sábado, julho 26, 2014

Mais um período de preços baixos no EBay - 2ª parte

Um exemplo será um localizador TK-102B, semelhante a outro que adquirimos previamente, e que, incluindo cabos de ligação à cablagem de 12 volts de um veículo e cabo USB, bem como os portes a partir da Ásia, custou uma dezena de libras, o equivalente a pouco mais de uma dúzia de Euros, bastante menos do que o seu valor habitual, mesmo fora da Europa.

Talvez menos relevante, mas igualmente exemplificativo, podemos apontar para o sistema de disparo remoto para Canon, com cabo de 3 metros, por um preço de 3 Euros, óculos polarizados com lentes de dupla utilização por valor idêntico ou equipamentos destinados a actividades ao ar livre com descontos na ordem dos 20%.

Naturalmente que para obter as melhores condições é necessário saber e poder esperar, seja pelo leilão mais favorável, seja pela chegada dos produtos encomendados, o que, havendo passagem pela Alfandega, algo que pode suceder mesmo quando o preço não implica pagamento de direitos aduaneiros, pode resultar num período de perto de dois meses entre a compra e a entrega, o que pode ser incomportável para muitos.

No entanto, para quem tenha disponibilidade financeira, um pouco de tempo, alguma paciência e bastante organização e pretenda efectuar algumas poupanças, esta será a altura mais adequada para efectuar algumas compras de bens não urgentes, podendo, dependendo do volume de compras, obter uma poupança que pode ser substancial.

sexta-feira, julho 25, 2014

Mais um ferido grave em corporação que perdeu dois elementos o ano passado - 5ª parte

Este tipo de comportamento, muito habitual em casos de stress pós traumático, que tem como base um complexo de culpa por parte dos sobreviventes, que se recusam a aceitar o facto de não terem partilhado do destino daqueles que perderam a vida, tende a ser pouco reconhecido, mas representa um perigo significativo não apenas para os próprios, mas para quem com eles actua.

O sentimento de que o estar vivo é injusto face aos que perderam a vida e uma forma inconsciente ou subconsciente de corrigir da pior forma essa realidade, não será fácil de entender ou reconhecer, carecendo de uma análise individual séria por parte de especialistas com experiência a nível do stress pós traumático e das dificuldades e problemas enfrentados pelos bombeiros.

Este processo de análise, bem como as acções consideradas como necessárias dela decorrentes, são essenciais para, em conjunto com a vertente operacional, requalificar uma unidade, reintegrando, se possível, os elementos mais atingidos, mas, caso necessário, afastando-os, sempre que existam dúvidas fundamentadas de que representam um risco acrescido para os próprios e para o colectivo.

Sendo os elementos mais jovens, portanto aqueles que terão pela frente uma carreira mais longa, aqueles que serão mais vulneráveis aos efeitos resultantes do stress pós traumático, facto que pode ser transposto de outras realidades, razão pela qual um acompanhamento preventivo, antecipando possíveis situações de maior gravidade, será sempre de equacionar, sendo este um procedimento que deve ser implementado com a brevidade possível.

quinta-feira, julho 24, 2014

Mais um período de preços baixos no EBay - 1ª parte

Tipicamente, e podemos afirmá-lo com base na experiência de anos anteriores, aos meses de Verão corresponde uma flagrante diminuição de compradores no EBay, enquanto uma grande parte dos vendedores profissionais, nomeadamente aqueles que estão baseados na Ásia, se mantêm em actividade.

O resultado óbvio é uma maior desproporção entre oferta e procura, com a primeira a cair pouco, enquanto a segunda se reduz significativamente, tendo como consequência vendas em leilão por um preço inferior ao que ocorre noutras épocas do ano, em que o habitual equilíbrio é reposto.

Assim, e não obstante este ser um período de maiores restrições, aproveitamos para efectuar algumas pequenas aquisições de produtos úteis, nalguns casos há muito considerados como necessários, pagando menos do que o valor médio de mercado, com reduções que, procurando com paciência e licitando sem precipitações, podem rondar os 50%.

Mas mesmo fora dos leilões, que implicam uma maior atenção, mesmo recorrendo a sistemas de licitação automática, como o Gixen, muitas das vendas com preço fixo, ou "buy now", apresentam valores mais favoráveis, desde que, como é inevitável, sejam efectuadas as necessárias pesquisas e comparações de preços.

quarta-feira, julho 23, 2014

Mais um ferido grave em corporação que perdeu dois elementos o ano passado - 4ª parte

Naturalmente que o culminar do processo é reactivar a unidade temporariamente dissolvida, reagrupando os seus efectivos, integrando reforços e dotando-a de novos meios, sendo quase certo que a substituição dos elementos do respectivo comando fará parte do processo de recuperação.

Muitas vezes, são mantidos parte dos elementos das unidades onde foram integrados, por vezes mesmo a nível de comando, os quais serão gradualmente reduzidos ou substituidos à medida que se constatar que o nível de autonomia aumenta, com novos níveis de eficácia e confiança, onde a redução dos riscos de acidente deve estar presente como factor fundamental.

