quinta-feira, outubro 06, 2005

E finalmente, o protagonista!


Image Hosted by Imageshack
Land Rover Série 3

As fotos da sequência de textos referentes à identificação de veículos tiveram como base este Série, que segundo o número de série do chassis, terá sido construido em 1966 como S2A e motorização a gasolina.

Em 1977, de acordo com o livrete, foi reconstruido segundo as especificações da época, adoptando o visual de S3 e o motor passou a ser diesel, algo que parece ter sido uma conversão habitual para uma época de crise nos combustíveis.

Todos os elementos identificativos do S3, como a caixa de velocidades inteiramente sincronizada, a grelha em plástico ou o novo arranjo do interior estão presentes, sendo ainda perceptíveis alguns detalhes incoerentes a nível do fecho da caixa de ferramentas sob o assento, pintada em verde, ou de uma iluminação de chapa de matrícula do lado errado.

Presume-se, portanto que tenha sido uma extensa modificação, dado que próprio interior foi revisto e tudo o que poderia lembrar um S2A removido, tendo o livrete recebido a menção "reconstruido".

Outro detalhe curioso é o "hard-top" de Santana, que numa primeira vista pode ser tomado como o modelo tropical, e que se identifica pelos vidros laterais e por quatro pequenas janelas na parte superior do tejadilho, algo que nunca existiu nos modelos ingleses.

Apesar de poder parecer algo de raro um veículo ser sujeito a este tipo de modificações, este não foi o primeiro caso semelhante que encontrei, pelo que presumo ser expectável que vários dos modelos ainda circulantes possam ter histórias semelhantes.

Sem comentários: