sábado, maio 07, 2016

Suporte para dispositivos móveis da "Remax"

A "Remax", um fabricante de acessórios e equipamentos, produz um modelo de suporte para dispositivos electrónicos, como telemóveis ou sistemas de navegação, capaz de absorver vibrações e ondas electromagnéticas, enquanto proporciona um conjunto de conexões para alimentação, compatível com dispositivos alimentados via USB.

Este suporte inclui a base onde encaixam dois suportes, que podem ser posicionados de acordo com a dimensão do equipamento a suportar, o que confere uma substancial flexibilidade e a possibilidade de ser usado como modelos de diferentes dimensões, e cablagem modular que, alimentada via USB, a encaminha para outros equipamentos, fornecendo alimentação a 5 volts e 2A.

A superfície inferior, autocolante, evita que saia do local escolhido, enquanto os suportes, em angulo de 30º com a vertical, podem ser colocados onde for pretendido e permitir uma melhor visibilidade, suportando bem equipamentos que possuam até perto dos 9 centímetros de altura, pelo que os GPS ou "tablets" de 7" são perfeitamente compatíveis.

Feito em silicone de cor negro, com dimensões de 17.8 x 10.9 x 4.3 centímetros, incluindo os suportes colocados nos seus lugares, e um peso aproximado de 118 gramas, este suporte é compatível com a maioria dos dispositivos móveis, sejam "smartphones", sejam GPS e custa menos de uma dezena de Euros, incluindo portes a partir da Ásia.

sexta-feira, maio 06, 2016

Opera inclui "Virtual Private Network" - 3ª parte

O sistema de teste de velocidade, com e sem anúncios, designado por "Speedtest", aponta para uma redução que pode rondar os 30% em páginas como o Youtube, sendo o bloqueio muito simples de activar e desactivar, recorrendo a um pequeno escudo azul no termo da linha onde fica o URL, onde também se pode consultar o número de anúncios bloqueados.

O bloqueio de publicidade compensa, em muitos "sites" com uma maior carga de publicidade, a perda de velocidade que tendencialmente deriva do recurso à VPN, que, no caso de quem reside em Portugal, usa um dos servidores da "SurfEasy" baseados na Alemanha, apesar de a empresa ser canadiana, do que resulta, com toda a probabilidade, muitos dos redirecionamentos serem feitos para as versões alemãs de muitos "sites".

Para usar estas funcionalidades, deve ser escolhida a opção "Opera Developer" nos "downloads", dado que só esta versão implementa a VPN, após o que o ficheiro é descompactado, instalado, sendo necessário activar com um "click" a respectiva opção e aconselhável fazer o mesmo com o "Block ads", resultando, de forma automática, num navegador extremamente rápido e seguro.

Pouco conhecido, o "Opera", na sua versão "Developer", a que implementa funcionalidades que estarão disponíveis no futuro em todas as versões, demonstrou ser rápido e estável, ao nível de um "Chrome", com a oferta da VPN, um serviço normalmente pago, a ser uma óbvia mais valia, o que, só por sí, justifica a sua instalação, mesmo que o seu uso fique reservado a situações mais específicas.

quinta-feira, maio 05, 2016

Localizar telemóveis "Android" via pesquisa do Google

Já existem diversos métodos para localizar telemóveis, com os fabricantes a desenvolverem soluções sucessivamente mais simples e práticas para o utilizador, tendo o Google passado a integrar esta funcionalidade no seu motor de pesquisa, de forma transparente, embora com algumas exigências a nível do equipamento a detectar.

Para que a localização possa ser efectuada, a aplicação "Google" tem que estar instalada, na versão mais recente, o que implica uma versão compatível de "Android", com os "now cards" activos, e os dados e localização terão que estar activos.

Basta digitar "find my phone" na caixa de pesquisa do Google, reintroduzir a "password", por questões de segurança e surgirá um mapa, com a mensagem "Locating your phone...", ou a tradução para a língua escolhida, que informará, com uma precisão muito razoável, da localização do telefone.

A precisão, nestas condições, pode andar pela dezena de metros, embora varie de forma substancial, algo que resulta da forma como a localização do sinal é efectuada e de todos os condicionalismos inerentes, o que poderá ser uma ajuda importante para recuperar um telemóvel desaparecido.

quarta-feira, maio 04, 2016

Opera inclui "Virtual Private Network" - 2ª parte

Obviamente, o recurso a uma VPN pode, e quase certamente terá, um impacto a nível do desempenho, dado que esta estabelece um canal privado com um servidor, a partir do qual será desencadeado todo o processo de reencaminhamento para o destino final, pelo que se está a introduzir um factor adicional que, em termos probabilísticos, irá aumentar, mesmo que de forma pouco sentida, a velocidade do acesso.

Será sempre de, em função da utilização específica e do equilíbrio entre vantagens e desvantagens, equacionar se, num dado momento, o recurso à VPN é positivo ou negativo, sendo certo que esta pode ser facilmente desactivada com um único "click" sempre que tal seja considerado como vantajoso.

