sábado, dezembro 15, 2007

Geolocalização via WiFi chega a Portugal


Image Hosted by ImageShack
Mapa de cobertura do Loki para Lisboa

O Loki, um sistema de localização que dispensa o uso de GPS e recorre a um sistema de triangulação de antenas WiFi para determinar a posição de um computador ou de um PDA, já incluiu a cidade de Lisboa entre as zonas cobertas pelo sistema, conforme o mapa anexo.

não é a primeira vez que abordamos este interessante "add-on" que se assume como um GPS virtual, tendo no passado referido algumas das suas limitações, como a menor precisão quando comparado com um receptor convencional, mas a possibilidade de operar dentro de paredes.


Image Hosted by ImageShack
Écran do Windows Mobile

A versão de "software" actualmente disponível é a 2.0, existindo em versão para Microsoft Windows, para Macintosh e para Windows Mobile, sendo que no primeiro caso obriga a ter instalado o Windows XP com o Service Pack 1 e Internet Explorer 5.5 ou superior.

A versão para Windows Mobile, presente na maioria dos PDA's e em diversos outros equipamentos móveis, é particularmente interessante e a que pensamos ter maior interesse, adequando-se a diversas funções e podendo vir a substituir os GPS convencionais por um sistema interactivo e em permanente actualização.

Ainda não tivemos ocasião de testar o Loki em Lisboa, mas deixamos desde já esta sugestão que pode ser uma alternativa interessante e que começa a ser cada vez mais explorada pelos utilizadores de equipamentos com WiFi.

sexta-feira, dezembro 14, 2007

Emblema de Técnico de Emergência de Nova Iorque


Image Hosted by ImageShack
Emblema de EMT de Nova Iorque

Os emblemas sempre foram uma das escolhas favoritas dos colecionadores, sendo extremamente populares em países onde a variedade é mais abundante, como acontece nos Estados Unidos, onde a cada estado ou condado corresponde, na maior parte dos casos, a um exemplar único.

Como exemplo, optamos por apresentar o distintivo de um técnico de emergência médica (EMT) do estado de Nova Iorque, que desempenha funções de socorro que podemos equiparar, genericamente, ao nosso Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Este distintivo é metálico, maciço, com perto de 6 centímetros de altura e incluiu o número atribuido ao portador, situação comum nos Estados Unidos e que facilita a identificação do mesmo junto do público.

No verso, existe um alfinete com fecho de segurança que pode ser usado para prender o emblema numa peça do uniforme ou a um suporte apropriado que permita utilizar no cinto, fixo através de um "clip" ou suspenso por uma correia em redor do pescoço.

Este e outros modelos podem ser obtidos no EBay alemão ou em lojas da especialidade "on-line" a preços que começam nos dois a três euros, a que acrescem portes, pelo que começar uma colecção ou elaborar um expositor com alguns exemplares diferentes será pouco dispendioso e uma forma interessante de decorar uma parede de um escritório ou de uma habitação.

Microsoft, Nokia e TomTom adquirem empresas de mapas digitais


Image Hosted by ImageShack
Écran com menus do Multimap

A Microsoft comprou a Multimap, uma das principais empresas britânicas que desenvolvem trabalhos e investigação no desenvolvimento de mapas "on-line".

Ainda não foram divulgados os montantes envolvido na aquisição da Multimap, que vem complementar a oferta da Microsoft na área de aplicações como o Virtual Earth ou os mapas do Windows Live Search.

O interesse da Microsoft pela Multimap terá, sobretudo a ver com o "know-how" da empresa que opera num sector onde produtos como o Google Earth tem sido o líder do mercado e o preferido pelos utilizadores da Internet.


Image Hosted by ImageShack
Écran de localização do Multimap

Recentemente, a Nokia adquiriu a Navteq, num negócio que envolveu 8.100.000.000 de dólares e a TomTom comprou a Tele Atlas, demonstrando que este mercado tem uma especial vitalidade e que é cada vez mais necessário reforçar a excelência dos produtos de forma a enfrentarem uma competição extremamente agressiva.

Esta é uma área em franco crescimento, sendo a utilização de mapas digitais cada vez mais popular com a difusão de GPS e de telemóveis inteligentes, com capacidade de geolocalização através do sinal das antenas GSM.

O aumento exponencial da utilização de mapas digitais e a sua inclusão num cada vez maior número de dispositivos móveis é uma das tendências que esperamos para os próximos anos, mesmo sabendo que a privacidade vai sendo menor, em prol de uma maior segurança que é dada pela permanente geolocalização de quem possua um destes sistemas.

