sábado, dezembro 03, 2011

O Land Rover Defender da Bruder - 3ª parte

Image Hosted by ImageShack
O Land Rover Defender da Bruder depois de pintado

Quem pretender ir um pouco mais longe pode, sobre estas peças pintar alguns detalhes em cores ou tonalidades diferentes, como os estofos ou alguns revestimentos, componentes mecânicos ou peças que, no original, são de cor distinta do conjunto e mesmo adicionar elementos novos.

Num fórum alemão encontramos um exemplo do que pode ser feito, podendo o modelo ainda ser melhorado com alguns decalques ou acessórios, que se podem obter em lojas da especialidade, de forma a obter um modelo personalizado e que reproduza muito mais fielmente o original, e que deixamos como uma sugestão para os mais habilidosos.

Este Defender tem 280 x 138 x 153 mm, pesa 558 gramas, sem incluir embalagem e acondicionamento, e custa perto de 25 Euros, um valor que consideramos mais que aceitável para um modelo desta dimensão e qualidade, que pode interessar a coleccionadores e aos mais novos, que nele verão um brinquedo interessante.

sexta-feira, dezembro 02, 2011

Repetidor para redes "wireless" - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um repetidor para redes "wireless"

Cada vez mais utilizadas, mesmo a nível residêncial, as redes sem fios que obedecem aos protocolos IEEE 802.11n, IEEE 802.11g e IEEE 802.11b, enfrentam algumas dificuldades a nível de recepção, sobretudo em edifícios mais antigos e com paredes mais grossas.

Uma das alternativas, caso o reposicionamento do ponto de acesso e a adição de uma antena de melhor qualidade seja impossível ou não permita os resultados pretendidos, é adicionar um repetidor num local intermédio, a partir do qual o sinal é regenerado.

O modelo que sugerimos opera nos modos de repetição e "Access Point" (AP) inclui antenas cerâmicas de 2dBi, suporta os principais protocolos de rede sem fios e inclui uma ligação Ethernet 10/100, a partir da qual se pode estabelecer uma ligação por cabo a um "router"

Esta porta permite uma configuração interessante, concretamente a de usar uma ligação física de um piso para outro, a partir da qual o repetidor amplifica o sinal na horizontal, o que permite uma melhor difusão do mesmo.

"Tablets" com "Android" baixam para os 50 Euros - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Uma "tablet" com "Android"

Estão disponíveis um leitor de cartões TF/MMC, um conector USB OTG, "jack" áudio, bem como a para o alimentador externo com saída de 9 V DC e 2A, estando no lateral do equipamento botões para regular o som, aceder ao menú, ligar e desligar ou reinicializar o sistema.

As dimensões do MID são de 199 x 128 x 8-14 mm e o peso são 370 gramas incluindo a bateria recarregável de 1400 mAH, e dentro da embalagem, para além da "tablet", encontram-se o manual e o transformador, sendo a caixa original substituida por uma de maior resistência para proteger o equipamento durante a viagem.

Este é um modelo de entrada, com um número limitado de funcionalidades, mas que tem um preço baixo e pode corresponder às necessidades de muitos utilizadores, podendo ser usado como consola num veículo, dispositivo de navegação, ou tantas outras, dependendo dos acessórios e programas instalados.

Por este valor, naturalmente que a qualidade e as características não concorrem com modelos que se vendem por um valor quase dez vezes superior, mas para quem pretender um pouco mais, existem opções abaixo da centena de Euros com especificações superiores, como, por exemplo, um écran ligeiramente maior e com uma resolução superior, podendo-se estudar esse tipo de alternativa.

quinta-feira, dezembro 01, 2011

"Tablets" com "Android" baixam para os 50 Euros - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Uma "tablet" com "Android"

O preço das "tablets" com "Android", tem vindo a baixar, permitindo a aquisição de modelos de entrada, já com a versão 2.3 deste sistema operativo desenvolvido pelo Google, por valores que se aproximam da meia centena de Euros, incluindo portes a partir da Ásia.

O processador deste modelo concreto, da MID, é um IMAPx210 1GMHz, a memória do sistema é 256 Mb DDR2 e o armazenamento é em 4 Gb de NAND Flash, e inclui apenas comunicações WiFi, ou seja, não dispõe de placa de rede com ligação por cabo.

