sábado, janeiro 18, 2025

O multímetro ANENG-SZ308 - 2ª parte

Um selector rotativo, de grandes dimensões e muito fácil leitura, permite, para além de ligar e desligar o multímetro, selecionar a função em uso, com os resultados a serem apresentados no écran de forma facilmente legível, mesmo em baixas condições de visibilidade.

É de notar que este multímetro tem limitações a nível dos máximos de corrente, voltagem e resistência que pode analizar, ficando pelos 1000V para corrente contínua, 750V para corrente alterna e 2000 KOhm para resistência, o que significa que, para algumas utilizações, este equipamento terá limitações.

É de notar que este multímetro tem limitações a nível dos máximos de corrente, voltagem e resistência que pode analizar, ficando pelos 1000V para corrente contínua, 750V para corrente alterna e 2000 KOhm para resistência, o que significa que, para algumas utilizações, este equipamento terá limitações.

No conjunto vêm incluídos os terminais e o manual de operação, mas não a bateria de 9V necessária à sua operação, e que pode, em Portugal, ter o custo do próprio multímetro, o que eleva o preço para perto de 4 Euros, mas o preço do conjunto continua a justificar esta aquisição para todos quantos fazem pequenos trabalhos que envolvam electricidade e electrónica.

sexta-feira, janeiro 17, 2025

Acidente mata um bombeiro e fere quatro - 4ª parte

Os alegados pequenos defeitos ou avarias que não comprometeriam a segurança podem, assim, revelar-se bem mais graves do que as declarações da Protecção Civil indiciavam, o que, face ao estado do veículo acidentado, nos parece óbvio, tornando impossível manter em operações estas viaturas, cujo procedimento de conversão terá sido similar para todo o lote.

É de lembrar que este tipo de viatura é adquirida com uma cabine simples, que necessita de ser ampliada para transportar uma equipa de cinco elementos, e com um chassis traseiro despido, no qual serão adicionados os vários módulos e componentes que, no termo do processo, irão dar origem a um veículo de combate a fogos florestais de acordo com as especificações de um caderno de encargos e do projecto subsquente.

O facto de cada uma destas viaturas ter custado 170.000 Euros, menos 60.000 do que as que foram atribuídas à GNR e à Força Especial de Bombeiros, que possuem alguns extras, como ar condicionado, pode apontar para uma redução de custos de transformação muito substanciais, que se refletem na qualidade da transformação e na segurança do veículo, podendo esta estar comprometida.

Se tivermos em conta que o preço base do veículo é semelhante, a diferença de 60.000 Euros entre as unidades entregues às várias forças tem que estar a nível da transformação, pelo que temos que nos interrogar onde foi possível agir de modo a que, no final, os valores sejam tão distintos e dificilmente justificáveis face às especificações de cada um.

quinta-feira, janeiro 16, 2025

O multímetro ANENG-SZ308 - 1ª parte

Outro equipamento incluído numa encomenda conjunta foi o multímetro ANENG-SZ308, que, neste contexto, custou menos de 3 Euros, incluindo IVA e portes, e apresenta um conjunto de características e funcionalidades que o tornam apto para várias funções, sendo muito útil numa oficina doméstica onde se efectuem pequenos trabalhos que envolvam electricidade e electrónica.

Este pequeno multímetro digital de alta precisão, tem um écran LCD de boas dimensões, não obstante as pequenas dimensões exteriores da caixa, em plástico ABS, protegida por borracha, sendo alimentado por uma bateria de 9V, o que confere uma boa autonomia, revelando-se muito fácil de transportar, mesmo dentro do bolso de um casaco ou blusão.

Estão presentes as funcionalidade habituais neste tipo de equipamento, como medição de valores de corrente, amperagem, voltagem e resistência, podendo também verificar díodos, tríodos e ondas quadradas, esta última requerendo conexão a um equipamento gerador, ou determinar se um fusível está operacional via sinal sonoro.

A possibilidade de avaliar a amplificação de um transistor NPN ou PNP, recorrendo a um "socket", tem interesse para quem use estes integrados, sendo necessário alguma atenção e cuidado na forma como os integrados são posicionados e como os contactos ficam inseridos, de modo a assegurar leituras correctas.

quarta-feira, janeiro 15, 2025

Opera 116 final já disponível

A versão 116 final do Opera, o navegador que temos utilizado ao longo dos últimos anos, já pode ser descarregada, reportando a compilação 116.0.5366.21, baseada no Chromium 131.0.6778.86 ou posterior, tendo como principais novidades as janelas de vídeo e música posicionáveis e os temas dinâmicos, mas também um conjunto de correcções e melhoramentos importantes.

Continua a mercer destaque a possibilidade de se poder posicionar livremente as janelas de música e vídeo sem interromper a audição ou visualização, duas funcionalidades a que o Opera sempre conferiu especial importância, bem como os temas, mais parametrizáveis, em termos de intensidade, animação, som ou cor, o que permite a cada utilizador dispor de uma versão pessoal.

Por outro lado, continua a ter especial destaque a plataforma de inteligência artificial Aria, que agora pode ser utilizada sem uma conta, mantendo, naturalmente, a sua vertente gratuita, sendo patente que continua a ser aperfeiçoada e integrada no navegador, com as "tabs" a implementarem diversos melhoramentos que facilitam a sua utilização.

