informáticos, entre os quais para converter fichas ou extensões USB em Mini USB.

Os conectores mini USB são usados por equipamentos tão diversos como máquinas fotográficas digitais, telemóveis, leitores de cartões e tantos outros, sendo habitual, durante muito tempo, adquirí-los em lojas especializadas por preços que podem atingir algumas dezenas de euros.

Nas lojas de baixo custo, muitas vezes geridas pela comunidade chinesa, têm aparecido diversos conversores, que, para além do já mencionado, incluem também modelos min-DIN para USB, usado para teclados e ratos e diversos outros que permitem usar os conectores USB, eventualmente com uma extensão, ligando-os aos mais diversos dispositivos.

Com preços abaixo de um euro, o que apresentamos na foto pode ser adquirido por entre setenta e oitenta cêntimos, este é um conversor que se justifica ter como reserva, preferencialmente em conjunto com uma extensão compatível.

Relatório final do acidente no Tua responsabiliza linha e automotora - 2ª parte


Image Hosted by Imageshack
Uma acidente na linha do Tua

Em cerca de um ano e meio, este foi o quarto acidente na linha do Tua, actualmente encerrada à circulação, dos quais resultaram um total de quatro vítimas mortais e 39 feridos ligeiros.

É igualmente grave o facto de um passageiro ter tido a necessidade de se deslocar a pé ao longo da via durante 17 minutos até ter rede de telemóvel para pedir socorro, dado que na zona a cobertura é escassa e o sistema de comunicações instalado na automotora ficou inoperacional no acidente.

O relatório final contém ainda um conjunto de recomendações no sentido de tornar a linha do Tua mais segura, mas estas incluem, uma repetição da implementação de um separador entre o maquinista e os passageiros, fácil de colocar, que foram efectuadas na sequência do acidente ocorrido em evereiro de 2007, do qual resultaram três mortos, e que nunca foram implementadas.

Efectivamente, dos sucessivos acidentes não resultaram as melhorias que se impunham, não se aprenderam lições e as entidades responsáveis, se assim as podemos classificar, repetem relatórios, pareceres, estudos e dão instruções que ninguém cumpre, como se existissem dois países diferentes, um real e outro de ficção, sem traços comuns ou algo que os una.

Esta é uma história de irresponsabilidade, de falta de respeito pelas vítimas, de abandono pelo Interior e da injustiça a que estão votados tantos habitantes e uma tão extensa parte do território nacional, que é quase arrepiante contar.

quarta-feira, outubro 29, 2008

Versão do Google Earth para o iPhone


Image Hosted by Imageshack
Imagem do Google Earth num iPhone

O Google apresentou uma versão do conhecido sistema geográfico interativo Google Earth destinada especificamente para o écran táctil do iPhone.

Esta versão do Google Earth é funcionalmente semelhante à destinada a outras plataformas, mas com algumas limitações derivadas da específicidade do iPhone, podendo, no entanto, disponibilizar imagens de satélite de todo o mundo, bem como a possibilidade de os utilizadores adicionarem informação ao sistema.

Em contrapartida, a nova versão implementa um novo sistema de pesquisa que permite identificar moradas, estabelecimentos comerciais e diversos pontos de interesse para os utilizadores.

O Google Earth para iPhone pode ser descarregado gratuitamente a partir do "site" da Apple e está disponível para 20 países e em 18 línguas.

Relatório final do acidente no Tua responsabiliza linha e automotora - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Uma dresina da linha do Tua

Segundo o relatório final do inquérito ao desarrilamento na linha do Tua em 22 de Agosto, de que resultou um morto, foi consequência de uma combinação de situações anómalas das quais, acrescentamos, não pode ser excluida a negligência.

Para além de uma curva cujo desenho é inadequado ao tipo de composição, verificou-se que existem defeciencias de alinhamento, empenos e travessas degradadas, instaladas entre 1968 e 1990, e portanto com idades entre os 18 e os 40 anos, o que numa zona muito húmida sobranceira a um rio representa um desgaste adicional.