Igualmente, não estão disponíveis comunicações via rede móvel nativas, sendo necessário recorrer a uma das "pens" disponíveis nos mercados nacionais, devendo-se verificar a compatibilidade entre esta e a "tablet" onde se pretende instalá-la.

O écran TFT "touch screen" capacitivo de 7" 16 x9 tem uma resolução de 800 x 480 e a câmara possui um total de 1.3 mega pixeis, correspondendo a 1280 x 1024, o que é suficiente para aplicações dinâmicas mas não o é para obter imagens estáticas.

quarta-feira, novembro 30, 2011

O Land Rover Defender da Bruder - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
O Land Rover Defender da Bruder

No entanto, para além destas características, inerentes a um brinquedo, detalhes como o motor, pneus em borracha, grade de tejadilho, "snorkel", uma grelha e faróis realistas e um interior cuidado também permitem que seja considerado como uma réplica de qualidade aceitável.

Também estão incluidas as protecções em alumínio para as laterais do capot e para a carroçaria, e no caso da "pick up" descapotável, um "roll bar", os logotipos da marca, etc.

Menos favorável, são alguns detalhes em falta, algumas peças algo grosseiras, eventualmente em prol da resistência, como o parachoque, dobradiças demasiado volumosas e jantes e pneus que parecem pouco de acordo com os do modelo real.

No entanto, o que consideramos menos agradável é mesmo o acabamento, dado que o modelo não é pintado, ficando com a cor e o aspecto do plástico em que é moldado, e cujo verde, no caso da "Station Wagen" não é o utilizado nos Defender.

Existe, no entanto, uma alternativa fácil para melhorar este modelo, o qual é muito fácil de desmontar, após o que pode ser pintado, recorrendo a "spray" negro para os interiores e algumas peças, como a grade ou o "snorkel" e a uma das cores habituais da marca para o exterior.

Facebook revela localização

Image Hosted by ImageShack
Um écran do Facebook

Depois da breve aventura do "Places", o Facebook prepara-se para introduzir um sistema automático que inclui a localização a partir da qual são introduzidos dados num mural, revelando assim onde se encontra o utilizador.

Esta situação revela-se caso junto da entrada de uma mensagem, no canto inferior esquerdo, se encontrar uma localização, a qual, caso o utilizador não intervenha, será adicionada ao conteúdo introduzido e visível a todos quantos tiverem acesso a esta entrada.

Junto do nome do local, encontra-se um pequeno ícone, em forma de X, que permite desactivá-la, sendo que esta deixa de estar visível caso aí cliquemos, podendo ser posteriormente adicionada, caso se mude de ideias.

Em alternativa, pode-se desactivar no perfil a localização, acedendo às configurações, serviços de localização e escolhendo a opção pretendida, sendo que desta forma este passa a ser o valor assumido por omissão.

terça-feira, novembro 29, 2011

O Land Rover Defender da Bruder - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
O Land Rover Defender da Bruder

A Bruder é uma empresa de origem alemã que fabrica miniaturas de veículos, figuras e maquinaria diversa, numa escala e com características que as tornam adequadas a serem usadas fora de portas, em jardins ou passeios.

Entre estas miniaturas, encontram-se modelos dos Land Rover Defender 90 Td4, na versão "Station Wagon" e "Pick Up", podendo ainda incluir um reboque para cavalos, com um modelo de um destes animais, todos na escala 1/16, resultando em réplicas de uma dimensão bastante superior ao normal.

Concebidos sobretudo como brinquedos para exterior, os Defender da Bruder, apesar de construidos em plástico e borracha, são sólidos e incluem um conjunto de detalhes interessantes e realistas, não obstante algumas pequenas falhas que a dimensão torna mais evidentes.

Destacam-se alguns elementos que num brinquedo são essenciais, como as portas que abrem, os espelhos retrovisores móveis, o volante que acciona efectivamente a direcção, uma suspensão que funciona e possui um curso notável ou os bancos desmontáveis.

O Google Latitude - 3ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um "smartphone" com "Android"

Um simples dispositivo "Android" pode, de alguma forma, substituir um localizador, permitindo um seguimento em tempo real de um indivíduo ou veículo, algo que pode ser da maior importância em situações extremas, mas também como uma segurança adicional em numerosas actividades.

