sábado, junho 11, 2022

Instalar Windows 11 sem TPM 2.0 nem Secure Boot - 1ª parte

A solicitação de instalação do Windows 11 tem chegado a muitos computadores que, efectivamente, não cumprem todos os requisitos, sendo típico a falta do TPM 2.0 e do Secure Boot, sendo possível iniciar o processo, aceitando o convite da Microsoft, mas este é interrompido quando uma nova verificação detecta a incompatibilidade.

Existe uma possibilidade de contornar este problema através de uma alteração da Registry, recorrendo ao editor incluído no sistema operativo, o Regedit, criando as chaves que determinam a não observância da presença do TPM e do Secure Boot, num processo que é rápido, simples de efectuar, mas que implica atenção.

Depois de correr o Regedit, é necessário aceder à secção Computer\HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\Setup, clica-se com o botão direito do rato sobre "Setup" e cria-se uma nova pasta, que ficar sob a pasta "Upgrade" e tem que se renomear para "LabConfig".

Dentro do "LabConfig", onde apenas aparece uma entrada com o nome "Default" do tipo REG_SZ e sem valor atribuido, clicando com o botão direito do rato, cria-se uma nova chave do tipo "DWORD (32-bit) Value", que se deve renomear "BypassTPMCheck" e atribuir o valor hexadecimal de 1.

sexta-feira, junho 10, 2022

Devolução do IVA de compras no eBay - 1ª parte

Quem adquire bens em lojas online localizadas fora da Comunidade Europeia e que procedem à cobrança do IVA na altura do pagamento, caso estes sejamentegues pelos CTT facilmente se depara com uma dupla cobrança do IVA, com os correios a ignorar o pagamento efectuado, alegando que não possuem dados que o confirmem.

Conhecendo esta situação, lamentável e penalizadora para o comprador, o eBay implementou um procedimento que permite, de forma simples, devolver o valor do IVA pago na altura da compra, pelo que o comprador deixa de o pagar em duplicado, tendo, no entanto, como encargo o custo do desalfandegamento via CTT e, como penalização acrescida, o tempo perdido com procedimentos alfandegários e uma maior demora na entrega.

Diante de uma situação deste tipo, e caso pretenda receber o item em causa, algo que pode não se justificar se o valor for inferior ao do desalfandegamento, é necessário entrar no portal dos CTT e cumprir os requisitos para desalfandegar o objecto, fazendo o "upload" dos documentos pedidos, que incluem a factura da compra e o comprovativo do pagamento, sendo ainda necessário fornecer informação quanto ao tipo de objecto importado.

Só depois de efectuado o pagamento, e preferencialmente após ter recebido a encomenda, confirmando que se trata realmente do item encomendado, se deve iniciar o processo de pedido de devolução do IVA, começando por fotografar o objecto ainda embalado, dado que no exterior podem constar dados relevantes para o processo, como a existência ou ausência de referências aduaneiras.

quinta-feira, junho 09, 2022

A estação de carregamento portátil Wolike 500W - 2ª parte

O carregamento da bateria pode ser efectuada através do adaptador que permite ligar a uma tomada comum e ligado à bateria de 12V de um veículo, em ambos os casos demorando 6 horas para a carga completa, ou ligado a um painel solar 18V 100W, estimando-se que, neste caso, a carga demore até 8 horas, dependendo das condições em que se realiza, mas constituindo uma opção interessante em termos de autonomia.

A bateria interna, o centro deste equipamento, tem uma vida superior a 800 ciclos e a eficiência é elevada, estimando-se que entre os 90 a 97%, sendo gerida por uma electrónica avançada, com múltiplos sensores, o que permite manter em funcionamento, durante muitas horas, equipamentos como mini frigoríficos, computadores portáteis, telemóveis e outros dispositivos electrónicos, enquanto proporciona iluminação via "led".

Com apenas 145 x 178 x 200, e pesando 5.9 quilos, dispondo de uma pega superior, esta estação é muito fácil de transportar e acomodar, sendo absolutamente silencioso, o que permite ser colocado num local onde se dorme, onde também pode ser utilizado para proporcionar iluminação, através do "led", que pode funcionar em alta e baixa intensidade, em modo intermitente ou SOS.

O Wolike 500W tem um preço que ronda os 300 Euros, incluindo portes a partir da República Checa e todos os impostos, aconselhando-se a adquirir um painel solar compatível, sobretudo caso de pretenda utilizá-lo em locais mais remotos, o quem encarecendo a solução, não deixa de a tornar francamente mais flexível.

quarta-feira, junho 08, 2022

Os metadados - 5ª parte

Assim, a proposta do Ministério da Justiça, que prevê recorrer à base de dados das operadoras, sem que exista uma alternativa em poder do Estado, levanta imediatamente problemas de legalidade, sendo conhecida a posição das estâncias europeias que especifica, de forma muito concreta e restritiva, qual o propósito e utilização das informações armazenadas, excluindo outras possibilidades, entre estas a que o Governo pretende concretizar.

Estariamos, portanto, diante do sério risco de, mais uma vez, incorrer numa situação de ilegalidade, algo que, esperamos, não suceda após a avaliação do Tribunal Constitucional, para onde a Presidência da República já anunciou ir enviar o diploma do Governo, solicitando que a sua conformidade seja verificada e que o acordão respeite integralmente as disposições europeias.

