sábado, março 21, 2009

Nova versão do Internet Explorer 8.0 disponível


Image Hosted by Imageshack
Um écran do novo Explorer da Microsoft

A Microsoft disponibilizou uma nova evolução do Internet Explorer 8, com versões em 25 línguas e implementando melhorias a nível da segurança, com menos vulnerabilidades a ataques de "malware" ou de vírus informáticos.

A experiência que temos com esta nova versão do Explorer tem sido francamente positiva, seja pela maior estabilidade que proporciona, seja por oferecer maior segurança e privacidade.

Será sobretudo a nível da fiabilidade, com raríssimos problemas aplicacionais e sem que um problema numa das sessões tenha reflexos noutra, bem como a recuperação das sessões em caso de estas fecharem inadvertidamente, algo que só tem ocorrido em caso de falhas externas.

Apesar de mais pesado que os seus antecessores, esta é uma actualização que se justifica, sobretudo para quem possuir equipamentos recentes e com um desempenho que não saia penalizado pelas maiores exigências deste novo Explorer.

sexta-feira, março 20, 2009

GPS Alerte G120


Image Hosted by Imageshack
O GPS Alerte G120

O GPS Alerte G120, bem como outros da sua família, implementam um conjunto de funcionalidades das quais se deve destacar as que dizem respeito à segurança rodoviária.

Este GPS tem acesso a uma base de dados europeia, com especial destaque para a Inglaterra, onde se encontram desde sistemas de radar até zona de maior perigo onde se verificam altos índices de sinistralidade.

O G120 dá alertas sonoros, por voz e visuais, quando se aproxima de uma zona identificada na sua base de dados, informando também da velocidade do veículo e de quando esta é excedida relativamente ao limite existente no local onde circula.


Image Hosted by Imageshack
O GPS Alerte G120

Este equipamento inclui conectores para antena externa, essencial para uso em veículos onde a sua instalação pode dificultar a recepção da antena interna, bem como para ligar a um computador pessoal e para alimentação externa.

O G120 é fornecido com um CD de instalação, cabo de ligação a uma tomada de isqueiro, cabo USB e sistema de fixação, tendo preços no EBay inglês a partir das 75 libras, incluindo actualizações vitalícias.

Incendiário condenado à morte pela morte de cinco bombeiros - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Bombeiros americanos durante o combate às chamas

Um incendiário, responsável por ter intencionalmente provocado um fogo no qual morreram cinco dos bombeiros que o combateram, foi condenado à pena de morte pelo tribunal de Riverside na Califórnia.

Este homem de 38 anos foi considerado culpado pelo assassínio de cinco bombeiros, do que resultaram cinco acusações de homicídio voluntáriom a que acresceram outras vinte de fogo posto e dezassete de utilização de instrumentos incendiários.

É possível que a sentença seja comutada para prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional, permitindo a este incendiário escapar à execução, mas a pena aplicada num Estado onde os incêndios constituiem um sério flagêlo, sem entrar na polémica inerente à aplicação da pena de morte, não deixa de merecer uma breve reflexão e uma análise comparativa com as punições aplicadas em Portugal.

Quando existe uma forte possibilidade ou uma possibilidade óbvia de um acto criminoso resultar na perda de vidas humanas, mesmo que não tenha havido o propósito de tal ocorrer, deve haver uma acusação e uma condenação por crime de homicídio.

Aliás, esta não seria uma situação inédita, pois quando um indivíduo entrou deliberadamente em contra mão numa auto-estrada e provocou um acidente do qual resultaram vítimas mortais, o Tribunal condenou-o à pena máxima prevista na legislação portuguesa, ou seja, a 25 anos de prisão.

quinta-feira, março 19, 2009

Vídeos de socorrismo na Internet


Image Hosted by ImageShack
Formação em socorrismo na Cruz Vermelha

A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) em conjunto com o Sapo disponibilizam na Internet um conjunto de seis vídeos com instruções sobre como agir em situações que obriguem a técnicas básicas de socorrismo.

Os vídeos ilustram situações que incluem hemorragias, queimaduras ou engasgamentos dando instruções no sentido de facilitar um socorro imediato, sem com isso pretender substituir os serviços de emergência.

O objectivo é sensibilizar a sociedade civil para adquirir formação e competências que permitam intervir num conjunto de situações do dia a dia com as quais nos podemos defrontar e onde alguns conhecimentos podem fazer toda a diferença.

Sugerimos aos nossos leitores a visualização destes vídeos, dado conterem um conjunto de informações de extrema utilidade que devem ser do conhecimento de todos, como antevisão de situações de emergência que podem surgir quando menos se espera.