Exemplo disto é o seu uso em excursões, trajectos fora de estrada ou mesmo em algumas missões, sendo determinante, naturalmente, a existência de uma rede de dados que permita o seu envio, mas será também um sistema de baixo custo de gestão de frotas, com a posição de cada veículo afixada sobre um mapa digital.

Com o preço dos equipamentos "Android" a cair cada vez mais, permitindo a aquisição por perto dos 70 Euros no mercado nacional e menos ainda caso se opte pela importação ou por um modelo em 2ª mão, torna-se cada vez mais acessível recorrer ao Latitude como forma de partilhar informação posicional e aumentar a segurança nas mais diversas situações.

segunda-feira, novembro 28, 2011

Feira de livros na Pr. de Londres, em Lisboa

Image Hosted by ImageShack
Uma feira de livros

Decorre na Pr. de Londres, no centro de Lisboa, uma feira de livros, apresentando uma variedade interessante e preços bastante convidativos, com valores que começam nos poucos Euros.

Apesar de tarifados, esta é uma zona onde o estacionamento é relativamente fácil, sendo igualmente bem servida de transportes públicos, com boas acessibilidades e onde, para além desta feira, se podem encontrar numerosos motivos que justifiquem a deslocação.

Esta feira decorre até ao fim do mês de Novembro e está aberta durante todos os dias, incluindo os fins de semana, encerrando às 21:00, podendo-se aí encontrar presentes de Natal interessantes a preços módicos.

O Google Latitude - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um écran do Google Latitude

A informação pode ser partilhada, por exemplo, numa rede social, como o Facebook, sendo visível de acordo com as configurações de privacidade do utilizador, ou por uma lista específica, baseada em endereços de correio electrónico, mas sendo invisível a todos quantos não constem desta lista, de forma a respeitar a privacidade do utilizador.

Mesmo que não se pretenda revelar a posição, por óbvias razões de privacidade, aconselhamos a configurar e testar o Latitude, dado que este pode ser um sistema de segurança a ter em conta em caso de ser necessário efectuar um pedido de socorro ou mesmo como forma de proteger um bem, como um veículo, deixando no interior o telemóvel com o Latitude activo.

Este teste implica, verificar a precisão, com e sem o GPS activo, a forma como a informação é disponibilizada e a quem a ela tem acesso, sendo ainda necessário dispor de contrato ou saldo que permita o envio da informação, sem o que esta não será entregue.

Em caso de acidente ou de se encontrar perdido, o ter o Latitude configurado permite prestar uma informação rápida sobre o local exacto, enviando as coordenadas para um determinado endereço de correio ou afixando-o num "site", ficando o mesmo imediatamente disponível para consulta.

domingo, novembro 27, 2011

Micro adaptador "bluetooth" por 1.20 Euros

Image Hosted by ImageShack
Um micro adaptador "bluetooth"

Já descrevemos no passado alguns adaptadores "bluetooth" para serem instalados numa porta USB de um computador que não disponha deste tipo de protocolo de comunicação de forma nativa, mas, pelo baixo preço, que ronda o 1.20 Euros, incluindo portes, chamamos a atenção para esta alternativa que custa uma pequena parte do pedido pelo mesmo equipamento em Portugal.

Tal como a maioria dos seus congénere, este adaptador requer uma porta USB 2.0 e um sistema operativo da família Windows, que inclui desde os obsoletos 98, 98SE, ME, 2000, XP e Vista ao mais recende Windows 7, sendo que nos sistemas operativos mais recentes o suporte é nativo, não sendo necessário "software" adicional.

Este modelo implementa os protocolos "bluetooth" 2.0 e 1.2, tem uma velocidade de 3 Mbps, um alcance prático de 20 metros, com suporte para voz, permitindo conectar equipamentos tão diversos como um telefone móvel, uma impressora, uma câmara digital ou outro computador.

Com apenas 9 x 10.6 x 5 mm, parcialmente dentro da porta USB onde é conectado e um peso de somente 39 gramas, quando instalado este adaptador quase passa desapercebido e é uma forma particularmente económica de adicional as funcionalidades do "bluetooth" a equipamentos que não a possuam.