sábado, julho 14, 2012
Consolas da "Defender Console" - 1ª parte
Já apresentamos no passado alguns modelos de consola para Defender, incluindo o recente modelo da Terrafirma, complementando agora a informação com alguns modelos produzidos pela "Defender Console", cujos produtos encontramos no EBay e foram recentemente relembrados pelo Henrique Lima.
Este fabricante produz cinco modelos base de consolas diferentes, cada uma delas com diversas variações, do que resulta uma larga variedade a nível de modelos concluidos, de forma a corresponder ao pretendido por cada cliente.
Estão disponíveis três modelos de consola que seguem a configuração tradicional para os Defender com tejadilho rígido e sem tecto de abrir, excluindo os modelos "truck cab", a que acresce um modelo que inclui écran, destinado a passageiros na 2ª fila de bancos, e outro para a rectaguarda do veículo.
Nos três modelos base, os mais convencionais, com preços a partir das 69 libras, a principal diferença é nas aberturas para acesso, que podem ser simples, duplas e com diferentes posicionamentos, sendo ainda possível incluir baías para equipamentos de rádio.
sexta-feira, julho 13, 2012
Land Rover dos Bombeiros da Bburago 1/50 - 2ª parte
Menos feliz é a reprodução dos pneus, excessivamente volumosos e demasiadamente largos, o que é bem patente no sobressalente, posicionado na porta traseira, a falta de matrícula à frente, os farolins traseiros pintados e, o que é muito evidente, os retrovisores moldados junto da carroçaria.
A Bburago sempre optou, infelizmente, por escalas diferenciadas na mesma série, sendo que a maioria das miniaturas é realizada na escala 1/43, enquanto alguns veículos de maiores dimensões, como o Defender 110, são feitos numa escala inferior, neste caso a 1/50 ou 1/47, conforme referido na caixa ou efectuada uma medição.
Para além da versão dos Bombeiros, realista e bem executada, apesar de algo simplista, também está disponível uma do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que, pelo que sabemos, não usa os Defender 110 e, menos ainda, como viaturas medicalizadas, as conhecidas Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER).
Por um valor que ronda a meia dúzia de Euros, disponível em postos de combustível e grandes superfícies, esta é uma miniatura interessante, que reproduz correctamente o Defender 110, e merece o seu lugar em qualquer coleccção de modelos da Land Rover.
quinta-feira, julho 12, 2012
Revalidação da carta começa aos 25 anos - 2ª parte
Para além de atrasos na efectivação das reavaliações determindadas pela legislação em vigor, se perto de cinco milhões de portugueses tiverem carta de condução, será pelo menos meio milhão, mas provavelmente bastante mais, a ter que ser reavaliado anualmente.
Este número, que, com a maior frequência dos encartados com mais de 50 anos e os que conduzem veículos pesados, pode atingir os 700.000 por ano, corresponde a um aumento para o qual não existem estruturas nem meios, sendo inevitáveis atrasos, com consequências lamentáveis.
É de prever que o número de condutores sem título válido, situação decorrente da incapacidade das autoridades, aumente exponencialmente, do que resulta não apenas a ineficácia da lei, mas o aumento das multas aplicadas a quem, impossibilitado de revalidar o título no prazo legal, tem a necessidade, e objectivamente, o direito de conduzir.
quarta-feira, julho 11, 2012
Revalidação da carta começa aos 25 anos - 1ª parte
No ano em que o transporte individual cai em Portugal pela segunda vez consecutiva, no dobro da média comunitária, e quanto a venda de automóveis cai mais de 40%, para valores registados duas décadas atrás, nova legislação vai impor revalidação da carta de condução aos condutores com 25, no caso de pesados e 30 anos de idade para carta de ligeiros.
Estava revalidação passa a ocorrer de 10 em 10 anos para os condutores de viaturas ligeiras, de 5 anos para os de pesados, incluindo avaliação médica e psicológica, sendo o objectivo uma maior compatibilização com as normas comunitárias em vigor.
Sem entrar nas especificidades da lei, que inclui excepções, a altura em que esta surge e as actuais dificuldades em renovar a carta, como consequência da falta de capacidade das entidades competentes, surge como desadequada, irrealista e um encargo acrescido para os contribuintes, sem efeitos práticos em termos de segurança rodoviária.
Interrogamo-nos quanto às avaliações efectuadas aos condutores na sequência de acidentes ou infracções graves, tanto em termos qualitativos, como na rapidez com que são efectuadas, bem como nas respectivas consequências, pelo que o aumento exponencial deste tipo de avaliação parece contraproducente.
terça-feira, julho 10, 2012
Land Rover dos Bombeiros da Bburago 1/50 - 1ª parte
Já se encontrava disponível há uns anos, mas surge agora com uma mais interessante decoração dos Bombeiros portugueses, o Land Rover Defender 110, na versão "Station Wagon", feito pela Bburago na escala nominal 1/50, que mais se aproxima da 1/47.
Com linhas correctas, a carroçaria em metal, que infelizmente inclui os espelhos retrovisores, e a parte inferior e interior em plástico, este modelo é simplificado, não obstante a inclusão de alguns detalhes interessantes e mesmo de bom nível.
O interior está correctamente reproduzido, apesar de ser pouco visível, não obstante a bem reproduzida superfície vidrada, com boa transparência, a grelha frontal, incluindo ópticas, tal como o para choques, que possui guincho, apresentam bons detalhes.
Os decalques, que incluem uma chapa de matrícula traseira realista e logotipos da marca, bem como os escudos e letragem dos Bombeiros, tal como a pintura, vermelha e branca com detalhes de tampografia em negro, são de muito boa qualidade.
segunda-feira, julho 09, 2012
Número 27 da revista Land Portugal já nas bancas
Já se encontra nas bancas o número 27 da revista Land Portugal, a qual mantém uma periodicidade trimestral após o reinício da sua publicação, coordenada por uma nova equipa.
O destaque deste número vai para o XI Rates Billing e para a Volta em Portugal em Land Rover, organizada pela LandMania, tendo também um extenso artigo sobre o Encontro Nacional de Freelanders, para além das rubricas regulares.
Acrescem ainda artigos técnicos, sobre a conhecida expedição dos Discovery da Áustria até à Ucrânia, os novos Bowler e Range Rover Evoque, entre muitos outros que merecem a nossa atenção.
Convidamos os nossos leitores a apoiar esta revista, que preenche uma lacuna importante na comunicação e divulgação do mundo Land Rover em Portugal, tanto mais agora que a marca abandonou a representação directa no nosso País e os seus canais de comunicação parecem nem sempre funcionar da melhor forma.
domingo, julho 08, 2012
Novo vaso de expansão no Discovery
Após uma ruptura no vaso de expansão preto, de origem, do Discovery 300 TDi, colocamos um de cor transparente, mais resistente e que permite observar de forma imediata o nível do líquido de refrigeração.
É conhecida a tendência dos antigos vasos de expansão rebentarem pela costura, resultando numa perda muito rápida do líquido, pelo que a sua substituição, mesmo em termos preventivos é mais que aconselhável, acrescendo ainda o facto de ser mais difícil controlar o nível, algo que nos modelos transparentes é intuitivo.
Esta é uma substituição que aconselhamos, dado que os custos são reduzidos, na ordem das poucas dezenas de Euros, e as consequências podem ser gravosas, sobretudo se a perda do líquido refrigerante não for detectado atempadamente, do que podem resultar danos graves no motor.
Subscrever:
Mensagens (Atom)