Mas também a automotora não escapa às críticas, seja pelo modelo utilizado, inadequado ao tipo de via, seja por problemas existentes a nível das rodas, do sistema de amortecimento e da própria manutenção, de que resulta uma lubrificação insuficiente, sendo exactamente a mesma unidade que descarrilara dois meses antes, em idênticas condições, ferindo dois passageiros.

Na altura do acidente a automotora, designada por LRV, transportava 47 ocupantes a uma velocidade de 38 quilómetros por hora, considerada como baixa, de acordo com os dados contidos no disco de tacógrafo, pelo que seria da combinação de factores como o empeno, irregularidades, desalinhamentos e problemas na suspensão e rodas que, combinados, provocaram o acidente.

Por seu lado, a Policia Judiciária, que participou nas investigações, concluiu não haver indícios de intervenção dolosa ou negligente produzidos por intervenção humana, pelo que qualquer acção criminal foi excluida, sendo que o mau estado da linha e da automotora, resultantes de falta de manutenção, parecem não ser o suficiente para que as entidades responsáveis pela sua operação sejam acusadas.

terça-feira, outubro 28, 2008

Google Sites disponível em português


Image Hosted by ImageShack
Site criado com o Google Sites

O Google apresentou uma ferramenda, designada por "Google Sites" que se destina a criar "sites", de forma fácil, sem requerer conhecimentos especializados e integrado com a sua familia de produtos.

Para além de ser gratuito e disponível em diversas línguas, entre as quais o português, o "Google Sites" está incluido num vasto conjunto aplicacional disponível "on-line", que permite adicionar diversos tipos de informação, como calendários, documentos partilhados, aplicações, imagens, vídeos e utros que até agora se encontravam dispersos.

Essencialmente, o "Google Sites" vem permitir consolidar informação, apresentá-la de forma facilmente acessível e centralizar aplicações baseadas na "web", assumindo-se como um ponto de confluência do que se pode designar como "universo Google" ao colocar "on-line" um conjunto de recursos que torna a informação acessível a partir das mais diversas plataformas.

Este é um passo importante no sentido de promover a visão do Google, que tende visa uma acessibilidade universal e uma quase completa indepedência do dispositivo usado para aceder à informação, que poderá ir desde um telemóvel inteligente a um computador convencional, passando pelos PDA, colocando ao serviço do utilizador uma plataforma que permite um elevado conjunto de funcionalidades sem necessidade de instalar "software" localmente.

INEM deixa 400 chamadas por atender num só dia - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
O socorro do INEM numa zona remota

O novo sistema permite ainda localizar chamadas, inclusivé as originadas por equipamentos móveis, devido ao mapeamento de antenas de GSM, do que será expectável uma maior facilidade na coordenação das operações de socorro, seja através da mobilização do meio mais próximo, seja pela maior adequação ao tipo de intervenção.

No entanto, desta situação que o próprio INEM reconhece como inaceitável terão resultado consequências graves, incluindo a morte de um homem que faleceu no hospital, em consequência de um ferimento com arma branca, após meia hora de espera por um meio de socorro, razão pela qual se torna imperativo reequacionar os meios e a organização do CODU.

O CODU é o ponto nevrálgico de toda a operação de socorro a doentes, atendendo chamadas, fazendo triagem, activando meios, coordenando recursos, passando informações, pelo que uma falha desta estrutura compromete a acção de todos os meios envolvidos no socorro de doentes urgentes, privando-os de um conjunto de informações essenciais ao desempenho das suas missões.

A notícia da TVI é preocupante, obriga a refletir e a tomar medidas, mas os dados nela incluido serão demasiado escassos para equacionar soluções, dado ser impossível fazer extrapolações com base num único dia, pelo que a investigação jornalística devia ter ido mais longe e, se possível, obter os dados em termos de chamadas recebidas, perdidas e tempo de activação de meios de modo a que a própria opinião pública pudesse escrutinar a actuação do CODU.