Temos consciência de que, seja para os respectivos efectivos, seja para a população de onde são originários, este tipo de opção pode não ser recebida com agrado, podendo mesmo provocar contestação e revolta, mas este processo, muito utilizado no meio militar, continua a ser dos mais eficazes e, por vezes, o único que permite a médio prazo permitir recuperar a operacionalidade de uma unidade.

Mesmo que uma solução deste tipo resulte numa certa desmobilização, ou desmotivação temporária, o facto objectivo é que corporações onde se verificam perda de vidas, tendem a correr mais riscos, quase como se um maior, por vezes mais temerário esforço, pudesse, de alguma forma constituir alguma forma de redenção.

terça-feira, julho 22, 2014

Nova semana automóvel no Lidl

Não obstante a maioria dos produtos serem repetidos, o facto de estarmos perto do mês de Agosto, durante o qual muitos efectuam as mais longas viagens anuais, leva-nos a chamar a atenção para as promoções de produtos para automóveis que vai decorrer a partir de dia 24, quinta feira, nas lojas da cadeia Lidl.

Tal como anteriormente, chamamos a atenção para os equipamentos que se relacionam directamente com a segurança, como o caso do extintor, sem esquecer que o conforto na condução, que implica uma redução da fadiga, tem igualmente um papel importante durante os trajectos mais longos.

Para quem tenha uma garagem, o sistema de limpeza de alta pressão da Parkside, com uma potência de 1450W e capacidade de 400 litros/hora, que inclui três bocais diferentes e para o qual estão disponíveis diversos opcionais, não deixa de ser interessante, dado que permite poupar em lavagens, evitando pagar esse serviço.

A maioria dos restantes items à venda são conhecidos, incluindo relógio com termómetro, suporte para telemóveis, esteiras e capas para bancos, diversos produtos de limpeza e manutenção, e mesmo sprays para reparação, sendo esta mais uma oportunidade para quem deles necessite para os adquirir a um preço mais favorável.

segunda-feira, julho 21, 2014

Mais um ferido grave em corporação que perdeu dois elementos o ano passado - 3ª parte

Demasiado jovens, com pouca experiência, apenas com o enquadramento de elementos com mais idade e experiência e um comando eficaz no terreno é possível diminuir o risco para níveis aceitáveis, salvaguardando sempre que nem todo o tipo de missão é adequado a equipas que integram elementos menos experientes.

Assim, temos que equacionar possibilidades alternativas, estudando cenários nos quais uma entidade ou unidade sofreu um trauma, inerente à perda de vidas humanas, precisa de ser reconstruida, seja em termos operacionais, seja em termos psicológicos e da atitude perante os riscos inerentes à sua actividade.

Uma das soluções, transposta do meio militar, implica perda de identidade, e consiste na integração de uma unidade com efectivo reduzido ou que perdeu eficácia numa ou em várias de maior dimensão, que irá transmitir os seus valores e a própria forma de actuar, permitindo recuperar confiança em sí próprio a quem, pelas mais diversas circunstâncias, a perdeu.

Nalguns casos, tal implica um dissolução temporária, com os respectivos efectivos a serem dispersos e integrados em diferentes unidades, onde poderão readquirir confiança, novas metodologias e absorver o espírito de corpo existente numa unidade confiante e eficaz, tipicamente habituada ao sucesso e a ultrapassar situações de maior complexidade, mesmo aquelas que possam resultar em perdas substanciais.

domingo, julho 20, 2014

Óculos com lentes polarizadas - 3ª parte

Este modelo de condução, por ser mais complexo, tende a ser um pouco mais dispendioso, mas o seu baixo preço continua a justificar a sua aquisição e ser mantido no interior do veículo, de modo a estar sempre disponível em caso de necessidade, reservando-se um modelo mais universal para uso fora deste.

É natural que resultem pequenas distorções e que as variações de luminosidade proveniente de tráfego intermitente se mantenham, com uma pequena diminuição da visibilidade em caso de maior escuridão, algo natural perante a concepção deste tipo de lente, mas, o balanço acaba por ser francamente positivo e compensador na maioria das situações.

Também é óbvio que caso as lentes sejam em resina, estas serão fáceis de se riscar em caso de queda ou fricção contra uma superfície agressiva ou abrasiva, sendo, no entanto, muito improvável que se partam, algo que tende apenas a suceder em modelos de muito baixa qualidade e com a armação em plástico, sem que tal alguma vez nos tenha sucedido naqueles que possuem armação em alumínio ou liga de magnésio.

Os preço variam enormemente, desde alguns Euros, até à ordem das centenas, mas para uma utilização normal, mesmo os modelos menos dispendiosos, com armação em metal e se escolhidos com cuidado, cumprem adequadamente a sua missão, com a vantagem de, em caso de dano ou perda, a sua substituição não se revelar como particularmente onerosa.