sábado, agosto 29, 2020

Cidades espanholas proibem máscaras com válvula - 2ª parte

Se a perspectiva da utilização de máscaras, nomeadamente as designadas por "sociais" ou "comunitárias", é a de que cada um protege os outros, esta é uma decisão que pode fazer sentido, muito embora se possa considerar duvidosa e com efeito muito reduzido, mas será, sem dúvida, uma forma de enviar uma mensagem às populações.

Por outro lado, as chamadas máscaras comunitárias destinam-se, essencialmente, a proteger os outros, no pressuposto de que será de uso por todos, mas deixam vulneráveis quem as usa sempre que num ambiente mais contaminado ou quando o seu uso não seja geral, ou seja, face a alguém sem máscara.

Assim, consideramos que, passada uma primeira fase de escassez, o uso de máscaras, caso seja considerado como adequado, deve pressupor que estas protejam o portador, ou seja, que, ao contrário das máscaras comunitários, que protegem quem se encontra próximo, a protecção própria deve ser contemplada, já que, mesmo quando de uso obrigatório, há quem não use máscara ou a use de forma incorrecta.

Desta forma, para além de um maior grau de protecção individual, diminui substancialmente o risco de alguém que, sendo cumpridor e usando uma máscara comunitária, se veja infectado por alguém que opta por não cumprir o disposto na lei, deixando o cumpridor de ser a vítima e o incumpridor, mesmo que podendo ser autuado, aquele que mais beneficia em termos de saúde, algo que, naturalmente nunca deveria acontecer.

sexta-feira, agosto 28, 2020

Zonas de velocidade controlada em 2021

As zonas de velocidade controlada, há muito anunciadas, serão, previsivelmente, implementadas a partir do próximo ano, tendo sido adquiridos para o efeito 10 equipamentos, que serão colocados em vias onde exista uma maior sinistralidade e sempre com um sinal avisador.

Essencialmente, nestas zonas a velocidade média será controlada, sendo verificada a hora de passagem em dois pontos e calculada a média, através de uma simples operação matemática entre o espaço de tempo decorrido e a distância percorrida, sendo autuados os condutores que efectuarem o percurso abaixo de um tempo pré-estabelecido.

Desta forma, abrandar na aproximação de um radar é inútil, mas, por outro lado, nada impede que uma parte do percurso seja efectuado em excesso de velocidade e noutra parte, para compensar, exista uma redução de velocidade que, sendo muito reduzida face às condições da via, pode resultar num perigo superior ao de um excesso de velocidade, tal a probabilidade de acidente que tal representa.

Assim, e porque, infelizmente, a forma de alguém mais distraído evitar uma multa pode representar um risco, consideramos que este método é inadequado e não atingirá os objectivos pretendidos, constituindo um mau investimento num sistema que pode ser substituido por um controle horário efectuado nas portagens, onde os equipamentos necessários já se encontram presentes.

quinta-feira, agosto 27, 2020

Cidades espanholas proibem máscaras com válvula - 1ª parte

Nas cidades espanholas de Madrid e Barcelona foram proíbidas as máscaras com válvula para expiração, por ser considerado que o fluxo expelido, por ser particularmente direccionado, se torna mais intenso e concentrado, podendo representar um perigo para quem esteja próximo.

Assim, as máscaras com válvula deixam de ser para uso comum, podendo ser substituídas por outras, idênticas, mas sem válvula, ou por comuns "máscaras sociais", passando a destinar-se a uma utilização profissional, em ambientes contaminados ou num conjunto de situações restritas e devidamente tipificadas.

Este tipo de máscara, que normalmente obedece a normas como a N95 ou FFP2 ou FFP3, também designadas por respiradores, tendem a encontrar-se entre as mais eficazes na protecção contra os vírus, nomeadamente contra o COVID-19 e, durante vários meses, escasseavam no mercado, sendo a prioridade fornecer quem delas mais necessitava, como profissionais de saúde.

Algumas destas máscaras possuem uma pequena válvula que é activada quando pela pressão da expiração, o que evita que o ar expelido saia de forma desconcentrada e sem qualquer orientação ou regulação, permitindo ainda um melhor ajuste da máscara e uma respiração mais fácil, mesmo em períodos prolongados.

quarta-feira, agosto 26, 2020

Maior melhoramento do Google Maps nos últimos anos começa a chegar

O Google Maps tem vindo a implementar um conjunto de melhoramentos, normalmente adicionando novas funcionalidades ou uma melhoria no desempenho, que agora são complementadas por mapas de muito melhor qualidade, incluindo-se aqui tanto zonas urbanas como rurais.

Será fora das localidades que, de forma imediata, as diferenças são visíveis, estando agora presente um muito maior número de detalhes, deixando algumas áreas de ser representadas de forma algo indistinta para se aproximarem mais da realidade, mas também em espaços urbanos se notam as diferenças.

Onde apenas estavam presentes vias ou ruas direitas surgem agora as pequenas curvas e detalhes das mesmas, o que permite um muito maior acompanhamento ou seguimento de trajectos e uma identificação mais fácil dos locais, sendo patente que o sistema de gestão dos mapas foi francamente melhorado, sem que disso decorra lentidão ou um consumo excessivo de dados, algo que, no caso dos dispositivos móveis, pode revelar-se problemático.