Cremos que a opção do Tribunal Constitucional será pela inconstitucionalidade da nova proposta, que, consideramos, é uma forma simplista e preguiçosa de responder a um problema, espelhando bem a forma como todo este processo tem sido tratado desde o início, e que, parecendo uma solução prática, coloca nas mãos das operadoras o destino de metadados enquanto tenta que uma interpretação particularmente extensiva, e presumimos que irrealista, das normas europeias, confirme esta opção.

É cedo para ter noção do real impacto da declaração de inconstitucionalidade da lei que regulava o uso dos metadados, presumimos que apenas depois de recursos para tribunais europeus, da decisão destes e ultrapassada a fase de recursos, possamos conhecer a extensão das consequências do acordão do Tribunal Constitucional, mas este poderá agravar-se se a nova lei seguir o mesmo caminho, no que pode ser o maior desastre da Justiça portuguesa das últimas décadas.

terça-feira, junho 07, 2022

A estação de carregamento portátil Wolike 500W - 1ª parte

A estação de carregamento portátil Wolike 500W é uma unidade de alimentação, com uma bateria interna de 135200 mah(500Wh), capaz de alimentar equipamentos comuns, com funcionamento a 220V, bem como dispositivos alimentados ou carregados via USB, sendo particularmente adaptada ao campismo ou a pequenas habitações temporárias.

Este é um sistema compacto e moderno, baseado no mesmo tipo de bateria que equipa os automóveis eléctricos, com boas funcionalidades de monitorização, com informações bem visíveis num écran a cores de grandes dimensões, e de protecção contra curto circuitos, sobrecarga ou inversão de polaridade, tornando-o bastante seguro em termos de utilização.

Estão disponíveis, para além das duas tomadas 220 V, estabilizadas, dois conectores tipo isqueiro de 12V 10A, um conector USB tipo C PD, com 45W e 5-12 V, outros dois tipo A, QC 3.0, com 18W e 5-12 V, e dois USB tipo A com reconhecimento inteligente, cobrindo assim uma multiplicidade de equipamentos de diversos tipos e com distintas finalidades.

O écran, de boa visibilidade, proporciona uma boa quantidade de informação, incluindo desde o nível de carregamento da bateria à autonomia de funcionamento, de acordo com a carga no momento, que também é visível, acrescendo um excelente sistema de controle individual para os vários tipos de conector, o que permite ligar e desligar USB, AC, DC e "led" separadamente.

segunda-feira, junho 06, 2022

Os metadados - 4ª parte

No entanto, e dado que o pressuposto da base de dados das operadoras difere daquele que é requerido para uma investigação criminal, cinjindo-se ao essencial para dirimir possíveis conflitos com os respectivos clientes, os dados recolhidos e armazenados pode ser bastante mais restrito, eliminando tudo aquilo que numa relação comercial não possa ser utilizado.

Numa base de dados destinada a suportar relações comerciais, que, na maioria dos casos, têm a ver com questões de facturação, faz todo o sentido listar, por exemplo, ligações, com o número de destino, hora e duração, mas não a localização, dado que esta é indiferente em termos comerciais, sendo que relativamente a outras conexões, como as da Internet, o mesmo raciocínio será aplicável.

Com menos informação a ser recolhida, apenas a necessária para o fim a que se destina, e vamos usar como padrão a que consta de uma vulgar factura detalhada, se por um lado as questões de privacidade são menos prementes, embora sempre presentes, a sua utilidade numa investigação é francamente inferior, podendo, em muitos casos, revelar-se virtualmente inútil para outros fins que não aqueles para os quais foi colectada e armazenada.

É de realçar que a autorização para que esta informação seja armazenada durante o período de seis meses resulta tanto do seu âmbito, e das inerentes limitações, como da forma de tratamento e garantias de privacidade, submetendo-se ao determinado pela Comissão Nacional de Protecção de Dados que, assumimos, terá seguido escrupulosamente o disposto no normativo europeu, garantindo assim a legalidade face ao direito nacional e comunitário.

domingo, junho 05, 2022

Lanterna COB com porta chaves

A pequena lanterna a que o fabricante chama W5129 tem um conjunto de características interessantes, revelando até que ponto chega a miniaturização de sistemas de iluminação e de baterias, a ponto de poder ser usada como um simples porta chaves com funções distintas do habitual.

Com apenas 42 x 21 x 61 milímetros e um peso de 32 gramas, esta lanterna tem uma lâmpada do tipo COB, com um total de 10 "leds" brancos, 10 "leds" amarelos e 4 "leds" vermelhos, que podem operar em dois níveis de intensidade, recorrendo aos "leds" brancos e amarelos e em modo intermitente com os "leds" vermelhos.

No interior encontra-se uma bateria de polímero de 500 mAh que permite uma autonomia de até duas horas e meia, sendo necessário uma hora para carregamento completo, recorrendo a um cabo USB, incluído, o que permite ser ligado a uma fonte de alimentação ou um simples computador pessoal, com a porta de alimentação a ficar coberta por uma tampa, o que permite utilizá-la sob chuva.

De cor negra, construida em plástico ABS, policarbonato e alumínio, esta lanterna, que também pode servir de abre cápsulas, tem um suporte que permite mantê-la em posição, como alternativa ao iman interno, este é um equipamento muito compacto, sólido e versátil, que pode ser transportado no bolso com facilidade, e que tem um preço que ronda a dúzia de Euros, incluindo portes e IVA, um valor que consideramos justo face à qualidade que lhe reconhecemos.