sábado, abril 18, 2020

Land Rover Owners de Maio de 2020 já nas bancas

Já está presente nos locais de venda habituais a edição de Maio de 2020 da Land Rover Owners International, e, mais uma vez, o destaque de capa é preenchido pelo novo Defender, num dos seus primeiros grandes testes, realizado na Namíbia, onde o novo modelo da Land Rover é testado ao extremo.

Nesta época de pandemia, é incluído um artigo sobre o distanciamento social para os adeptos da Land Rover, mas também o restauro de um Serie 1 109", um guia de compra do Discovery 3, vocacionado para o mercado britânico, mas onde se pode obter um conjunto de informações interessantes quanto ao que se deve examinar neste modelo na altura de uma aquisição, mas que podem, em muitos casos, se aplicados noutros modelos.

Algumas expedições, actuais, como mais de 2.000 quilómetros em território inóspito na Austália ou a viagem de Budapeste a Bamako realizada num Defender 90 , ou recordadas, como a realizada num Serie 2 na Etiópia, em 1962, bem como percursos em Inglaterra, são interessantes e inspiradoras, nomeadamente a nível da preparação dos veículos utilizados.

A nível técnico, a troca da cablagem dos injectores dos Td5, uma operação por vezes necessária, a desmontagem de um motor 300 Tdi e a adição de "rock sliders" nos Discovery 3 e 4, são úteis e interessantes, mas também merecem leitura algumas das secções mais populares, incluindo as que contam com a participação dos leitores, bem como a apresentação de novos produtos, complementada pela publicidade temática, bem como um conjunto de textos e guias que, em casos concretos, se revelam particularmente úteis.

sexta-feira, abril 17, 2020

Compras sem filas - 2ª parte

O modo de funcionamento desta plataforma é, em tudo, semelhante, com as classificações por tempo de espera a serem diferentes, em termos da demora para cada classificação, esperando-se que, um dia, ambos os sistemas anunciem o número e hora das contribuições dos utilizadores, bem como o grau de credibilidade da informação fornecida, sendo certo que, com o passar do tempo, será possível saber onde encontrar uma maior precisão e, consequentemente, qual a plataforma a escolher.

Naturalmente, em termos ideais, este tipo de informação seria prestada por quem trabalha nesse estabelecimento, do que resultaria um fluxo de dados mais constante, devendo, naturalmente, ser aferida por terceiros, como forma de confirmar ou não a informação prestada.

Qualquer destas aplicações é muito simples e intuitiva, recorrendo a um mapa digital de uso gratuito, sobre o qual é adicionada a informação relevante, navegando-se da forma por todos conhecida, e podendo aceder a um conjunto de informação sobre cada estabelecimento, incluindo o acesso a folhetos ou à loja "online", para além de poder acrescentar informação relativa ao tempo de espera e número de pessoas na fila.

Sem que existe um número elevado de utilizadores, que introduzam os dados, estas plataformas não são eficazes, pelo que sugerimos aos eventuais interessados que colaborem, seja na altura em que fazem compras, seja após a sua conclusão, facilitando assim a escolha de quem pretende deslocar-se ao mesmo local e, desta forma, pode ter uma ideia do tempo de espera que irá enfrentar.

quinta-feira, abril 16, 2020

Conferências via Zoom - 4ª parte

O facto de o Zoom poder ser utilizado em distintas plataformas, incluindo as mais comuns, mesmo entre os dispositivos móveis, assegura que esta plataforma será acessível sem necessidade de mudanças de equipamento e em todos os locais onde seja possível estabelecer a ligação à Internet com uma velocidade que permita a visualização de vídeo directo, sem o que serão perdidas funcionalidades.

Sendo de uso simples e intuitivo, embora, face a todas as potencialidades, esteja implicita um período de aprendizagem e experiência para ser usado em pleno, o Zoom apresenta-se igualmente fácil de configurar, apresentando apenas alguma complexidade para soluções onde o número de utilizadores e extensão das funcionalidades implique um nível de conhecimentos profissional, situação para a qual o apoio prestado pela empresa pode ser requerido.

Pelas suas características, a Zoom é usada por empresas ou entidades tão conhecidas e relevantes como o NASDAQ, a Delta Airlines, a Uber ou a Autodesk, para citar apenas alguns exemplos conhecidos, a operar em áreas completamente distintas e cada uma com as suas necessidades específicas, demonstando-se assim as capacidades desta plataforma que lidera este segmento de mercado.

Sugerimos aos nossos leitores que analizem esta solução, proposta pela Zoom, e que, eventualmente, a testem, sabendo que o plano gratuito tem óbvias limitações, inerentes à natureza comercial da empresa que disponibiliza o produto, mas que pode, na maioria dos casos, ser o suficiente para a maioria das situações do dia a dia, incluindo para aulas cuja duração seja inferior a 40 minutos.

quarta-feira, abril 15, 2020

Compras sem filas - 1ª parte

Numa altura em que as deslocações estão restringidas e as normas de segurança implicam a existência de limites de ocupação, com um máximo de utentes por área nos estabelecimentos de acesso público, é quase inevitável que se verifiquem esperas, mais ou menos prolongadas, ou mesmo deslocações inúteis, caso a demora no acesso a um dado estabelecimento ultrapasse o limite do aceitável ou mesmo do possível.

A primeira solução que foi disponibilizada destina-se a dispositivos móveis Android e IOS, e chama-se "Posso ir?", permitindo aos utilizadores estimar o tempo de espera, ou informar quanto esperaram, classificando-o em três categorias.