Menos vigilância das praias em 2009


Image Hosted by ImageShack
Uma praia marítima em Portugal

A vigilância em 183 praias marítimas vai ficar reduzida em 2009, devido à alteração do período em que é obrigatória a presença de nadadores-salvadores.

Esta medida de redução de custos já foi aprovada pelo Ministério do Ambiente, que respondeu favoravelmente ao pedido de diversas autarquias que optaram por um período balnear que vai de 15 de Junho a 15 de Setembro e não de 01 de Junho até ao final de Setembro.

Desta forma, será poupado, sabe-se lá a que preço, o valor correspondente a um mês de vigilância destas 183 praias, do que resulta um acréscimo do perigo para todos quantos as frequentem fora do prazo em que existe vigilância.

Num País que aposta no sector turístico e que tenta estimular e promover o turismo nacional e fora de época, esta medida é um completo absurdo e pode, só por sí, fazer ruir todo o esforço publicitário promovido por uma recente campanha do Ministério da Economia.

Para além de uma manifesta falta de respeito pela segurança e pela própria vida humana, preterida em favor de princípios economicistas, nem mesmo na sua vertente económica se pode concluir que esta opção terá resultados positivos, sobretudo se a quebra de receitas superar a poupança que se vai obter.

quarta-feira, março 18, 2009

Versão final do Windows 7 pode já estar on-line


Image Hosted by ImageShack
Écran do Windows 7

Uma versão que poderá ser final, ou mais provavelmente, a "release candidate" do Windows 7, começa a surgir em "sites" de partilha de ficheiros, demonstrando assim que este novo sistema operativo da Microsoft terá atingido o fim do desenvolvimento.

As versões clandestinas do Windows 7, que podem encerrar perigos dada a possibilidade de terem sido infectadas, começaram a aparecer logo que a Microsoft deixou de disponibilizar a versão "beta", identificando-se como sendo quase finais.

É impossível saber quantas vezes esta versão foi descarregada, mas de um único "site" tê-lo-à sido quase 40.000 vezes, nas versões de 32 e 64 bits, sendo que o número cresce diariamente.

Aconselhamos a esperar por versões mais "oficiais", de proveniência confirmável, que deverão estar disponíveis em breve, evitando assim o risco de instalar um sistema operativo contaminado que pode comprometer todo o conteúdo do computador.

Fogos regressam ao Centro do País - 2ª parte


Image Hosted by Imageshack
Bombeiros durante um incêndio florestal

Nos últimos anos a distribuição do número de ocorrências, apesar de o total ser menor, tem sido mais uniforme ao longo do ano, com menos picos nos meses de Verão e maior número de incidências nos meses tipicamente mais frios, algo que devia ser acompanhado pela redistribuição dos efectivos disponíveis.

O mito de que os fogos ocorrem no Verão há muito que desapareceu, mas esta nova realidade, factualmente demonstrável, não tem sido devidamente acompanhada pela existência de um dispositivo mais permamente, mesmo que sacrificando um pouco o número de meios disponibilizados nos meses de Verão.

Uma distribuição mais uniforme de ocorrências ao longo do ano será também uma razão para aumentar o número de efectivos permanentes profissionais, facto que é essencial sobretudo quando em diversas áreas do País o número de voluntários tem diminuido na mesma proporção da desertificação e do envelhecimento das populações.

Com metade do território nacional actualmente em risco elevado, demonstra-se que os princípios que servem de base ao actual planeamento não traduzem a realidade e que modelos mais flexíveis, baseados numa maior disponibilidade, numa distribuição mais uniforme ao longo de todo o ano e no profissionalismo serão o caminho a seguir para assegurar permanentemente os meios indispensáveis para o combate aos fogos florestais.

terça-feira, março 17, 2009

Rádios PMR de longo alcance - 2ª parte


Image Hosted by ImageShack
O Binatone Terrain 650

A bateria deste modelo é recarregável, sendo fornecido com um alimentador de secretária com capacidade simultânea para as duas unidades fornecidas num conjunto que pode ser adquirido por perto de uma trintena de Euros, incluindo portes para Portugal.

Este modelo é de pequenas dimensões, com apenas 11.0 x 5.2 x 3.4 cm, excluindo a antena, sendo fácil de transportar no bolso de um blusão ou de um colete, podendo ser particularmente útil para manter o contacto em actividades ao ar livre em zonas onde a cobertura de telemóvel é diminuta ou inexistente.

A Binatone tem modelos Terrain com outras características, como o 650 que tem um alcance de 10 km, mas também é mais dispendioso, sendo que depende das necessidades dos utilizadores e do valor a dispender que dependerá a escolha.

Existem numerosas outras alternativas de baixo custo e com preços semelhantes, mas a combinação de alcance, baterias recarregáveis e funcionalidades justificam um interesse neste modelo em particular que pode ser usado por uma família em situações de emergência, em caso de colapso dos sistemas de comunicações públicos, ou como forma de poupar em comunicações para quem vive em pequenas localidades.

