terça-feira, março 17, 2009

Fogos regressam ao Centro do País - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Bombeiros durante um incêndio florestal

A subida de temperatura dos últimos dias resultou numa vaga de incêndios florestais, com ocorrências sobretudo nos distritos de Santarém, Coimbra, Castelo Branco, Viseu e Guarda, mas que se generalizaram em todo o País.

A situação mais complicada ocorreu na Lobata, no concelho do Sardoal, onde as chamas atingiram grandes proporções, obrigando a mobilizar perto de sessenta bombeiros, apoiados por uma vintena de viaturas, que combateram o incêndio durante três horas.

Em Vilar do Monte, no concelho de Barcelos, um septuagenário morreu cercado pelas chamas quando procedia a uma queimada e esta ficou fora de controle, do que resultou num incêndio florestal.

Este foi o fim de semana em que se verificou um maior número de ocorrências, obrigando a mobilizar largas centenas de bombeiros, sendo expectável que os meios empenhados aumentem nos próximos dias caso se mantenha a têndencia para as temperaturas continuarem elevadas.

Esperam-se durante o mês de Março diversas vagas de calor, com temperaturas superiores às médias dos últimos anos, criando condições favoráveis para a propagação de incêndios florestais, facto tanto mais complexo devido ao facto de o dispositivo actual ser reduzido quando comparado com épocas tradicionalmente mais problemáticas.

Sem comentários: