sábado, outubro 08, 2005

Portátil de 100 dólares


Image Hosted by Imageshack
Site do Projecto OLPC

O projecto One LapTop Per Child, que muitos consideraram impossível de realizar e visa fornecer a um preço inferior a 100 dólares, perto dos 80 euros, um computador a crianças desfavorecidas, acaba de apresentar os primeiros resultados.

Estima-se que as primeiras unidades estarão disponíveis no fim de 2006 ou no início de 2007 e destinar-se-ão a países pouco desenvolvidos, onde o acesso às novas tecnologias é praticamente inexistente.

O portátil proposto inclui um processador de 500 Mhz, 1 Gb, écran TFT de 1 Megapixel e inclui interfaces USB, WiFi e modem. Em vez de disco rígido, susceptivel de danos em regiões remotas, utilizará uma memória flash, sendo coberto por uma membrana protectora. Também o sistema de alimentação será inovador, com um sistema de manivela capaz de recarregar a bateria de forma a funcionar mesmo na ausência de energia eléctrica. Com estas características, este equipamento de baixo custo, será capaz de desempenhar a grande maioria das funções dos actuais portáteis, apenas com a limitação de um espaço de armazenamento diminuto.

A opção pelo Linux, um sistema aberto, flexível de sem os custos inerentes ao licenciamento dos produtos da Microsoft, poderá também contribuir para a expansão de um sistema operativo que ganha cada vez mais adeptos sobretudo entre a comunidade universitária e científica e constitui uma excelente base de aprendizagem a nível de tecnologias de informação.

Este portátil apenas será disponibilizado através de instituições, não sendo vendido a privados, mas o seu possível acesso a organizações de carácter humanitário, como as Associações de Bombeiros Voluntários, levam-nos a seguir com especial atenção este projecto dado que o equipamento se enquadra perfeitamente nos requisitos que propomos para os sistema de orientação baseados em computadores.

Com a adição de um GPS, de software de orientação para Linux e de mapas digitalizados, esta pode ser a plataforma ideal para um sistema de orientação de baixo custo, muito semelhante em termos de características e de performance aos baseados em portáteis de baixa gama que testamos com resultados positivos, pelo que esperamos que instituições de solidariedade social e associações humanitárias possam vir a beneficiar deste projecto.

Sem comentários: