sábado, março 22, 2014

Consola da Mudstuff para Defender

Image Hosted by Google A consola da Mudstuff para Defender

A Mudstuff concebeu e fabrica um modelo de consola para os Land Rover Defender construidos a partir de 1983, que não disponham de tecto de abrir e mantenham o forro original, a qual pode ser fixada sem modificações do forro e das palas de Sol, recorrendo aos parafusos fornecidos conjuntamente.

Esta consola de tejadilho, que tem a referência DA4629 no catálogo do fabricante, tem uma configuração diferente da habitual, substituindo a colocação longitudinal por um posicionamento ao longo do topo do parabrisas, com os contornos dos extremos a acompanharem o topo das portas, estando disponível apenas em cinzento.

Com um espaço central para um equipamento com um DIN, que pode ser um rádio, e prateleiras laterais para mapas, livros, bolsas ou outros objectos, esta consola em plástico de cor cinzento, desenhada por computador e construida por máquinas de controle numérico, é fornecida em três partes, todas de excelente qualidade de construção e acabamento.

O preço da consola, incluindo as peças necessárias à respectiva fixação, uma placa que tapa a baía DIN, quando não usada e a extensão da iluminação interior, bem como instruções de montagem, ultrapassa um pouco as duas centenas de Euros, excluindo portes a partir de Inglaterra, um valor adequado à sua qualidade de construção, mas que ultrapassa as de alguns concorrentes, como as da Terrafirma, as quais apresentam um formato mais convencional.

sexta-feira, março 21, 2014

9ª edição do catálogo da Britparts "online"

Image Hosted by Google Capa da 9ª edição do catálogo da Britparts

Já se encontra "on line", e pode ser descarregada em formato PDF para um disco local, a 9ª edição do catálogo da Britpart, um conhecido fabricante de peças e acessórios para Land Rover, que apresenta uma extensa linha de produtos, onde se incluem equipamentos originário de outros fabricantes.

Ao longo de 172 páginas, podemos encontrar desde protecções a dispositivos electrónicos, passando por jantes, equipamentos de diagnóstico, produtos para manutenção ou simples peças de substituição, como alternativa relativamente aos originais produzidos pela própria Land Rover.

Estão abrangidos todos os modelos produzidos pela Land Rover, desde os antigos Serie aos mais recentes Range Rover Evoque, incluindo as sucessivas gerações de Defender ou Discovery, com peças, equipamentos ou acessórios específicos, sempre em grande variedade, provavelmente numa diversidade muito superior ao de qualquer outro fabricante.

também é possível encontrar conselhos e sugestões, bem como uma extensa documentação técnica relativa aos produtos da marca, sendo os preços, ausentes do catálogo, fáceis de encontrar e comparar nas lojas "on-line" mais conhecidas, como a Paddock Spares ou a MM-4x4, sendo, portanto, aconselhável descarregar este catálogo e dar uma vista de olhos no respectivo conteúdo.

quinta-feira, março 20, 2014

Governo vai investir 7.000.000 de Euros na segurança dos bombeiros - 1ª parte

Image Hosted by Google Incêndio florestal em Portugal

O governo português, através do secretário de Estado da Administração Interna, João Pinho de Almeida, garantiu, na Assembleia da República, perante a Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, que vai investir 7.000.000 de Euros em equipamentos de protecção individual dos bombeiros.

O concurso de aquisição será da responsabilidade da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), visando dotar as corporações de meios adequados, com a qualidade exigível para proteger quem combate os fogos, evitando assim algumas das situações ocorridas recentemente, em que equipamentos básicos, como as botas, não resistiam ao calor.

Irão também aumentar o número de acções de formação, sendo revistos os respectivos conteúdos, descentralizando-as, de forma a aproximá-las das corporações, estando previstas formações no exterior, tendo sido estabelecidos acordos com entidades francesas.

As formações vão incidir, entre outros temas, no comportamento do fogo, na articulação com os meios aéreos e nos procedimentos de segurança, visando prevenir acidentes que, no ano de 2013, custaram a vida a oito bombeiros e a um autarca.

quarta-feira, março 19, 2014

Revista "Código 4x4" disponível na Internet

Image Hosted by Google Capa do número 7 da revista "Código 4x4"

Está disponível na Internet, em formato interactivo, "on-line", ou podendo ser descarregada em formato PDF para um computador, o número 7, referente ao mês de Janeiro, da revista "Código 4x4", escrita em espanhol, e que aborda diversos temas relacionados com o todo o terreno.

Salientamos, porque tem significado especial para nós, a preparação de um Discovery 300 TDi, resultando numa réplica de um participante no "Camel Trophy", bem como uma expedição que atravessa Angola, país que tem uma relação muito especial com o nosso, mas cuja realidade fora das grandes cidades continua muito desconhecida.