A questão da localização de pessoas e objectos, essencial para a segurança em muitas circunstâncias, é um tema que temos vindo a abordar e a que voltaremos em breve, nomeadamente no respeitante à cada vez mais presente referenciação geográfica de telemóveis, que tem vindo a ser cada vez mais discutida nos meios de comunicação social.

quinta-feira, dezembro 13, 2007

Internet Explorer Google Toolbar Beta


Image Hosted by ImageShack
Google Toolbar

O Google apresentou uma nova versão, ainda Beta, do seu Toolbar para o Internet Explorer da Microsoft, onde o conjunto de utilitários e de pequenas aplicações disponíveis é o ponto forte.

Possibilidades como as de gravar defenições "on-line", mantendo a informação dispnível para diferentes computadores, vem complementar o esforço do Google para tornar a navegação independente do dispositivo físico.

É, ainda, possível colocar botões configurados ou defenidos pelo utilizador, que incluem sistemas de pesquisa ou leitura de "feeds" RSS, mas também incluir novas aplicações ou "gadgets" que podem ser programados pelos próprios utilizadores.

O Google Notebook está agora incluido no Toolbar, facilitando a gravação de conteúdos "on-line" no computador e existe um sistema de pesquisa de novas aplicações compatíveis com a nova barra de tarefas.

O Google Toolbar também passou a incluir sugestões de navegação, em vez de um simples erro de página ou "site" não encontrado, enquanto mantém todas as características originais das primeiras versões, que vão desde o bloqueio de "pop-ups" até ao completar de campos, passando pela correcção ortográfica.

É também objectivo desta Toolbar tornar a navegação mais segura, detectando algumas das habituais ameaças, particularmente intensas nesta época de Natal.

Quem tenha o Internet Explorer e for adepto deste tipo de "add-ons", pode obter a nova versão e testá-la, esperando-se que brevemente uma versão defenitiva e nas várias línguas estejam disponíveis.

Nokia desenvolve telemóvel com sensor ambiental


Image Hosted by ImageShack
O Nokia Eco Sensor Concept

O fabricante sueco Nokia tem vindo a desenvolver um conceito de telemóvel considerado mais seguro para a saúde do utilizador e amigo do ambiente.

Para além de construido, tanto quanto possível, com materiais reciclados, o novo modelo implementa um conjunto de funções de monitorização das condições atmosféricas locais e terá um consumo energético reduzido.

O conjunto de funções integram-se no "Eco Sensor Concept", que também inclui sistemas de avaliação das condições meteorologicas, integrando um sensor alimentado a energia solar e têm capacidade de monitorar a saúde do utilizador, avaliando um conjunto de funções vitais, como o ritmo cardíaco.

O sensor incluido no novo modelo também regista valores ambientais, como temperatura, a humidade, níveis de monóxido de carbono, qualidade do ar e nível de radiações ultravioleta.

Mais do que as inovações presentes, é objectivo da Nokia expor um conjunto de conceitos novos, apresentar pistas e formentar a troca de ideias entre os fabricantes e os utilizadores, de modo a repensar o telemóvel num futuro que se quer sustentável.

Talvez o mais interessante seja a inclusão de um conjunto de dados ambientais que serão da maior utilidade em diversas situações, sendo que, caso esteja implementada a possbilidade da sua transmissão automática, viria a resolver alguns problemas que hoje implicam a instalação de estações de recolha dados cujo sistema de comunicações é complexo e dispendioso.

Este é um projecto que convém acompanhar, pois um simples telemóvel poderá fornecer dados importantes na informação, por exemplo, de níveis de risco, sendo que associados a um sistema mais complexo, poderão servir de base a um conjunto de implementações a nível da Protecção Civil.

quarta-feira, dezembro 12, 2007

Partido Político - Sociedade Anónima


Image Hosted by Imageshack
Uma sessão na bolsa de Nova Iorque

O Líder estava desgostoso, frustrado pelas sondagens que não lhe dão a popularidade que ambiciona e distante de qualquer aspiração ao poder e, sobretudo, do mérito que julga possuir.

Também já não se sente estimulado quando o chamam "presidente" ou "secretário-geral", epítetos que de tão gastos já pouco prestígio encerram, sonhando agora com títulos que misturem o prestígio e a actualidade.

Mesmo a sede, onde repousa a história do partido, parece ultrapassada e cheia de fantasmas de um passado com que não se identifica, incapaz de albergar os serviços que imagina para o futuro e, menos ainda, sem possibilidade de albergar os eventos sociais a que almeja.

