sábado, julho 11, 2020

A vulnerabilidade das redes de comunicações em Portugal - 1ª parte

Uma avaria na rede da Vodafone, supostamente resultante do corte de fibra óptica devido a obras na Praça de Espanha, em Lisboa, veio expor a fragilidade do sistema de comunicações existente neste País e a forma como as operadoras gerem este tipo de problema.

Alegadamente, o corte terá ocorrido na manhã de 5ª feira, dia 09 de Julho, mas o facto é que nem todos os clientes deste operador que viram o serviço interrompido sofreram esse constrangimento a essa hora, ou seja, aparentemente os cortes não foram em simultâneo.

Assim, temos que deduzir que houve cortes que resultam do processo de reparação, nalguns casos aparentemente confirmados pelo horário, demasiado certo para parecer não planeado, com interrupção a seguir ao almoço e reactivação ao final da tarde, sendo possível que tenha havido desvio de recursos de modo a que clientes estratégicos tenham sido menos afectados.

Sendo certo que existem situações críticas, como estabelecimentos de saúde ou instituições financeiras, cabe ao operador implementar a redundância do sistema, que será um custo acrescido para o cliente, mas nunca será de aceitar, ou tolerar, que tal seja feito à custa de outros clientes, entre estes aqueles cuja actividade depende de um sistema de comunicações que contratualizaram.

sexta-feira, julho 10, 2020

O fim de um milagre - 7ª parte

Às atitudes dos decisores temos que adicionar as manifestas falhas na contagem de infecções, sendo agora revelado que nem todas as parcelas são contabilizadas, faltando as que são provenientes por diversos laboratórios, hospitais e médicos, que, mesmo que venham a ser posteriormente acrescentadas, por serem adicionadas nos dias dos respectivos testes, irão passar algo desapercebidas por se juntarem a dados do passado.

Mas, na verdade, e como o número de testes diminuir, algo completamente absurdo, dado que seria a seguir ao desconfinamento, como forma de aferir do efeito de uma maior liberdade de movimentos na propagação da doença, que estes seriam mais necessários, existe uma cifra negra que desconhecemos, sendo certo de que poderá incluir um substancial número de assintomáticos, mas também o início de cadeias de transmissão cuja origem se desconhece.

Portanto, se mesmo com os números oficiais Portugal está, com a Finlândia e o Luxemburgo, entre os países onde o vírus se propaga com maior velocidade, se fossem adicionados todos os casos que continuam por contabilizar podemos estar diante de um problema muito mais sério do que as autoridades querem admitir e que tentam justificar com argumentos absurdos, cientificamente errados e, demonstradamente, irreais face aos dados existentes.

Com áreas do Algarve virtualmente invadidos por jovens em viagens de finalistas, sem adoptar quaisquer precauções, podendo comprometer a segurança dos residentes e propagar o vírus, em Portugal ou no seu país de origem, ignorando-se se casos que se verifiquem localmente irão ser tratados nos hospitais da região algarvia, a imagem que passa para o exterior é de caos e de quem está disposto a correr todos os riscos para recuperar a actividade turística.

quinta-feira, julho 09, 2020

A caixa Plano PL1619

A Plano é um fabricante americano de caixas de arrumação em plástico, de elevada qualidade, seguindo especificações militares, que possuem um vasto catálogo, sendo muito utilizadas em todo o mundo por oferecerem uma excelente relação entre a qualidade e o preço, podendo-se encontrar um modelo adequado à maioria das situações.

Construída em plástico negro de elavada resistência, a PL1619, que usamos como exemplo, possui uma tampa completamente amovível, que pode ser trancada por quatro cadeados, dois de cada lado, tendo um sistema de fecho rápido que mantém a caixa fechada com segurança.

O desenho, bem como a resistência, permitem o empilhamento de caixas, que encaixam solidamente graças ao tipo de rebordos utilizado, revelando-se fáceis de manusear, não obstante as suas dimensões, num processo conhecido por aqueles que utilizam as populares "Wolf box", de menores dimensões, mas com um conceito muito semelhante.

Este modelo, com a referência PL1619, tem dimensões externas de 610 x 381 x 330 milímetros, correspondendo a comprimento, largura e altura, que se traduzem, internamente, em 510 x 310 x 280 milímetros, resultando numa capacidade de 53 litros, e tendo um peso de apenas 2.38 quilos, tendo um preço que, com portes, pode ficar um pouco abaixo dos 60 Euros.

quarta-feira, julho 08, 2020

O fim de um milagre - 6ª parte

No entanto, é manifesto que a opção governamental é trazer turistas a todos o custo, como forma de recuperar a economia, mas independentemente do preço a pagar pelas populações, do que resulta, naturalmente, o lamentável discurso a que temos assistido e onde a objectividade está completamente ausente, sendo subsitutuída pela demagogia resultante da interpretação facciosa de um conjunto de indicadores que, por muito espremidos que sejam, nunca confirmam a mensagem oficial.

Ao aceitar realizar a fase final de uma importante competição futebolistica internacional, isentando-a do pagamento de impostos, mesmo que possa decorrer à porta fechada, envia-se uma péssima mensagem, não apenas de subserviência, mas de indiferença face aos riscos inerentes a uma decisão, anunciada num clima de festa que nada tem a ver com a realidade nacional e que é incompreendida pelas populações.