Também é interesante que nos vários formatos desta revista se encontram ligações directas que permitem ver alguns vídeos alojados no Youtube, algo que, para além de ser gratuita, a torna diferente das edições impressas dos formatos clássicos.

Ao longo de 166 páginas ilustradas, podem-se encontrar diversos artigos sobre preparações, expedições, eventos, equipamentos e acessórios, para além de publicidade temática, onde se podem encontrar os produtos e respectivos preços que se podem encontrar no mercado espanhol.

terça-feira, março 18, 2014

Janela lateral com abertura para Defender

Image Hosted by Google Janela lateral com abertura para Defender

A janela "Gullwing" da Front Runner, substitui as janelas fixas da caixa de carga dos Defender, permitindo um acesso mais fácil ao interior e à carga transportada, a qual se torna visível, mesmo nas versões comerciais, aumentando a luminosidade interior no caso dos modelos de caixa sem janelas originais.

Esta janela é fabricada em vidro endurecido e uma moldura em alumínio de alta resistência, que permite ser trancada de forma segura, sendo compatível com a "Window box" do mesmo fabricante, uma caixa que se fixa nas laterais dos Defender onde podem ser acomodados equipamentos de forma acessível pelo exterior.

Estão incluidas todas as peças para montagem, sistema de abertura e para a manter aberta, bem como as instruções para instalação que, obviamente, deve ser efectuada por um especialista, sobretudo no caso de tal implicar o corte do painel lateral do Defender.

Esta janela, de excelente qualidade e com funcionalidades interessantes, que confere um inegável melhoramento aos Defender, é compatível com os modelos 90, 110 e 130, tendo como senão o seu preço, que ronda o meio milhar de Euros por cada unidade, o que a pode colocar fora do alcance de muitos interessados.

segunda-feira, março 17, 2014

Pranchas de salvamento - 3ª parte

Image Hosted by Google Plano de uma prancha de salvamento em madeira

Também se pode adicionar, aparafusando, um par de calhas inferiores, eventualmente feitas no mesmo material, que facilitem o deslizamento da prancha em superfícies planas, para além de conferir uma maior resistência estrutural.

Finalizada, esta prancha mede perto de 180 cm de comprimento, 41 de largura e 2 de altura, o dobro incluindo calhas, caso presentes, ficando com um peso entre 7 e 8 kg, caso tenha ou não calhas, o que permite suportar uma carga de até 160 kg de peso.

Uma destas pranchas é fácil de acomodar numa viatura, eventualmente fixada sobre o tejadilho, dado o seu escasso peso e altura, e pode, para além de ser utilizada em salvamentos, servir como uma plataforma, que pode dar origem a uma simples mesa ou para outras funções na vida em campo durante uma expedição.

Embora o preço de uma prancha deste tipo vendida comercialmente não seja elevado, o facto é que pode não estar ao alcance de todos, enquanto este modelo, de realização doméstica, que requer poucas ferramentas e cujo material é, essencialmente uma placa em madeira, verniz e sistemas de fixação, pode ser feito por um valor extremamente baixo, pouco superior ao de uma simples mesa.

domingo, março 16, 2014

5.000 "posts" publicados

Image Hosted by Google 5.000 "posts" publicados

Incluindo este, são 5.000 os "posts" que publicamos desde o início deste "blog", no já longínquo ano de 2005, na sequência dos devastadores incêndios florestais que devastaram a floresta portuguesa durante o Verão desse ano e anteriormente em 2003, vitimando numerosos bombeiros e trouxeram a destruição a extensas áreas do território nacional, consumindo, nesses dois anos, meio milhão de hectares.

Ao longo de quase uma década, tivemos perto de um milhão de visitas, obviamente muitas delas repetidas, por parte de leitores regulares, com o "blog" a ser lido por visitantes provenientes sobretudo de Portugal e do Brasil, mas também de diversos países europeus e da América do Norte, com vários pedidos de tradução.

Obviamente, nem tudo correu da melhor forma, sobretudo face ao escasso número de comentários e à fraca interactividade com os nossos leitores, sobretudo os que lêm diariamente os textos que publicamos, tal como relativamente à temática, que tentamos ser abrangente, mas sabemos que tal não ocorre com a regularidade desejada, faltando concretizar vários projectos a que nos propusemos.

Queremos, naturalmente, agradecer aos nossos leitores, sobretudo aos que nos têm acompanhado de forma mais regular e participativa, bem como a todos quantos nos têm apoiado nas nossas iniciativas, algumas das quais dependem da colaboração e do contributo de todos.