Fogos regressam ao Centro do País - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Bombeiros durante um incêndio florestal

A subida de temperatura dos últimos dias resultou numa vaga de incêndios florestais, com ocorrências sobretudo nos distritos de Santarém, Coimbra, Castelo Branco, Viseu e Guarda, mas que se generalizaram em todo o País.

A situação mais complicada ocorreu na Lobata, no concelho do Sardoal, onde as chamas atingiram grandes proporções, obrigando a mobilizar perto de sessenta bombeiros, apoiados por uma vintena de viaturas, que combateram o incêndio durante três horas.

Em Vilar do Monte, no concelho de Barcelos, um septuagenário morreu cercado pelas chamas quando procedia a uma queimada e esta ficou fora de controle, do que resultou num incêndio florestal.

Este foi o fim de semana em que se verificou um maior número de ocorrências, obrigando a mobilizar largas centenas de bombeiros, sendo expectável que os meios empenhados aumentem nos próximos dias caso se mantenha a têndencia para as temperaturas continuarem elevadas.

Esperam-se durante o mês de Março diversas vagas de calor, com temperaturas superiores às médias dos últimos anos, criando condições favoráveis para a propagação de incêndios florestais, facto tanto mais complexo devido ao facto de o dispositivo actual ser reduzido quando comparado com épocas tradicionalmente mais problemáticas.

segunda-feira, março 16, 2009

"Bit Defender" apresenta solução contra o Conficker


Image Hosted by Imageshack
A forma de propagação deste virus

Na sequência de um texto anterior, relativamente ao vírus "Conficker", para além da solução apresentada pela Microsoft, existe uma outra, de um fabricante romeno, que também é eficaz contra esta infecção.

Este vírus, tambem designado por "kido", terá infectado milhões de computadores pessoais a correr os sistemas operativos Windows a partir do 2000 e desactiva quer as actualizações do sistema operativo, quer o acesso a actualizações do antí-virus, de modo a não ser destruido e poder propagar-se.

A "Bit Defender" oferece esta ferramenta de forma gratuita, podendo a mesma ser descarregada a partir do seu "site", que também disponibiliza um sistema de análise remota, capaz de inspeccionar um computador e informar se este está ou não infectado.

Sugerimos ao nossos leitores, sobretudo aqueles que têm experimentado comportamentos mais estranhos nos seus computadores pessoais, como ausência de actualizações ou o aparecimento de novas opções de menus, que procedam à análise dos seus equipamentos informáticos recorrendo ao conjunto de ferramentas que a "Bit Defender" disponibiliza de modo a eliminar a ameaça do "Conficker".

Rádios PMR de longo alcance - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
O Binatone Terrain 550

Embora com menor alcance quando comparados com modelos de uso mais profissional, os rádios PMR apresentam a vantagem de não obrigarem a possuir qualquer licença e a tecnlogia em que estes se baseiam tem vindo a evoluir, tendo como resultado um maior alcance.

Em teoria, os modelos obedecendo à norma PMR usarão as mesmas frequências e serão compatíveis entre sí, pelo que será possível utilizar equipamentos de proveniências diversas comunicando entre sí sem dificuldades, o que será útil para estabelecer pequenas redes que funcionarão mesmo em situações de falha dos sistemas telefónicos convencionais.

O modelo Binatone Terrain 550 implementa uma tecnologia de redução de interferências e de ruidos parasitas, denominada "Trusound" e possui um alcance de até 8 Km, dependendo do terreno e condições ambientais.

O Terrain 550 tem até 304 combinações de canais, sistema VOX para utilização com mãos livres, um écran rectro-iluminado de alta visibilidade e suporte para auscultadores e microfone externos.

domingo, março 15, 2009

Nova versão do Conficker ainda mais perigosa


Image Hosted by Imageshack
Um efeito deste virus

Uma nova variante do conhecido vírus informático "Conficker", que apresenta as características de um "trojan", foi identificado e apresenta riscos acrescidos para os equipamentos com sistemas operativos da família Windows.

A nova variante, que também tem como objectivo o roubo de "passwords" consegue ultrapassar a maioria das defesas e, caso não sejam tomadas medidas, pode resultar numa autêntica epidemia.

O facto de o número de "sites" infectados que actualizam o "Conficker" ter aumentado de perto de 500 para 50.000 e o grau de perigo caso haja uma infecção já levou a própria Microsoft a oferecer uma recompensa a quem identificar o autor deste vírus.

Para os utilizadores de Windows, sugere-se que acedam ao "site" da Microsoft e instalem a actualização que protege o sistema desta nova ameaça cujas consequências podem ser extremamente graves.