segunda-feira, outubro 03, 2005

Placas de identificação de chassis para Séries - 1ª parte


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Placa de identificação de Série 2

Para um restauro ficar completo, a chapa de identificação de chassis, muitas vezes perdida ou detriorada deverá ser susbtituida por uma nova, colocada no local correcto.

Estas chapas, que ainda hoje podem ser adquiridas em branco em lojas da especialidade ou no Ebay inglês por quantias que rondam as 12 a 20 ibras, variam conforme o modelo do veículo, com uma muito maior especificidade no caso dos Série 3. Os números e letras identificadores do chassis eram prensados através de um instrumento de gravação, sendo normal haver pequenas imperfeições no alinhamento. A dimensão dos caracteres, vertical e longitudinalmente, aproxima-se bastante da altura do espaço disponível para o efeito.

O número de chassis obedece a um sistema de códigos que permite saber qual o ano de fabrico e modelo, existindo na Internet um calculador gratuito que faz a correspondência entre ambos. Chama-se a atenção que o resultado apenas traduz as características iniciais do veículo na altura da construção, a qual pode não estar de acordo com as numerosas metamorfoses que muitos Série sofreram ao longo das suas vidas.

O 1º exemplar, de um S2A, é genérico, comum a versões longas e curtas, com motores diesel ou a gasolina e eram colocadas no interior do habitáculo, incluindo as instruções de operação da caixa de transferências e menção a diversas patentes.


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Placa de identificação de Série 3 Diesel 88

O 2º exemplar, de um S3 diesel 88", era colocado no interior do compartimento do motor, dispensando assim as instruções de manuseamento da caixa, que não seriam visíveis com o veículo em movimento, sendo estas substituidas pelos pesos máximos por eixo e totais, em lbs e kg e pela carga máxima rebocável.

Ambas as imagens estão em tamanho real, pelo que podem ser impressas, por exemplo em material autocolante, no caso de haver interesse em obter uma réplica a baixo custo, podendo o número de chassis ser adicionado através de qualquer programa de edição de imagem.

Salientamos que, para efeitos legais, o número de veículo a verificar em caso de inspecção é o que se encontra gravado na parte da frente do chassis, do lado direito, perto da montagem da suspensão e não o das chapas aqui mencionadas dado serem facilmente substituíveis.

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