Talvez o passo seguinte seja converter o vetusto partidos político, cuja estrutura organizacional há muito está ultrapassada, numa sociedade anónima, dirigida por um "chairman" ou por um "Chief Executive Officer" (CEO), que permita afastar-se do abismo em que a impopularidade o faz mergulhar.

Ocorre-lhe que a etapa subsquente será a de cotar um partido na Bolsa de Valores, atribuindo acções aos militantes-accionistas que poderão reforçar o seu peso político adquirindo mais acções, transacionveis ao valor de mercado.

Esta possibilidade poderia parecer chocante aos mais puristas, é bem mais transparente do que pagar quotas a militantes falecidos, que nem depois de partir deste Mundo podem repousar em paz, longe das controvérsias e dos escândalos que o seu voto involuntário apoiou.

E tal como acontece com os clubes de futebol, boa parte do valor das acções depende dos resultados, das sondagens, novas contratações, leia-se adesões, ou outros factores que podem condicionar o valor daquilo que passa a ser muito mais do que um simples capital político.


Image Hosted by Imageshack
O jogo da bolsa em computador

Mais do que simples acções transacionáveis, estas poderão, em determinadas alturas, normalmente coincidentes com vitórias eleitorais, dar um dividendo especial, também conhecido como cargo de nomeação política, a que corresponde, tipicamente, a valorização da carteira de investimentos de cada accionista.

Teremos, portanto, aquisições, fusões, "spin-off's", as inevitáveis OPA's, provavelmente hostís, e toda uma série de operações financeiras taxáveis, tão do agrado do Ministério das Finanças, que assim encontrará uma nova forma de receita, não obstante as isenções fiscais que rodeiam certas actividades especulativas muito especialmente quando esta é de carácter político-partidário.

Temos, portanto, o partido-empresa, uma sociedade anónima de capitais privados que será regido por um conjunto de regras mais exigentes do que as ditadas por um orgão de nomeação política, como o Tribunal Constitucional, passando a ser supervisionado pelos especialistas da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), do que resulta uma maior transparência para todos.

Podem, alguns, criticar esta opção que parece fazer desaparecer qualquer conteúdo programático, mas com a ideologia cada vez mais esquecida e as diferenças entre as várias forças partidárias cada vez mais ténues, tornando-as quase indistintas no conteúdo, será esta uma das formas de atrair novos interessados para a vida política, dando-lhes de forma legítima, clara e transparente o que muitos nem nos seus mais recondidos sonhos confessam.

terça-feira, dezembro 11, 2007

Memória selectiva


Image Hosted by ImageShack
Fogo florestal durante a noite

O ministro da Administração Interna (MAI), Rui Pereira, voltou a congratular-se com os resultados obtidos este ano no combate aos incêndios florestais, salientando a melhoria da cooperação e da coordenação entre as várias entidades que integram a Protecção Civil.

O titular do MAI recordou, mais uma vez, que estão previstos investimentos em meios para as forças de segurança e serviços de Protecção Civil, que vão ser reforçados até 2013 com 150.000.000 de euros, provenientes de fundos da União Europeia, a que acrescem mais 40.000.000 do Estado português.

Para o responsável do MAI "nunca mais vamos assistir à atrapalhação e desorganização de anos anteriores" pois "existe actualmente um clima de boa coordenação entre todos os agentes".

O ministro fez estas declarações durante a inauguração do quartel dos bombeiros de Vila Viçosa, cujo valor de 1.000.000 de euros, foi suportada em 50% pelo Estado, sendo o restante proveniente da venda do antigo quartel à autarquia para ser instalado o posto da Guarda Nacional Republicana.

Cerca de duas semanas após o pior mês de Novembro de que há memória em termos de incêndios florestais, o MAI parece já ter esquecido as dificuldades que então se viveram após grande parte do dispositivo ter sido desmobilizado, bem como a necessidade de proceder a reforços ou a queda de um helicóptero.

Enquanto se espera pelos resultados dos inquéritos e por uma avaliação isenta da campanha do Verão passado, resultados conjunturais são exibidos por quem pouco ou nada contribuiu para os excepcionais números verificados em 2007 em termos de ocorrências e de área ardida, pelo que nos interrogamos sobre os comentários e desculpas que ouviremos caso no próximo ano se verifiquem piores resultados no combate aos fogos.

Felizmente, a memória humana é selectiva e acontecimentos tramáticos ou simples más recordações tendem a ser apagadas, sendo o espaço vazio preenchido por um conjunto de fantasias que, podendo ser inofensivas na maioria dos casos, são de extremo perigo quando protagonizadas por alguém com poder político.