Outras funcionalidades, como o "vídeo pop-up", novas extensões, configurações de "pop ups" com base em listas pessoais, complementam um navegador simples e robusto, se bem que pouco conhecido, com um conjunto de características que justificam a sua instalação, num processo simples e automático, e, em muitos casos, a sua utilização.

O sistema de bloqueio de publicidade, que alivia em muito as páginas, resulta num carregamento francamente mais rápido, mas, como é óbvio, vão surgir espaços vazios correspondentes a anúncios não carregados, sem que tal afecte o desenho ou a configuração de cada página.

terça-feira, maio 03, 2016

Land Rover Owners de Maio de 2016 já nas bancas

Sucedendo ao número de Primavera, chegou aos locais de venda habituais a edição de Maio de 2016 da Land Rover Owners International, com o restauro de um dos primeiros Serie 1, um modelo de 80", a ter o destaque da capa, secundado por um dos últimos Defender a serem produzidos na fábrica de Solihull.

Aliás, um guia de compra onde se examina a opção entre adquirir um Serie e um Defender como veículo de lazer complementa o artigo de capa, sendo secundado por artigos onde ambos os modelos são protagonistas, inclusivé como veículos destinados a expedições, algumas das quais são descritas com algum detalhe.

Entre os artigos técnicos, a instalação de um motor diesel Mercedes em Land Rover, merece o destaque, tal como o restauro de um dos primeiros Range Rover ou um Defender "hi tech", onde foram implementados diversos "gadgets" normalmente apenas presentes entre os mais sofisticados veículos de gama alta, seguindo-se as técnicas para uma série de pequenas reparações.

São igualmente analizadas algumas dezenas de produtos novos, alguns dos quais já se encontram entre os anunciados pelas diversas empresas da especialidade, responsáveis pelas numerosas páginas de publicidade temática, incluindo-se ainda um artigo sobre o salvamento de algumas dezenas de Land Rover nos Estados Unidos, num conjunto de artigos equilibrado, com diversos motivos de interesse.

segunda-feira, maio 02, 2016

Opera inclui "Virtual Private Network" - 1ª parte

A última versão "developer" do "Opera", um navegador concorrente do "Edge" ou do "Chrome", para citar dois exemplos populares, passou a incluir uma VPN ou "Virtual Private Network", dispensando a instalação de "software" adicional ou outros custos resultantes da implementação.

Desta forma, o nível de privacidade e de segurança aumenta, surge a possibilidade de acesso a redes restritas ou bloqueadas num dado país, o ultrapassar de filtragens e de "firewalls", a substituição do endereço de IP real por um virtual, são apenas algumas das vantagens da VPN do "Opera", que surge completamente integrada com o sistema de navegação.

É de notar que irão surgir situações decorrentes do uso deste tipo de tecnologia, nomeadamente a possibilidade de, como resultado de uma identificação errada da localização, surgirem proibições de aceder a alguns conteúdos ou o redirecionamento para "sites" nacionais que não os do país do utilizador.

Exemplos típicos são a impossibilidade de ver vídeos do Youtube proibidos no País a que é atribuido o IP virtual, mudanças de linguagem de "sites", como por exemplo surgir o EBay de uma localização diferente da habitual, ou notícias referentes a países ou continentes que não os do utilizador, situações que surgem exclusivamente com a VPN activa.

domingo, maio 01, 2016

Renovar equipamentos informáticos - 2ª parte

Obviamente, este tipo de écran, com resolução até 1280 x 1024, dependendo do formato, 4 portas USB 2.0 e um sistema de som que inclui duas colunas, e que obedece às normas habituais, não se destina a aplicações gráficas ou outras com exigências específicas, mas tão somente a uma utilização normal, onde se pretende conforto e um custo reduzido a nível de consumos.

Conforme o exemplo, a maior parcela acaba por ser a que corresponde aos portes, que se aproximam dos 25 Euros para um écran ou computador, enviado via DHL, mas que é substancialmente inferior para uma segunda unidade, para a qual acrescem perto de 10 Euros, diminuindo um pouco mais para a terceira unidade e estabilizando a partir daí.

Desta forma, se para uma única unidade o valor ronda os 25 Euros, para duas os portes unitários caem para perto de 18, para três, ficam perto dos 15 e, para volumes maiores, tendem a estabilizar perto dos 12 Euros, dependendo da composição concreta de cada encomenda e da possibilidade de negociar com o fornecedor.

Desta forma, caso se efectuem aquisições pelo mesmo preço base, o preço final de um destes écrans cai para um valor inferior a uma vintena de Euros, sendo que o mesmo princípio, com um preço mais elevado para o equipamento, se verifica para computadores pessoais, que terão portes aproximados embora com o valor para volumes maiores a estabilizar perto dos 14 Euros, dado o maior peso unitário.