Os próprios adeptos de futebol, e supomos que quem assista a programas sobre esta modalidade o sejam, pelo menos na sua maioria, num simples inquérito de opinião, que terá pouco valor científico, mas serve de indicador, revelaram ser, na sua grande maioria, contra a realização deste evento, sendo certo que a opinião popular não foi ouvida e, menos ainda, respeitada.

Assiste-se, portanto, a um crescente descontrole da situação pandémica, sobretudo em redor de Lisboa, sendo cada vez mais visível a conflitualidade entre decisores, que se responsabilizam mutuamente, enquanto tentam escapar ao julgamento popular, empurrando responsabilidades e culpas entre sí, sem que haja, da parte de qualquer deles, uma iniciativa no sentido de resolver os problemas que se agudizam.

terça-feira, julho 07, 2020

Lembrando Gatochy, 12 anos após a sua partida

Passou uma dúzia de anos e a inesquecivel Gatochy continua presente não apenas em recordações, mas em muitos objectos que ainda subsistem, alguns dos quais porque foram sua pertença, outros porque deles se apropriou ou usufruia, assumindo sobre estes direitos que considerava inquestionáveis.

Gatochy, seja porque foi o felino que mais tempo residiu nesta habitação, seja porque foi o primeiro a fazê-lo, acabou por estabelecer não apenas uma tradição, mas um conjunto de hábitos e procedimentos que se prolongaram nos vários gatos que lhe foram sucedendo, inevitavelmente após esta gatinha única e incapaz de partilhar ter partido para o paraíso dos gatos que odeiam outros gatos.

Com uma vida aventurosa e arriscada, que durou 13 anos, Gatochy foi fonte de inspiração, levando à escrita do seu diário, onde é descrito o Mundo, tal como visto pelos olhos de um pequeno felídeo que dele faz uma interpretação muito própria, limitada pelos constrangimentos inerentes à sua condição, mas que, nem por isso, deixava de ter uma opinião viva sobre tudo o que a rodeava ou de que tinha conhecimento, mesmo que indirecto.

Todos os anos, no dia 07 de Julho, pelas 01:15, hora a que partiu, é prestada a devida homenagem a esta gatinha muito especial, com características únicas, entre estas um feitio particularmente delicado, pouco dada a confiança com estranhos e demasiadamente ciumenta para permitir algum tipo de aproximação da sua área de residência, mas que tinha um enorme coração, dedicado em exclusivo aos poucos que nele tinham lugar.

segunda-feira, julho 06, 2020

Fotos do futuro "Grenadier"

Surgiram as primeiras imagens do que será o futuro "Grenadier", o todo o terreno que segue na linha do anterior Land Rover Defender, afastando-se enormemente do modelo actual, e que, depos da desistência da produção em Estarreja, será produzido perto de Cardiff, no País de Gales.

O aspecto deste novo modelo lembra muito o anterior Defender, mas também o Mercedes G e, sobretudo, o Moratab Pazhan, a versão iraniana do Defender, sendo um todo o terreno puro e duro, com motores BMW de 3.0 litros, a gasolina e a gasóleo, caixa automática de 9 velocidades da ZF e caixa de transferências mecânica, desenvolvida pela Magna Styer, pelo que não temos dúvidas quanto ao seu desempenho fora de estada.

Naturalmente, e mesmo sem contar com a absurda carga fiscal, do que resultará um preço proibitivo entre nós, o tipo de soluções presentes no "Grenadier" vão implicar um preço elevado, muito superior ao do Defender original, e que se pode aproximar do Mercedes G, mas o facto é que este é um modelo que se destina a uma clientela muito específica, podendo ainda ter acolhimento a nível militar ou na área do socorro, onde este tipo de veículo pode revelar-se particularmente eficaz.

Com início da produção previsto para o próximo ano, este é um dos projectos na área do todo o terreno mais interessantes dos últimos anos, seguindo num sentido completamente diferente do da maioria dos fabricantes, que opta por modelos mais sofisticados, onde o recurso à electrónica é usado para evitar o investimento em componentes mecânicos e o ambiente a bordo é francamente mais luxuoso do que na maioria dos veículos automóveis.

domingo, julho 05, 2020

INEOS suspende fábrica de Estarreja

A INEOS anunciou que ia suspender a construção de chassis do seu futuro modelo "Grenadier" em Estarreja, justificando a decisão com a queda de vendas de veículos automóveis como consequência da actual pandemia, concentrando a totalidade da produção na fábrica de Cardiff, no País de Gales.

Esta decisão, que já foi lamentada pela autarquia local, que contava com esta nova fábrica, a qual representava um investimento de 300.000.000 de Euros no concelho e a criação de centenas de novos empregos, para além de potenciar a economia da região, é fácil de entender, face ao risco de um investimento desta monta na altura em que o mercado automóvel se contrai entre 20 e 30%, mas representa um severo golpe para o concelho.

Com o Reino Unido a abandonar a União Europeia e uma manifesta contração do mercado, aliado a uma falta de controle da pandemia em Portugal, que embora incidindo na região de Lisboa, afecta a credibilidade nacional, facto agravado pela falta de consistência e transparência dos dados, a decisão da INEOS era uma possibilidade real, que muitos tentavam ignorar face ao impacto regional que teria.

Assim, e enquanto não houver uma nova decisão, algo que depende de um conjunto de factores, alguns dos quais mencionamos, o "Grenadier" será produzido unicamente no País de Gales e em números inferiores ao inicialmente previsto, esperando-se que com a recuperação do mercado a possibilidade de produzir componentes para este modelo em Estarreja volte a ser equacionada.