Época de Natal deve ser sinónimo de alerta contra fraudes "on-line"


Image Hosted by ImageShack
O computador, por vezes um cenário de crime

É nesta altura de Natal, em que o consumo aumenta e o comércio electrónico apresenta um maior número de transações, que se torna necessário maior cautela nas compras via Internet.

Todos os anos, sucessivamente, se têm verificado novos máximos em termos de comércio electrónico, estimando-se mais de 20.000.000.000 de euros em 2007, com uma concentração maior na época natalícia que acaba por ser a mais propícia a fraudes.

De entre os factores de risco existe a tendência para um menor cuidado nas compras de última hora, com menos atenção na verificação da idoneidade dos "sites" e a sua detecção tardia quando efectuadas via cartão de crédito, normalmente só detectadas quando o extrato chega às mãos do titular.

Na época de Natal, com férias, pontes e atrasos na correspondência, para além de um maior número de transações, que pode quase camuflar as que não foram da iniciativa do titular do cartão, é fácil que este só entre 30 a 45 dias após uma fraude se aperceba do sucedido, dando tempo para que a mercadoria seja entregue numa qualquer morada diferente da sua.

Este ano, estima-se que o aumento em termos de fraudes electrónicas chegue aos 20% relativamente ao ano de 2006, em parte porque a maioria das vítimas se limita a confiar na entidade emissora do cartão de crédito ou no comerciante que recebe o pagamento e não se assume como parte activa no combate à fraude.

Nos "sites" que temos mencionado em diversos artigos, os pagamentos são efectuados através de sistemas de processamento seguros, que tornam a fraude virtualmente impossível, sendo esta uma segurança adicional relativamente à implementada pelos emissores dos cartões de crédito e do Paypal, caso esta seja a opção utilizada.

segunda-feira, dezembro 10, 2007

Proíbida contratação de médicos de países sub-desenvolvidos


Image Hosted by Imageshack
Atendimento médico em África

Um dos principais problemas com que os países sub-desenvolvidos se deparam é a falta de pessoal qualificado, sobretudo na área da saúde, algo que é agravado pela contratação destes profissionais por parte de países comparativamente mais ricos e que podem oferecer melhores condições.

Para muitos países, o esforço no sentido de formar e qualificar profissionais é imenso e desproporcionado, comprometendo preciosos recursos que, muitas vezes, não representam uma melhoria efectiva das condições de vida das populações, dado prestarem pouco tempo de exercício da sua profissão antes de serem atraidos por contratos de trabalho vantajosos provenientes da Europa ou dos Estados Unidos.

A decisão de tomar medidas no sentido de parar a sangria de pessoal qualificado, impondo restrições em contratações que impliquem a sua saida do país de origem é bem vinda e necessária para evitar este autêntico flagelo, apesar de poder colidir com a liberdade individual de cada profissional.

Compatibilizar estas duas vertentes é, sem dúvida, complexo, pelo que somos favoráveis a que, como contrapartida pela sua formação, exista uma obrigatoriedade de prestar serviço na área da especialidade durante um número de anos que rentabilize o investimento feito, após o que estes profissionais estariam livres para optar por uma carreira no estrangeiro.

Esta hipótese deve ser, obviamente, encarada com cautelas, dado que, após os anos de trabalho, estes serão profissionais cuja experiência é necessária para a formação de novos técnicos e para o desempenho de funções de chefia, coordenação ou para as quais seja necessária uma maior especialização.

Estamos, no entanto, crentes que após alguns anos de carreira e a possibilidade de ascender a cargos de maior relevo, serão numerosos os que escolham ficar nos países de origem, desempenhando funções mais qualificadas e melhorando o nível de vida das populações.

Há muito que este tipo de medida se impunha, sendo escandaloso que países desenvolvidos subsidiassem a formação em nações pobres para, no termo do processo de aprendizagem, recuperarem os formandos, obtendo assim mão de obra especializada a um baixo preço.

Espera-se que se passe rapidamente das palavras aos actos, repondo alguma justiça e favorecendo os cuidados de saúde entre os que mais necessitam.

Caixas de arrumações para Série no EBay


Image Hosted by ImageShack
Caixas de munições no EBay

Um problema comum aos proprietários dos Land Rover Série é a falta de um local onde colocar, com alguma segurança e fora da vista dos amigos do alheio, aquelas peças ou equipamentos que são normalmente transportados em qualquer veículo.