Seja como for, independentemente das conclusões a que se possa chegar analisando um período de actividade mais extenso, existe uma obrigação de prestar o socorro em tempo útil, condição essencial para a segurança das populações e para a confiança destas nas instituições, pelo que o reforço de meios é absolutamente essencial, independentemente da optimização e da racionalização daqueles que existem actualmente.

segunda-feira, outubro 27, 2008

Obrigado pelos d(c)ardos, Conceição


Image Hosted by ImageShack
O prémio d(c)ardos

Queremos agradecer ao blog@conceição a atribuição do prémio d(c)ardos, algo que, pela sua proveniência, nos enche de orgulho e satisfação.

O blog@conceição encontra-se entre os nossos favoritos e no leitor de RSS, de modo a sermos notificados quando é actualizado e podermos seguí-lo diariamente com a atenção que merece devido a nele encontramos constantes motivos de interesse.

O título, realmente, diz tudo, mas queremos repetí-lo:

Obrigado pelos d(c)ardos, Conceição :)

PS: Não é por atraso que estamos a publicar o agradecimento só hoje, é tão somente porque temos mais visitas durante a semana ;)

Florestas vão receber 126.000.000 de euros nos próximos dois anos - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
Uma floresta portuguesa

Este é um dos maiores investimentos na defesa da floresta portuguesa e uma reestruturação essencial quando se verifica uma enorme disparidade de actuação a todos os níveis na área da prevenção, faltando, manifestamente, uma entidade que coordene o esforço realizado e evite que da falta de empenho de alguns resultem graves consequências para quem desenvolveu trabalhos de prevenção florestal.

O investimento na prevenção, mantendo o devido equilíbrio, tende a ser mais rentável, positivo e duradouro do que o mesmo montante atribuido a meios de combate, correspondendo a um efectivo melhoramento da sustentabilidade regional e das condições de económicas das populações e a uma opção no sentido da sua fixação nos seus locais de origem.

Espera-se que o Governo desdobre de forma equilibrada as verbas anunciadas para o biénio pelos anos de 2009 e 2010, de forma a que as mesmas não estejam concentradas no termo deste período, limitando e adiando assim a necessária requalificação da floresta e a sua potenciação como motor económico de algumas das regiões mais desfavorecidas do País, as quais são extremamente vulneráveis nesta época de crise financeira.

Ainda existe uma enorme riqueza florestal a explorar, que se pode constituir como factor essencial não apenas a nível regional e local, mas também a nível nacional, tendo a mesma sido valorada pelo ministro da Agricultura como comparativamente superior a uma Autoeuropa, o que, se elucida quando ao potencial existente, também não deixa de expor o quão criminoso é o abandono a que tem sido votada por sucessivos governos.

Este anúncio, sendo da uma importância estratégica excepcional, requer uma aplicação cuidadosa e um sistema de controle apurado, evitando desperdícios, incumprimentos e a perda de uma oportunidade que poderá não se vir a repetir.

domingo, outubro 26, 2008

INEM deixa 400 chamadas por atender num só dia - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Elementos do INEM num centro de saúde

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) reconheceu que algumas centenas de chamadas telefónicas ficam diariamente por atender por parte do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) de Lisboa e Vale do Tejo.

Apesar de alguma divergência quanto aos números, na ordem dos trezentos e poucos para o INEM, num dia com um número de pedidos anormalmente elevado, e quatrocentos segundo a TVI, esta situação já levou a ministra da Saúde a solicitar informações, já que, independentemente do número exacto, o mesmo é extremamente elevado.

Da notícia também não constavam dados sobre outros dias, que permitissem extrapolar o número de chamadas não atendidas nem determinar qual o ponto de ruptura, a partir da qual o número de pedidos não atendidos começa a aumentar exponencialmente, mas esta será, obviamente, uma situação que poderá acontecer com alguma frequência.

Segundo o INEM, o problema não residirá no novo sistema informático mas no número de operadores, cujo efectivo está a ser aumentado com dez novos elementos, dos quais oito ainda se encontram em formação, tendo sido aberto um concurso para outros vinte, que deverão entrar ao serviço perto do fim do ano, após quatro semanas de aprendizagem.

A situação tornou-se mais evidente dado que o actual sistema informático regista as chamadas e contabiliza as que se perdem, algo que não acontecia anteriormente, pelo que não há possibilidade de uma comparação baseada em dados concretos.