Este será o melhoramento mais relevante desta plataforma nos últimos anos, abrangendo os mais de 200 países onde o Google Maps funciona, e que, conjuntamente com as novas funcionalidades, a integração com outras plataformas e uma maior interactividade, vai conferir mais do que um novo aspecto a este sistema, permitindo aos seus utilizadores uma nova forma de utilização e da percepção da realidade que os circunda quando vista através do Google Maps.

terça-feira, agosto 25, 2020

Land Rover Owners apresenta guia do Range Rover Sport

A Land Rover Owners disponibilizou uma edição especial acerca do Range Rover Sport, onde este modelo é descrito de forma detalhada, incluindo-se desde os protótipos e desenvolvimente aos projectos futuros, passando pelas várias gerações do modelo, dando a conhecer aquele que é um dos todo o terreno mais luxuosos da actualidade e um dos que apresenta um melhor comportamento fora de estrada.

Entre os conteúdos específicos para estes modelos, em versões a gasolina, gasóleo e híbridos estão diversos testes e modificações, entre estas as da Overfinch, que aumentam o luxo destes modelos, ou em termos de motorização, com o motor SVR de 542 cavalos.

A utilização deste modelo em explorações, entre estas uma no País de Gales e outra na Costa Norte de Inglaterra, guias de restauro, incluindo a nível mecânico e de recuperação de potência, e de aquisição para veículos de primeira e segunda geração incluem-se entre os conteúdos deste número especial.

Dado que estes números não são habitualmente vendidos em Portugal, é sempre possível encomendá-los "online", por um preço que ronda a quinzena de Euros, incluindo portes, sendo uma edição a ter em conta por parte de que admire este modelo ou tenha interesse em adquirí-lo.

segunda-feira, agosto 24, 2020

Google vai integrar o "Duo" no "Meet" - 2ª parte

Dado que a maioria dos utilizadores terá pouco interessa na tecnologia utilizada, será no "interface" e no cliente a instalar, caso se pretenda uma solução adicional e mais intuitiva do que aquela que está disponível via "browser", será desta vertente que, pensamos, irá depender um maior ou menor sucesso do "Meet", justificando-se um produto com uma grande facilidade de utilização, já que as potencialidades estarão, essencialmente, nos servidores.

O cliente a instalar nos dispositivos móveis, via "app", será, portanto determinante, exigindo uma solução inteligente, rápida e funcional, que permita ser utilizada em écrans de menores dimensões e com ligações com um desempenho inferior à de uma rede local, por este tipo de equipamento recorrer muitas vezes a ligações via rede móvel, com largura de banda limitada.

É de notar que o Google tem vindo a consolidar plataformas, antes completamente independente, e que cada vez interagem e se complementam de forma mais consistente, pelo que a partir de uma única plataforma se pode aceder a todo um conjunto de recursos, cada vez mais pensados para funcionar conjuntamente, partilhando recursos e tecnologias de modo a oferecer uma solução muito completa às crescentes necessidades dos dias de hoje.

Unificar o "Duo" e o "Meet", ou, efectivamente, todas as aplicações e plataformas de comunicação entre utilizadores do Google faz todo o sentido, desde que mantendo a flexibilidade que permita responder a exigências individuais e colectivas, que podem ir desde a troca de simples mensagens de texto a interacções entre grupos numerosos, e que o desempenho e facilidade de utilização seja mantido ao nível das plataformas originais.

domingo, agosto 23, 2020

A câmara de vídeo Ordro EP7 - 3ª parte

Desta forma, recorrendo aos comandos disponíveis, instalando a aplicação no telefone Android, e configurando e ajustando a câmara, tanto a utilização como os resultados obtidos são francamente positivos, com imagens nítidas, fluídas e focadas, com o resultado a poder ser melhorado recorrendo a "software" de edição de vídeo, podendo-se obter resultados profissionais com pouco esforço.

O conjunto inclui a câmara, a pulseira com sistema de controle, o suporte ajustável para a cabeça, um cabo USB para carregamento da bateria e transmissão de dados, um pano de limpeza, a bolsa de transporte e um manual de instruções, com versão inglesa e chinesa, tendo um preço que ronda os 120 Euros, incluindo portes, mas acrescendo, quase certamente, direitos alfandegários.

Mesmo incluindo direitos alfandegários, pelo que podemos pensar num preço final perto dos 160 Euros, esta câmara pode revelar-se um bom investimento, seja para uso profissional, seja para quem partilhe experiências na Internet, como os "vloggers", e que possua um canal com um elevado número de seguidores, que permita rentabilizar este equipamento com um maior número de visualizações.

Não sendo exemplo único, porque a concorrência existe, a Ordro EP7 representa o que de melhor se produz nos dias de hoje a preço neste segmento e nesta gama de preços, justificando uma análise e o estudo de uma alternativa, caso este modelo concreto não corresponda ao efectivamente pretendido, podendo, nesse caso, servir como comparação para eventuais alternativas.