Também merece destaque o extenso número de correcções presente, bastando consultar nas páginas do "site" o "changelog" para esta versão, desde o seu lançamento inicial até ser considerada como estável, e que vem prevenir um vasto conjunto de situações indesejáveis que, podendo surgir apenas quando várias condições confluem, não deixam de ter um impacto negativo, agora ultrapassado com esta nova actualização.

terça-feira, janeiro 14, 2025

Microfone Lavalier de lapela - 2ª parte

O receptor está disponível em diversas versões, podendo ter apenas um conector, como o USB tipo C utilizável em dispositivos móveis e computadores, um modelo para iOS e um do tipo AUX, havendo versões onde os vários conectores estão presentes, o que o compatibiliza com diversos tipos de equipamentos e sistemas operativos, podendo-se usar um conversor de USB tipo C para USB tipo A caso se use um computador comum.

Uma vantagem deste modelo é que, para além da elevada compatibilidade, não necessita de uma aplicação ou controlador de suporte, sendo muito rápido a emparelhar, com o microfone e o conector a estabelecer uma ligação de forma quase imediata, reconectando automaticamente caso a conexão se perca, o que pode acontecer quando a distância aumente ou surja um obstáculo entre o microfone e o receptor.

Apenas com um simples adaptador de USB tipo C para tipo A, o mesmo receptor funcionou num telemóvel Android e num computador pessoal, em ambos os casos com bons resultados, com a conexão a manter-se estável e o som nítido, cancelando razoavelmente o ruído ambiente, e permitindo gravações de bom nível, embora longe da qualidade de um equipamento profissional que, obviamente, é muito mais dispendioso.

O conjunto inclui, dependendo das versões, 1 ou 2 microfones sem fio recarregáveis, um receptor, que pode ser de diversos modelos, um manual de operação e um cabo USB, essencial para o carregamento, tendo preços que podem começar em pouco mais de três Euros, incluindo IVA e portes, caso incluídos em encomendas conjuntas, terminando em valores que ultrapassam os 10 Euros, para conjuntos com maior número de componentes.

segunda-feira, janeiro 13, 2025

Acidente mata um bombeiro e fere quatro - 3ª parte

Também não podemos deixar de repudiar a forma como alguns decisores ou responsáveis políticos se pronunciaram, elogiando o heroismo dos bombeiros enquanto quase normalizam o sucedido, com expressão tão lamentáveis como o "vale a pena", omitindo as circunstâncias em que este e outros acidentes ocorrem e a falta de responsabilização que tende a verificar-se.

Temos que nos interrogar se existirão consequências para quem garantiu a segurança desta viatura, e lembramos que esta faz parte de um lote idêntico, distribuidos por várias corporações, e que, assumindo que o processo de modificação do veículo base foi semelhante, estarão igualmente em risco, algo que, só por sí, justifica a opção da Protecção Civil ao proceder à sua recolha e inspecção de todo o conjunto que foi adquirido com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência e que, tendo em conta os prazos a respeitar, pode ter implicações na rapidez da sua preparação.

Naturalmente, esta decisão, absolutamente necessária, tem consequências na operacionalidade de diversas corporações, que se vêm privadas de um importante meio operacional, para além de significar um importante custo, caso se comprove que existem falhas, sobretudo se estas tiverem a gravidade que, pela deformação da cabine, parecem estar presentes, com o "roll bar" a falhar na sua função de protecção, algo que parece impensável e compromete a segurança do veículo.

Também os depósitos não estariam fixos de forma adequada, com queixas de que os mesmos teriam, após algumas deslocações, deixado de estar centrados, sobre o eixo do véiculo, resultando, imediatamente, numa perda de estabilidade e um comportamento dinâmico imprevisível, sobretudo se existirem oscilações, algo que apenas se pode notar com o veículo em movimento.

domingo, janeiro 12, 2025

Mortes na estrada aumentam na época festiva - 4ª parte

Também o sistema judicial tem grandes responsabilidades, não apenas no atraso dos julgamentos de situações que podem envolver crimes rodoviários, mas também na aplicação das penas, tipicamente muito ligeiras face às consequências, como se a negligência ao volante da qual resulta um acidente grave, por falta de intencionalidade, fosse considerado como pouco mais do que um azar, mesmo quando do comportamento resultam vítimas mortais.

Se existem crimes cuja punição é absurdamente leve, são os rodoviários, com os juízes a aplicarem penas leves, quase sempre suspensas, mesmo quando de uma negligência grosseira resultam vítimas mortais, quase dando a entender que, assumindo que tal pode acontecer a qualquer um, inclusivé aos próprios, convém ser magnánimo, antecipando possíveis ocorrências que os envolva.

Neste contexto, que permite a condutores sem aptidão, seja técnica, seja funcional ou comportamental, manterem-se na estrada, poucas estratégias de combate à sinistralidade rodoviária será eficaz, dado que quem é reponsável por uma grande parte das ocorrências se mantém nas estradas, quase sempre continuando a fazer vítimas, sem que exista um esforço real para que tal não aconteça.

O laxismo e permissividade vigentes, conjuntamente com falta de meios e opções políticas que podem ficar entre o infelizes e o criminosas, quando os efeitos se consolidam, provocam resultados facilmente previsíveis, sendo o número de acidentes e de vítimas mortais antecipaveis face a uma estratégia que visa, essencialmente, ganhos políticos, demonstando, seja pelas medidas adoptadas, seja pela falta de investimento, falta de consideração pelas vítimas resultantes da escassa segurança rodoviária.