Um estabelecimento com a cor verde é considerado como sem fila e com um tempo de espera de até cinco minutos, um que seja classificado na média implica esperar entre 5 e 20 minutos e um com uma fila longa corresponde a mais de 20 minutos de tempo de espera, sendo que, naturalmente, a espera dependerá do momento exacto e que, durante o período de deslocação, tudo pode mudar.

Para além de uma aplicação, para quem não pretenda efectuar instalações no seu dispositivo móvel, está disponível um "site", designado por "Onde há fila?" que se baseia no mesmo princípio colaborativo, ou seja, baseia-se na informação dos utilizadores para dispor de informações, pelo que será de esperar que, quanto maior o número de utilizadores, maior a sua abrangência e precisão.

terça-feira, abril 14, 2020

Conferências via Zoom - 3ª parte

Mesmo a versão gratuita incluí suporte "online" e um elevado nível de segurança, implementando encriptações Secure Socket Layer (SSL) e AES 256 bits, tornando esta uma plataforma segura e que se adequa aos mais diversos fins, incluindo a nível profissional, para o que a Zoom propõe programas pagos.

Para quem precise de mais recursos e outras funcionalidades, existem planos que custam 13.99 e 19.99 Euros mensais por "host", deixando de se verificar as restrições mais limitativas, como a duração de cada conferência ou o número de participantes, e oferecendo um suporte dedicado e um muito maior controle, com o administrador de cada entidade a dispor de ferramentas que facilitam configurações e a forma de interacção entre os participantes.

Estão ainda disponíveis outras funcionalidades, como acesso via telefone, seminários via Web, salas de conferência, conexão via H.323/SIP, todas pagas, também estão disponíveis, permitindo conceber e construir soluções muito completas e robustas, dignas do mercado empresarial, mas também adequadas a estabelecimentos de ensino ou outras entidades onde a colaboração remota seja essencial.

Estão disponíveis um conjunto de programas, para plataformas distintas, como um "browser" instalado num computador pessoal ou um dispositivo "Android", e para fins diversos, desde a simples participação numa conferência até ao seu controle ou configuração, alguns dos quais se instalam de forma automática quando se usa a plataforma pela primeira vez.

segunda-feira, abril 13, 2020

Máscaras de protecção - 5ª parte

Tipicamente, um artigo é removido quando infringe um conjunto de regras, normas ou legislação aplicável, pelo que, no caso de uma máscara, tanto pode ser uma descrição errada, por exemplo atribuindo-lhe uma norma que não segue, do que decorre um substancial risco para o portador, como uma proibição de venda para o exterior, caso no país de origem exista falta do modelo em causa, para citar dois exemplos possíveis.

Caso tal aconteça, o que é visível na área dos items adquiridos, deve-se contactar, com a brevidade possível, o vendedor, eventualmente abrindo um caso ou incidente, algo que o eBay permite fazer, mesmo não tendo decorrido o prazo normal de entrega, podendo-se pedir explicações ao vendedor e mesmo reembolso, caso não haja uma explicação plausível, sendo que, caso este não efectue a devolução, esta será efectuada pelo eBay caso o vendedor não forneça um registo de envio válido

Após uma recusa inicial, e face às evidências, por um lado, e a uma maior disponibilidade, por outro, a Direcção-Geral de Saúde tem vindo a recomendar o alargamento do uso de máscaras, contemplando novas situações, pelo que dispor de máscaras pode ser algo a considerar, mesmo para quem não esteja abrangido pelo actual aconselhamento, sendo muito provável que, muito brevemente, o seu uso generalizado seja a norma e sejam impostas restrições a quem não as estiver a utilizar.

Finalmente, lembramos que uma máscara, mesmo que de elevada qualidade e com as especificações adequadas à situação em causa, só é segura se colocada, usada e removida da forma correcta, sempre de acordo com as especificidades de cada modelo, e que o seu uso não pode, de forma alguma, fazer negligenciar outros procedimentos de segurança, devendo a máscara ser entendida como um reforço ou complemento, e nunca como uma substituição das práticas entretanto adoptadas.

domingo, abril 12, 2020

Conferências via Zoom - 2ª parte

A versão básica, gratuita, e destinada a uso pessoal, permite até uma centena de participantes, com uma duração máxima de 40 minutos para reuniões de grupo, não aplicáveis a contactos entre dois utilizadores, suportando um número ilimitado de reuniões.

Estão contempladas, durante as conferências, funcionalidades como vídeo e áudio de alta defenição, visualização do participante activo, funções de écran cheio ou de galeria, partilhas simultâneas de écrans, acesso via chamada telefónica, cenário de fundo virtual, o que permite um elevado grau de personalização e parametrização.

Também está contemplada a partilha do "desktop" e de aplicações, um identificador único ou "chat room" pessoal, planeamento de reuniões com agendamento, em adição às convocadas na altura, implementação de conversações privadas e em grupos, gravação local em formatos MP4 e M4A, controles a nível de interacção e extensões para Chrome e Outlook.

Características como a separação em áreas ou espaços distintos, que facilitam a realização de trabalhos de grupo separados, anotações em écrans partilhados, com possibilidade de estes serem acedidos por aplicações para diversos tipos de dispositivos, bem como um controle fluído a nível de rato e teclado, ajudam na interacção e segmentação das conferências.