Sabendo que o compartimento existente sob o banco não permite grandes arrumações, vários fabricantes fornecem soluções diversas que, não obstante a sua qualidade, tendem a ser demasiado dispendiosas, pelo que a opção tende a ir no sentido de uma caixa feita à medida ou por uma de proveniencia militar.

Por 15 libras, mais portes, podem ser adquiridas no EBay inglês 3 caixas de munições em metal com um comprimento 665 mm, largura de 250 mm e com 140 mm de altura, sendo este uma solução comparativamente acessível, não obstante o preço do envio para Portugal.

Com base em experiências anteriores, é expectável que os portes andem pelas 25 libras, chegando-se a um total de 40 libras ou 60 euros para um conjunto de 3 caixas, resultando em perto de 20 euros por caixa.

Estas caixas podem ser aparafusadas sobre as cavas das rodas traseiras, no caso dos Série que não tenham bancos instalados, aproveitando os orifícios de fixação existentes, ficando abaixo da face relativamente à caixa de carga, portanto sem constituir um obstáculo ou destoar em relação ao veículo.

Como contraponto a uma caixa que planeamos, este é um modelo sólido, bem executado e cujas medidas são aceitáveis para muitos, se bem que inferiores às que pretendiamos, podendo ser uma solução adequada para os proprietários dos Série de 88".

domingo, dezembro 09, 2007

Range Rover da Bburago à escala 1/24


Image Hosted by ImageShack
Range Rover em versão Experience

O Range Rover na sua versão de 1984 continua a ser um dos todo o terreno mais populares e com maior número de adeptos, pelo que é a sua reprodução em miniatura é uma escolha natural para qualquer fabricante.

A Bburago, uma marca italiana que conhecemos há muito, tem no seu catálogo diversas versões, incluindo uma sem decorações adicionais, a da "Land Rover Experience", uma da Polícia inglesa e outra de bombeiros, sendo possível adquirí-los montados ou em "kit", com as partes metálicas já devidamente pintadas.

Os dois modelos que apresentamos são ambos em "kit", com diversos acessórios e decoração específica, com carroçaria em metal pintado, jantes e peças metalizadas, pneus em borracha e interiores em plástico.


Image Hosted by ImageShack
Range Rover em versão dos bombeiros

Apesar de serem para montar, estes modelos não oferecem dificuldades de maior e são adequados para principantes, sendo que os mais experientes podem adicionar alguns detalhes, pintar interiores ou melhorar alguns aspectos, de modo a obter um aspecto mais real.

A Bburago é uma das marcas de miniaturas mais acessíveis, possuindo uma gama interessante na qual se incluem outros modelos da Land Rover, como o 109 em versão longa ou o Freelander, também estes disponíveis em várias versões e nas escalas 1/24 e 1/43.

Esta é mais uma sugestão, a acrescentar a outras, que fazemos a pensar no Natal que se avizinha, destinada sobretudo aos adeptos dos Land Rover.

Adobe disponibiliza Flash Player de alta definição


Image Hosted by ImageShack
Imagem de alta defenição no Flash Player

Já está disponível no "site" da Adobe uma versão Beta do Flash Player, que suporta a norma de vídeo de alta definição (HD) H.264.

Estão disponíveis versões cliente para Windows, Mac e Linux que permitem visualizar streamings de vídeos de alta defenição via Internet, as quais podem ser obtidas em versão Beta via "download", mas também existem actualizações a nível do "software" de servidor, onde os vídeo HD estarão instalados.

O Flash Media Server, que serve de suporte aos servidores onde os vídeos estarão instalados deverá ter a sua versão defenitiva em Janeiro e destina-se a sistemas de pequena dimensão, enquanto o Flash Media Interactive Server 3 permite uma maior disponibilidade quando haja maior tráfego.

A tecnologia Flash é uma das mais difundidas na Internet, sendo uma das poucas quase universal, presente na esmagadora maioria dos computadores, e requisito para aceder aos mais diversos "sites", sendo previsível que em breve o "streaming" de vídeos em alta defenição leve a um "upgrade" generalizado para esta nova versão.

Esta é uma actualização que pode interessar sobretudo os que lidem mais de perto com as tecnologias da informação, mas sendo esta uma versão ainda em teste, poderá não ser a mais adequada para quem pretenda manter a máxima estabilidade das aplicações instaladas no computador.

A tendência para fornecer vídeos em HD tem vindo a aumentar e, se por um lado as televisões de alta defenição parecem estar na moda, o fornecimento de vídeos via Internet começa a ganhar popularidade, sendo de prever que durante o ano de 2008 este formato comece a ganhar alguma preponderância.